A Fiat do Brasil tem uma história controvertida no segmento de sedãs médios no Brasil, oscilando entre sucessos e fracassos. Na década de 90 a montadora italiana trouxe ao Brasil o Tempra - carro que marcou sua entrada no segmento de automóveis mais caros - movimento que já tinha sido feito pela Volkswagen com o Santana, na década de 80.
O modelo, com um estilo avançado e moderno, linhas muito bonitas, um motor 2.0 8V em opções à álcool ou gasolina, e um interior luxuoso e espaço causou um frisson no mercado como há muito não se via no Brasil. Não era para menos, visto que as opções do consumidor à época se resumiam basicamente à Ford Del Rey, Volkswagen Santana e o campeão de vendas da época - o Chevrolet Monza.
A resposta do mercado foi nada menos que impressionante: ainda em 1992 vendeu 18.015 unidades, chegando a 33.426 em 1993 e atingindo o ápice de 41.227 em 1994. Durante esse período a Fiat melhorou ainda mais a motorização do Tempra, adotando um moderno cabeçote de 16V - o que o fez um dos carros mais rápidos e velozes à venda no Brasil - desempenho este que não vinha acompanhado de excesso de consumo.
E para quem queria mais desempenho ainda, a Fiat colocou no mercado versões com motor Turbo, como o Tempra Turbo - em carroceria duas portas, e a versão Style, em carroceria quatro portas - que se tornaram referencias de desempenho no Brasil, ao lado do Volkswagen Golf GTI.
Entretanto, depois do pico em 1994, as vendas começaram a cair lentamente até 1998, quando foi substituído pelo Fiat Marea.
Fiat Marea - o fracasso
A receita da Fiat para um sedã médio no Brasil - estilo moderno, motor potente e lista de equipamentos robusta - pareceu dar certo no Tempra, então bastava repeti-la no Marea e esperar pelas vendas - que, neste caso não vieram, mostrando que o mercado tem idiossincrasias que não podem ser desconsideradas.
O Marea chegou em 1998 e saiu de linha em 2007 sem deixar saudades - nem para os consumidores, e muito menos para a Fiat, já que as vendas do carro nunca decolaram. É verdade que em 1999 ele chegou a esboçar um suspiro, com 16.335 unidades, mas foi só. No ano seguinte as vendas despencaram para 7.966, recuperando para 8.109 em 2001 e vindo a desabar novamente em 2002 para 5.894 até atingir o chão, com 478 unidades comercializadas em 2007.
A Fiat bem que tentou salvar o Marea: do modelo inicial com motor 2.0 20V de cinco cilindros, até a versão mais potente, de 160 cv e 2.4L, passando pelo Marea Turbo 2.0 - o carro mais potente fabricado no Brasil à época, mas nada foi suficiente para evitar o fracasso retumbante de mercado que ele representou.
O fato é que o Marea encontrou um mercado com competidores bem mais competentes, como Toyota Corolla, Honda Civic e até mesmo o Chevrolet Vectra - um sucesso de vendas no final dos anos 90.
Fiat Línea
O Marea foi substituído por um sedã derivado do Punto, o Fiat Línea, em 2008, que compartilha o interior do hatch, mas dispunha de motores mais potentes, como o 1.9 16V Flex inicialmente oferecido, com opções de transmissão manual ou automatizada DualLogic, além da versão T-Jet, com motor 1.4 Turbo.
Como em todo lançamento, as vendas foram relativamente bem em 2009, com 14.714 unidades vendidas - sem igualar, porém, o pico de vendas do próprio Marea dez anos antes, e sem sequer sonhar com as vendas expressivas do Tempra 20 anos antes.
A partir daí se estabilizaram em 12.000 unidades anuais entre 2010 e 2011 - o que é muito pouco, menos de 30% do que vendem Corolla e CIvic, mas com retração novamente em 2012, mesmo com o reposicionamento de mercado do carro - menores preços - e com os novos motores E.Torq, introduzidos em 2011.
