O Fiat Bravo foi lançado no Brasil em 2010, com três anos de atraso em relação à Europa, trazendo um estilo considerado bonito, painel interessante, mecânica (motor) atualizada e acabamento interno de boa qualidade. Apesar disso, suas vendas sequer chegaram a superar seu predecessor, o Stilo, que, à época do seu lançamento, conseguiu, em alguns poucos momentos, superar o VW Golf em vendas. O Bravo nem isso, visto que vem tomando uma surra homérica do VW Golf em vendas desde que foi lançado.
A questão que se coloca é: por qual motivo o Bravo tem um desempenho de mercado tão fraco? A resposta pode estar em um conjunto de fatores que vão do estilo, passando por problemas técnicos, deficiências de ordem mecânica e a tradicional desconfiança com relação aos produtos da Fiat que não são populares.
Estilo anódino
O Fiat Bravo tem um estilo que de "bravo" e agressivo não tem nada. A traseira, vendida pela Fiat como "inovadora", por contar com lanternas "tridimensionais", na realidade é o ponto mais problemático do desenho. Além de não ter um desenho agressivo, peca por ser excessivamente anódina, e sem personalidade.
A Fiat talvez tenha optado por um visual com linhas mais limpas visando uma maior perenidade do desenho, mas o fato é que o estilo do Bravo pode não ser feio, mas está longe de causar impacto, não tem identidade nenhuma e é passível de ser confundido até com um carro chinês. Com isso, o design não provoca uma reação emocional que leve o consumidor a desejar o carro.
Problemas crônicos
Se o estilo não ajuda, o Fiat Bravo tem apresentado problemas técnicos. Conforme mostra a reportagem da Revista Quatro Rodas, proprietários do Bravo enfrentam problemas no motor - que apaga sem aviso -, na direção elétrica - que deixa funcionar, no airbag - cujas luzes de não funcionamento insistem em ficar acesas, além de falhas eletrônicas e relatos de apagões do sistema elétrico.
Esses apagões, por sinal, são graves, pois fazem o carro falhar em situações como, por exemplo, uma ultrapassagem. Segundo o relato de um proprietário na reportagem acima citada, o seu Bravo resolveu ter um "apagão" quando ele ultrapassava um caminhão a 100 km/h.
Mecânica
Outro ponto negativo do Bravo é com relação ao câmbio automatizado Dualogic, caixa que se notabiliza por seus trancos nas trocas de marchas. Além disso, o software de gerenciamento da transmissão aparentemente tem problemas, tornando frequentes situações nas quais o câmbio demora para decidir qual marcha engatar, e, quando decide, engata a marcha errada, por exemplo, em subidas íngremes, acionando a 2ª, no lugar da 1º.
É verdade que com a linha 2013 a Fiat lançou uma versão aperfeiçoada do Dualogic, chamada de Dualogic Plus, que procura corrigir os defeitos da transmissão original. De fato, ocorreu uma melhora, mas o câmbio automatizado ainda está longe de poder ser considerado suave.
Um carro do porte do Bravo não deveria adotar esse tipo de solução de câmbio automatizado mono-embreagem - caixa destinada a veículos de entrada. O correto seria uma transmissão automática convencional, ou uma automatizada de dupla embreagem, como a presente no Fiesta.
A confirmação da regra
A Fiat tem um histórico não muito favorável favorável quando se trata de carros não populares. Diversos de seus modelos ficaram marcados como carros problemáticos, como Tipo e o Marea. O Bravo parece que quer confirmar essa regra.
Desvalorização
O resultado fica refletido nas curvas declinantes de vendas, com o modelo vendendo menos até que o Peugeot 308 - carro que está longe de ser um best-seller, o que resulta em baixa liquidez no mercado de usados e elevada desvalorização.
Um Bravo Dualogic Absolute tem preço 0KM estipulado em R$ 62.530, sendo que o mesmo carro, semi-novo, 2012, é vendido com preço médio de R$ 51.500 reais, o que resulta em uma taxa de desvalorização anual de 17,6% - bem superior ao de carros do mesmo segmento, como o Golf, da VW, com desvalorização anual em torno de 14%.
O resultado fica refletido nas curvas declinantes de vendas, com o modelo vendendo menos até que o Peugeot 308 - carro que está longe de ser um best-seller, o que resulta em baixa liquidez no mercado de usados e elevada desvalorização.
Um Bravo Dualogic Absolute tem preço 0KM estipulado em R$ 62.530, sendo que o mesmo carro, semi-novo, 2012, é vendido com preço médio de R$ 51.500 reais, o que resulta em uma taxa de desvalorização anual de 17,6% - bem superior ao de carros do mesmo segmento, como o Golf, da VW, com desvalorização anual em torno de 14%.
Conclusão
A Fiat ainda não conseguiu acertar um produto nem no segmento de sedãs médios (exceto o Tempra, que teve relativo sucesso), e tampouco no de hatchs médios. Para conseguir isso, será necessário um produto melhor que seus concorrentes, por um preço mais baixo - algo que não se viu até o momento.
Não é a toa que existe taxa diferenciada para o Bravo de 0,79% a.m. pelo Itaú nas concessionárias Fiat. Mas o maior quesito de comparação é o câmbio Dualogic automatizado, é o que peca neste carro e a desvalorização que a Fiat promove nos seus veículos através de restilização duas vezes ao ano.
ResponderExcluirExatamente, muda demais e quando você leva o carro na concessionária, eles jogam o preço no chão, uma falta de consideração total com o cliente.
ExcluirA maioria, neste segmento somente compra FIAT uma vez.
