O Tata Nano, carro indiano de baixo custo lançado em 2009, com preço ultra-baixo na casa dos US$ 2.000 dólares (R$ 4.000 reais), nunca atingiu seus ambiciosos objetivos de vendas - que entram em 2013 em queda livre, já que as vendas em março de 2013 foram 86% menores que no mesmo período de 2012.
Desde o seu lançamento, em julho de 2009, venderam-se 229.157 Nano´s na Índia - um número que é mais baixo, inclusive, que a capacidade de produção anual da fábrica da Tata que constrói o carro: 250.000 veículos anuais.
Os motivos que os executivos da Tata apontam para o fracasso do carro é o fato de o carro ser excessivamente simples, não criando incentivos para que os potenciais compradores - atuais proprietários de scooter´´s - se sintam estimulados a deixar as duas rodas pelo Nano, pois o modelo não aparenta oferecer mais conforto. Na realidade, o Nano nem mesmo é visto como um carro por esses clientes, mas como algo intermediário entre uma moto e um carro.
ssim, a Tata planeja lançar versões mais sofisticadas e caras do Nano e nega que pretenda tirar o carro de linha. Um exemplo do que pode vir a ser a versão aperfeiçoada do Nano é o conceito Nano Pixel, mostrado no Salão do Automóvel de Genebra de 2011 (vídeo abaixo) - trata-se de um hatch com estilo aprimorado, motor diesel, transmissão automática e portas se abrem para cima.
O Tata Nano de luxo, portanto, deverá apresentar-se com alterações estéticas externas e internas, e agregará funcionalidades como direção com assistência elétrica, além de ar-condicionado e vidros com acionamento elétrico. Um modelo assim configurado terá preço na faixa dos US$ 4.600 dólares.
Nano - imagem de carro barato
A estratégia da Tata de oferecer versões mais caras do Nano, porém, divide a opinião de analistas da indústria automotiva indiana. Para Haritha Saranga, professor do Instituto Indiano de Administração de Bangalore, o Nano tem uma imagem de carro barato, e apenas criar variações não será suficiente para reverter a queda livre das vendas.
Por outro lado, Ammar Master, analista da LMC Automotive em Bangkok, acredita que as novas versões podem colocar o Nano no imaginário dos consumidores, permitindo à Tata subir os preços do carro.
Com informações: Bloomberg
Com informações: Bloomberg
que coisa horrorosa, o Etios fica ate bonito perto desta coisa
ResponderExcluirLembre-se que o carro custa R$ 4.000 reais. Aqui no Brasil vc paga quase isso em um telefone...
ExcluirAgora entendi como nasceu Etios....
ResponderExcluirO etios tem painel igual e também esse bigode cromado na grade frontal.
Ambos são indianos, agora sim vai ficar em família.
Pelo menos esse tata tem um preço mais honesto que o etios.
O Etios não é indiano. É um projeto concebido no Japão, por engenheiros japoneses, tendo como público alvo mercados emergentes como Índia e Brasil.
ExcluirEngraçado que Land Rover e Jaguar atualmente são da Tata Motors, ou seja, indianas, e acham o máximo
Bem parecidos Etios e Tata.
ExcluirA JAGUAR LAND ROVER SÃO INGLESAS E SEU ENGENHEIROS TAMBÉM, A TATA COMPROU MAS VAI CONTINUAR PRODUZINDO CARROS LUXUOSOS, COM BOA TECNOLOGIA EMBARCADA, MOTORES POTENTES E DESIGN IMCOMPRARÁVEL.O QUE ACONTECEU COM O ETIOS É QUE NÓS BRASILEIROS TEMOS CARROS MAIS BONITOS E COM MELHOR TECNOLOGIA PELO MESMO PREÇO.É SÓ VER O RANKING DE VENDAS E ENTENDER QUE O QUE NÃO É SUCESSO NA ÍNDIA, AQUI TAMBÉM NÃO VAI SER.O QUE O TATA NANO TEM DE SEMELHANÇA COM O ETIOS É QUE AMBOS NÃO SÃO PARA O BRASIL.
ResponderExcluirEu pensei que o restios era o carro mais feio do planeta...
ResponderExcluirmas to vendo que tem muito carro bizarro no mundo
e que nos desconhecemos...
esse painel do tata nano ta mais feio que o do nissan march
mas o etios ainda supera!
Eita puxa saco da tatayota !!!!!!!!!
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