A Volkswagen do Brasil modificou o motor da pick-up Amarok em suas versões de entrada. O motor turbo 2.0 TDI que equipa a versão Amarok S (em cabine simples ou dupla) ficou 18 cavalos mais potente, atingindo, agora, 140 cv.
A elevação de potência foi obtida por meio de nova calibração da central de gerenciamento eletrônico (ECU) do motor, provocando também alterações na curva de distribuição de potência e torque. Os 140 cv agora surgem a 3.500 rpm, regime 500 rpm mais baixo do que na calibração anterior. O torque permanece de 34,7 kgfm (340 Nm), disponível a partir de 1.600 rpm.
Com esse novo motor, a Amarok cabine simples 4x2 e câmbio manual de seis marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (na versão anterior com 122 cv eram necessários 13,2 s). A velocidade máxima passou a 168 km/h (anteriormente, 162 km/h). Na versão S com cabine dupla e tração 4x4, a velocidade máxima passou a 167 km/h (antes 161 km/h) e a aceleração de 0 a 100 km/h baixou para 13,1 segundos (contra 13,7 segundos).
Em retomadas também foram observadas melhoras nas três versões S (cabine simples 4x2 e 4x4 e cabine dupla 4x4), visto que o tempo para retomar de 80 km/h a 120 km/h em quinta marcha diminuiu até 0,5 segundo.
Itens de série
A Amarok S tem entre seus itens de série: direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, bancos do motorista e do passageiro com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e distância, preparação para rádio com 2 alto-falantes, freios ABS (com função "off-road", BAS – Sistema de Assistência à Frenagem; EBC – Controle Eletrônico de Frenagem; e EBD – Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem), TCS (Sistema de Controle de Tração), airbags dianteiros, entre outros. A pick-up também conta de série com bloqueio eletrônico do diferencial (EDL).
Opcionalmente a pick-up pode ser equipada com sensor de obstáculos traseiro, revestimento de couro sintético para os bancos, rádio CD-Player leitor de MP3 com SD-card, entrada USB e conexão Bluetooth, além de travas, vidros e retrovisores com ajustes elétricos. A pick-up também dispõe, entre os recursos opcionais, de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que inclui o Assistente para Partida em Subida (HSA) e o Controle Automático de Descida (HDC).
Estilo
A Amarok S tem para-choque dianteiro pintado na cor da carroceria, e o traseiro pintado de preto, sendo de plástico (self-color). As maçanetas e capas dos retrovisores externos também são pretas.
As rodas de série são de aço, com 16 polegadas de diâmetro e pneus 205 R16. Opcionalmente, a versão pode ser equipada com rodas de liga leve modelo Tarumã com pneus 245/70 R16. A versão 4x4 é equipada com para-barros de série.
Versões
A Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas. O motor 2.0 biturbo diesel, que equipa as versões SE, Trendline e Highline, permanece com potência de 180 cv.
A Amarok traz recursos como o sistema de alívio de peso da tampa traseira como item de série em todas as versões do modelo. A versão Trendline oferece como opcionais o já consagrado câmbio automático de oito marchas, além de faróis de neblina com luz dinâmica para manobras, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento e o pacote tecnológico Light & Vision (composto por acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, Coming&Leaving home e sensor de chuva). A versão também conta com o novo rádio RCD-320 2DIN com entradas SD-card /USB e com Bluetooth como item de série.
A versão Highline automática incorpora como itens de série sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, acendimento automático dos faróis, Coming&Leaving home, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva. Entre os equipamentos opcionais figuram faróis de neblina com luz dinâmica para manobras.
Controle de emissões
A Amarok com motor de 140 cv – assim como as configurações com o motor de 180 cv – já chega ao mercado brasileiro atendendo às normas da fase L6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para veículos a diesel. A Amarok com os motores L6 deve ser abastecida somente com diesel do tipo S-10, disponibilizado nos postos de serviço desde janeiro deste ano. Os proprietários serão orientados no manual do veículo e no bocal do tanque de combustível sobre a necessidade da utilização do diesel S-10.
O diesel S-10 substituiu o S-50 nos postos de combustível. Mais "limpo", o novo diesel passou de 50 para 10 partes por milhão (ppm) de enxofre, possibilitando uma redução significativa da emissão de material particulado. Além disso, o novo combustível tem número de cetano mínimo de 48 (medida de qualidade da combustão a diesel), oferecendo a qualquer veículo, mesmo os fabricados antes de 2013, uma melhor conservação do motor e redução dos custos de manutenção.
Outra vantagem do diesel S-10 é contar com uma faixa de densidade mais estreita (820 a 850 kg/m³), bem como uma curva de destilação com a temperatura dos 95% evaporados de no máximo 370ºC. Essas propriedades conferem benefícios na combustão do motor e na partida a frio.
Vendas em alta
As vendas da Amarok vêm crescendo continuamente no mercado brasileiro. A primeira pick-up média da Volkswagen, que começou a ser comercializada no Brasil em maio de 2010, teve em 2012 o seu melhor ano de vendas de sua história. O utilitário registrou 19.825 unidades comercializadas no mercado nacional, o que representa crescimento de 93,8% sobre as vendas em 2011.
De janeiro a abril de 2013, a Amarok acumulou 7.887 unidades vendidas no País, volume 76% maior do que o registrado no mesmo período de 2012, quando foram comercializadas 4.462 unidades da pick-up. Somente em abril de 2013 foram vendidas 2.416 unidades da Amarok, um incremento de 23% em relação a março de 2013, que teve 1.952 unidades da pick-up comercializadas, e alta de 166% em comparação ao mês de abril de 2012 (907 unidades).
2.0 Diesel com 140cv: aí você tira o quanto o 2.0 flex da VW é velho, pois esse diesel, motor que geralmente tem menos potencia que os motores flex, consegue gerar muito mais potencia.
ResponderExcluirSobre a Amarok, apesar de ser uma boa picape, os consumidores desse tipo de veículo são bastante fiéis às marcas, por isso que as vendas pra particulares continuam baixas, mas, se a picape se provar apta, com o tempo as vendas melhoram, pelo menos foi assim com a Strada e a Hilux, que, quanto mais envelhecem mais os números de venda se consolidam.
Pela tendência observada nos números de venda, a Amarok tende a se tornar líder de vendas entre as pick-ups diesel e não vai demorar muito. O crescimento de vendas dela é muito expressivo, já que está dobrando a cada ano.
ExcluirEm termos mecânicos, a Amarok é disparado a melhor. Já em estilo, prefiro a Ranger. ocorre que a Ranger anda dando problemas, de modo que, fico com a Amarok mesmo.
Carlos.. sua tendência sempre é para VW... e a Kombi? qual a tendência?
Excluir"A Kombi é projeto alemão e como só os alemães sabem fazer carro, então fico com a Kombi. As vans francesas não prestam, já que francês só sabe fazer queijo."
ExcluirEu duvido muito que a Amarok tire a Hilux da liderança. A Hilux está consolidada e tem curvas bem mais bonita que a Amarok, que é toda quadrada e logo enjoa. E a manutenção da Hilux é muito boa e tem o motor mais forte da categoria pelo menos nas estrada de terra/lama.
Excluir"Carlos.. sua tendência sempre é para VW... e a Kombi? qual a tendência?"
ExcluirA minha tendência não é com a VW. A minha tendência é com os fatos. É fato que as vendas da Amarok estão subindo, e isso projeta ela na liderança do mercado. A conferir.
Quanto à Kombi, é um carro amado por profissionais de transporte de carga, visto que não há concorrente no mercado para ela. Carros que tem a mesma capacidade volumétrica de carga, custam mais que o dobro. E os concorrentes do mesmo preço, têm capacidade volumétrica 1/3.
O Kombi é um utilitário tão bom, que a VW nem precisa fazer propaganda dela. O que se produz vende TUDO, tamanho é seu custo-benefício.
Agora, se você não gosta da Kombi, não usa a Kombi, é simples: basta não comprar. Agora, ficar falando mal do carro ou de quem compra o carro, não tem outro nome a não ser "FOFOCA". E quem faz fofoca, é FOFOQUEIRO.
Nao adianta, pick up é Toyota. Você sabe qual é o carro escolhido pelas forças especiais no Afeganistão? Toyota, não é Hummer, não é Land Rover, não é MB classe G. E isso é por que é o único que aguenta. Quer prova?
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=xnWKz7Cthkk
francês só sabe fazer queijo e perfume!!!!!!!!
Excluirporque peugeot e renault feio de + so FERRARI mesmo.
Volkswagen é tão coerente que se você usar a Amarok fora do asfalto eles te cortam a garantia por "Uso severo".
ResponderExcluirDoideira hein bicho! Mostra isso pra gente.
ExcluirNa minha empresa temos uma Hilux 2007, e sabe quantas vezes ela ficou na oficina ?
