A Toyota apresentou, em evento na Califórnia - Estados Unidos da América - a nova geração do Corolla no dia 07/06/2013, cerca de 20 dias atrás, e, no dia seguinte, foram divulgadas imagens da versão europeia do modelo, que, provavelmente será similar ao modelo brasileiro (que começa a ser produzido no Brasil ainda este ano).

Novo Corolla 2014 - versão norte-americana

O que é interessante observar, porém, é o efeito desse anúncio sobre as vendas do modelo da geração atual no mercado brasileiro. Para isso, colocamos no gráfico abaixo a evolução de vendas mensais do Corolla, Civic e do Cruze Sedan, sendo que o valor relativo a junho é uma projeção (pegamos a média diária de vendas até o dia 27/06 e extrapolamos para 30 dias, para efeito de estimativa de vendas mensais).


Novo Corolla - vendas

Como fica claro no gráfico, dos três sedãs médios mais vendidos no mercado brasileiro, o Corolla, em junho, é o único a apresentar uma retração em suas vendas, com queda de 3% em relação ao volume vendido maio. Já o Civic deve apresentar um aumento de vendas de 6,7% em relação a maio, e o Cruze Sedan, da GM, um aumento de vendas de 10,6%.

Honda Civic 2014

Em números absolutos, o Corolla cai de 4.775 unidades vendidas em maio para 4.636 em junho, enquanto o Honda Civic sobe de 5.192 em maio para 5.538 em junho, e o Cruze evolui de 2.007 unidades no mês passado para 2.220 neste mês, o que evidencia que a tendência de queda de vendas do Corolla é um fenômeno que afeta apenas ele, e não o segmento como um todo.

Chevrolet Cruze 2014

Dessa forma, pode-se inferir que a queda de vendas do Corolla decorre do anúncio da nova geração, e, portanto, as concessionárias da Toyota no Brasil devem estar observando uma elevação dos estoques do Corolla decorrente de uma maior dificuldade de vendas, visto que o consumidor pode estar aguardando a chegada da nova geração.

Novo Corolla 2014 - versão norte-americana

Isso deve provocar a eclosão de "promoções" de vendas do carro, com descontos, adoção de políticas de taxas de juros reduzidas ou zeradas, e brindes, como televisões, viagens ao exterior e outras ofertas desse tipo que são adotadas pelas equipes de marketing quando as vendas de determinado modelo não vão bem.

58 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu sou um que está aguardando a nova geração.

    ResponderExcluir
  2. Aguardaremos o Carlos para falar do Jeta!

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. O pessoal esta falando que a geração atual sera substituída pela europeia, Todos os corollas de gerações passadas foram americanos, vai mudar agora?

    ResponderExcluir
  4. eu aposto o meu dedinho que o novo corolla começa a ser vendido aqui no Brasil lá abril/maio/junho (2º trimestre) de 2014, como modelo 2015!! e duvido que começa ser fabricado aqui em setembro deste ano, a toyota irá me surpreender se isto ocorrer!!

    ResponderExcluir
  5. A Vantagem do atual corolla é que o motor é japonês, e quando forem lançar esse novo modelo no Brasil o motor será brasileiro, pois a toyota já terá a nova fábrica de motores no Brasil. (prefiro o motor japonês).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nem conhece o motor brasileiro....rsrs!!
      oq vale é o controle de qualidade