Só aqui mesmo no Brasil para, mesmo após estes relatos acima, ainda ser líder de vendas!
ExcluirCara, tu compra o veículo por tantos mil, e na hora da venda você quer obter LUCROS ??? Compre uma casa, invista o seu dinheiro amigo. Eu sou vendedor de automóveis, sei que baixam muito o carro, porém você não é obrigado a vender o seu carro para a concessionária amigo. Concessionária quer lucros.. Compreende? Acho que não..
ExcluirEstá falando uma grande bobagem...se vc nao trata o cliente ou oferece um valor descente pro proprietário na hora da revenda(o que deveria ser revisto), como vc quer que o mesmo volte para comprar outros modelos no futuro??? Para que eu vou voltar e comprar um novo carro da sua loja???
ExcluirResposta idiota a sua...desculpe.
É, com um pouco de bom senso se vê que o amigo aí de cima tem razão, mas ainda não conseguimos entender o por que de a Fiat continuar ignorando estas reclamações...após uma breve pesquisa de opinião como a que fiz agora não comprarei mais o Bravo.
ExcluirEu também amigo estava pesquisando fiat bravo t-jet 2012 endiante mas fiquei com medo. E não vou mais adquirir. ..
ExcluirO Bravo nunca foi e nunca sera um carro bonito,alem de todos os problemas descritos,moral da historia esse carro já deveria ter dado adeus a muito tempo.
ResponderExcluirO bravo é o Hatch mais bonito do brasil, a porra do golf parece um Fox!
ExcluirConcordo com algumas coisas mas acho que detonaram o carro injustamente... aqui só elogiam o Golf e o Etios.. logo não dá para termos essa referencia.. essa analise "psicológica" do "porque" da compra não faz sentido.
ResponderExcluirNa sua ótica de fã de carro né..a análise foi perfeita...agora se você gosta do carro e não concorda com o que foi dito, fazer o quê! Vai pesquisar os defeitos do carro...
ExcluirTodas as reportagens aqui do Golf são perfeitas.. inclusive as fotos do mesmo Golf ao lado de carros na rua para "usar" como comparativo..... eu mesmo que sou fã? Vendas baixas não significa carro ruim, o Etios eh muitoooo ruim e esta vendendo bem.. o Corolla está longe de ser o melhor e vende bem.. ué... Nem sou fã da Fiat mas acho sacanagem essa imparcialidade.
ExcluirNão, imagina, o Bravo não é ruim não. Os apagões no sistema elétrico são um detalhes. A direção elétrica que parou de funcionar o jogou o carro da mulher no acostamento, também é insignificante. Um carro desse tamanho e preço usar uma transmissão boqueta como essa Dualogic, também, é algo a ser relevado.
ExcluirO sujeito compra um Bravo e é obrigado a casar com o carro, já que ninguém quer essa porcaria na revenda, também não deve ser levado em consideração.
É verdade..é verdade. O povo que é burro. Não compra essa porcaria. Deveriam estar comprando de monte...
Será que vão ter que desenhar pra você? Bravo é um carro problemático e pronto, e isso não é culpa do site! Este site é parcial sim. E mesmo que ele defenda demais o Golf, tem sites por ai que são claramente favoráveis a Fiat. Não há como negar que o Golf é muito mais confiaável que o Bravo, mesmo 14 anos defasado! Dê um pesquisada e veja a lista de presentes que o Bravo apresenta a seus donos, o carro é uma bomba.
ExcluirSe a VW do Brasil não acertar um carro depois de 15 anos no mercado (sendo o mesmo carro) pode mandar a engenharia embora... Se for assim o Gol é uma bomba.. a empresa que trabalho compra frota VW e 90% deram problema de rachadura de parabrisa e uns 30% tiveram que trocar motor... ou seja, esses problemas todos tem. Os únicos que nãi dão problemas são: Subaru, BMW e Mercedez... tirando isso é tudo igual.. donos com sorte ou azar.. mas dão problemas!!
ExcluirAlgúem tem um Bravo para ser dado. Eu aceito, mas só para rodar na cidade. Não confiarei pegar estrada com esta carroça grande puxada por jirico com problemas nas pernas.
Excluirhttp://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-jetta-eixo-traseiro-se-desprendeu-da-carroceria/
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pelo menos nao aocntece isso com o Bravo
Caramba!!!!
ExcluirVou vender o meu Jetta hoje, :(
Alguém tem interesse???
Cara, estou assustado. Vou investigar para ver se não foi a concorrência.
Vixe Maria, tá igual a Fiat.
O Bravo tem outro problema: cheiro de gasolina dentro do carro quando vai abastecer. Esta acontecendo com vários exemplares do Bravo e também do Palio, principalmente a versão Sporting. Gustavo.
Excluiro problema mesmo e ser fiat . olha o caso do gol g5 que e uma verdadeira bomba dava problema em tudo que se possa imaginar e mesmo assim vendeu igual agua .um outro caso e a jorney e a freemont e o mesmo carro mas a versão dodge vende muito mais a fiat tinha que se conformar com os populares e pronto eu não quero nem saber de fiat to fora
ExcluirTenho um bravo Sporting 2014 nunca senti cheiro de gasolina dentro do meu carro, falar que o golf tem mais tecnologia que o bravo eu concordo plenamente mais o design do bravo humilha o golf carro feio parece um Fox não tem nada de esportividade vcs falam do bravo nunca tiveram se vc cuidar e fazer suas manutenção de rotina o carro é bom sim.
ExcluirFalta de personalidade? acha feio o sporting ou T-jet??? personalidade tem o Golf neh?? rsrs
ResponderExcluirSporting só no nome né...falta personalidade sim, parece um Punto esticado...
ExcluirJá andou num T-jet ?? ou até num Punto T-jet ??
ExcluirO cara vem falar que o Bravo parece um Punto esticado... sendo que os carros da VW todos eles se parecem. São todos iguais! É cada uma, viu!
ExcluirVc compra um Jetta com: retrovisor, painel, portas, botões, farol etc de GOLZINHO e FOXINHO.... coitado de quem compra Jetta.. fora que não anda nada... (exceto o TSI)
ExcluirQuem Ama a Fiat deveria ver vídeos como este:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=uyRa9IoQilY
Por isso que esses micos feitos em Betim não vendem.
velho na boa tenho um vectra gt carro ótimo já tive um volks um polo só me deu dor de cabeça gastei pra caralh... gosto da GM mas entre a fiat a volks , so mais a fiat.
ExcluirOlha o Golf das reportagens ao lado.. parou do lado e ficou pagando para o Bravo... ai resolveu criticar aqui...
ResponderExcluirEstava pensando em comprar um bravo pois na minha cidade a css tá fazendo com taxa de 0.7%..mais depois do que li aqui não quero mais...to fora...vou procupar outro...talvez o 308....o golf é muito ultrapassado.
ResponderExcluirVeio, na boa, se o Bravo é uma bomba, o 308 não fica muito atrás não...Como eu sempre digo, francês sabe fazer queijo. Carro é com a alemãozada. Quer ficar na boa? Pega um Golf. E depois volta aqui para agradecer, ok?
ExcluirTodos os carros são ruins... só o Golf é bom.. hehehe Pega o carro que vc achar que deve pegar... todos PODEM dar problemas!! relaxa
ExcluirAgurda o novo Focus, ou se for pegar Golf deixa chegar a geração VII. Só não vai dá 75 em um I30.
ExcluirO Golf é ridículo!
ExcluirMais velho e feio, não há!
Engraçado, MEter o pal no Golf falar que ele e Defasado (é e sim, muito!) que não presta, que motor esta ultrapssado, todo mundo serve, agora criticar os queridinhos da FIAT o povo fica todo se doendo, Brasileiro precisa PARAR de endeusar carro e compra-lo para uso e não pra "ostentar" ou mostrar pro vizinho que possui o "carro do ano" Esse bravo nao dá conta nem do GOLFSSAURO 4.5 imagina dos outros, é pior acabado, tem motor que da apagão, trasmissão incompativel com a proposta e preço do carro, e varios outros que nem preciso citar aqui, resumindo, o Golf antigo e um carro defasado não há duvidas mas tem que levar em consideração que mesmo daquele jeito, o Bravo não da conta e nem vai dar, não quero nem ver quando vir Focus e GOlf reestilizados pro Brasil.
ResponderExcluirAinda acho que Golf é carro de mano.. quem tem dinheiro não compra essa carro.. já comprou um dia.. talvez uns 10 anos atras...
ResponderExcluirEu também acho!
ExcluirSem querer fazer piada, mas os pedreiros que arrumaram minha casa aqui tinham Golf, cada um tinha um.
ExcluirGOLF É CARRO PODRE,TODOS FALÃO MAL DO BRAVO PELA INVEJA DE QUERER UM...TENHO UM E É OTIMO CARRO É IGUAL MULHER COM UMAS VC DA CERTO COM OUTRAS NAUM...
Excluirbom!!!!!
Excluirbom!!!!!
ExcluirCarros da marca fiat >>> talvez <<< eu compraria se for uno ou palio, isso se não tiver jeito mesmo, acho que até ônibus apertado seria menos incômodo.
ResponderExcluirPor experiência própria e ainda chorando, os demais modelos da fiat é roubada comprar, tive um zero km e levei na concessionária pra solucionar 1 defeito, mas lá a equipe só conhece uno e palio.
Outro modelos como bravo por exemplo, eles só vão fuçar e tentar aprender no próprio carro do cliente, troca isso e aquilo, e vai tentando e mexendo em coisa que nada tem a ver, até o dono perder a paciência.
No meu caso o carro entrou com apenas um defeito, que não foi corrigido e ainda voltou com mais 3 defeitos, acabei passando a desgraça pra frente. Nunca mais !!!
Quem compra carros da Fiat, é porque seu custo/benefício é melhor. Ou porque não gosta dos carros sem graça de tão simples, duros e pelados da VW. Dos pelados, cheios de probleminhas e manutenção cara da Ford e GM.
ResponderExcluirE eles gostam de carros! Não ficam amarrado e idolatrando a marca. Comprando qualquer besteira que lançam ou carros caros e velhos!
São inteligentes!
Em um veículo em que vão empatar mais dinheiro, preferem comprar um carro importado ou de uma marca de mais requinte. E não gastar seu suado dinheiro em porcarias que VW, GM ou Ford trazem para o nosso país. Nem mesmo nas porcarias da Fiat.
Quem compra carro da Fiat é quem não entende de carro, e se deslumbra com esse monte de bugigangas eletrônicas que colocam dentro do carro e chamam de "tecnologia", linhas de estilo duvidoso que mudam a cada dois anos, painéis coloridos e que enchem de barulho depois de 6 meses. O Bravo não é exceção à regra. É um carro de baixa qualidade, como todos os outros da Fiat, e que, por ser de baixa qualidade, custa mais barato, então vende bem.
ExcluirNilo Bogado, só podes está zoando. A manutenção da GM não é cara e dá de mil em Fiat. Faço uma pergunta: Tem algum outro lugar do mundo em que a Fiat seja líder?
ExcluirGrupo Fiat
ExcluirO Grupo Fiat é o maior grupo industrial da Itália e um dos maiores do mundo, com operações industriais em mais de 60 países espalhados pelos cinco continentes do planeta.
Maior mercado para o Grupo Fiat depois da Itália, o Brasil ocupa hoje um lugar de destaque na estratégia global da empresa e é um dos principais grupos industriais do país, com atuação diversificada nos segmentos metal-mecânico e de serviços.
As empresas Fiat no país são parâmetro de eficiência e qualidade no mundo empresarial brasileiro. São 16 empresas ocupando posição de liderança em quase todos os setores em que atuam e disputando a liderança nos demais.
As principais atividades do grupo no Brasil concentram-se na produção e venda de automóveis e caminhões (Fiat Automóveis e Iveco); desenvolvimento e produção de motores e transmissões (FPT - Powertrain Technologies); produção de peças em ferro e alumínio para a indústria automobilística nacional e internacional (Teksid do Brasil); fabricação de máquinas agrícolas e de construção (CNH); produção e comercialização de componentes automotivos (Magneti Marelli); fornecimento de equipamentos de automação industrial (Comau); consultoria e formação de pessoal (Isvor); consultoria e administração empresarial (Fiat Services).
O Grupo Fiat também atua no setor financeiro, através da Fiat Finanças, Banco Fidis, CNH Capital e Fides Corretagens de Seguros. Sua presença se projeta na educação e cultura, através da Fundação Torino e da Casa Fiat de Cultura.
Fonte: http://www.fiat.com.br/mundo-fiat/institucional/grupo-fiat.jsp
Bem que disconfiei: Em país que Fiat é líder não poderia ter carros que prestasse. Só tem enfeite. Tem um ponto muito positivo da marca: Atualiza os modelos vendidos no Brasil, porém o mais atual da Fiat perde para os desatalizados de outra marca.
ExcluirOS carro mais ENFEITADOS são fiat, tipo Pavão, vejam os adventure, é uma monte de plático pendurado.
ExcluirE pior, tem uns trouxas que engolem a isca.
Gostaria de saber da onde vc tirou esses dados??
ResponderExcluirCarro eh gosto... mas pra começar precisa comparar carros da mesma "DÉCADA", ou seja, o Golf com Focus ano 2000, Peugeot 306/307, Brava e Astra...
ResponderExcluirO Golf MKIV foi um carro tão à frente de seu tempo, que supera os carros projetados 15 anos depois, como Cruze e Brava. O Golf é tão superior, que permanece aí até hoje, em terceiro lugar de vendas, vendendo mais que essa porcaria de Bravo, que o 308.
ExcluirOs carros não morrem porque as montadoras tiram eles de linha. Quem tira de linha é o consumidor. O consumidor já tirou de linha o Focus 2000, o Brava, o Stilo, o 307 e todas essas outras porcarias. E o Golf permaneceu soberano.
Carlos: Vc é um que acredita nos "impostos" que as montadoras falam, sendo que na verdade ela lucram muitoooo.... se for assim o "Santana" que até meses trás era vendido na China é um carrão e super moderno, fala serio, só vendia lá porque o povo comprava... Se isso que vc falou for verdade o Sentra não poderia ser vendido... Nunca vendeu bem e esta durando 6 anos.. Esquece número de vendas.. isso não é parâmetro de qualidade.. Golf eh carro de mano como já falaram ai... pode até ter um cambio bom, mas o resto eh ruim e muito ultrapassado... Quando eu tinha um Peugeot 1.4 (isso em 2005) eu dava pau em Golf 1.6 e não perdia por muito de 2.0... não entendo essas comparações com esses carros novos...
ExcluirSuperior assim como a Kombi e Gol com motor Ap, afinal, tão superior que vendem até hoje... piada isso...
ExcluirGolf só é soberano na cabeça dos apzeiros!!!
ExcluirO resto que dizem sobre essa lata velha, é piada pra boi dormir!!!
é verdade!!!!!!!BRAVO otimo carro...
ExcluirQueria saber por que seguro de hatch médio é tão caro. Estou pensando em comprar um na faixa dos 55-65 mil e já estou cotando os preços. O seguro do Bravo já chega a ser tão caro quanto o do Golfssauro. O 308 e o Cruze Hatch são quase tão caros. Por incrível que pareça, o de menor valor que cotei foram o Kia Soul e o Ford Focus, ainda assim 2,5x mais caro do que pago na apólice do meu Sandero Vibe.
ResponderExcluirFaz uma cotação na Azul e na Liberty - hoje são as mais baratas.
ExcluirA matéria fala mas não mensura!!! desvalorização alta de quantos %?? i fica fácil lenhar um carro... golf eh perfeito mesmo.
ResponderExcluirTive um Stilo Abarth (comprei zero Km em CC) e "comí o pão que o diabo amassou" com ele, pois todo mês estava numa Concessionária, com problemas de barulho na sua caixa de direção (nunca sanados, embora tenha sido trocada 3 vezes em garantia) - depois a Montadora falou cinicamente "que não tinha jeito, era uma característica do veículo (sic)", inúmeros problemas com seus sensores (alarme, pressão do óleo, air-bags, etc.), problemas com o cabo da bateria e um problema na direção elétrica que deixou de funcionar, quase causando um grave acidente. Vendí o veículo, com muito prejuízo.
ResponderExcluirFiat agora, nem de graça.
Só finalizando: certamente a Fiat não se preocupa muito com a qualidade de seus produtos, quando são de segmentos superiores.
ExcluirA Fiat não se preocupa com nenhum carro que é montado no Brasil, independente do segmento. Os carros da marca são montados de qualquer jeito. Fui proprietário de 2 Palios, Strada Adventure e Punto. Tenho conhecimento de causa. E tem mais. Em vez de melhorar, estão piorando. Gustavo.
ExcluirStilo Abarth era um absurdo de caro, tinha o mesmo motor do Marea, mas na fiat a coisa funciona ao contrário, depois de vendido, adeus !!! Imagina o prejuízo.
ExcluirCarro da fiat, no máximo aquele Uno mille de R$20 mil, mais que isso é arrumar dor de cabeça.
Por que a cada 10 matérias do blog pelo menos 9 são elogiando o golf brasileiro em alguma coisa? Será que já é para justificar o absurdo preço do golf VII quando vir ao Brasil?
ResponderExcluirPior.. as fotos são do mesmo Golf.. hehehe
ExcluirFiat desvaloriza muito!!! Comparação: Palio Week Adv 2007, na época zero 2007 R$ 52.000,00, Space Fox 2007: R$ 47.000,00, hj a Space vale mais na tabela Fipe e no mercado de usados. Tudo por causa do mercado de peças absurdas da Fiat e sua grande desvalorização em pegar o usado, quem compra Fiat é uma vez só mesmo.
ResponderExcluirSério mesmo?
ExcluirSó porque você quer!
Não é à toa que nessa quinzena a Fiat está com quase 25% do mercado e a sua amada VW está com menos de 20% do mercado e em TERCEIRO LUGAR, porque perdeu o segundo para a GM! Péssima montadora com seus fãs piores ainda!
O mercado tem várias opções justamente por isso...
ResponderExcluirQuem prefere equipamentos a preços menores e abre mão da qualidade de construção e acabamento, vai comprar Fiat. É assim na Europa e é assim aqui também.
Fiat é a porta de entrada de cada segmento. A opção mais barata para hatches de entrada, hatches compactos, hatches médios e sedans... E por isso que vende bem num país como o nosso, onde a maioria dos brasileiros compram carros baseados na emoção e não pela razão.
Eu não gosto e nunca gostei do acabamento, construção e nem do acerto dinâmico da Fiat, embora reconheça que a marca melhorou bastante nos últimos anos.
Elogiam o acabamento de Brava e Linea, mas já vi ambos zero km e com falhas na montagem da tampa do porta-luvas (estavam tortas) e parafusos do PQP com a cabeça carcomida (certamente pelo uso de ferramentas inadequadas para o aperto)...
Punto? Pior ainda. Repleto de plásticos com rebarbas no interior... E pensar que estava interessado em um recentemente. Desisti depois de entrar em um...
Palio e Siena nem se fala. Revestimentos plásticos da coluna "A" com rebarbas, mal-encaixados e espuma antirruído aparente. Porta-óculos, uma outra coisa medonha... Rebarbas de ponta a ponta e mais espuma aparente. Fora a má qualidade de construção da carroceria, com vãos irregulares nas portas e demais frestas.
A verdade é que a Fiat se sai melhor em segmentos de entrada, onde seus carros dão exemplo de robustez e durabilidade. Vide Mille aqui no Brasil e o Panda na Europa, que ainda são bem aceitos pelo consumidor.
Falta tradição em outros segmentos, como o de carros médios... O Bravo é um belo carro, mas herdou a má-fama do Stilo (aliás, que não decolou nem aqui e nem na Europa), o Marea herdou a má-fama do Tempra 16v, que arrebentava precocemente a correia dentada por falha de projeto, e por aí vai.
Falta à Fiat um controle de qualidade mais rigoroso e uma equipe de engenharia mais competente para que não hajam mais falhas grotescas como que andaram ocorrendo em alguns de seus modelos.
Desvalorizar, todo carro desvaloriza... Se nós comprássemos carro só pensando nisso, é melhor andar a pé ou de bike logo de uma vez.
O comprador é quem decide se vale à pena ou não abrir mão de uma coisa para ter outra...
Ops! Não é "Brava". É Bravo!
ExcluirEssa matéria é pegadinha ou é do Sensacionalista?
ResponderExcluirNo ranking Global de marcas a Fiat não aparece entre as quatro que vendem mais, sendo o nosso País o quarto e/ou quinto mercado no mundo. Casamento Medonho esse da Fiat com o nosso Brasil (desGoverno) induzindo o povo (vítima) refém de carros medíocres (popular) ser líder de Mercado. É a triste Verdade.
ResponderExcluirTenho Fiat Bravo Essence 2012, estou super satisfeito e dentro do mercado para o que havia à época, considerei a melhor escolha. Qto a questão de beleza, acho algo subjetivo, mas achei o carro mais bonito no momento da compra e ainda o acho muito bonito. Mico???...para aqueles defensores de GM e VW, o que me dizem do Vectra GT/X???, com certeza um sucesso de vendas. O carro custava R$57 mil e tinha um acabamento sofrível. Ou o que dizer do jurássico Golf, certamente um primor de custo-benefício com o seguro mais alto da categoria superando até o A3 Sportback.
ResponderExcluirTive um stilo 2003 16v por nove anos, o carro só me deu alegria,agora tenho um Bravo essence dual 2012, levei uma semana pra acostumar com o cambio,mas acostumei logo, estranhei um pouco a suspenção mais rígida que a do stilo no mais, o carro não deu problema e chama muito atenção por onde passo. Um amigo meu tem um Chevrolet cruze (só problemas e dor de cabeça),estou satisfeito.
Turma, problemas todos os carros tem! Existem carros que arrancam os dedos dos proprietários ao baixar o banco, existe toyotas da vida que aceleram desgovernadamente. Existem i30 como o do meu amigo com pane elétrica com apenas 500km rodados. Existem azarados como eu que tive um celta que quebrou a embreagem com 24000km e problema de motor apagando. Existe proprietários como eu também que já comprei peugeot 207 e nunca tive problemas, na hora de vender consegui preço de tabela uma semana após meu anúncio e também existe clientes como eu que comprou o Bravo há dois anos e nunca tive problema algum. O comentário é o seguinte, é muito relativo acusar um carro ou outro de problemas. Todos tem problemas, basta ver toda a onda de recall que são anunciados. Parem de criticar e comprem e curtam sua compra, seja qual carro for. Vão ser felizes ou serão eternos frustrados.
ResponderExcluirKKKKK tem gente aqui que parece que trabalha para montadora kkkkk
ResponderExcluiràs vezes não tem nem dinheiro para comprar o carro . kkkk
Carro é bem de consumo, comprem e usem, só isso. Não é luxo gente!!!! ACORDEM. Vocês não ganham nada criticando um carro ou o outro. kkkkk
Nossa o camarada mais parece dizer sobre um fiat uno, pelo visto nunca dirigiu o fiat bravo - pelo visto dizer que o golf e um carro do passado
ResponderExcluire o mais claro a dizer
Acho que o Bravo vende pouco por causa de reportagens como essa. Quando a montadora NÃO DÁ JABÁ PARA O "CRÍTICO" ele mete o pau. Reportagem ridícula, mal intencionada e que demonstra total desconhecimento do carro. O carro é um dos mais modernos em design e em motor, o melhor produto da fiat atualmente oferecido. A fiat só não molhou a mão desses reporteres idiotas!
ResponderExcluirPronto disse tudo em poucas palavras!!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirArrasou !!!concordo plenamente...aposto que nUNCA DIRIGIRAM UM ..ai falam mal do bravo...
ExcluirExato. Eu vou comprar um bravo aproveitando q ele saiu de linha e vai estar mais barato, um carro lindo e sofisticado! Varios aqui dando opiniao falando mal de carro de categoria superior pq na verdade eles so andam de gol, onix e hb20. O Bravo nao é pra vender muito mesmo nao pq nao é carro popular, pra isso a fia tem o uno, mobi, palio e punto assim como as outras montadoras tem seus carros de volume: up, c3, 208, celta, classic, ford ka. Vc nunca vai ver carros mais sofisticados vendendo muito como new fiesta, i30, focus, punto tjet, cruze, hb20x, ai qm anda de gol vai critcar os carros bons! Defeitos todo carro tem, é so consertar, trocar a peça. Noa vou falar do golf q é um gol melhorado pra nao ofender os fas boys.
ExcluirConcordo com vc,tenho um Bravo blackmotion 2015/2016,comprei zero,há três anos, está com vinte mil km, é nunca apresentou problemas, esse negócio de pane elétrica nunca houve,confortável, adoro meu Bravo,é um carro forte,me transmite confiança, tô muito satisfeita e não penso em trocar de carro tão cedo,não vou ficar torrando meu dinheiro, nesse país tds são caros,e o meu Bravo nunca me decepcionou.
ExcluirQue reportagem meia boca...
ResponderExcluirTenho um bravo 2011, carro muito bom, optei por ele depois de uma experiência frustrante com um focus 2010, que alias comprei pelos "ótimos" comentários e babação...resultado, o carro quase faliu comigo...depois que arrumei e vendi voltei a idéia original e comprei um bravo...recomendo sem dúvidas...
O cheiro de gasolina no meu Bravo TJet é insuportável, principalmente em dias de muito sol. Em três revisões o problema foi relatado, e nada de conclusões. Na última, falaram que é "normal'. Se alguém teve este problema e conseguiu resolver, me fale onde e como.
ResponderExcluirMeu primeiro carro foi um golf 1.6 2001, depois um polo sedan 2009, e ano passado passei pro Fluence. Todos são muito bons, e todos deixaram saudade, mas se for pra eu sair hoje do meu Fluence pra voltar lá pro golf que eu tive em 2001 (e que não mudou nada) não vou nem amarrado!!!!
ResponderExcluirDizer que o carro não tem identidade foi demais. Tive um Bravo Essence 12/12, rodei 18.000km no carro e não tenho nada a reclamar. Um conforto absurdo, direção precisa e muito leve, motor competente e moderno. Agora... Falar que o carro não tem personalidade e parece carro chinês foi demais, isso é coisas de repórter bairrista e que levou um "por fora" da VW pra falar bem do Golf, que por mais que fale bem é basicamente a mesma coisa desde 98, velho e ultrapassado
ResponderExcluirBom concordo contigo e um carro bom para quem saio de uma capitiva conforto total e fui para fiat bravo. Estava na estrada o carro simplesmente apagou tive que chamar o reboke. Fiquei assustada com isso tem apenas 1 mes que comprei esse carro.
ResponderExcluirSou um feliz proprietario de um Bravo Dualogic Plus 2013, 30.000km... o carro eh show... NUNCA deu problema. A unica coisa q nao gosto dele eh na estrada, a noite. Farois sao pouco eficientes e te obriga a usar farol alto. Fora isso... excelente custo beneficio.
ResponderExcluirSaí de um Vectra GT para ir para um Bravo a 1 ano e meio..
ResponderExcluirE foi, basicamente, como tomar um remédio para dor de cabeça.
Todos os carros vendidos aqui são uma bosta.. merecemos isso.. afinal somos brasileiros e compramos qualquer coisa a qualquer preço só para ter status.
ResponderExcluirFalar que Golf é carrão... Vectra é carrão.. Cruze é carrão.. parabéns.. você é um típico BRASILEIRO.
Pessoas que vendem a mãe para comprar um Camaro de 200 mil reais..podem se matar depois de saber que o mesmo carro é vendido a 20 mil dólares nos EUA. .
http://www.chevrolet.com/camaro-sport-coupe.html
Obeserve..seu BRASILEIRÃO.. se eles vendem por este preço.. é porque nós compramos.!
igual ao PS4... VAI VENDER QUE NEM ÁGUA... Afinall.. se nós pagamos 30 mil em um UNO.. podemos pagar 4 mil em um video game.. fácil!
Vou comprar um absolute o carro marca ate a pressão dos pneus minha esposa vai adorar mulher não olha essas coisas e 6 air bags, meu vizinho comprou um golf limited por 67 Mil e não tinha nem pro motorista. Isso é muito relativo temos que sair pra rua para obrigar governo a fiscalizar e boicotar as montadoras para fabricarem carros com mais qualidade e mais segurança, estamos no mesmo barco com Fiat, GM, Ford e VW essa é a verdade mais que vou comprar um Bravo usado eu vou!
ResponderExcluirBoa noite, ja tive golf, vectra, agora tenho bravo, o carro e show, tem muita gente que fala do mau do carro, mais nunca andou ou tem carro 98 so pode, o acabamento e um dos melhores o banco de couro o painel - acorda manezada.
ResponderExcluirCompra Corolla - bando de queima
tenho um bravo sporting a um pouco mais de um ano e não troco pelo meu ex carro golf 2012 de jeito nenhum
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluiroi gostaria de saber se a manutenção do bravo e muito carro e se as peças tem fácil acesso.
Excluire também quero saber se 1.8 bebi muito estou muito interessada em comprar um e sei que so quem tem um pode falar do carro porque o resto não conheci o carro
Comprou o Bravo???? Gostou??? Eu tenho o meu há três anos e amo,nunca deu problema, é um carro forte,gostoso de dirigir e ótimo acabamento.
ExcluirA FIAT sempre dá tiro no pé. Troca o modelo, coloca outro nome e as pessoas se ralam. Se o bravo fosse o novo Stilo, hoje venderia muito mais. Vou pagar por um carro de 50 mil que sei que vai sair de linha logo? Lógico que nao. Isso aconteceu com o tempra, o brava, o stilo, o Tipo, etc.
ResponderExcluirPrefiro simplesmente não confiar em notícias de pessoas que não possuem o carro. É muito fácil falar de algo que não se conhece por eventos isolados. Qualquer carro de qualquer fabricante haverá problemas aqui no Brasil, principalmente pelo clima e perfis de estradas e ruas que temos. Prefiro confiar em opniões de quem tenha o carro, como no carrosnaweb, que pessoas que possuem o carro dão suas notas e falam do ativo que possuem. Eu li lá, e todo mundo fala bem do carro, mesmo com alguns defeitos, não criticam o carro, e conheço quem tenha também e gostam muito do automóvel. Eu vou comprar um, pois é o melhor custo benefício do mercado, e acho que crescemos quando há quebra de paradigmas. Achei a matéria muito tendenciosa e sem fontes confiáveis para poder provar o que falam em criticar o carro, eu acho o design principalmente do modelo sporting super top, bonito, e gosto é igual braço, tem gente que nem tem.
ResponderExcluirTenho um Fiat Stilo 2010 e garanto que foi a melhor escolha que poderia fazer ! Nunca tive nenhum problema, me arrisco a dizer que ele é mais elegante que muito hatch médio atual no mercado. As linhas retas dele com certeza são um charme, e o deixa mais " Musculoso".
ResponderExcluirO carro e excelente carro, porém apresentou um problema no softwaare e consecionária falou que nao tem conserto, por causa de uma radio fm da cidade de Brasília. (PALHAÇADA)
ResponderExcluirMe amarro na FIAT, carro confortável, manutenção barata, e atende aos meus requisitos. Agora tudo é uma questão de gosto e sorte, tem gente apoixanada pelo Peugeot 206, aquela bomba que dá problema na suspensão todo ano e é caríssimo a manutenção.
ResponderExcluirO carro tem estilo marcante, acabamento sofisticado, tecnologia na medida certa, é extremamente prazeroso de dirigir, tenho um Sporting vermelho que arranca elogios de muitos ( principalmente com o Sky Window aberto), e o mais importante de tudo: leva e traz como qualquer carro deve fazer, até mesmo um Fusca, uma Kombi ... usar um carro para argumentar superioridade perante outro é bobagem, tenham um bom imóvel belamente decorado e bem situado, tenham uma bagagem cultural privilegiada com viagens e estudos ... quem compra um carro vai muito por emoção, e não pela razão ... qdo comprei meu carro, foi a aquisição de um estilo de ser, queria este modelo e nesta cor e desfrutar de noites belíssimas com o teto aberto, e pronto ... o sistema de navegação interativo, poder ligar e receber mensagens sem desviar a atenção ao trânsito pegando o celular com o blue me é excelente ... o Bravo transpira charme, masculinidade ... bom gosto ... essa é a mensagem que cada um deve passar , a extensão de sua casa, de seua hábitos ... e não competir para saber qual é o mais belo, o melhor, o mais que o de todo mundo ... desde quando carro é investimento? carro é meio de transporte e pronto!
ResponderExcluirMauro,
ExcluirConcordo contigo. Quem tem um Fiat Bravo ou já dirigiu um ,sabe bem o valor do carro, que por sinal é espetacular... vale cada centavo pago.
Prezados, bom dia!
ResponderExcluirSou proprietário de um Fiat Bravo 2012 câmbio manual e, posso afirmar que o carro é ótimo. Já realizei viagens com o carro é nunca me deixou na mão. Seu conforto é excelente, além do acabamento interno que deixa qualquer concorrente com inveja.
Vamos deixar especulações e realmente falar sobre o que se tem experiência e não sair divulgando sem a devida avaliação e precisão.
Prezados, bom dia!
ResponderExcluirSou proprietário de um Fiat Bravo 2012 câmbio manual e, posso afirmar que o carro é ótimo. Já realizei viagens com o carro é nunca me deixou na mão. Seu conforto é excelente, além do acabamento interno que deixa qualquer concorrente com inveja.
Vamos deixar especulações e realmente falar sobre o que se tem experiência e não sair divulgando sem a devida avaliação e precisão.
Vou ficar louco! Estou na dúvida entre o voyage 1.6 itrend (2014) e O Bravo Essence ( 2013). Vendo tantas opiniões diferentes. Acho que vou continuar com o gol 1.6, 1995 ( bolinha), motor ap. Pq tá foda! Só tenho condições de pegar um dos dois. Novo Prisma 1.4 ( salgado) Corola GLI (2012)... está salgado tb. =(
ResponderExcluirmatéria totalmente tendenciosa e claramente o jornalista puxa a sardinha para a VW, eu não tenho o carro na verdade só tenho motos mais, eu já andei em um Bravo T-Jet e me apaixonei pelo carro, conforto e esportividade são indubitavelmente sensacional ainda mais com aquele teto solar, multimídia extremamente funcional com Blue-Me porta malas gigante e o motor 1.4 turbo de 152cv rende na cidade andando sem pisar rende 9km/l e na estrada 12km/l. Gente na boa, é como o amigo acima disse, carro bom é aquele que te leva onde vc quiser e todos de todas as montadoras te darão dor de cabeça se vc não for uma pessoa cuidadosa que pensa que carro é só colocar gasolina e acelerar, compra uma BMW e faça só isso de botar gasolina e pronto sai de gatão pra ver se não vai dar problema ai vem a galera aqui falar que o BMW é lixo pq travou o motor, claro não trocou o óleo no tempo certo. Resumindo, eu curti demais o Bravo t-jet pra mim é o ideal, chama a atenção e pra desfilar com o teto aberto não tem pra ninguém.
ResponderExcluirVou comprar um bravo aproveitando q ele saiu de linha e vai estar mais barato, um carro lindo e sofisticado! Varios aqui dando opiniao falando mal de carro de categoria superior pq na verdade andam de gol, onix e hb20. O Bravo nao é pra vender muito mesmo nao pq nao é carro popular, pra isso a fiaT tem o uno, mobi, palio; assim como as outras montadoras tem seus carros de volume: up, c3, 208, celta, classic, ford ka. Vc nunca vai ver carros mais sofisticados vendendo muito como new fiesta titanium, i30, focus, punto tjet, cruze, hb20x. Qm anda de gol vai criticar mesmo os carros bons isso é natural do ser humano! Defeitos todo carro tem, é so consertar, trocar a peça. Não vou falar do golf q é um gol melhorado pra nao ofender os fã boys.
ResponderExcluireu tenho um bravo sport 2013 ..gosto do carro..do desenho dele.. muito bom.. corre muito..nunca me deu problemas... e como muitos ai..tem problemas... como qualquer um aqui... vai de vc acertar... meu amigo nada é perfeito... nesse mundo... tem bmw com problemas..sim tem!!! tem hilux com problemas.. sim... opinioes der quem kiser.. o povo é assim... mete o pu em tudo... flam mal... q fale...mais tou aqui defevendo o meu ... muito bom..o carro....
ResponderExcluirMUITO BOM O CARRO TENHO UM BRAVO SPORT 2013..NAD A FALAR DO CARRO DE MAL... AGORA OS MANOS SEMPRE RECLAMAE VAO SEMPRE.. NAADA É PERFEITO NESSE MUNDO... MAIS TEM SEMPRE ALGUEM PRA METER A LENHA... TODO TEM PROBLEMAS..VAI DAR SORTE DE CADA UM... BMW TEM PROBLEMA... CORROLA..HILUX... É ASSIM MESMO PESSOAL..VAI DAR SORTE EU TIVE... ..MAIS É UM CARRO BOM ..ME RESPONDE A TUDO...
ResponderExcluirTenho um bravo Wolverine ótimo, ele é ano 2014 nunca me deu trabalho, tipo defeito.
ResponderExcluirTenho um Bravo Essence 2013. Carro super confortável, econômico com ótimos acessórios. Nunca tive qualquer problema como os mencionados na reportagem. Achei a matéria bastante preconceituosa.
ResponderExcluirEu acho que as pessoas, se baseiam demais em um fato isolado.
ResponderExcluirDeve existir problemas ? Sim ! Mais acho que isso seja com todo tipo fe carro.
Tenho um New Fiesta Aut. Cambio Power Shift, que muitos detonam. Pense em um carro que eu nao tenho o que falar mal.
Vou vende-lo agora, e vou sentir saudades.
Todo carro tem problemas, e as vezes o problema vem no nosso.
So acho !!!
Matéria extremamente tendenciosa, assim como os vídeos do Yt, tive um Bravo, tive um C4 (carros que desentendidos falam mal) só me deram alegrias, fora o excelente acabamento e durabilidade, viajava todos os fins de semana com esses carros, e era muito bem visto com eles. Para Car Blog só volks é bom.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.