Os detalhes dos números de vendas dos modelos brasileiros são tratados como segredo de estado dentro das montadoras, e a estratégia de divulgar números relativos a modelos diferentes em um mesmo nome (Gol G4/G4, Uno Mille + Novo Uno, Fiesta Rocam + Novo Fiesta, Siena EL + Grand Siena) é proposital - tática usada para dificultar a estratégia de marketing da concorrência. Isso posto, falar em performance de vendas de determinadas versões de carros é um exercício de achismo, mas é exatamente isso que faremos neste post.
Eu acho tenho a impressão que a estratégia da Volkswagen com o lançamento do Gol Track está dando bem certo, a julgar pela quantidade de carros dessa versão que tenho visto nas ruas e estacionamentos ultimamente - o que chega a impressionar pelo fato de o carro ter acabado de ser lançado, junto com o Gol Rallye, exemplar do qual, diga-se de passagem, ainda não vi nenhum na rua (exceto em eventos promocionais da Volkswagen).
Em conversas com vendedores de concessionárias da Volkswagen, obtive a informação que os clientes vêm perguntar sobre o Gol Rallye, mas acabam levando mesmo, e em massa, o Gol Track, que oferece o mesmo "visual aventureiro" e a mesma disposição para enfrentar o "off-road" urbano das precárias vias brasileiras, e custa R$ 15.000 reais a menos.
Sim, é verdade que os puristas torcem o nariz para o motor 1.0 VHT com 76 cavalos do Gol Track e afirmam, com razão, que o carro não é capaz de um off-road sério. Não é capaz tanto quanto o CrossFox, Hyundai HB20X, Gol Rallye, Sandero Stepway, Uno Way e companhia limitada também não são capazes. "Atire a primeira pedra quem nunca lançou um falso off-road no Brasil", pensaria um diretor de marketing.
Todos esses carros são apenas o resultado do sucesso de uma estratégia de marketing que começou no Brasil e depois foi exportada para a Europa. O consumidor gosta, essas versões vendem bem e, como são mais caras, retornam um bom lucro.
Assim, se deu certo com o Gol Rallye e com o CrossFox, por qual motivo não "democratizar" o acesso do consumidor de carro popular ao aventureiros - trilha que já tinha sido competentemente percorrida pela Fiat com Uno e Mille Way, e que agora chega à Volkswagen.
O Gol Track 1.0 parte de R$ 33.060 reais, mas o modelo que tenho visto com certa frequencia nas ruas conta com ar-condicionado (R$ 2.480), trio elétrico (R$ 764), sensor de estacionamento traseiro (R$ 515 reais), o que dá um preço total de R$ 36.819.
Conclusão
A estratégia de lançar modelos urbanos com uma cara aventureira começou com os modelos mais caros dos hatchs de entrada do mercado brasileiro, e depois foi exportada para modelos de entrada, do qual o Gol Track 1.0 é seu mais novo representante.
Mt fraco esse gol, mas em comparação com o rallye e melhor o track mesmo!
ResponderExcluirnem b ancos em couro não tem?!
abaixo do preço dele só encontra mille way e uno way. E o Uno Way 1.5 deve ser até mais caro que ele, sendo que aquele mortorzinho da Fiat 1.4 nem é tão superior ao VHT 1.0, então, acho que vale a pena para quem precisa de um carro para passar em pisos não tão bons,
ExcluirAquele motor da Fiat é muito velho, batizaram ele de evo, mas é o velho fire.
ExcluirMuito é top esse novo Gol track.
ExcluirPor mim ta aprovado!
eu prefiro o Gol track do q o uno fire
ExcluirAte por que a FIAT famosa
Fui Inganado agora ´w tarde
Mas só tem uma faixa na lateral de novidade ou é impressão minha, por que o mais doido dos off-road que eu curto, é o excesso de plástico, que se encontra no gol rallye, nesse aí tem não.
ResponderExcluirEu sou maluco ou todo mundo acha normal pagar esse valor por esse carro desatualizado e no mínimo igual ao da concorrência?
ResponderExcluirDiante das desgraça dos concorrentes não deixa de ser uma opção.
ResponderExcluirDos populares....Já passei muito raiva com a VW e duvido que ele seja melhor! Pelo custo benefício...Pelos equipamentos de série e também por apresentar problemas igualzinho aos das desgraças dos concorrentes!!!
ExcluirAcho que o nosso mercado automotivo é muito pouco crítico!!!
