O alemão naturalizado brasileiro Wolfgang Sauer, executivo que presidiu a Volkswagen do Brasil entre 1973 e 1989, faleceu, ontem, aos 82 anos, em São Paulo.
Trata-se de um dos mais importantes executivos da industria automobilística brasileira, tendo sido responsável pelas negociações que resultaram em um dos maiores contratos de exportação mundial já feitos de um único modelo de carro: o do Passat para o Iraque.
Além disso, foi na gestão de Sauer que a VWB iniciou suas operações na China, nos anos 1990, movimento que está na gênese o processo que tende a levar a Volkswagen ao posto de maior produtor mundial de veículos, além de ser sua a ideia de implantar no Brasil uma linha de produção de caminhões, em 1991.
Sob Sauer, criou-se a Autolatina, em 1987, unindo as operações da Volkswagen e da Ford, nos mercados brasileiro e argentino, e a empresa lançou produtos de sucesso como Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Santana, Passat, entre outros.
Com a crise do petróleo, nos anos 70, o executivo, defensor da busca por alternativas à gasolina, fez da Volkswagen do Brasil a pioneira no desenvolvimento dos motores movidos a etanol, lançados em 1979 nos modelos Sedan 1300, Brasília e Passat.
Por tudo que li na matéria e não tinha conhecimento, trata-se de um EXECUTIVO CAMPEÃO em vendas, negócios, idéias tecnológicas, abertura de novos mercados, visão do mercado chinês...e o melhor, gostou do Brasil, buscando ser um cidadão patrício.
ResponderExcluirO Carlos Ghosn brasileiro presidente da Nissan/Renault/Dacia, deveria se espelhar num executivo como esse da VwB, para oferecer carros de qualidade como foram em seus lançamentos o Santana, o Gol GT - GTS - GTI, Quantum, Parati, Saveiro..., se tivéssemos até mesmo na Vwb hoje um executivo como esse não haveria mais Kombi, Golf 4,5, Polo ultrapassado.
Aconselho o Carlos Ghosn, a estudar um pouco as realizações do Sr. Sauer, e com isso, quem sabe, respeitar mais o brasileiro e amar pelo menos um pouquinho o Brasil, pois o Sr. Sauer trocou a Alemanha pelo Brasil, e fez da Vw uma empresa respeitada que hoje não é nem a sobra do que foi no passado dentro do Brasil, vivendo inclusive hoje da imagem desse passado que o Sr. Sauer ajudou a construir, enquanto que a Renault e Nissan, na década de 90 importava carros tops, vide Nissan Máxima, 300 Zx, que hoje foram trocados por March, Versa..., Renault que deixou de ser Renault e passou a ser Dácia e Samsung.
Descanse em paz, meus agradecimentos e minhas condolências a seus familiares.
Ao que parece esse atual presidente da VWB está determinado a atualizar toda a linha VW do Brasil com modelos globais. E já está há um bom tempo no cargo. Vamos ver, mas igual a esse alemão naturalizado brasileiro vai ser difícil. Esse Sr. Sauer era realmente uma fera.
ExcluirO melhor executivo que a VW Brasil já teve.
ResponderExcluirGrande perda para a indústria automotiva.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.