A terceira geração do Audi A3 chega ao Brasil ostentando a tradicional identidade Audi, representada pela grade dianteira em formato hexagonal, que separa faróis trapezoidais com LEDs e, na lateral, vincos na linha de cintura, compondo um visual discreto e que lembra bastante seu predecessor.

carro novo a3 2014

O Audi A3 2014 é vendido no Brasil em três configurações: Sport (de três portas), exclusivamente com o motor TFSI 1.8 Turbo de 180 cavalos - R$ 115 mil reais; Sportback (de cinco portas), com duas opções de motor - TFSI 1.8 Turbo (R$ 124.700 reais) e TSFI 1.4 Turbo (R$ 94.300 reais). O carro das fotos é um representante da primeira opção, e ostenta um interno repleto de itens tecnológicos.

carro novo a3 2014

O Audi A3 adota a mesma plataforma MQB do Golf de sétima geração, empregando na construção da carroceria aço de alta resistência e componentes de alumínio, o que permitiu uma redução de peso da ordem de 100 Kg em relação ao modelo anterior. Além disso, com o compartilhamento de componentes do Golf, ganha-se escala de produção, o que resulta em custos mais baixos.

carro novo a3 2014

O motor 1.8 TFSI turbo tem 180 cavalos de potência @ 5.100 RPM e torque máximo de 25,5 kgfm @ 1.250 RPM, contando com injeção direta FSI e comando de válvulas variável Valvelif, acoplado sempre à uma caixa de transmissão automática S-Tronic de dupla embreagem com sete marchas.

carro novo a3 2014

Segundo a Audi, esse conjunto motriz resulta em um consumo em cidade de 14,2 km/l de gasolina e, em estrada, de 21 km/l na estrada. Esses números não foram confirmados pelo teste da Revista Quatro Rodas, que obteve os seguinte dados:

carro novo a3 2014

Consumo de gasolina

Ciclo urbano (cidade): 10,3 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 17,2 Km/l

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 7,4 s
Aceleração de 0 a 1000 m: 27,8s
Retomada de 80 a 120 Km/h: 4,6 s
Velocidade máxima: 232 Km/h

Como se pode notar, o consumo aferido não é tão bom quanto propala a Audi, mas não deixa de ser um resultado bom, e para isso contribuiu o sistema Start/Stop, que desliga o motor quando o carro está parado e ainda conta com sistemas regenerativos de energia - que, no cômputo geral, respondem por uma economia adicional de 3%.

Interior

carro novo a3 2014 - painel

Uma das vantagens de a Audi ter adotado a plataforma modular MQB no A3 é o fato de que o carro poderá contar com itens antes oferecidos apenas em carros de categoria superior, como por exemplo o piloto automático adaptativo (que mantém a distância do carro da frente constante) - sistema que, em um primeiro momento, não está disponível no mercado brasileiro.

carro novo a3 2014 - ar-dualzone

Apesar dessa ausência, o A3 Sport brasileiro conta com ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, teto-solar panorâmico, múltiplos airbags (frontais, laterais e de joelho para o motorista), controle de estabilidade e controle de tração, sistema multimídia (GPS é opcional), direção com assistência elétrica, entre outros itens.

carro novo a3 2014 - sistema multimídia

O ambiente interno transmite elevada qualidade, e quando se aciona o carro, a tela retrátil sobe no console central acima das saídas de ventilação, ostentando uma imagem nítida e de elevado brilho. Basta acionar um botão que ela se recolhe silenciosamente, ficando encoberta no console central.

carro novo a3 2014 - câmbio automático

Conclusão

carro novo a3 2014

O Audi A3 Sport é um modelo premium que, considerando sua lista de itens de série, está precificado em linha com seus concorrentes - BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A. O único porém desta versão de três portas é a pouca praticidade no dia a dia. Para quem costuma transportar pessoas ou objetos no banco traseiro, o modelo Sportback é mais indicado.