Eu com WV nunca mais....Já Tive gol e jetta...
Fala do mercado e você ainda teve dois. Só falta ter comprado ambos zero km. Eu digo o seguinte: VW 0km provavelmente nunca mais, no entanto, o Golf VII seminovo será uma ótima opção no futuro.
ExcluirProvavelmente ele não teve nenhum dos dois. deve andar de fiola....e tá sonhando com um vw. faz o seguinte: trampa um pouco mais, junta dinheiro e compra um carro de verdade, DAS AUTO.
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ExcluirComprei o gol zero, mas, como já passei muita raiva com o carro. O jetta foi usado e é um ótimo carro, mas na comparação com o Honda Civic hoje prefiro o Honda... A minha esposa tem um Nissan march e o carro é ótimo...quase 40mil KM e nada...Ao contrário do meu antigo gol...
É por isso mesmo que questiono hoje. Estou lendo mais antes da compra. Qualidade do veículo e opcionais de série e também desvalorização em menor peso, felizmente sou professor universitário e concursado...Então, não preciso juntar dinheiro para comprar um gol. Mas, caso fosse o contrário, qual seria o problema?
Jhoneribas estou pensando em comprar trocar de carro, estou pensando em aguardar o novo corolla e o novo sentra para avaliar... O que você acha desses carros?
Eu iria de Corolla, pois é confiável, a mecânica sempre foi ótima e não dá trabalho para revender e além disso, o novo designer me agradou. O Sentra também tem muitas qualidades, mas no geral ainda iria de novo Corolla.
ExcluirSe apaixonou pelo designer? Mas o que isso tem a ver com o carro? Brincadeiras à parte, o novo Corolla será uma compra racional, a depender do preço, pois se cobrarem o preço de Jetta TSI de 211cv com câmbio DSG, aí não vale a pena.
ExcluirProfessor, com a devida licença, vou me meter nesta conversa e relatar minha opinião de dono.
ExcluirJá tive Nissan Sentra, Corolla e hoje tenho um Civic. No geral, posso garantir que o material de construção do Sentra (acabamento) é superior ao do Civic e igual ou superior ao do Corolla (padrão importado, é superior, sem dúvida). O Sentra começou a fazer uns grilinhos na parte de trás com 4 anos e alguns muitos quilômetro, nada batia naquele carro, muito sólido (pena que não era tão belo), mas a revenda não é tão boa e o pós-venda Nissan, na época que eu tinha, era lamentável, pois estragaram muito meu carro, foi muito decepcionante.
Já o Corolla é uma satisfação em ter, uma grande alegria ter um. Não incomoda com nada, a manutenção é barata (pouco mais barata do que a do Honda), a qualidade do pós-venda é boa, as são revisões anuais e não semestrais, enfim, só dá alegria e a desvalorização é bem baixa.
O Civic é o meu primeiro, comprei esse EXR há dois meses porque queria porque queria um teto solar, ciente da reestilização, mas fugindo do Corolla que mudará completamente. Mecanicamente o Civic é ótimo, surpreendentemente econômico, mas os grilinhos apareceram muito cedo, achei o acabamento meio tosco para um carro da categoria. Como você tem um, sabe que a suspensão é dura, o que é amenizado pelo banco macio, mas quando passa em piso irregular, sabe como são os ruídos, o isolamento acústico dele não é exatamente um estúdio de gravação (muita saudade do Sentra nessa hora). Enfim, achei o acabamento pior que o do Corolla por causa das peças de baixa qualidade, mas é mais bonito e moderno que o do rival direto. O ECON faz maravilhas na economia e tem câmbio de 5 marchas, que não é o suprassumo da tecnologia, mas já é melhor do que o de 4 marchas do Corolla e 10 vezes melhor do que o 4 marchas do Focus (tive um 2.0AT por uns 2 anos, como bebia este infeliz e que revisões caras!).
Resumindo, minha conclusão é a mesma do Jhoneribas, eu esperaria o Corolla, porque tem a confiabilidade que a gente precisa, o pós-venda barato, anual, materiais de qualidade, superiores ao do Civic. Também acho que será meu próximo carro, mas como o meu está muito novo, ainda terei uns anos com ele, esperar o mercado acalmar, o efeito novidade passar.
O Jetta será compra segura só após acertarem a questão com a nossa gasolina de má qualidade, até lá é arriscado. Fiquei muito tentado a comprar porque gostei muito do carro, mas diante dos problemas relatados, resolvi não arriscar, não posso ficar sem carro, dependo muito dele, mas a tentação foi forte, quem sabe mais para frente.
