O Toyota Etios foi lançado no Brasil em setembro de 2012, e, na época do lançamento, a gigante japonesa informou que a fábrica de Sorocaba, construída para fabricar o Etios, tinha capacidade de produção anual de 70.000 unidades, o que representa 5.833 carros mensais.

Toyota Etios Hatch Prata

A capacidade de a Toyota realizar essa previsão de vendas foi colocada em dúvida por vários analistas do mercado automotivo brasileiro, visto que o Etios é, desde a sua apresentação, objeto de críticas com relação ao seu estilo - excessivamente conservador - e acabamento - considerado simples demais.

Toyota Etios Hatch Prata

Entretanto, ainda em janeiro de 2013, a Toyota informou que estava duplicando a produção do carro - o que causou perplexidade, visto que, à época, as vendas do carro patinavam muito atrás de seus concorrentes diretos, especialmente Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Toyota Etios - painel

Ocorre que, como o gráfico abaixo mostra, as vendas do compacto japonês vêm crescendo consistentemente desde o seu lançamento, e, agora, em abril, dispararam, o que projeta venda mensal do Etios Hatch de mais de 4.000 unidades, e de mais de 3.300 unidades do modelo sedã. Somados os dois valores, teremos mais de 7.400 unidades vendidas do Etios em abril, um número que é 27% superior à previsão inicial da Toyota.


Importante observar que o gráfico acima tem uma projeção de vendas em abril para o Etios, já que estamos ainda na primeira quinzena, onde Etios hatch obteve 2.052 unidades vendidas, e o Sedan, 1656. Assim, para traçar o gráfico, multiplicamos por dois os valores de venda quinzenal para estimar as vendas mensais em abril do Etios - algo que só poderá ser confirmado no final do mês.

Toyota Etios Sedan

Outro fator que não pode ser desconsiderado é o fato de que a Toyota ter reduzido o preço do carro, sobretudo das versões mais completas, e estar em meio a uma campanha de vendas que dá IPVA e licenciamento grátis, financiamento com taxas subsidiadas e até televisões de 42 polegadas como brinde.



Ajuda, ainda, o fato de concorrentes como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estarem com filas de espera nas concessionárias de mais de dois meses - trazendo para o modelo da Toyota os consumidores que não podem esperar.

73 Comentários

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  1. Eu acho q quanto mais variedades e opçoes e melhor pro povo brasileiro,presidenta Dilma continua barrando carro importado.

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    1. Quem fez esse gráfico deve ter tomado muito sakê, pois acredita que de março para abril aumentará 50% as vendas desse mico.

      Pelo menos manda arrumar esse painel de balança e manda colocar no lugar certo.

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    2. Vc sabe pq o painel esta naquele local? tenha primeira mente a informação para poder falar algo.

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    3. Eu não sei porque está no centro mesmo. Alguém sabe? O que encontrei na internet foi que é para baixar custos e facilitar a adaptação para vários países. O que eu sei é que o Camaro tem as informações principais e computador de bordo projetados no Parabrisa, Audi está trazendo até o GPS que era no centro do painel pra frente do motorista, atrás do volante junto com o tacômetro e tudo mais, deixando somente o ar condicionado no centro. Acho que o mais natural é olhar para frente mesmo.

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  2. Não gosto do Etios mas a concorrência faz maravilhas.

    Por pior que seja aquele painel, será certamente mais um toyota que muito raramente vai ver uma oficina mecânica.

    Entre 36 mil num Etios ou 36 mil num chinês da vida que corre o risco do câmbio ficar na sua mão na hora de passar a marcha, iria de Etios fácil fácil.

    Como diz a própria publicidade : É um Toyota.

    Além disso é, com todas essas promoções, provavelmente o Toyota mais honesto de todos, visto que o próprio Corolla nos EUA é vendido pelo mesmo preço do Focus Hatch, enquanto que aqui no Brasil ele parte de 10.000 reais mais caro que o modelo da Ford.

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  3. Não entendo se essa persistência é teimosia ou burrice, ou o custo tem sido zero, qual o prejuízo é só de quem compra.