Ficha Técnica : Audi A3 Sport

Motor:
  • dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.798 cm³, 
  • turbo, injeção direta e indireta, gasolina; 
  • Potência: 180 cv @ disponível entre 5.100 rpm e 6.200 rpm; 
  • Torque: 25,5 kgfm entre 1.250 e 5.000 rpm; 
Transmissão:
  • câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas;
  • tração dianteira;
Direção:
  • Assistência elétrica; 
Suspensão
  • Dianteira independente McPherson 
  • Traseira independente multibraço
Freios:
  • Discos nas quatro rodas com ABS e EBD; 
Dimensões e capacidades
  • Peso: 1.325 kg; 
  • Porta-malas 365 litros, 
  • Tanque 50 litros; 
  • Dimensões: 
    • comprimento 4.237 mm, 
    • largura 1.777 mm, 
    • altura 1.421 mm, 
    • entre-eixos 2.601 mm

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. AUDI A3, NA MINHA OPINIÃO, MELHOR HATCH PREMIUM, JÁ ESTOU NA TERCEIRA GERAÇÃO, PROBLEMAS: NENHUM, INCOMODO PARA ALGUMAS PESSOAS QUE FALAM MAL: PREÇO. AUDI UMA DAS MELHORES MARCAS DA ATUALIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Sera que a diferença de consumo é resultado da qualidade da gasolina? rçrçrçrç

    ResponderExcluir
  3. Prefiro o novo golf GTI, é praticamente o mesmo carro só que anda muito mais, 220 cavalos com um torque de 35,7!!!

    ResponderExcluir
  4. só que é aí que tá...o golf pode andar mais.. mas vai estar andando de GOLF (VW)... e não de AUDI :) as argolas fazem a diferença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita infantilidade acreditar que essas argolinhas fazem diferença, seria muito bom para algumas pessoas aprender a ter uma visão mais técnica para escolher um veículo, e tecnicamente o Golf GTi é superior a esse Audi. Não se esqueça que usam a mesma plataforma. Além do mais no mercado europeu o Golf GTi é considerado um "mito" no seguimento, e não o A3!!! Não pensaria 2 vezes para escolher o Golf, quem gosta de carro e de dirigir de verdade não esta a procura das "argolinhas..."

      Excluir
    2. Amigo, vamos lá: se o cara tá afim de aparecer pra mulherada, seja interesseira, vagaba ou o que for, o Audi (ou BMW, Mercedes) fazem a diferença sim e ponto final. O Golf é só um simples VW, sem contar que tem o modelo 1.4, então, assim como o Jetta (tem o TSI que é forte e o 2.0 manco) o carro premium faz a diferença e acabou. A Audi é da VW, dividem plataformas e o escambau, para de sonhar que Golf é melhor que Audi.

      Excluir
    3. Depois Brasileiro ainda reclama de pagar mais. Ele mesmo gosta de pagar mais por ter status.. Tomara que os preços aumentem mais ainda, aí sim vocês terão bastante status.

      Excluir
    4. Meu caro amigo Alecsander Silva, carro que vira mito em algun seguimento e carro popular não carro Premium. Carro Premium e pra nata. E carro popular e feito pra isso mesmo ser bom a ponto de virar mito pelo custo benefício

      Excluir
  5. Que tolice discutir qual é o melhor. Cada um tem sua opinião. Os dois carros são praticamente igual.
    Eu preferiria o golf GTI pois é melhor de mercado. Audi depois de velho é um casamento.
    Sem contar que são 220 cv contra 180.
    E se voce vai comprar um Audi só por status e querer aparecer para a mulherada, sinto pena de quem pensa assim. Uma mulher de verdade que vai ficar com voce pro resto da sua vida, não vai olhar se voce tem um Golf, um Audi ou um Gol...
    Ponto de vista de cada um... Só acho.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olha eu prefiro áudio já tive os dois . eu prefiro não pra se aparecer nem status etc .sim porque me deu menos gastos . E tenho áudio até hoje é um carro com muito conforto ..

    ResponderExcluir
  9. Nunca q um carro desce faz 17km por litro

    ResponderExcluir
  10. Tenho um Golf TSI o mais simples,só que com teto solar!E digo que o Golf GTI é muito mais carro que esse Audi A3!

    ResponderExcluir
  11. Segurança e Tecnologia mecânica, Audi e marca Premium. Gosto e gosto, mas Audi e premium.

    ResponderExcluir
  12. Nao tentem comparar A3 com golf GTI, o golf GTI anda muito mais, porém a audi tem o S3 que da pau facil no golf GTI

    ResponderExcluir
  13. Tenho um Audi A3 e não troco por nenhum golf.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um Audi A3 e não troco por nenhum golf.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem