O Volkswagen Fusca concorre no segmento de hatchs premium com o Citroën DS4, sendo ambos os carros equipados com motores turbo, bom acabamento e estilo diferenciado, mas o carro alemão vem seduzindo mais consumidores que o francês.
Na primeira quinzena de maio, o Fusca observou 36 unidades vendidas - exatamente 1 unidade a mais que o modelo da Citroen, que emplacou 35 carros. No acumulado do ano, porém, a vantagem do Fusca é bem mais expressiva, com 477 unidades vendidas, contra 233 do Citroen.
O resultado à favor do Fusca é compreensível, visto que o modelo da VW tem um motor mais potente que o DS4 e é melhor acabado e mais bem construído. E, ainda, é mais barato, visto que parte de R$ 84.510 na versão básica, contra os R$ 99.965 do DS4. Entretanto, uma versão equivalente do Fusca em ternos de equipamentos tem preço de R$ 99.823 - praticamente o mesmo que o DS4.
Ambos os carros contam com motores turbo. O do Fusca é um 2.0 de 200 cv, com expressivos 35 cv a mais que o 1.6 THP do DS4. Em ambos os casos temos transmissões automáticas, mas o automatizado DSG do Fusca, com dupla embreagem, é superior, por ser mais rápido nas trocas, ao automático com conversor de torque de seis marchas do Citroen.
No que respeita ao comportamento dinâmico, novas diferenças: enquanto o Fusca apela para um ajuste firme, duro, privilegiando a esportividade, tornando-o um carro mais preciso, com respostas rápidas e com direção com assistência elétrica, o Citroen DS4, por outro lado, busca o conforto, com um ajuste mais macio e adota direção hidráulica.
Uma limitação do Fusca é o fato de contar com apenas duas portas, o que dificulta o acesso ao banco traseiro. O espaço traseiro também é menor que o do DS4, pois o entre-eixos do alemão é 7 cm menor. Outro ponto negativo é a vigia pequena, que dificulta a visão traseira - o que torna obrigatório o sensor de estacionamento - item de série.
A posição de dirigir do Fusca, porém, é quase perfeita, vestindo o motorista, graças aos bancos esportivos - o motorista fica baixo, o que favorece a condução esportiva.
Em termos de itens de série, o Fusca, tem seis air bags, freios ABS, limitador de velocidade e rodas de 17”, e sistema de som com rádio e leitores de CD e MP3.
Opcionalmente, o Fusca oferece ar-condicionado digital de duas zonas, faróis com LEDs de uso diurno e bancos de couro.
Vídeo - Citroen DS4
Vídeo - comercial anos 70 - Novo Fusca
Por que o DS4 e não o DS3? O DS4 é 4 portas, maior. O DS3 é duas portas como o Fusca, e o preço é mais próximo. Se comparado ao DS3, o Fusca perde em vendas.
ResponderExcluirO Fusca está mais próximo de um hatch médio do que de um compacto B, ou derivado, como é o caso do DS3. No entanto, é perfeitamente válida a comparação: ambos são três portas e prezam pela esportividade. Seria, de fato, mais adequada.
ExcluirVamos falar sério. O Citroen DS3 não tem como comparar com o Fusca. Você já entrou em um DS3? O acabamento é ridiculamente malfeito; o painel é de plástico pintado horrível e pobre. O ar-condicionado nem digital é. Não tem opção de câmbio automático. O carro é uma porcaria de um C3 com roda de 18" e uns bancos melhorizinhos, mas o carro é uma porcaria, aliás, como a maioria dos Citroens vendidos no Brasil. Não é àtoa que as concessionárias estão vendendo o DS3 com juros 0 e descontos.
ExcluirO Fusca é outra categoria, bem superior inclusive ao DS4, que também não é lá essas coisas (aquele vidro traseiro que não desce é cretino).
Sim, deixei claro que são de categorias diferentes. Bem superior ao DS4? Não concordo. Com relação a quê? Acabamento? O DS4 possui materiais de qualidade, como foi dito outrora neste blog. Só se estiver falando de motor e câmbio.
ExcluirAgora, é verdade que o DS4 foi sobrevalorizado, mesmo para o mercado brasileiro. Sem a versão de 200cv do THP, o DS4 está, claramente, em desvantagem, frente ao 2.0 TSI + DSG.
Lembre-se que o Fusca também tem laqué, nos painéis de porta e instrumentos, por mais que de melhor qualidade do que no DS3, eu sei. O painel do DS3, se for semelhante ao do C3 europeu, é emborrachado na parte superior, assim como a parte superior dos painéis de porta.
Colega, na boa, só compra carro francês quem não entende absolutamente nada de carro.
ExcluirSe você não entende, não precisa estudar muito. Vá a qualquer loja de usados e peça para dar uma volta em qualquer carro francês com mais de 1 ano de uso, e compare com um alemão, como um VW.
Francês sabe fazer queijo. kkkkkkkkk E só. Carro é com os alemães.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDesculpe-me, mas eu entendo de carro, sim, sei o quão bons são os carros alemães e nem por isso preciso generalizar e desprezar a cultura dos franceses e seus carros.
ExcluirVocê já andou num 207? C3 II? Kangoo II? Twingo II? São todos excelentes e robustos, talvez não a ponto de se equipararem a determinados carros alemães, mas não passam vergonha, muito pelo contrário.
Gostaria, sim, de ver um teste de longa duração entre um carro francês e um alemão, na Europa.
Você já andou num 207? C3 II? Kangoo II? Twingo II? São todos excelentes e robustos, talvez não a ponto de se equiparar a determinados carros alemães, mas não passam vergonha, muito pelo contrário.
ExcluirSim, bem robustos.
http://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html
Francês sabe fazer queijo. E só.
Sim, só sabe fazer queijo, mas o Bugatti Veyron é feito na França, e usou tecnologia aeronáutica francesa. Informe-se:
Excluirwww.youtube.com/watch?v=kMlg7iSUVs0
E os motores da Red Bull, são o que? E esse diz que entende.
Amigo, o Bugatti Veyron é um carro projetado integralmente pela Volkswagen, que é dona da marca. Montar pecinhas depois de projetadas, até um macaco treinado faz.
ExcluirQuanto à RBR, o que faz dela vencedora é a aerodinâmica projetada pelol Adrian Newey.
A França tenta fazer carros, mas seus carros são de baixa qualidade. Não é por outro motivo que o grupo PSA está à beira da falência, e só vai se salvar se o contribuinte alemão (sim, o alemão, pois o francês está falido) colocar a mão no bolso.
"Sim, bem robustos.
Excluirhttp://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html
Francês sabe fazer queijo. E só."
Não estou falando de carros produzidos no Brasil, meu amigo. 207, C3 II, Kangoo II e Twingo II vendidos no mercado europeu.
Com que segurança você pode considerar os franceses dessa maneira? Se você não quiser acreditar que também há carros franceses bons, é problema seu, não discuto com céticos.
Carlos, você não entende p.... nenhuma de carro!
ExcluirEngraçado é que o animal do Carlos embasa sua tese numa matéria publicada aqui no Car.blog.br! Blog altamente parcial quando se trata de VW. KKKKKKKK
ExcluirFusca concorre com DS3. É infinitamente inferior ao DS4!
Comparar um Fusca com o Ds3 é ridículo. Um Volkswagen importado é o desejo de consumo de qualquer pessoa normal. Posso falar pois testei os modelos para comprar e não restou dúvidas. Andei no fusca e me apaixonei nos 200cv.
ExcluirPor que o Fusca é muito superior ao Ds3. Esta montado sob a plataforma do Jetta. Motorização, acabamentos e estilo muito superiores a linha Citroën.
ExcluirAonde estão as fotos do DS4 e seu acabamento ruim?
ResponderExcluirPor que não citaram o Powershift do Fiesta no último comparativo, como fizeram do DSG?
Fui entrar no blog por pouco não digitei wVW.car.blog.br
Excluirhatch premium ?? juro que estou confuso a esse termo...
ResponderExcluirQuem dirige um DSG não esquece. Conheço uma pessoa que só fala mal de VW, mas teve de dar o braço a torcer depois de dirigir o DSG.
ResponderExcluirA rede de concessionárias da vw é quantas vezes maior que a da citroën?
ResponderExcluirBom, então tá explicado.
Quem vai pagar R$100 mil por um carro já quer ter certa exclusividade e não ver seu carro em cada esquina. Quem tem que se animar com quem vende mais é montadora que vêem seus lucros aumentarem. Sejamos racionais.
ResponderExcluirQuem vai pagar R$100 mil por um carro já quer ter certa exclusividade e não ver seu carro em cada esquina. Quem tem que se animar com quem vende mais é montadora que vêem seus lucros aumentarem. Sejamos racionais.
ResponderExcluirEssa coisa que chamam de fusca, por favor, é um franksteinzinho. Um audi tt travestido de fusca. Patética a ideia de chamá-lo de fusca! Manchar a memória do carro do século 20. É que os alemães da VW não tem nenhuma criatividade. O design do ds3, ds4 e sobretudo do DS5... é um arraso.
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