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  4. Ex presidente Collor q globo elegeu falou q os carros brazukas sao umas carroças,por isso antes de votar pense muito bem,foi ele q abriu mercado pra carro importado,pelo menos isso eu concordo.

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  5. Tem fan boy q odeia Toyota e carro japa mas eu acho Etios 4 estrelas latin ncap q nem hb 20 nao conseguiu melhor do q gol,celta,uno e ka,etc.........

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  6. Vamos ver as vendas do Etios no final do ano na India,Africa do sul,Indonesia e BR,etc..............
    Na India quem domina e a Maruti Suzuki,etc.............

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  7. Toyota ta se mexendo pra vender o Etios a concorrencia vai fazer o mesmo,quanto mais concorrencia e competiçao melhor pro BR,Dilma barra carro importado poderia trazer o Yaris,etc......................

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  8. Se Toyota ( carro japa) fosse ruim nao seria a maior montadora do mundo e o corolla o carro mais vendido do mundo (best selling car blog).
    Fan boy critica o Etios mas nao fez nem ao menos test driver.

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    1. Conseguiram te comprar facinho hein!!!
      Onde esse carro feio é vendido?
      Aqui e na Índia.
      E nem na Índia ele consegue vender bem.
      Toyota também é velho e sem graça!
      Se vender bem fosse sinônimo de qualidade, o Gol seria o melhor carro do país.
      Fim de papo!

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    2. Tenta vender na Indonésia também. Por que será que não vendem lá no Japão? 4 estrelas no Latin NCap???? Num exemplar fornecido pela própria Toyota? Não deveria ser feito o teste num carro comprado como consumidor normal? Não é estranho isso? Se o Latin NCAP continuar fazendo testes com carros "Patrocinados", pra mim perde totalmente a credibilidade. Sem contar que os parâmetros utilizados nos testes são diferentes. Por exemplo. 5 estrelas só é possível com teste de impacto lateral. E nem todos os carros passaram por este teste. E ai? Já para crianças o Étios tem só duas estrelas, se igualando a celta, uno, gol, etc. O Carrinho é tosco, já dirigi um Cross (TOP), e detestei, reações lentas devido às quase 4 voltas no volante de batente a batente. Supondo que teria realmente as 4 estrelas quanto ao teste de impacto, segurança não é só isso. Segurança é prevenção. Tudo aquilo que ajuda a evitar um acidente, e com certeza o painel de instrumentos no meio, não ajuda neste ponto, a falta de bluetooth e atendimento do celular no volante também não, e as quase 4 voltas no volante de batente a batente muito menos. Nem pensar, e ainda que o Cross é quase R$ 46000,00, neste valor dá pra pegar até carro automático que é uma tendência a curto prazo. Agora que temos carros "populares" por R$ 46000,00 no caso do Onix LT, Carro com câmbio manual talvez acabe desvalorizando rapidinho. Quero ver opinião do dono em carro com mais de 60000km. Aliás, cadê o desmonte dos 60000 da Quatro Rodas?

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  9. Eu fiz um test drive, quero não, obrigado.
    R$ 25.000 tá caro. Vão por mim... ou, tome coca-cola, tome coca-cola... parem, I´ve loved Coca-cola.

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  10. Com a escolha dos governantes e o povo comprando esse carro (de péssima qualidade técnica) eu tenho certeza que o povo brasileiro eh burro e aceita qualquer porcaria... vejam a políca e as vendas desse carro... enfim...

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  11. Inicialmente o Etios básico viria a R$35 mil, mas quando olharam o HB20 e Onix, viram que estariam phu%#&@$ se mantivessem o preço. Então lançaram a R$ 29.900. Como não vendeu, abaixaram o preço para R$ 29.100, estão dando licenciamento e IPVA gratis (R$ 1.100) e agora tv de 42" (R$ 1.500), o que, na verdade, deixa o carro perto em R$ 26.500, que é de onde deveria ter sido lançado para agora estar em R$ 23.000 haha

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  12. Claro..vejam a satisfação dos DONOS... http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Toyota&modelo=ETIOS

    O carro tem media maior que hb20 e onix. é a escolha mais racional. custo x beneficio de longe. carrão. comprei e recomendo muito.

