A Volkswagen e a Apple firmaram uma parceria para juntar os dois produtos icônicos de cada empresa, o iPhone da Apple e do Beetle da Volkswagen - resultando em uma versão especial do Fusca que pode ter suas funções controladas pelo aplicativo "Volkswagen Car Net" e inclui uma local de conexão do iPhone no painel, fazendo com que o Fusca seja o primeiro modelo do Grupo Volkswagen em que o iPhone se torne um componente integrado.
Há duas possibilidades para se adquirir a interface: primeiro como um recurso opcional, e segundo como um recurso padrão na série iBeetle e iBeetle Cabriolet - carros que serão lançados no início de 2014. O aplicativo, docking station e iBeetle fazem sua estréia mundial no Salão do Automóvel de Shanghai 2013.
Interface
Localização central no painel do Fusca temos a uma dock-station em que o iPhone é integrado simplesmente encaixando-o - semelhante a um sistema de navegação móvel. Uma vez dentro, essencialmente, todas as funções do iPhone pode ser usado no Fusca, o iPhone pode ser usado para navegar, para telefonar ouvir música a partir da biblioteca de mídia, entre outras funções.
O aplicativo
Quando o aplicativo é iniciado, ele pode conecta o iPhone ao Fusca (Beetle) no qual está encaixado. Assim que o iPhone se conecta à rede de dados do Beetle através do aplicativo e da dock-statiom, um menu com as seguintes funções estão disponíveis: "Spotify", "Expert", "instrutor", "Reader", "Cartão Postal" , "Foto", "Post" e "Milestones".
"Spotify" permite que usuários streaming de mídia, tais como novas músicas, playlists ou estações de rádio on-line personalizadas diretamente para o iPhone e de lá para o sistema de som do Beetle. Aqueles que desejarem podem postar suas músicas favoritas diretamente para os amigos. Além disso, os usuários do Beetle pode alternar entre "Spotify" e iTunes a qualquer momento.
Sob o menu "Expert", o aplicativo oferece cinco funções que tornam o iPhone um instrumento on-board. É oferecido um G-Meter (para medir a aceleração transversal), medidor de combustível, temperatura de refrigeração do motor, um cronômetro e uma bússola.
O "Trainer" pode ser usado para comparar os tempos de condução, as distâncias e os valores de economia de combustível para diferentes vias entre quaisquer dois destinos. Aqui, também, sugestões podem ser enviadas através de redes sociais como Twitter e Facebook - como a rota que leva mais rápido para a universidade ou para um destino de trabalho.
O (social) "Reader" lista das últimas mensagens de redes sociais como o Facebook. Há também uma função prática para ter iPhone mensagens lidas em voz alta aqui.
Outra função da comunicação é "Cartão Postal". Em resposta a um comando touchscreen, o aplicativo envia a localização atual do Beetle aos amigos como um cartão digital e identificação do remetente: "Enviado com o Beetle App".
Uma foto pode ser feita a partir do interior da câmera do carro pelo iPhone e enviado para redes sociais, com a função de "imagem". Basta ativá-lo, e o app faz o resto.
O iBeetle
Volkswagen concebeu o iBeetle em versões cupê e cabriolet, sendo um dos primeiros carros do mundo a ter uma verdadeira relação integrativa com o iPhone coordenado com a Apple. As cores e as características do iBeetle são estilisticamente ligadas à empresa baseada em Cupertino EUA, trazendo os ícones de seus smartphones em harmonia com o projeto do Beetle.
O iBeetle, que estará disponível no início de 2014, e se distingue dos demais por contar com rodas de 18 polegadas "disco" de liga leve (pintado em "Galvano Cinza" com calotas cromadas), caixas de espelhos e painéis de acabamento das portas laterais em "Galvano Cinzento", inscrição de porta preto "iBeetle", emblemas cromados "iBeetle" e um pacote Chrome (inclui frisos cromados nas laterais).
No interior, temos a predominância da cor "Galvano Cinzento". Esta cor também é usada nas demais peças de decoração do interior. O carro também conta com bancos esportivos em preto revestidos em couro "Vienna" e costuras contrastantes na cor "Ceramique".
Integração do Fusca com smartphone!?!?
ResponderExcluirA VW copiou rapidinho a ideia do My Link da GM!
A integração de carros com smartphones é uma tendência mundial.
Ao que parece a integração é maior neste caso. Começa com o conector no painel, depois tem a app específica que permite controlar funções do carro, e tem inforamções dinâmicas, inclusive medidor de G-Force (estabilidade).
ExcluirAcho isso normal, afinal, o Fusca é um carro de categoria bem superior, custa mais do que o dobro do Onix e por isso deve oferecer mais, em todos os quesitos do carro.
ExcluirA segunda geração do My Link já está sendo testada lá nos EUA e deve incorporar mais funções em carros mais caros.
No entanto, enquanto o My Link atual já "conversa" com todos os smartphones, uma grande desvantagem desse sistema do Fusca é o fato de só "conversar" com o iPhone da Apple.
Se considerarmos que aqui no Brasil, mais de 90% dos consumidores preferem os smartphones que usam o sistema operacional Android (custam menos e possuem mais aplicativos disponíveis do que os smarts da Apple), esse sistema da VW limita muito a conectividade e precisa evoluir.
Amigo Rasec, me desculpe, mas, de onde você tirou esta informação de que a Google Play dispõe de uma quantidade superior de aplicativos em relação à App Store da Apple? Esta última, por ter sido a primeira loja de aplicativos para dispositivos móveis do mundo, sempre dispôs de uma quantidade superior de aplicações. Talvez, a Google Play tenha atingido a marca dos mais de 700 mil apps (já alcançada pela Apple há um tempo) e assim se equiparada à App Store (leia-se Apple), e só. Além do mais, a fama que um iPhone tem pelo mundo, há anos, jamais foi repetida nem mesmo pela família Galaxy da Samsung (maior vendedora de Android no mundo), não é à toa que, a cada lançamento de iPhone (ou qualquer outro produto da Apple), muitos americanos acampam, semanas antes, na porta de uma App Retail Store para ser um dos primeiros a pôr as mãos no novo aparelho. A VW integrou o smartphone mais famoso/badalado/desejado a um de seus modelos de maior sucesso no mundo.
ExcluirPS: A propósito, qual outra fabricante de automóveis escolheu integrar um veículo com um smartphone Android? Poderia me responder abaixo?
Sem problemas colega Unknown, me referia aos aplicativos gratuitos. Sobre aplicativos pagos das lojas Apple e Google, concordo, hoje se equivalem com pequena vantagem para uma ou para outra, mas que atendem às necessidades da maioria dos usuários.
ExcluirSobre a integração de carros com smartphones, nada contra o excelente iPhone, mas acredito que o conceito de plataformas abertas de integração seja melhor do que a restrição à uma só marca.
Do jeito que os smartphones estão evoluindo rápido e o custo caindo, sistemas que dão ao consumidor o direito da escolha da marca e a tranquilidade de poder trocá-la quando desejar, me parecem mais antenados com o conceito de conectividade.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.