Em relação ao Jetta acho que o carro era mais firme que o civic, no entanto, menos confortável. Além, de tudo parecer mais caro quanto o assunto é VW... Não deixa de ser um ótimo carro, um dos melhores do mercado, para não ser injusto. Quanto ao Civic, quando passo em buracos a suspensão faz um barulho seco, um pouco estranho. E as luzes do ferio queimaram duas vezes. O carro é 2009 lxs.
ExcluirEu gostei muito do novo Sentra vendo os vídeos e fotos. A Nissan poderia ser mais Altima e Máxima no Brasil e menos March e Versa (ótimos carros) minha esposa tem um March e fiquei surpreso com o carro, mas não acho feio nem bonito. O grande problema são as autorizadas. Aqui em BH sei de duas, uma é sofrível e outra boa para ótima. Mas, no interior quase não existe. Ou seja, acaba sendo mais racional comprar das tradicionais... Um tiro no pé da Nissan, todos falam muito bem dos seus carros, contudo, a empresa insiste em não apressar os seus investimentos...
Valeu pessoal, estou quase convencido que a melhor opção é mesmo o Corolla por ter mais assistência, menor custo com autorizadas e menor desvalorização.
Quando a Nissan for mais americana no Brasil posso pensar em comprar seus carros.
Abraços...
Off-road??? Imagina o nome do que eu faço com o meu T4, so pode ser armagedom-road! Nao sabia que ir pra grana ou cidade do interior é fazer off-road. PQP!
ResponderExcluirTenho um g5 gol rallye 11/12 paguei 45k imotion airbag abs banco bipartido som multifuncional padle shift tirei zero um belo carro assistência técnica barata nunca dei defeito tem 80 k km rodados fazendo 8.5 km/l álcool urbano recebo oferta Até de frentista nos postos mas não compraria esse novo modelo tendo opção de fiesta automático de verdade e motor moderno. Mas o motor 1.6 da vw mesmo antigo e ótima opção no custo benefício e robustez além de andar suficiente para estrutura do carro. Antes tive um polo rorei 120 k km nele mas a comodidade do imotion valeu a pena pois era inovação gol automatizado. Abraços Edinho
ResponderExcluirvc é uma cara de sorte ! meu g5 (1.6 "completo" ) 2009 comprado zero fazia 4,6 km/l no E e no maximo 7 na gasolina alem de ser uma usina de problamas ( ar, busiza, suspensão batedeira, fundo do carro podre etc,etc,etc... ) que as ccs´s não conseguim consertar vendi com 1 ano de uso . O pior carro q ja tive ! VW nunca mais ! atualmente tenho uma ranger CD 2008 faz 9,5 km/l na gasolina zero de manutenção.
ExcluirMeu Fox 1.6 com menos 3.000 km está fazendo na cidade 7 com álcool e 10,5 com gasolina. Na estrada quando fui calmo fez 14 com gasolina, mas na volta quando o motor já estava amaciando e pisei bem mais só fez 11.
ExcluirAnônimo roceiro, porque colocou o Gol para trabalhar na fazenda? Achou que era um trator?! kkkkkkkkkkk
Excluirnao tem duvida, que a questao é que: cada um tem uma preferencia, ou gosto ..mas condenar uma ou outra marca é injusto, ate´porque, sempre tem um % de veiculos que sai de fábrica com problemas,,, é que nem um nascimneto, há crianças quer nascem com problemas de saúde, e nao sao poucas, veiculo , nao é mto diferente ,, mas é bom saber que a VW, apesar dos veiculos, simples, feiúra interna, e duros, etc, etc,, , são os mais valorizados do mercado, junto com Corola, etc.. porque?? ora, a VW tem a maior rede de concessionarias do país, alem disso, a manutençao mais barata e ACESSIVEL, em qualquer esquina voce compra um retrovisor, uma peça qualquer... eu sempre compraria HB20, nissan, etc., mas esse detalhe, para quem viaja muito, faz a diferença; e claro, pra gente que é pobre e nao troca de carro a cada 2 anos, é mais valorizado o veiculo na revenda.. simples assim uai@!
ResponderExcluirA comparação é um absurdo!!!
ResponderExcluirCom relação a preços do gol track é nota 10.
Eu não pagaria 40 mil em nenhum destes modelos citados acima.
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