Gráfico comparativo de vendas - Tempra x Marea x Linea
O novo Tempra
Diante desse histórico de fracassos com o Marea e o Línea, é compreensível o fato de a Fiat estar estudando retomar o nome "Tempra" no Brasil, no lançamento do seu novo sedã médio derivado do Dodge Dart norte-americano, afinal o nome é forte e está associado com um sedã médio de sucesso no Brasil - o único da Fiat no mercado brasileiro.
Ocorre que o Brasil de 2012 é muito diferente do de 1992, quando bastou linhas contemporâneas, um motor relativamente potente e um bom pacote de opcionais para seduzir o consumidor. Em 2014 o novo "Tempra" enfrentará Novo Corolla 2014, um Civic reformulado, além de sedãs de categoria um pouco abaixo, como o Novo Santana e o Toyota Vios.
Enfim, para tentar repetir o sucesso de 20 anos atrás, o novo Tempra terá que oferecer estilo moderno, interior requintado e bem acabado, motor eficiente (com bom desempenho e baixo consumo), uma transmissão automática de verdade (esquecer o Dualogic), com, no mínimo, seis marchas. E, claro, preço competitivo.
Excelente matéria! Só gostaria de acrescentar o Monza na lista dos concorrentes do Tempra.
ResponderExcluirEm relação ao Marea, lembro do estigma de motor com manutenção cara e problemática que acompanhou o modelo.
Bem lembrado! O Monza. Já atualizamos o artigo com essa informação. Valeu!
Excluirproblemática não mesmo problema era mecanico acostumado com porcarias velhas da VW querer fuçar num cilindros de 24 valvulas
ExcluirJá que é pra mencionar concorrentes, faltou o lendário Versailles...
ExcluirUm detalhe importante era que Ford Versailles e Royale não eram fabricados na fábrica da Ford, mas sim na fábrica da VW, na mesma linha de montagem de Santana e Quantum, como os carros pussuiam a mesma plataforma e a mesma mecânica era muito mais barato produzi-los na mesma linha de montagem, assim como acontecia com Ford Verona/ VW Apollo / VW Logus e VW Pointer, que eram todos produzidos na fábrica da Ford, na linha de montagem do Ford Escort.
ExcluirO Tempra era um carro com um ótimo projeto, mas muito mal-executado.
ExcluirFora que ele sofreu com o péssimo pós-venda da Fiat, especialmente a versão com o motor de 16 válvulas, por falha de projeto. As polias da correia dentada eram mal projetadas, o que provocava a ruptura precoce da correia e dando um belo prejuízo para o dono...
Uma pena, porque um Tempra em ordem é muito bom de dirigir.
O Marea igualmente sofreu com o pós-venda ruim, com a instrução de "troca de óleo a cada 20.000 km"... E isso provocou uma avalanche de motores com borra.
O Linea herdou a maldição dos seus antecessores. Uma pena também, porque seu design é bem bonito.
A Fiat ainda não convenceu nos segmentos superiores. Nem aqui e nem na Europa. Faz bons carros de entrada, mas ainda lhe falta tradição nos outros segmentos.
Tenho um tempra SW importado, ótimo e muito diferente do sedam,naquela época na Italia, fiat e alfa romeu eram da mesmo grupo, copiaram o tempra do alfa, suspenção motor painel, era a receita do sucesso.tive um sedam e posso dizer que é ruim, a fiat errou em fazer um tempra tropicalizado com diziam na época. deviam ter feito igual, lá na italia havia o 1.4 básico e o completo com painel digital como o sw é já com air bag e abs (1995)o tipo foi o primeiro carro com air bag. 1996. Se lançarem o Tempra novamente, tem que ser no estilo italiano e não brasileiro!
Excluireu acho que a decisão mais sensata que a fiat poderia tomar seria simplesmente se conformar em vender apenas " carros " baratos e populares . o problema e que a maioria não confia na marca e isso e fato e o mesmo caso da peugeot e citroen que tem o mesmo problema.eu mesmo nunca pagaria 60 mil em um linea prefiro um vovorolla . to sendo realista .
ResponderExcluirAcho que voltar com o nome Tempra seja bem arriscado, melhor Viaggio mesmo. Sim, lembra Voyage, mas o que dizer de Focus e Fox?
ResponderExcluirO fracasso do Linea se deu mais no seu posicionamento de preços que outra coisa, é um sedan compacto-médio que foi lançado com preços até mais salgados que alguns sedans médios, e, junto com o péssimo histórico da FIAT, o resultado é esse, que também puxou o Bravo.
Mas o mais curioso é que por 50-70 mil que esses carros custam, Palio Weekend Adventure, Idea Adventure, Strada Cabine Dupla e Doblò vendem muitíssimo bem. Vai entender...
"viaggio" não vai dar não. Pode soar como 'viado"...aí surgirão inúmeras piadinhas...e o carro pode micar por causa disso.
Excluirpior que o nome BESTA que a kia usou no brasil não tem e vendeu muito.
ExcluirSim , mas com viaggio vai ser pior , melhor não.Aliás não gosto desse negocio de ressucitar nome de carro , ainda mais se forem carros muito conhecidos
ExcluirO Dart fará muito sucesso com o nome de TEMPRA no Brasil.
ResponderExcluirTEMPRATODAS
O logo FIAT vai elevar em 25 mil reais o valor aparente do veículo para o brasileiro. Só o fato de não ter aqueles plásticos vagabundos parafusados na carroceria já dará a ele uma impressão de status ao pobre consumidor da fiat.
ResponderExcluirMateria super tendenciosa nehuma surpresa tb neh Blog comprado pela VW !!Marea Total fracasso?? é o Nacional mais rápido até a chegada do Civic Si. se o dono do lbog nao sabe existe eum puta club do Marea. claro quemé acostumado com porcaria da VW não tem condição de manter um Marea
ResponderExcluirO que diz se o veículo é um sucesso ou fracasso não é a quantidade de fãs, e sim o total de vendas.
ExcluirSou fã do marea, acredito q vc tenha sido tbm, inclusive sou segundo dono de um 2.4 e tenho até hj.O problema é q o povo tupiniquim quer carro bom, rápido e barato inclusive com manutenção corretiva barata, pq nem preventiva fazem. E o marea teve um público bem seleto por esses fatores.
A Fiat sempre esteve na frente em inovações. Primeiro carro turbo nacional, durante muitos anos teve o posto de mais veloz com o TT, TS e MT.
Acredito no sucesso da Fiat com o novo tempra.
Que saudades... Este negócio de entrar em site de carros e não ler nenhum fã boy falando merda ou acusando o trabalho editorial do site é chato. Que venham os boçais!!!
ExcluirAss: antidumping.
Sim foi um fracasso, tinha um motor de 160cv e daí, não é só a manutenção que é cara, não é questão de condições de manter, mas o carro tem 160cv e os problemas no motor acompanham a sua cilindrada. Tem um clube do Marea sim, isso não quer dizer nada. Compra um Bora, turbina ele e gasta menos que comprar um Marea e o motorzinho AP como vcs chamam aguenta o tranco sem abrir o bico como esse motor da Fiat Marea abre... enquanto isso, gaste seu dinheiro em retifica e amor pelo Marea.
ExcluirO motor do Marea é de alta confiabilidade, o segredo é trocar óleo a cada 5 mil e correias a cada 50 mil
ExcluirTinha cara que fazia isso e o motor dava problema mesmo assim
ExcluirO Marea no mercado europeu só ficou 6 anos e no Brasil saiu do mercado despercebido,o principal rival do Marea,o Passat tá entre os 20 carros mais vendidos do mundo enquanto o Marea tá no ferro-velho
ExcluirO nome conta muito mesmo olha o jetta com aquele motor velho fraco mesmo assim vende bem
ResponderExcluirBrasileiro não entende de carro.. vejo as vendas do Etios subirem e tenho certeza disso.. apesar da marca "confíavel" o Etios em todos os aspectos eh ruim... falo de qualidade não de visual... um caso a parte... Vejo o GolfSsauro e tenho certeza que brasileiro não entende de carros!!
ResponderExcluirCarro da fiat ?
ResponderExcluirSó uno e palio, qualquer coisa cima disso é dor de cabeça e dinheiro no lixo.
A verba que deveria ser aplicado pra pós venda é direcionado pra publicidade.
Ou pra elaboração de Ferraris, Alfa Romeos e Maseratis.
ExcluirMas, como o próprio criador da McLaren F1 disse, foi o lucro dos carros vagabundos de entrada da volkswagen que financiou o Bugatti Veyron.
Eu tinha um Uno mille e comprei um Bravo Sporting os dois não são perfeitos como qualquer carro fabricado no Brasil. É um ódio irracional pela FIAT são só críticas e notícias tendenciosas da marca parecendo que é um lixo então por que que é líder de mercado neste país? O meu pai já teve Passat, Parati, Kadett, Astra e agora uma Ecosport de VW nunca mais, GM carros beberrões e bancos que aleijavam, FORD acabamento ruim e motor sensível. Infelizmente o nosso país é feito de ladrões. Eu tinha um orçamento e o Bravo por ter mais itens de série e boas avaliações dos donos era o melhor mau negócio pois daria para comprar um Mustang simples nos EUA. Se você for só pela opinião dos outros você não faz nada.
ResponderExcluirAcho que foi o comentário mais pertinente que já lí sobre a Fiat em um blog. As matérias da mídia que ando lendo, são extremamente tendenciosas e sua observação faz sentido, se é líder, deve haver alguma razão.
ExcluirTem razão sim.
ExcluirOtário pra comprar não falta.
E que compra carros no Brasil é um gênio! A final, nosso preços são super competitivos e estamos alinhados em tecnologia com os maiores mercados do planeta.
ExcluirBlz compra um Linea com esse cambio dualogic e quando quase morrer numa via expressa por erro do cambio vc volta aqui e comenta de novo.
ExcluirO linea nem deveria ser chamado de sedã médio...
ResponderExcluirsedã médio pra mim tem que ter o motor 1.8 e no minimo 135 cvs...
muito abaixo dos seus concorrentes
mas da pra brigar com o kia cerato pelo menos!
O Linea tem um Motor 1.8 16v 132cv e até um pouco tempo atras ele tinha de um de 152cv. seguindo seu raciocínio o Jetta não é um medio afinal ele tme um motor de 116cv kkk
ExcluirNAO ENTENDO MUITO MAS ME LEMBRA UM POUCO O FORD FUSION...
ResponderExcluirO CARRO E LINDO MAS VAI SER OUTRO FRACASO NAO PELA PARTE FISICA MAS SIM PELO NOME APOBRESIDO
QUANDO FALAMOS DE FIAT LEMBRAMOS DE DOIS CARROS APENAS UNO E PALIO
VAMOS VER EU GOSTEI DA IDEIA DA FIAT DE ''TENTAR'' FAZER O UNO COM ARES FUTURISTICOS ESTIMULANDO AS CORES E TALS SO QUE PQP ME FAZ UM CARRO CARO PRA C.... FALAMOS DE GOL DA PRA TER UMA BOÇAO AGORA UNO ? ACORDA FIAT VC =SO SOBREVIVE AO MERCADO BRASILEIRO POR CAUSA =DO PALIO ...ESPEREN PRA VER O ''NOVO ROBUSTO COLOSAL tempra viaggio ''' BORA UM NOVO FRACASSO
pOR Wonep
Que matéria legal!
ResponderExcluirAgora, não entendo como uma empresa grande e de renove deixa um cretino sugerir nome de VIADO para um carrgo??? brincadeira! Será que o imbecil não leva em consideração o som no idioma local, não? Brincadeira!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu e muitos Brasil, sou apaixonado pelo tempra, e por incrível que pareca, pelo modelo lançado em meados de 95, não gostei da mudança da grade e do para choque, não favoreceu o modelo. O meu eu tive que vender por conta de não encontrar mais peças, mas, permaneço olhando nas redes de comunicação se vai haver a possibilidade da volta. Aqui e ali alguém posta uma moda ou comentário a respeito de sua volta, até agora não gostei dos designer criados, mas, olhando todos os carros da FIAT, um carro me chamou atenção, o FREEMONTE, basta reduzir o tamanho de acordo com o tamanho de um sedã médio e trabalhar um novo fundo. O tempra não era carro para qualquer um rsrsrs, ele tinha sua particularidade de expressar a diferença no designer entre os outros modelos com suas linhas pouco arredondadas, transmitindo aos que nele andavam, um ar de poder, um carro imponente para a sua época. Por este motivo é que a fiat deve trazer o Tempra de volta, só que com um diferencial, suas linhas fortes, fugindo um pouco da mesmice que são os carros hoje em dia, tem momentos que você não sabe ao certo a diferença entre um e outro, em relação a suas linhas. Tipo, você tinha que olhar bem a frende do linea para não confundir com o siena rsrsrs e outros por ai rsrsrs. Obs: Tinha um tempra na cor preta, que não tinha um lugar para passar e não chamar a atenção, e para alguns leigos não diferenciavam entre os modelos novos e ele, era confundido com carro novo! rsrsrs é mole rsrsrrss
ResponderExcluirFica a dica freemonte como base para o novo sedã médio da FIAT.
Este viagio ai é uma cópia do forde fusion.
ResponderExcluirO tempra foi um carro de muito sucesso no Brasil, mesmo com a fama de apresentar problemas, acredito que fara mais sucesso que o nome de viaggio devido muitos q ouvi comentarem que o carro foi um dos mais velozes, confortáveis e esbanja luxo que ja existiu em nosso país!
ResponderExcluirtempra ruim foi de 1992 ate 1994, que foram a carburação, em 1995 em diante mudou para injeção o carro virou outro, ficou mais econômico e mais resistente. Meu pai ja esta de olho no lançamento do novo tempra pra compra- lo e eu tambem vou fazer meu pe de meia pra ser proprietario de um novo FIAT TEMPRA!
ResponderExcluiré tempo do tempra mostrar quem manda nas ruas pois o tempra é assim inesquecivel........johnnatan
ResponderExcluiro tempra o problema não e o carro mais os malditos mecanicos curioso que não tem formação
ResponderExcluire faz os donos de otario com conversa fiada tentando enganar os outros quem teve um tempra so acertou o carro na autorizada. carro da fiat não foi feito para curiosos mete a mão .
gol corsa ka fiesta e fusca qualquer cabo de freio de bicicleta poen o bicho para andar fora a o podre e a pintura que fica descacando. e facil mete o pal dos carros da fiat enquando as outras mama do governo!
valeuuuu seiya mandô bem vc tbm johnnatan defende nosso temprâo ai eu tenho um 93 tem até freios abs amo esse carro mas ainda vou ter um 97 oito valvulas até +
ResponderExcluirvaleuuuu seiya mandô bem vc tbm johnnatan defende nosso temprâo ai eu tenho um 93 tem até freios abs amo esse carro mas ainda vou ter um 97 oito valvulas até +
ResponderExcluirAcho que com os suvs compacto a tendencia é cair as vendas dos sedans médios já que os suvs compactos estão em alta no brasil e tem o mesmo preço e motor dos sedans médios acho que se a Fiat trouxesse o 500x venderia muito,venderia o que os sedans médios da Fiat nunca vendeu.
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