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    1. Infelizmente não dá pra levar a sério os comentários lá no link. Viagem do povo. Que carro bizarro! Qualquer país merece mais.

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    2. Quem compra Etios tem pouca expectativa, por isso co ontentamento com pouco. Já o HB20 foi lançado com muita expectativa, o que atraiu compradores mais críticos.

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    3. Crítico em que sentido tiagojb? Pois foi levando em consideração o lado crítico que comprei um Etios. Basta fazer um teste drive no Etios e compara com seus concorrentes.

      O que você considera um comprador crítico? É aquele que procura saber das qualidade mecânicas do carro? Ou aquele que quer carro "bonitinho" pra mostrar pros amigos?

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  13. SÓ COMPRARIA UM ETIOS SE O PAINEL NÃO FOSSE NO MEIO DO CARRO ISSO É RIDICULO E BRASIL NÃO É INDIA E ETIOS NÃO É COROLLA.

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    1. vc mandou bem no que falou,meu tio tem um ,me apresentou o carro super empolgado,nao vi graça no modelo, a marca é forte e garantida mas pecou no modelo q chegou para competir com os iguais hb e onix,imagina para revender um carro desse?

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  14. AF isso é uma péssima noticia , piora mais ainda a impressão de idiota dos brasileiros para a toyota.

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  15. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Até na índia o ETHIOS encalhou e vai ter nova versão já agora. Aqui no BRASIL vai ficar este mesmo. Está vendendo como água. kkkkkkkk. Toyota mantém o Ethios do mesmo jeito que está por que merecemos.

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  16. Sobre o velocímetro no meio: é menos perigoso do que a localização tradicional atrás do volante. Na hora que v. focaliza seus olhos pra baixo, pode aparecer um perigo diante do carro (por exemplo, um pedestre). Se estiver olhando pro velocímetro do Etios, não tem como não perceber o perigo à frente. É muito melhor no centro do que atrás do volante.

    Sobre painéis centralizados em geral: todos os carros chiques os têm, seja para velocímetro (analógico ou digital) ou para recursos high-tech do tipo GPS (exemplos: Picasso, Civic, Fluence, etc.) Só que rico correndo é esporte, pobre correndo é ladrão, né? Talvez se o Etios custasse como um Mini ou Cinquecento ou Smart, daí o painel dele seria chique também, né?

    Sobre o painel simples: se eu fosse solteiro e estivesse a fim de ficar com uma gata, era HB20 sem a menor dúvida... o painel é muito mais estiloso, o interior é bem mais bonito.

    Só que já sou casado e aí importa ter o máximo de espaço possível, para poder viajar ou passear com a mulher e os filhos. Daí a vantagem de um painel clean que faz o carro ter espaço na frente de sobra e porta-copos e mamadeiras por toda parte. É tudo uma questão de finalidade de uso.

    O Brasil e Índia têm muito em comum. Se um carro da Toyota puder ser feito pra dois ou mais países e por isso sair mais barato, melhor pra todos. Por exemplo, provavelmente pagamos mais do que a Índia no Etios. Isso sim é que devia ser a nossa preocupação no momento.

    O Etios já "emplacou", segundo as previsões, e se a Toyota não pisar na bola com preços astronônicos talvez consiga que o Etios figure entre os 10 mais vendidos.

    Quem acha o Etios feio, vou dar uma dica: em vez de ficar postando bobeiras ininteligíveis, vai fazer um teste-drive do HB20, do Onix ou até mesmo do Clio, que tá bem barato e foi redesenhado. Esse negócio de ficar falando mal de carro que não vai querer, é no mínimo é estranho. Ou falta de grana pra comprar...

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    1. Essa foi a maior *** asneira *** que li pra justificar a economia porca pra colocarem a balança de feira no meio do painel.


      Na India esse etios concorre com o Tata Nano, do qual copiou o velocimetro no meio do carro.

      A toyota já devia ter demitido a mula que trouxe esse tranqueira pro Brasil.

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    2. Opa painel no meio é economia porca então a Citröen economiza também?

      Ou quando é um painel no meio dum Citröen geral acha o máximo?

      Meio estranho isso aí hein

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    3. Test drive do clio?

      Se o cara fizer test drive do clio nunca vai levar o Etios. O Etios custa 50% mais caro.

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  17. > A toyota já devia ter demitido a mula que trouxe esse tranqueira pro Brasil.

    Por que o amigo não se candidata a trabalhar na Toyota? As sugestões de dentro da empresa talvez dêem mais certo...

    Repito que gostei do velocímetro no meio. Talvez a própria Toyota tenha carros numa categoria acima com a mesma característica, talvez com acabamento mais próximo do Honda Fit, por exemplo. Na minha opinião, já temos muitos carros com velocímetro na esquerda, de modo que novas opções tornam a vida mais interessante, não é mesmo?

    Gosto das coisas com mais simetria e os instrumentos centrados deixam o painel mais limpo, diferentemente de alguns outros carros que enfiam tanta coisa junta que o carro parece que tem painel de teco-teco.

    E acho o Tata Nano muito mais simples; nunca seria concorrente do Etios. Basta comparar as especificações de ambos.

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    1. Funcionario de revenda Toyota detected...tentando salvar a pele do feioso da toyota...tentando se passar por consumidor...kkkk

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    2. O carro é bom.

      Esse ódio desmedido é daquele pessoas que compra as mesmas carroças bonitonas de sempre.

      Etios é a compra racional.

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  18. Vamos aos pontos positivos e negativos dos 3 lançamentos

    HB20 1.0 Comfort Style
    Positivos
    Estilo interno
    Estilo externo
    Motor moderno de 3 cilindros
    Porta malas

    Negativos
    Suspensão traseira
    Espaço traseiro
    Tempo de espera elevado
    Sem negociações na hora da compra

    Onix LTZ
    Positivos
    Custo x Benefício
    Espaço interno
    Bom conjunto mecânico
    My Link

    Negativos
    Tempo de espera elevado
    Sem negociações na hora da compra
    Alguns casos de panes

    Neutro (deixei no neutro pq tem gente que gosta e tem gente que não)
    Posição de dirigir
    Painel digital

    Etios XS
    Positivos
    Espaço interno
    Bom conjunto mecânico
    Econômico
    Pós-venda

    Negativos
    Estilo conservador
    Interior simples

    Se for comparar os 3, nenhum é perfeito. Mas se você não nada em dinheiro, e pretende um carro para os próximos 7 anos, você tem que analisar todos os pontos, inclusive a sua possível dor de cabeça com as peças mais caras de um carro, quando a garantia acabar. E das 3 marcas, a toyota é a que tem melhor fama para esse perfil de comprador.

    *Para quem discorda do pós-venda que coloquei no Etios, compare a % de desvalorização dos modelos que comparei na tabela FIPE Onix>HB20>Etios

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    1. Funcionario de revenda Toyota detected...tentando salvar a pele do feioso da toyota...tentando se passar por consumidor...kkkk

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    2. Bom resumo, dá pra se orientar um pouco melhor. Bem acertado, inclusive, pois eu me incluo entre os que não gostaram muito do painel do Onix (e até o do HB20 parece exagerado frente à simplicidade do da Toyota).

      Quanto ao design do Etios, acho conservador, mas não tanto quanto o do Fox ou Jetta (só pra comparar, nada contra estes bons carros).

      E ótima conclusão: carro perfeito não tem, cada um tem seu ponto forte e seu fraco. E todos contribuem para um cenário melhor na oferta de carros nacional. Esse dueto VW-FIAT limita muito nossas escolhas.

      Ao contrário dos que vivem copiando e colando inutilidades pra encher linguiça, acho todos os três carros bem bonitos e nenhum é uma compra ruim. O preço do Etios estava muito alto, mas no patamar atual (e com os equipamentos que traz), temos agora três opções excelentes aos consagrados Gol, Fox, Uno e Palio.

      Se alguém acha que algum carro é feio, esquisito ou de má qualidade (quando os donos estão satisfeitos), a meu ver é indivíduo dotado de preconceito e é o primeiro a sair perdendo ao reduzir suas prṕrias opções de escolha.

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  19. Vamos aguardar mais um pouco, que logo esse éTios vai estar sendo vendido a R$19.999,00 com ar e direção.

    Concorrendo com os Tata indiano, Logus e Escort.

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    1. Tendo um excelente motor com bloco de alumínio e corrente de comando em vez de correia dentada?

      Aguarde deitado, porque sentado vai cansar a coluna.

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  20. etios parece que foi um lançamento dos anos 90...Olha o peugeot 206 foi lançado em 1999 e mesmo assim é mais estiloso...Painel do etios da vergonha...

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  21. > Painel do etios da vergonha...

    Se causa vergonha pra você, não assuma que vai valer o mesmo pra todo mundo. Eu curto simplicidade.

    Só pra ilustrar, algumas frases de uns caras famosos:

    Leonardo da Vinci: "Simplicidade é o último grau de sofisticação".
    Mies Van Der Rohe: "Menos é mais".
    Albert Einstein: "Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso".
    Antoine de Saint-Exupéry: "A perfeição é alcançada não quando não há mais nada para adicionar, mas quando não há mais nada que se possa retirar".

    Pra mim o painel é perfeito como está.

    E o carro também está me parecendo lindo como novo. ;-)

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    1. Esqueci a fonte: Wikipedia.

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    2. Eu gosto do Etios, especialmente o hatch, e especialmente com os preços mais baixos. A única coisa que falta para ele seria um câmbio automático CVT. Se a Toyota colocar isso, o carro vai bombar mais ainda.

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  22. Enfim o preço do Etios começa a se aproximar da percepção de valor que o mercado tem dele...

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    1. Sem dúvida, com o o Etios XS 1.3 sendo vendido por por R$36,9K, mais descontos de R$2,5K (R$1K do Ipva grátia + R$1,5K em combustível ou uma TV 42"), chegamos a um preço final de R$34,4K, que é o que o mercado paga pelo carro, e por isso as vendas cresceram.

      Vender o Etios pelo mesmo preço de HB20, Onix, 208 e New Fiesta nacional foi um sonho da Toyota, que terminou em pesadelo, com péssimas vendas. Mas agora já caíram na real e reduziram definitivamente os preços de toda a linha Etios, para poder vender mais, e parece que deu certo.

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  23. Sobre o comentário de vendedor, não sou vendedor. Estou apenas expondo o que é fato, a Toyota construiu sua fama de boa mecânica desde a época do Bandeirante, e vendeu muito, um Corolla que ficou mais de 10 anos com o visual cansado e com apenas um atrativo em relação a outras: sua mecânica

    Se discorda, procure fontes confiáveis, falando de problemas mecânicos na internet, e me mostre que a quantidade de reclamações com relação à mecânica é maior para Toyota do que para a GM e Hyundai. (to falando de marca, não de carro específico)

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    1. Não sei a quem você se referiu, mas de qualquer forma, todos sabemos que a qualidade Toyota é boa, assim como Chevrolet, Ford, VW, Honda, etc, que são marcas reconhecidas no mundo todo e em mercados bem mais exigentes que o nosso.

      O Etios, assim como qualquer outro carro, tem suas vantagens e desvantagens e o problema era apenas uma questão de reposicionamento de preços por parte da Toyota, em função de ser um carro que não agradou a maioria, fato já reconhecido pela própria Toyota na Índia, antecipando para 2014 a nova geração do Etios que só viria em 2016. Normal, errou, corrige.

      Opiniões pessoais refletem apenas os valores de cada um, já o mercado (vendas) reflete a preferência da maioria que compara, analisa e decide pelo melhor carro e preço para atender suas necessidades.

      Economia de mercado é assim no mundo inteiro, os melhores produtos vendem mais e com um preço maior.

      Também não sou sou vendedor, mas, veja, da mesma forma que as empresas utilizam seus especialistas e as estatísticas de vendas para definirem as estratégias do negócio e tomarem suas decisões, não acho errado o consumidor também usar os dados de vendas de qualquer produto em relação aos concorrentes para ajudar na comparação antes da decisão de compra e gastar seu dinheiro suado.

      A competência ou incompetência de qualquer produto, recebe no mercado, através da concorrência, sua devida precificação e classificação, e nisso o mercado é cruel, doa a quem doer.

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  24. Essa balança de feira e pra enfeiurar ainda mais colocaram-na bem no centro do painel.

    Também tem a peças de Isopor expostas e debaixo dos paralamas e pintaram de preto pra disfarçar, como é que fica depois de um tempo?
    Tem que pedir pra não passar a wap na hora de lavar?

    O carro pode até ter qualidade mas fizeram (ou Alguém fez com Intenção) coisas que detonam o que tem de bom.

    É como um bela pizza, mas apenas uma minúscula barata andando em cima.
    Quem aqui salvar é como o garçom que dá um tapa na barate e diz: ahh isso não é nada, pode comer que está ótima.

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    1. Isso deve ter ocorrido no século passado... ô raios

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    2. Claro está que isso tudo começou porque a Toyota (e todos os outros fabricantes) vendem seus carros a preços absurdos aos brasileiros. Não sei se o amigo está a par, mas tem havido reportagens comparando nossos preços com outros países vizinhos e a diferença é de estarrecer.

      Os concorrentes, possívelmente, aproveitaram para atribuir as fracas vendas (obviamente decorrentes do alto preço inicial do carro) a supostos "defeitos" do carro, como feiúra, simplicidade ou até mesmo problemas de montagem. Tudo isso fantasioso, claro, e facilmente contestável:
      - feiúra: basta olhar, não é um primor, mas é melhor que muitos outros carros;
      - simplicidade: bem, é a proposta do carro e há outros na mesma linha;
      - problemas de montagem: isso não ocorre na indústria automobilística moderna -- e menos ainda em empresas de classe mundial.

      Porém, e aí é que está o problema, alguns ficam imitando como crianças esses comentários maldosos, o que também nos causa estranheza e nos faz passar por idiotas para quem consegue entender as besteiras que são ditas por aqui.

      Sinto pelo vexame, mas veja que nem todos os brasileiros são tão descabeçados.

      E grato pela contribuição; quem sabe consigamos alguma maturidade nos comentários daqui... algum dia.

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    3. Vendedor de revenda Toyota detected...tentando salvar o trolado e ainda tentando se passar-se por consumidor.

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  26. Vários são os fatores a serem analisados estou em dúvida entre o HB20 e o étios mas com uma pequena queda pra o étios por ser um TOYOTA, carro que quase nunca vai a oficina mecânica espetacular e grande valor em revenda. Mas aqui pra nós em designe o HB20 dá um show.

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    1. Pois eu acabei de ver alguém noutro site insinuando que o HB20 é feio. Ou seja, a idéia agora não é concorrer pelos próprios méritos, mas ficar postando comentários tentando criar uma mentalidade de que carros absolutamente normais são tão feios que deixariam o dono doente ou causariam impotência.

      É o marketing de quem não tem nada a oferecer: em vez de ganhar clientes, prefere ficar atirando pedras nos outros. Lastimável.

      É natural que as pessoas tenham diferentes preferências. Uns gostam do HB20, outros preferem o March e há, lógico, os que preferem o Etios. É preciso desenvolver um diálogo mais civilizado, que respeite os gostos de todos, pois cada um tem direito a uma opinião. Por exemplo, baixado o preço do Etios, as vendas subiram a um patamar mais normal. E dizer o que das pessoas que compram o carro e não acham o painel central ruim? Ou dos que acham que o carro ser espartano é uma qualidade?

      Os ataques pessoais implicando que a pessoa é burra ou tem mau-gosto revelam grande pobreza de argumentos e, repito, isso é o marketing incompetente de quem não tem o que mostrar. Bons produtos vencem por si mesmos, não é preciso atacar os outros.

      E o preço dos automóveis ser alto infelizmente é a realidade de um mercado em desordem, que necessita se alinhar com o resto mundo. Ou pelo menos com os países nossos vizinhos. Não adianta o carro ter um design lindo ou ser simpático ou ainda ser primoroso na qualidade... tudo isso é esperado de todo carro, e nem por isso deviam custar mais do que em países com situação econômica melhor que a do Brasil.

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    3. kkkkk esse alex tomou no bogas adquiriu um etios,e qm falou q portugues tem bom gosto,se assim fosse nao teria abandonado o brasil.

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  27. Uma das piores coisas que a toyota fez é esse painel colocado no meio do carro, alguém dentro da toyota trabalhou contra e conseguiu.

    Transformou o carro em mico...

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  28. PESSOAL, COMPREI UM ETIOS 1.5 SEDAN, O CARRO É ÓTIMO, ESPAÇOSO, ECONÔMICO, O PREÇO DA MANUTENÇÃO ESTÁ ÓTIMO... NEM SE COMPARA COM ESSAS CARROÇAS QUE SE DIZEM BRASILEIROS, ONDE O PREÇO É ALTÍSSIMO EM PEÇAS E MANUTENÇÃO E DE PÉSSIMA QUALIDADE NUM TODO.

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    1. Vendedor de revenda Toyota detected...tentando salvar a lixeira e ainda tentando se passar-se por consumidor.

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  29. Gente, com tantas opções mais modernas e tecnológicas na faixa de R$40.000, como New Fiesta, Gol 1.6 G6, Punto 1.6, novo C3, Versa etc, o que leva alguém a comprar uma coisa desgraçada dessa?

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    1. Acho que tem, aqueles que acompanham "crash tests", por exemplo.

      Entre carro moderninho e carro seguro, eu ainda compraria o modelo mais seguro. Sem contar que quem conhece a Toyota sabe que o pós-venda é de uma qualidade bem acima das demais, com direito à medição de pastilhas de freio e tudo.

      Certa vez peguei meu Focus numa segunda-feira da revisão e quarta tive de trocar a pastilha do freio, sequer olharam que ela estava praticamente acabada, uma palhaçada de 600 reais que me fizeram. Isso que a putaria é semestral, a cada 6 meses deixará uma boa quantia de dinheiro por nada, porque não fazem o que dizem que fazem. Na Toyota você fica olhando, eles possuem muitos processos lá dentro, eles chegam a quem causou o problema porque é tudo documentado.
      A oficina da VW, GM Brasil, Ford e FIAT parece um bordel, ninguém sabe de nada, estragam teu carro e lá dentro ninguém sabe quem foi.

      Quebraram uma presilha do Corolla que eu tive, reclamei, trocaram na hora, pegaram na ficha quem trabalhou no carro, o funcionário foi advertido e garanto que isso não voltou a acontecer.

      Pós-venda também é produto, o relacionamento do consumidor está muito longe de acabar quando ele compra o carro e sai da loja, na verdade ele está apenas começando.

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    2. Muito esclarecedora esta resposta acima sobre o pós venda da Toyota, se for assim eu até mudo minha opnião, pois como vc disse é tudo um bordel, vc chega na CSS e já tá escrito na testa "otário", depois dessa certeza larguei de comprar carro mais caro, compro o zer mais barato e nem faço revisão, só troco óleo e o dia que começar dar problema nem esquento em trocar por outro novo.

      Se a Toyota é tão correta e respeita o cliente, sim eu gostaria de saber mais.

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    3. Eu acho que irá gostar, mudar de marca é até saudável para a gente ir conhecendo o que os outros oferecem, foi assim que cheguei na Toyota, depois de Nissan, GM Brasil, Ford, VW e Honda.

      A Honda é bem próxima à Toyota em qualidade, é ótimo ver que eles brigam para ser o melhor porque nós ganhamos demais com isso.

      Me parece que os problemas que você teve nas CSS foram os mesmos que eu tive, serviço mal executado, preço alto e visitas semestrais. É de enlouquecer mesmo...

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    4. nos alimentamos as css vw amigos,sem falar se tu nao montar o som de seu carro law com terceirizada deles perde a garantia, se tu nao olha leva bica na marca dos falante quase fui enganado law!sem falar no mal humor dos atendentes.

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  30. Os carros desse segmento são todos ruins. É lamentável pagarmos preço de Mustang V6 por estes lixos de carros populares que nos vendem.

    De todos os ruins, eu ainda compraria este lixo feio, porque pelo menos recebeu nota melhor no teste de colisão e a mecânica é confiável. Quem compra carro popular é porque precisa poupar dinheiro e não perder o motor porque a VW usou óleo errado ou fazer revisões extremamente precoces na Ford, Fiat e Chevrolet. Revisão precoce tira dinheiro, um propósito bem contrário ao de quem compra carro popular.
    O brasileiro precisa ter uma coisa em mente, ele sempre perderá, então o consumidor precisa mensurar muito bem o que é mais importante para ele, se roda de ligava leve ou ABS, airbag ou farol de neblina, porque uma tendência que todo mundo usa contra nós, consumidores, é a "capação" do carro, tiram tudo o que podem, você acaba levando chassi, motor, câmbio e um lixo que chamam de carroceria por cima.

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  31. Engraçado, pra completar o plano de marketing desse desse carro, zuaram até no nome: étio.

    cena 1 - flanelinha: é tio dêxa que nóis cuida !!!

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  32. O povo fica divagando para tentar justificar o preço absurdo cobrado nesse engodo de 4 rodas. Qualidade mecânica? Conversa fiada. Sem tecnologia, que carro atual fica dando problemas? Correia dentada? O motor Rocam da Ford há muito traz essa "novidade". Segurança? Por R$2000, a maioria dos veículos oferecem o pacote com ABS E AIR BAG duplo.

    Abra o olho, consumidor.

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    1. ABS e airbag salvaram a nota do JAC?

      Se ter os itens fosse garantia de segurança, seríamos felizes, mas o problema é bem além disso.

      Fiado foi a tua postagem... E sobre qual carro moderno fica dando problema, posso te dar uma lista, inclusive de alguns que eu mesmo tive.

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  33. tive um c4 pallas com painel no meio mas é outro nivel os numeros são digitais e enormes não atrapalha de ver e o contagiros é atras do volante.
    Não tem um painel ridículo como o étios e tudo é emborrachado perteito no c4.

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  34. como um carro de 29000 vende menos que um de 65000 da mesma montadora, a toyota é a unica no Brasil que consegue esta façanha. É porque o carro é feio e mal acabado. tode ter boa mecanica mas hoje aparencia manda muito, e a qualidade nos arremates e iterior é péssima. Comprei um c3 para minha esposa´e da de 1000 em qualquer etios em termos de beleza, conforto ergonomia. Tenho um New fiesta que tem 7 air bag e controle de tração e estabilidade, e é lindo.

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  35. Engraçado, muita gente fala mal do carro, que é feio e blá blá desde o seu lançamento, mas só que a Toyota vende em média mais de 2000 carros por mês, tirando o sedan, esse mês vendeu mais de 3000(Fenabrave) e tem gente que acha pouco, pensam que eles são burros! Você tem noção quantos eles gastam para fazer essa carniça? Ou melhor quantos custa esse fenômeno para eles? Tenho certeza que uma bagatela! Vendem por um preço astronômico em relação ao salário mínimo do Brasil, para um carro que se diz “popular” eles não são bobos não, são mentes treinadas, tudo marketing e dinheiro, bobos somos nós de acreditar que eles estão no prejuízo, é só multiplicar suas vendas pelo valor do carro e tirar seu custo de produção (sendo bem generoso R$7,000) e ainda acredito com toda certeza que o lucro é grande pela carroça, que é fácil, rápido e barato de ser produzido, tudo que eles querem! Como todo mundo fala desde a época Collor essas carroças são supervalorizadas pela população que trabalharam duro para serem enganados pelos grandes, poderia escrever ainda muito mais, mas deixo apenas um fim, o que é uma pena, mais essa é nossa realidade e temos que apreender a conviver com ela, pois não temos união entre nós, só somos bons de verdade, em relação a carros, com as críticas feita pela web, e é só!

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