ExcluirNenhuma!!!!O carro é valente. Usamos essa hilux no interior do ceará pra atendimento funerário . Nenhum outro carro consegue agüentar o ritmo da hilux. Todos os empresários do ceará usam hilux porque o carro é forte mesmo . Alguns já tentaram substituir por s10, f250, ranger, blaser
Mas acabam voltando pra hilux mesmo.
ExcluirLaercio
experimente a Amarok ,,,só experimente ,,,supera mesmo tive hilux , bebe muito , gasta muito na br e na cidade ,,a carroceria fica trepidando a 140 nas curvas , expaço no interior de Amark vc pode deitar um cara de dois metros com banco da frente reclinado , na ranger na s10 na hilux ´o expaço é o mesmo de um carro uno mil , agente nem pode esticar ,,o joelho doi de ficar dobrado ,
Excluir,,da 16 km por litro de diesel contra 8 das outras na br e 10 por litro em qualquer transito...e muito file ,, so troco por outra mais nova
alguém pode me explicar o que significa essas 10 partes por milhão de enxofre ppm. SÃO 10 PARTES DE QUE EXATAMENTE ?????????
ResponderExcluirNa sua pergunta vc já explicou. O ppm é exatamente uma unidade em um milhão, usando para cálculos nas ciências exatas. Muito usado na precisão de equipamentos da engenharia e diluição química.
ExcluirFalou, mas não respondeu. Significa que para cada 1 milhão de moléculas de diesel, pode haver 10 moléculas de enxofre.
ExcluirEsse Blog só tem Matéria de carro alemão
ResponderExcluirAmarok é pick-up de playboy da cidade. Quem quer carro pra aguentar o pesado encarar estradas de terra/atoleiro, tem que ir de Hilux.
ResponderExcluirExatamente esse o caminho das pedras!!!
Excluirsó se for nas versões com o motor 2.5 né? porque as que tem o motor 3.0 são problemáticas por causa do turbo que superaquece e se for 4x4 tem problemas no motor elétrico que aciona a tração integral.... só que ninguém vê problema nisso, e quando acontece a mesma coisa com outras marcas a não ser a Toyota só faltam crucificar o carro, depois da aquela série de recalls que a Toyota teve nos últimos anos perdi essa confiança de usar um carro "indestrutível", uma vez que a tecnologia atual é bem confiável...
ExcluirNão comprem outra pickup para o trabalho a não ser a hilux , ela vale a pena.Falo por que tenho uma e sei que qualquer outra vai dar manutenção muito rápido
ResponderExcluirÉ mesmo o pessoal que comprou as outras aqui nas fazendas acabaram vendendo. Para trabalho precisa ser confiável senão o dinheiro para de entrar.
ExcluirPra passear qualquer uma serve mas para trabalhar tem que ser Hilux.
Como eu vou utilizar o carro 80% no asfalto acho que vou optar pela Amarok, mas fico preocupado com o abastecimento.
ResponderExcluirSerá que tem muito posto que não tem o combustivel dela?
A Amarok é uma excelente camionete, nunca me deu problemas!!! Pelo menos onde já viajei, estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantis, Maranhão e Espírito Santo achei facilmente o S-10, se não me engano todas as cancorrentes 0km utilizam o S-10, já rodei quase 100.000 km em menos de um ano de uso e nunca me deu problema! Recomendo!!!
ExcluirComprei uma Amarok Highline Top 0Km ano 2013/2013 paguei 138.000,00 com todos os acessorios, sai da concessionaria andei 18km acabou o combustivel liguei na concessionaria eles me levaram depois de Uma Hora de espera na beira da Rodovia,colocamos o Diesel e a Caminhonete comecou a fazer um barulho de motor tipo batendo o Motor,achei que era ar andei mais 5km ate um posto de combustivel coloquei mais Diesel e o barulho não parou foi aumentando liguei para Mecanico da Concessionaria ele me disse que era para mim retorna para loja andei mais um KM e travou o Motor oque vcs me diz sobre isso estou desesperado e não sei oque eu faço com um investimento tão alto.............
ResponderExcluirTambém comprei uma Amarok em 2017, gostei muito , economia , conforto e segurança , troquei em uma casa e acabei pegando uma Hilux do meu cunhado , pra ser sincero achei a Amarok muito melhor em muitos itens, tenho medo de entrar nas curvas com a Hilux ela quer rodar , não me dá confiança , minha esposa quer q eu compre outra devido agente pegar muita estrada , além do barulho do motor q é muito silenciosa
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