      Excluir
  6. Foi ótimo que a TOyota mostrou o Corolla 2014 com antecedência, já que, com isso, quem quer comprar um sedã médio pode optar por aguardar o novo Corolla ou optar por uma das opções do mercado.
    Eu, particularmente, respeito o Corolla e o Civic, que são dois ótimos carros, mas, a situação atual desses dois é "fizeram a fama, e deitaram na cama". Ou seja, estão muito caros, e o Corolla ainda mais caro de todos, sendo que o novo modelo deverá subir de preço.
    Se eu fosse comprar um sedã médio hoje optaria sem sombra de dúvidas pelo Jetta 2.0 Comfortline Automático. Já que ele vem com 4 airbags, ABS, EDL e controle de tração (contra 2 airbags e ausência de controle de tração no CIVIC LXS e Corolla GLI). Além disso, o Jetta tem maior porta-malas, maior espaço interno, painel totalmente emborrachado e saídas de ar atrás - itens que são estão presentes no Corolla e Civic.
    E sem falar no câmbio automático do Jetta, bastante superior aos oferecidos por Honda e Civic em seus respectivos sedãs.
    Como se não bastasse tudo isso, o Jetta ainda é mais barato.
    Portanto, quem pensa, conhece de carro e quer um sedã médio, pega um Jetta, que, ainda por cima, é o que menos desvaloriza de TODOS os sedãs médios do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jetta é importado e não está na categoria de Civic e Corolla, e por ser mais barato eu acho que ele é mais concorrente do Grand Siena do que dos líderes de mercado citados na reportagem.

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
    2. Que isso!!! de TODOS os sedãs o que menos desvaloriza é o Corolla -eleito nos Estados Unidos o carro mundial "inimigo dos mecânicos", menos quebra e menos apresenta defeitos, companheiro Carlos vc viaja demais na VW.


      Agmar.

      Excluir
    3. Jetta 2.0 Comfortline (120cv @ 5000rpm / 18,4kgfm @ 4000rpm)
      Pintura Metalica + Revestimento dos bancos em Couro + Rodas de Liga 17" + Kit1 + Kit2 = 76070,00 - Preço de Site, e imagino que por ser Importado e ter Cotas, não deve ter milagres de desconto em CSS igual a VW faz com Gol/Fox/Voyage...

      Cruze 2.0 LT ( 144cv @ 6300rpm / 18,9kgfm @ 3800rpm)
      Pintura Metalica + Revestimento dos bancos em Couro + Cambio AT6 + Sensor de Chuva = 71990,00 no site, mas a Chevrolet Oferta esse exato modelo por 68990,00 já fazem 2 meses nas CSS...

      O Jetta com o KIT1, ele ganha um Retrovisor interno anti-ofuscante automático que não tem nem como opcional no Cruze. E não encontrei em lugar NENHUM que o Jetta tem controle de Tração... O Jetta possui materiais emborrachados no painel, com ótimos arremates e bom gosto.

      O Cruze vem com Controle de Tração e Estabilidade que não tem nem como opcionais no Jetta. Tem mais Potencia e Torque(Pouca coisa, mas em rotações mais baixas que o Jetta). O Cruze conta com painel em plastico rígido mas de ótima qualidade e desenho de muito bom gosto que acompanha do painel até o desenho das portas.

      Quem quer Sedã médio procura uma boa proporção de espaço no porta-malas e nos bancos traseiros, deixando em vantagem o porta-malas do Jetta (510 Jetta x 450 Cruze), mas em compensação o Cruze tem maior entre-eixos (2,685 Cruze x 2,651 Jetta).

      Podemos dar a vitória nesse quesito ao Jetta, em visto que ele tem 4cm a mais que o Cruze, deixando o espaço traseiro igual ao cruze, e ganhando no porta-malas maior.

      Já no quesito Motor, Preço e Equipamentos o Cruze ganha, em vista que o Jetta não vem com controle de tração nem estabilidade, e nem como opcionais.

      Desvalorização, via FIPE (Muitas Lojas de Usados usam estes preços e se você for revender numa CSS, eles tiram por volta de 3~6mil do preço de FIPE):
      Cruze 2013: 61675,00, Cruze 2012: 59626,00 - Pagou 68990,00
      Jetta 2013: 63834,00, Jetta 2012: 61010,00 - Pagou 74000,00(Que tenha conseguido um desconto na CSS)
      Vamos usar os preços de 2012 como parâmetro se você vender o carro em 2 anos:
      Cruze: 15,70%
      Jetta: 21,29%

      Cruze = Motor, Preço, Equipamentos, Desvalorização.
      Jetta = Espaço. Vamos dar Design pra ele também.
      4 a 2.

      Corolla e Civic, são vendidos caros por Reputação, eles são ótimos carros, e muitos nem querem olhar o que outras marcas tem a oferecer.

      Excluir
    4. O Jetta 2.0 Comfortline tem controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencia (EDL). Se tem dúvida, olhe a propaganda do Jetta 2.0 Comfortline, que é oferecido a R$ 68.900:

      http://4.bp.blogspot.com/-TlM20ZbFWv0/UaUNU1dab2I/AAAAAAABBoE/DHGBbQTfK-g/s1600/jetta-2013-ASR.JPG

      O Cruze tem o grave problema de ser beberrão e sua transmissão anda dando problemas (vários usuários reclamando).

      Jetta 2.0 Confortline é a melhor opção que Cruze LT também, pois o Jetta é muito mais bonito, melhor acabando, melhor cãmbio, 4 airbags, ASR, EDL, painel totalmente emborrachado, cambio melhor (e que não dá problema), e ainda custa R$ 68.9k na prática, enquanto o Cruze LT a GM não está entregando.

      Excluir
    5. Sobre desvalorização, o Jetta é o sedã médio que menos desvaloriza segundo a FIPE/MOLICAR:

      http://www.car.blog.br/2013/06/vw-jetta-e-o-seda-medio-que-menos.html

      Entao, temos, Jetta, além de melhor, ainda desvaloriza menos.

      Excluir
    6. Jetta: Etanol Cidade/Estrada 5,6/9,5 - Gasolina 7,6/13
      Cruze: Etanol Cidade/Estrada 5,3/9,8 - Gasolina 7,2/12,8

      Os dois são beberrões...

      Essa desvalorização em % que você mostra no seu post que a FIPE/MOLICAR pode fazer sentido pro jetta sem opcionais amigo, mas se você quiser deixar igual ao Cruze, a desvalorização é maior, já que no cruze sai de linha com as rodas 17. são 1580 pra colocar elas, e ainda fica devendo sensor de chuva, bancos de couro e função coming/leaving home.
      O Cruze tem menor desvalorização no caso do AT pois o preço dele nas tabelas já incluem tudo que o Jetta não tem, que se colocar no Jetta, não vai contar nos preços, e vai ter maior desvalorização. Você melhor do que ninguém devia saber disso.

      Sai por 68990 o Cruze LT com cambio at e banco de couro, e SIM a GM tem pra entregar nessa exata configuração LT+AT+COURO, pois é o mais pedido. Agora se você quiser LT manual, ou só com cambio AT, não tem MESMO, em nenhuma css. O gerente de uma css em sorocaba é amigo meu e ele confirmou isso pois um cliente meu vai comprar, e ele não queria o couro, e demoraria 60 dias.

      O cambio foi reconfigurado e alterado nos modelos 2013 e as reclamações podem não ter acabado, mas diminuiu muito. O Cambio DSG realmente é muito superior, mas pode perguntar pra 50mil(Suposição) compradores de Cruze com cambio AT quantos odeiam o cambio a ponto de detestar o carro, e aposto que vai ser menos de 5%...

      E se esta contente com seu Jetta a 68900 sem rodas 17, sem bancos de couro, sem sensor de chuva, sem função coming/leaving home, sem controle de estabilidade, seja feliz você, eu prefiro pagar 90reais a mais 68990 e ter meu Cruze com todas essas diferenças...E muitos devem concordar comigo, em vista que o Jetta vende muito menos que o Cruze.

      Excluir
    7. o Jetta tem a manutenção mais cara de todos e com revisões de seis em seis meses e preços elevados.

      Excluir
    8. Myph13, belo comentário. Eu ainda não tinha visto alguém falar bem do Cruze com argumentos plausíveis. Em relação ao Jetta, não vale nem a pena comentar se não for o TSI. Além disso, o câmbio do 2.0 normal é o TIP, e não o DSG (ou seja, é muito inferior ao do TSI; é bom, mas hoje em dia existem câmbios muito superiores).

      Excluir
    9. Além de todas as vantagens já levantadas pelos colegas do Cruze em relação ao Jetta, também existe o fato de ser fabricado no Brasil, da mesma forma que são o Corolla e o Civic.

      Aqui no Brasil todos nós sabemos as desvantagens de se ter um carro importado como é o caso do Jetta, que vem do México.

      Falando agora em EUA, lá, o volume total de vendas da VW é 4 a 5 vezes menor do que as líderes de mercado Ford, GM e Toyota, ocupando apenas a décima posição entre as marcas mais vendidas, superada também por Honda, Nissan, Hyundai, Kia, Dodge e Jeep.

      O Jetta, por exemplo, que é o carro mais vendido da VW por lá, ocupou apenas o 19º lugar no ranking de vendas em 2012, atrás de todos os seus principais concorrentes (Corolla, Civic, Cruze e Elantra).

      Nos EUA os consumidores adoram sedãs e comparam muito antes de comprar. Lá, até os sedãs grandes e bem mais caros dos concorrentes (Camry, Accord, Altima, Fusion, Sonata e Malibu) vendem muito mais do que o Jetta.

      O caso do Passat nos EUA é ainda pior, mesmo sendo o melhor sedã mundial da VW, ocupou apenas a posição 38 entre os 50 carros mais vendidos em 2012.

      Comparando os sedãs mais vendidos nos EUA em 2012, na hora de gastar o dinheiro suado, 2.940.510 americanos (94,5%) preferiram sedãs de outras marcas (Camry, Accord, Civic, Altima, Corolla, Fusion, Cruze, Sonata, Malibu, Elantra e Impala), alguns até bem mais caros e apenas 170.424 americanos (5,5%) preferiram comprar o Jetta da VW.

      O Jetta tem suas qualidades, como qualquer carro, mas, no geral, a grande maioria dos americanos prefere as qualidades dos sedãs dos concorrentes, assim como no Brasil, onde a maioria dos brasileiros também prefere Corolla, Civic e Cruze.

      Mesmo o Elantra sendo importado, se fosse vendido no Brasil na mesma faixa de preços do Corolla, do Civic e do Cruze, provavelmente também venderia mais do que o Jetta por aqui, da mesma forma como ocorre nos EUA.

      Excluir
    10. Vendas do Brasil em maio/13:
      1) Civic - 5.193;
      2) Corolla - 4.775;
      3) Cruze (sedã e hatch) - 3.665;
      4) Jetta - 1.475.

      Excluir
    11. Acabaram os argumentos do carlos contra o cruze???

      Excluir
    12. O pior pós venda sem dúvida é do jetta, as revisões são de 6 em 6 meses ou 10.000 km ou o que ocorrer primeiro as peças e revisões são absurdamente caras, já tive corolla gli 2010/2010 excelente carro, revisões baratissimas. Eu agora estou no meu segundo civic lxl 2012/12, na minha opinião é o melhor pós venda. Pra falar a verdade eu fiquei encantada foi com a Suv da Honda CRV, carro gostoso de dirigir, fiz o teste drive e com certeza será a minha próxima compra.

      Excluir
    13. Um amigo tem um Jetta e o mesmo disse que é um carro muito fraco. Tenho um cerato 2012 automático top de linha e pretendo pegar um corolla. Numa agência, quiseram me vender um Jetta ( é até muito bonito o carro), mas não me agradou em relação ao custo benefício, potência etc.

      Muita gente fala muito mal do cerato, mas é um ótimo carro. O consumo dele é fenomenal, na cidade chega a fazer 10 km/l com ar ligado. Na estrada faz 15km/l. Mas como ele só tem 126cc, pretendo pegar o Corolla que tem 153cc.

      Excluir
    14. Jetta, Jetta, Jetta...... Compre essa maravilha da engenharia e perca 60% na hora da venda. Se dinheiro pra você nasce em árvores, vai em frente.

      Excluir
  7. Sabemos disso tudo Srº. Carlos,( da qualidade do Jetta) mas por que, sempre que os consumidores tem a opção de adquirir um sedã médio, nunca preferem o Jetta, sempre compra Corolla ou Civic ou qualquer outra marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples: porque o Jetta tem oferta limitada no Brasil, visto que é importado do México e tem restrição de cotas. Tudo que chega, vende. E ainda tem fila de espera. Tanto é assim, que usado vale quase tanto quanto novo, o que explica a baixa desvalorização. Na Europa o Jetta vende muito mais que Civic e Corolla. E nos EUA, as vendas do Jetta estão subindo desde 2012, quando a VW colocou o Jetta no preço do Civic e Corolla.
      Ou seja, se o Jetta fosse fabricado no brasil, estaria disputando a liderança. Não tenha dúvidas disso.

      Excluir
    2. Sem falar que na Europa e E.U.A. os motores são de verdade no Jetta e opção de diesel TDI. Mas vc como FanBoy VW releva tudo isso, pois é brasileiro eleitor do PT e da massa.

      Excluir
    3. O povo põe o PT em tudo .. Hauahaua
      Estou revoltado com o fim dos dinassauros!! É tudo culpa da Dilma ...

      Excluir
    4. Deve ser pq o PT tá enfiado em tudo qto é máfia, cartel automotivo e conluio corruPTo... E qdo nao tem culpa direta, finge que não viu. Tem pior ladrão que isto?
      Mas bom mesmo é defendê-lo, HUahuaahuahua
      Não tenho bons argumentos, então viva o pt! Lula mudou o país!!!

      Excluir
    5. Lula mudou o país mesmo, ferrou com ele inteirinho, trouxe o Sarney de volta, o Collor de volta, mudou tudo, para pior.

      Excluir
  8. Para os viciados em desvalorização:


    http://revista.webmotors.com.br/yahoo/videos/confira-os-zero-km-que-perderam-mais-de-20-em-um-ano/1333467000584

    ResponderExcluir
  9. Agora eu até penso em comprar esse carro... Antes, uma geringonça

    ResponderExcluir
  10. O Melhor sedã médio do Brasil ainda é o corolla, manutenção barata, carro não quebra, bom consumo, excelente motor (tanto 1.8 e 2.0), bom pós-venda, espetacular valor de revenda, muito confortável (dá de 10 a zero no civic), estepe é do tamnaho dos outros pneus não é aquele de bicicleta que vem nos concorrentes, e além disso tudo é bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria que dá de 10 a zero no Civic, até porque eu tenho os dois modelos nas motorizações 2.0 e ambos são ótimos. O que podemos dizer é que cada um atende a determinado grupo de consumidores, mas dizer que um dá de dez a zero no outro é muita presunção.

      Excluir
  11. Quantos recall teve nos dois últimos anos o melhor sedã do Brasil, o corolla? Esse carro é um lixo,interior pobre, câmbio jurássico, apertado, desprovido de equipamentos de conforto e caro. Fez fama com desinformados e pessoas inseguras que acham que automóvel é ainda é um investimento. Esquecem que a revenda do corolla só vale mais do que os concorrentes do mesmo ano e categoria porque, na aquisição de um zero KM, gasta-se cerca de 20% acima da concorrência. A valorização na revenda é fictícia porque sempre se paga muito mais no corolla 0KM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. santa ignorância!! nunca dirigiu um corolla na vida..só deve andar de bmw para cima...

      Excluir
    2. O Corolla é o carro mais vendido do mundo e deve ser um péssimo carro. ahahahahahahah

      Excluir
    3. Olha o preconceito!

      Excluir
    4. Corolla vende por ouvir dizer... Normalmente é um cara que tem dinheiro, entretanto, pouca instrução. Como os caminhoneiros, por exemplo.

      Excluir
  12. a lógica do vinicius é: o corolla é um lixo, por isto é o mais vendido do mundo!!kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Ainda prefiro o atual corolla.

    ResponderExcluir
  14. Jetta é feio (design da decada passada), parece carro de vovô! eu não compraria nunca, ainda mais com aquele mortorzinho manco :x

    ResponderExcluir
  15. Ficaria com o Civic logo apos o Jetta, são dois Otimos carros, bem construidos e acabados, e quem fala de motor manco.... é porque nunca dirigiu pra falar, nao vou nem entrar em detalhes tecnicos aqui porque creio que a maioria aqui deve ter um pouquinho de embasamento pra falar que carro "presta" ou "nao presta" né não ? rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o carro é manco sim....pode ter controle de tração, estabilidade, câmbio de várias marchas, mas não tem motor e pronto, é limitado!!

      Excluir
  16. ^^^ Eu já peguei estrada com um Jetta, e em altas rotações ele se torna manco sim!

    em baixas rotações o jetta engana bem ;)

    ResponderExcluir
  17. o jetta parece um sapo com a traseira arrastando no chão, passa por lombadas e sempre deixa um pouco de arrasto, sem falar da manutenção uma fortuna (4 rodas) e do seguro um roubo.
    Vamos colocar as coisas na ponta do lápis e parar de falar desta ou da outra marca, todo fanboy pensa com os intestinos e não com o cérebro, e por incrível que pareça, a maioria não tem o carro que tanto defende.

    ResponderExcluir
  18. Sedã médio é o cruze mesmo, muitos opcionais, preço interessante, designe diferenciado, embora a traseira é muito paia na minha opinião, mas o painel, putz grila, pra mim da categoria é o painel mais foda e é dentro do carro que você fica o maior tempo. Entre ficar vislumbrado com o painel do cruze e o do jetta e atual corolla, sem comentários.

    ResponderExcluir
  19. Porque ninguém fala do new focus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro ficou muito bonito. Acho que tão ou mais bonito que o Corolla. Estou na dúvida entre sentra novo, focus ou corolla. Considero todos bons carros!

      Excluir
    2. O Sentra tem um péssimo pós venda e o focus possui uma manutenção cara e falta de peças por ser argentino, já o Corolla é espetacular em tudo.

      Excluir
    3. Acho o Sentra mais carro que o corolla, o grande problema é a questão do pós-venda!

      Excluir
    4. Pois é, o pós-venda Nissan sepultou a marca no Brasil.

      Eu já tive um Sentra, comprei no lançamento, não pretendo comprar outro porque a sacanagem lá é grande demais.

      Na época eu tinha um amigo que tinha uma Hilux diesel 4x4 e eu pagava BEM mais de manutenção (Toyota é por ano), até o dia em que parei de lavar na Nissan. As peças dele são baratas como de qualquer outro carro, o problema é que a autorizada superfatura demais, em tudo, até no litro do óleo mineral (cobravam R$ 40,00 o litro).

      Hoje parece que a Nissan é por ano também, nos modelos 13/13 em diante, mas aquela qualidade de Renault não sei não...

      Excluir
    5. Digo, qualidade de pós-venda, não do carro.

      O carro em si, em qualidade, é excelente, sem crítica negativa com relação ao modelo.

      Me refiro aos Nissan importados, porque os nacionais tem dedo de Renault, não tem a qualidade dos de fora. O primeiro carro 5 estrelas no NHTSA que vimos por aqui, acessível, foi o Sentra, antes disso o povo do país nem sabia que existia crash tests.

      Excluir
  20. Corolla é o carro inquebrável.
    Nem as centenas de reclamações do Corolla no reclame aqui e os vários recalls fazem os fãs desse carro abrirem os olhos.
    Carro é o pé de boi dos sedans médios, é o Gol dos sedans médio.

    ResponderExcluir
  21. Pois é, comentam de corolla, civic, jeta, etc... mas o focus vai correr por fora e tenho certeza: vai surpreender. Além de tudo tem um ótimo design.

    ResponderExcluir
  22. Corolla vende mais por ouvir dizer... Os compradores são na maioria caras que têm um dinheirinho, entretanto, pouca instrução e nenhum hábito de ler.

    ResponderExcluir
  23. Hahahaha... vende por ouvir dizer.. putz... então tem muita gente que não lê, é desinformada e compra por ouvir dizer... sem comentários..

    ResponderExcluir
  24. Estou esperando os que comprarem zero km. Depois de dois anos, 2016, comparei o novo modelo com 30000 km com desconto de 35%, fruto da falta de educação financeira brasileira, que prefere comprar um taxi americano com preço de um sedã de luxo alemão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem