O Volkswagen Fusca concorre no segmento de hatchs premium com o Citroën DS4, sendo ambos os carros equipados com motores turbo, bom acabamento e estilo diferenciado, mas o carro alemão vem seduzindo mais consumidores que o francês.

Novo VW Fusca 2014 - vermelho

Na primeira quinzena de maio, o Fusca observou 36 unidades vendidas - exatamente 1 unidade a mais que o modelo da Citroen, que emplacou 35 carros. No acumulado do ano, porém, a vantagem do Fusca é bem mais expressiva, com 477 unidades vendidas, contra 233 do Citroen.

Novo VW Fusca 2014 - vermelho

O resultado à favor do Fusca é compreensível, visto que o modelo da VW tem um motor mais potente que o DS4 e é melhor acabado e mais bem construído. E, ainda, é mais barato, visto que parte de R$ 84.510 na versão básica, contra os R$ 99.965 do DS4. Entretanto, uma versão equivalente do Fusca em ternos de equipamentos tem preço de R$ 99.823 - praticamente o mesmo que o DS4.

Novo VW Fusca 2014 - vermelho

Ambos os carros contam com motores turbo. O do Fusca é um 2.0 de 200 cv, com expressivos 35 cv a mais que o 1.6 THP do DS4. Em ambos os casos temos transmissões automáticas, mas o automatizado DSG do Fusca, com dupla embreagem, é superior, por ser mais rápido nas trocas, ao automático com conversor de torque de seis marchas do Citroen.

Novo VW Fusca 2014 - vermelho

No que respeita ao comportamento dinâmico, novas diferenças: enquanto o Fusca apela para um ajuste firme, duro, privilegiando a esportividade, tornando-o um carro mais preciso, com respostas rápidas e com direção com assistência elétrica, o Citroen DS4, por outro lado, busca o conforto, com um ajuste mais macio e adota direção hidráulica.

Novo VW Fusca 2014 - interior

Uma limitação do Fusca é o fato de contar com apenas duas portas, o que dificulta o acesso ao banco traseiro. O espaço traseiro também é menor que o do DS4, pois o entre-eixos do alemão é 7 cm menor. Outro ponto negativo é a vigia pequena, que dificulta a visão traseira - o que torna obrigatório o sensor de estacionamento - item de série.

Novo VW Fusca 2014 - interior

A posição de dirigir do Fusca, porém, é quase perfeita, vestindo o motorista, graças aos bancos esportivos - o motorista fica baixo, o que favorece a condução esportiva.

Novo VW Fusca 2014 - interior

Em termos de itens de série, o Fusca, tem seis air bags, freios ABS, limitador de velocidade e rodas de 17”, e sistema de som com rádio e leitores de CD e MP3.

Novo VW Fusca 2014 - interior

Opcionalmente, o Fusca oferece ar-condicionado digital de duas zonas, faróis com LEDs de uso diurno e bancos de couro.

Vídeo - Citroen DS4



Vídeo - comercial anos 70 - Novo Fusca

23 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Por que o DS4 e não o DS3? O DS4 é 4 portas, maior. O DS3 é duas portas como o Fusca, e o preço é mais próximo. Se comparado ao DS3, o Fusca perde em vendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fusca está mais próximo de um hatch médio do que de um compacto B, ou derivado, como é o caso do DS3. No entanto, é perfeitamente válida a comparação: ambos são três portas e prezam pela esportividade. Seria, de fato, mais adequada.

      Excluir
    2. Vamos falar sério. O Citroen DS3 não tem como comparar com o Fusca. Você já entrou em um DS3? O acabamento é ridiculamente malfeito; o painel é de plástico pintado horrível e pobre. O ar-condicionado nem digital é. Não tem opção de câmbio automático. O carro é uma porcaria de um C3 com roda de 18" e uns bancos melhorizinhos, mas o carro é uma porcaria, aliás, como a maioria dos Citroens vendidos no Brasil. Não é àtoa que as concessionárias estão vendendo o DS3 com juros 0 e descontos.
      O Fusca é outra categoria, bem superior inclusive ao DS4, que também não é lá essas coisas (aquele vidro traseiro que não desce é cretino).

      Excluir
    3. Sim, deixei claro que são de categorias diferentes. Bem superior ao DS4? Não concordo. Com relação a quê? Acabamento? O DS4 possui materiais de qualidade, como foi dito outrora neste blog. Só se estiver falando de motor e câmbio.

      Agora, é verdade que o DS4 foi sobrevalorizado, mesmo para o mercado brasileiro. Sem a versão de 200cv do THP, o DS4 está, claramente, em desvantagem, frente ao 2.0 TSI + DSG.

      Lembre-se que o Fusca também tem laqué, nos painéis de porta e instrumentos, por mais que de melhor qualidade do que no DS3, eu sei. O painel do DS3, se for semelhante ao do C3 europeu, é emborrachado na parte superior, assim como a parte superior dos painéis de porta.

      Excluir
    4. Colega, na boa, só compra carro francês quem não entende absolutamente nada de carro.

      Se você não entende, não precisa estudar muito. Vá a qualquer loja de usados e peça para dar uma volta em qualquer carro francês com mais de 1 ano de uso, e compare com um alemão, como um VW.

      Francês sabe fazer queijo. kkkkkkkkk E só. Carro é com os alemães.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Desculpe-me, mas eu entendo de carro, sim, sei o quão bons são os carros alemães e nem por isso preciso generalizar e desprezar a cultura dos franceses e seus carros.

      Você já andou num 207? C3 II? Kangoo II? Twingo II? São todos excelentes e robustos, talvez não a ponto de se equipararem a determinados carros alemães, mas não passam vergonha, muito pelo contrário.

      Gostaria, sim, de ver um teste de longa duração entre um carro francês e um alemão, na Europa.

      Excluir
    7. Você já andou num 207? C3 II? Kangoo II? Twingo II? São todos excelentes e robustos, talvez não a ponto de se equiparar a determinados carros alemães, mas não passam vergonha, muito pelo contrário.

      Sim, bem robustos.

      http://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html

      Francês sabe fazer queijo. E só.

      Excluir
    8. Sim, só sabe fazer queijo, mas o Bugatti Veyron é feito na França, e usou tecnologia aeronáutica francesa. Informe-se:

      www.youtube.com/watch?v=kMlg7iSUVs0

      E os motores da Red Bull, são o que? E esse diz que entende.

      Excluir
    9. Amigo, o Bugatti Veyron é um carro projetado integralmente pela Volkswagen, que é dona da marca. Montar pecinhas depois de projetadas, até um macaco treinado faz.

      Quanto à RBR, o que faz dela vencedora é a aerodinâmica projetada pelol Adrian Newey.

      A França tenta fazer carros, mas seus carros são de baixa qualidade. Não é por outro motivo que o grupo PSA está à beira da falência, e só vai se salvar se o contribuinte alemão (sim, o alemão, pois o francês está falido) colocar a mão no bolso.

      Excluir
    10. "Sim, bem robustos.

      http://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html

      Francês sabe fazer queijo. E só."

      Não estou falando de carros produzidos no Brasil, meu amigo. 207, C3 II, Kangoo II e Twingo II vendidos no mercado europeu.

      Com que segurança você pode considerar os franceses dessa maneira? Se você não quiser acreditar que também há carros franceses bons, é problema seu, não discuto com céticos.

      Excluir
    11. Carlos, você não entende p.... nenhuma de carro!

      Excluir
    12. Engraçado é que o animal do Carlos embasa sua tese numa matéria publicada aqui no Car.blog.br! Blog altamente parcial quando se trata de VW. KKKKKKKK

      Fusca concorre com DS3. É infinitamente inferior ao DS4!

      Excluir
    13. Comparar um Fusca com o Ds3 é ridículo. Um Volkswagen importado é o desejo de consumo de qualquer pessoa normal. Posso falar pois testei os modelos para comprar e não restou dúvidas. Andei no fusca e me apaixonei nos 200cv.

      Excluir
    14. Por que o Fusca é muito superior ao Ds3. Esta montado sob a plataforma do Jetta. Motorização, acabamentos e estilo muito superiores a linha Citroën.

      Excluir
  2. Aonde estão as fotos do DS4 e seu acabamento ruim?

    Por que não citaram o Powershift do Fiesta no último comparativo, como fizeram do DSG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui entrar no blog por pouco não digitei wVW.car.blog.br

      Excluir
  3. hatch premium ?? juro que estou confuso a esse termo...

    ResponderExcluir
  4. Quem dirige um DSG não esquece. Conheço uma pessoa que só fala mal de VW, mas teve de dar o braço a torcer depois de dirigir o DSG.

    ResponderExcluir
  5. A rede de concessionárias da vw é quantas vezes maior que a da citroën?
    Bom, então tá explicado.

    ResponderExcluir
  6. Quem vai pagar R$100 mil por um carro já quer ter certa exclusividade e não ver seu carro em cada esquina. Quem tem que se animar com quem vende mais é montadora que vêem seus lucros aumentarem. Sejamos racionais.

    ResponderExcluir
  7. Quem vai pagar R$100 mil por um carro já quer ter certa exclusividade e não ver seu carro em cada esquina. Quem tem que se animar com quem vende mais é montadora que vêem seus lucros aumentarem. Sejamos racionais.

    ResponderExcluir
  8. Essa coisa que chamam de fusca, por favor, é um franksteinzinho. Um audi tt travestido de fusca. Patética a ideia de chamá-lo de fusca! Manchar a memória do carro do século 20. É que os alemães da VW não tem nenhuma criatividade. O design do ds3, ds4 e sobretudo do DS5... é um arraso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem