O Corolla 2014 trouxe duas notícias no campo da transmissão. A má é que a configuração de entrada, L, continuará a usar o antiquado câmbio automático de quatro marchas que equipa o atual modelo. A boa, porém, é que todas as demais versões terão a opção de uma sofisticada transmissão automática continuamente variável CVTi-S.
É a primeira vez que a Toyota oferece, no mercado norte-americano, uma transmissão automática CVT "pulley-style", mas essa transmissão do Corolla tem aperfeiçoamentos para endereçar críticas que são direcionadas a esse tipo de câmbio. Começa com o nome CVTi-S, onde o "i" vem de "inteligente" e "S" de shift (marcha).
O termo "S" faz sentido pois essa transmissão conta com sete marcha simuladas, que foram integradas na caixa para emular as características de uma transmissão automática normal, e, assim, mitigar o efeito "borrachoso" na sensação de dirigir um carro com câmbio CVT, efeito esse advindo do fato de não existir a mudança de marcha. Isso não existe no câmbio do Corolla, que se comporta, para todos os efeitos práticos, como uma transmissão automática de sete marchas convencional, com possibilidade, inclusive, de trocas sequenciais por meio de um seletor na alavanca de câmbio, ou, no caso da versão "S", por seletores atrás do volante.
Segundo a Toyota, a primeira prioridade no projeto dessa transmissão foi a de oferecer uma boa sensação ao dirigir, então os engenheiros observaram o comportamento de uma transmissão automática convencional e ajustaram a CVT do Corolla para operar dessa forma.
A caixa CVTi-S também tem inovações mecânicas. As caixas CVT tipicamente exigem elevados níveis de pressão hidráulica para operar, o que, na maioria dos projetos, é conseguido com bombas de pressão acionadas pelo motor. Ocorre que essa solução gera desperdício de energia em altas rotações, pois ocorre sobre-lubrificação da transmissão nesses regimes.
Então, a Toyota criou um uma bomba de pressão coaxial de duas portas, que exige 25% menos torque para operar que as convencionais. Assim, a pressão hidráulica no sistema de transmissão é sempre reduzido para o nível ótimo que evita o deslizamento da correia e mantém o esforço de tração. Segundo a montadora, esse sistema resulta em menores perdas e maior eficiência.
Outra novidade é a adoção de um fluído de aquecimento, que ajuda a caixa CVTi-S a encontrar a temperatura de operação ideal mais rapidamente. O conjunto todo foi desenhado para ser compacto e mesmo assim oferecer espaço para que a polia ofereça uma eleava gama de redução/desmultiplicação. Essa faixa varia de 0,396 a 2,480, com a relação final atingindo 4,761:1.
Assim, a transmissão CVT que equipa o Corolla 2014 oferece um compromisso adequando em bom poder de aceleração e também boas velocidades de cruzeiro. Em todas as versões, exceto a S, há um modo "ECO" selecionável, que ajusta a sensibilidade do acelerador para reduzir o consumo de combustível. Já os modelos "S" contam com uma opção "Sport", que que altera os pontos de trocas das "marchas" e também reduz o nível de assistência elétrica da direção - item padrão em todas as versões.
Conclusão
A transmissão automática CVTi-S do Corolla 2014 é um dos aspectos mais inovadores do lançamento da Toyota, ao conseguir congregar, em uma mesma caixa, o prazer de dirigir oferecido por uma transmissão automática convencional, com marchas, e a simplicidade construtiva de uma caixa continuamente variável.
continua sendo uma carroça
ResponderExcluirO engraçado é que esse carro só fica bem de vermelho.
ResponderExcluirO novo Rav 4 tem o mesmo CVT do novo corolla ou é diferente?
ResponderExcluirPagamos o dobro do preço em comparação ao resto do mundo e eles ainda assim nos apresentam um carro sem isso, sem aquilo, resumindo sem nada. É uma piada. Não comprem. Caixa de quatro velocidades dos anos 80.
ExcluirMe permitam complementar, a Ford vai fazer o mesmo com o consumidor Brasileiro em outubro, quando apresentar o "novo Focus 2014". Lá fora motor ecobooster moderno de 1.0 de 160 cv e aqui o mesmo motor sigma com nome diferente. É o brasil!. Pagamos mais para ter menos. É por isso Ford que a Ecosport tá encalhada.Aproveitem para lançar o Focus moderno com ecobooster flex e mostrar que vocês respeitam o consumidor Brasileiro.
ResponderExcluirMe permitam complementar, a Ford vai fazer o mesmo com o consumidor Brasileiro em outubro, quando apresentar o "novo Focus 2014". Lá fora motor ecobooster moderno de 1.0 de 160 cv e aqui o mesmo motor sigma com nome diferente. É o brasil!. Pagamos mais para ter menos. É por isso Ford que a Ecosport tá encalhada.Aproveitem para lançar o Focus moderno com ecobooster flex e mostrar que vocês respeitam o consumidor Brasileiro.
ResponderExcluirna real. gostei não,prefiro o design conservador do modelo atual " fulgo vovorolla " ficou estranho tá parecendo um honda .
ResponderExcluirPra combinar com a caixa de trasmissão dos anos 80, a Toyota colocou um relógio digital da mesma época no painel. Vou passar longe deste carro...
ResponderExcluirO interior ficou uma bosta mas por fora ficou esportivo, ai chega aqui no brasil eles tirao ate a tela touch screen .
ResponderExcluirmeu vovô vai adorar esse carro!!
ResponderExcluirnego reclama até da própria sombra q segue! n tem dinheiro nem pra tirar um gol da css e fica dizendo asneira atrás de asneira.
ResponderExcluirComo funciona a embreagem do CVT
ResponderExcluirViram, colocaram um cambio Cvt para simular um automático convencional, isso tudo para fábrica embolsar mais lucros visto que este "novo cambio" é mais barato, fica para os usuários uma bomba nas mãos que é mais frágil, manutenção mais cara, maior desgaste dos freios porque não existe a função freio motor em declives acentuados, é com correia, uma bomba !!
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