Há um tempo atrás publicamos a informação de que o motor 1.6 do VW Voyage receberia um cabeçote de 16 válvulas - o que faria sua potência subir para 120 cavalos quando abastecido com etanol. E é exatamente esse motor que irá equipar o Novo Santana 2014, flex, que entrega potência de 115 cavalos quando abastecido com gasolina, estando associado com uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades, ou automática de seis.
O carro deve ser lançado ainda este ano, para substituir o Polo Sedan, de modo a dotar a Volkswagen de um modelo em melhor condição de enfrentar os novos sedãs compactos do mercado, como Chevrolet Cobalt e Prisma, além de Hyundai HB20S e o Novo Renault Logan, e posicionando-se na faixa de mercado acima do Voyage a abaixo do Jetta, graças a um comprimento de 4,47 metros e uma distância entre-eixos de 2,60 m, com porta-malas de 480 litros.
O Novo Santana adota uma plataforma derivada do Skoda Rapid/Seat Toledo, com algumas alterações, com o interior e a parte externa guardando muitas semelhanças com essa dupla de sedãs de baixo custo romeno-espanhola, configurando-se em um modelo destinado a mercados emergentes, e sem previsão de lançamento nos mercados mais evoluídos, como Alemanha e EUA.
O modelo brasileiro deve seguir a atual configuração de acabamentos da VW, sendo que o modelo topo de linha com a denominação Highline, e uma ou duas versões mais baratas.
Os preços ainda estão longe de ter uma sinalização oficial, mas não errará feio que apostar em valores na casa dos R$ 45.000 reais para a versão de entrada, que já contará com ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS e duplo airbag frontal.
Com informações: AutosSegredos CARPLACE Autoblog
Ele não vem para competir com Versa ou Cobalt, pois vai ser muito mais caro. O preço da versão de entrada será semelhante ao Cobalt topo de linha. Esse veículo vai estrear uma nova categoria, a dos "sedãs compactos premium"!! Sim, é uma palhaçada, mas é a realidade. O Voyage já compete com Versa e Cobalt em valores e até ganha dos dois, inclusive do Grand Siena. Outra coisa, o Novo Prisma é tão pequeno quanto um Voyage, mesmo com entre-eixos maior e os 20 litros a mais de porta-malas não faz diferença nenhuma.
ResponderExcluirJá existe a categoria "sedãs compactos premium". É o caso do honda city. Creio que o santana terá preços semelhantes ao city.
ExcluirEle não vem para competir com Versa ou Cobalt, pois vai ser muito mais caro. O preço da versão de entrada será semelhante ao Cobalt topo de linha. Esse veículo vai estrear uma nova categoria, a dos "sedãs compactos premium"!! Sim, é uma palhaçada, mas é a realidade. O Voyage já compete com Versa e Cobalt em valores e até ganha dos dois, inclusive do Grand Siena. Outra coisa, o Novo Prisma é tão pequeno quanto um Voyage, mesmo com entre-eixos maior e os 20 litros a mais de porta-malas não fazem diferença nenhuma.
ResponderExcluirA VOLKS DEVERIA TOMAR VERGONHA NA CARA E LANÇAR UM MOTOR NOVO COM BLOCO DE ALUMINIO MODERNO E NÃO FAZER MAIS UMA GAMBIARRA NESTE MOTOR ULTRAPASSADO DO FUSCA DOS ANOS 40, MOTORES DA VOLKS NO BRASIL TODOS ULTRAPASSADOS ABRE O OLHO POVO BRASILEIRO, MOTORES MODERNOS, FORD 1.5 16V E 1.6 16V, FIAT 1.6 16V, TOYOTA, HYUNDAI, KIA E HONDA TODOS COM MOTORES MODERNOS SÓ VOLKS E GM CONTINUA COM MOTORES ULTRAPASSADOS.
ResponderExcluirA engenharia da Volks não vê vantagem em motores com bloco em alumínio. Pode ver que até mesmo o motor do Golf 7, um carro que teve redução de peso de mais de 100 Kg, é com bloco em ferro fundido.
ExcluirNão basta apenas ser de alumínio para ser bom ou apenas ser "moderno", o motor deve mostrar eficiência. O 1.6 moderníssimo do HB20 possui consumo semelhante ao 1.6 arcaico do Gol, assim como o 1.0 moderníssimo de 3 cilindros também possui consumo semelhante ao do Gol 1.0, o desempenho também é idêntico, no caso do 1.0. O 1.6 da Fiat é uma porcaria, bebe mais que o arcaico 1.6 da VW e é morto em rotações baixas, além de conferir desempenho semelhante ao arcaico 1.6 da VW. Enfim, modernidade tem de estar acompanhada de eficiência, a exemplo do 1.6 do March, que além de ter desempenho semelhante ao HB20, consome MUITO menos. Esse motor 16v que equipará o Santana é 28% mais econômico que o 1.6 8v utilizado pela VW atualmente, que não faz feio frente aos seus concorrentes.
ExcluirContinuando... Será o mais econômico da categoria e o desempenho será condizente. Ah, mas e o alumínio?! Será que o alumínio é mais importante que a eficiência do motor?!
ExcluirEu li em um artigo gringo que a Volkswagen não considera que os motores com bloco de alumínio justificáveis em termos de eficiência/consumo/redução de peso/preço.
ExcluirAssim, ela opta por usar aço de alta resistência no lugar do alumínio, obtendo uma redução de peso, porém sem elevados custos.
Em resumo: tão cedo não veremos motores VW com bloco de alumínio pois a empresa não considera que esse tipo de motor é uma boa solução de engenharia, algo que parece totalmente corroborado pelo relato acima do Sr. João Paulo.
Nossa, quanta babaquice do Anônimo aí...
ExcluirSe conseguem conciliar eficiência e baixo custo usando o "ultrapassado" ferro fundido, qual o motivo para usar alumínio, bem mais caro?
Quanto a Ford lhe paga pra ficar babando o ovo pra ela, Anônimo?
agora fiquei doçe igual caramelo quando eu passo de santana amarelo agora vc diz vem ca que eu te querroo quando eu passo de santana amalelooo...kkkkkkkkkkkkkk e anonimo temo fudi.....
ExcluirInteressante: A possibilidade de um motor ser chamado de Moderno pode afugentar as pessoas. O motor mais econômico do Mundo será feito sobre a base de um AP 1.6 (daqueles que ainda geravam 88 cv).O que você precisa começar a entender é a eficiência térmica na queima de combustível. Mesmo eu corro o risco de falar alguma asneira, já que desconheço completamente a função e o aproveitamento dos componentes de uma unidade motriz. O que devemos lhe dizer, sr anônimo, é um convite às bancadas de uma faculdade de engenharia para que o sr. possa saber mais e questionar essas apresentações. Melhor: Apresentar variações onde a novidade seja economia de combustível e incremento na potência. O resto é conversa pra boi dormir.
ExcluirO carro é triste!!
ResponderExcluirA Volks faz motores ultrapassados?????? Imagina se fizesse motores modernos então . . . Com os ultrapassados já superam esses chamados ''modernos'' não sei como ficariam . . . Melhores motores do mundo . . . Tenho um 2.0 com 160.000 km q é só alegrias . . .
ResponderExcluirPrezado! A VW já teve seu tempo de reinado junto aos trouxas e pobres de conhecimento que a adoravam quando no Brasil só mandavam a VW, GM, FORD e FIAT. Hoje o lema da VW é "Você conhece, você não confia". Exemplo dos motores 1.0 VW dos Gol G5 e família que deram muitos problemas e fundiam com menos de 10.000 km. Ora essa?!? Viva às muitas opções de marcas para concorrerem entre si. Que sobressaia as melhores. Não puxemos o saco de montadoras!
Excluirpena q eles mudam uma linha um farol a cada carro...é mta mesmice pro meu gosto...esse éo novo santana...de novo só no nome...é quase igual aqueles taxis q via qdo era criança...
ResponderExcluirEspero que não venha com essa frente estilo xingling. É a cara da China essa grade e esse farol. Torço para que se aproxime do estilo do novo Polo Sedan.
ResponderExcluireu fico por entender o porque o motor vw e tão ultrapassado assim !!!! o motor 1.6 8 v e leve compacto e tem bom de torque em baixa tem coletor adm plastico acelerador eletronico injeção sequencial 4 bobinas anda bem e gasta pouco. e um motor simples mas não e tão ultrapassado assim como estão falando
ResponderExcluirNa minha humilde opinião ele peca mais no acabamento interno. Remete aos carros de 1980. Um pouco de modernidade não faria mal a ninguém.
ResponderExcluirEsse carro não vem competir com cobalt,versa etc,ele vai competir com fiat linea,honda city,vai custar na faixo dos 45/50 mil,quem acha que ele vai vir custando 41 ,42 mil ta muitissimo enganado o polo custa 45,esse que vem e modelo novo e com nome SANTANA,vai vir apartir de 50 mil.e vai vender bem,mesmo com esse estilo careta anos 90,o passat e bora anos 2000 tem muito mais estilo e que esse santana 2014,feito para gente pobre ,mais sera vendido no brasil mais pobre que na china e bem mais caro,seria ótimo se ele custa 39 no maximo 43 mil,ja que vamos entrar em 2014,acho mereçemos um pouco de respeito,o meu bolso agradeceria!
ResponderExcluirE quando sai a nova geração do FOX? Ninguém fala, ninguém viu...
ResponderExcluirEsse carro só vai competir com civic, corolla, fusion, sentra, c180 e ainda será mais barato, também vai concorrer com cobalt, voyage, siena, logan, versa, prisma, jac, fiesta sd e hb20s.
ResponderExcluirPela seu comentário ele irá competir com sedan compacto, "sedan compacto premiun", sedan médio, sedan grande e sedan premiun de verdade?!?! Então ele vai competir em todas as categorias? e ainda você acrescenta a palavra "SÓ". huauhauha
Excluir2015 segundo o vendedor. E tem lógica visto que a última restilização foi em 2010/2011
ResponderExcluiro irônico é o título da matéria: novo santana...pra mim não há nada de novo...
ResponderExcluira palavra novo nem tem significado algum paras as montadoras. Veja o caso do New New Fiesta que será lançado
ExcluirISSO É O SANTANAS!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirTÁ AMARRADO ...........
ResponderExcluiresse carro e feito para a classe mais pbre,isso lá fora em outros países,aqui o carro vai ter o interior bem mais pobre e preço bem mais caro,ou seja para ricos!poque a maioria dos brasileiros só podem comprar carros de 30 mil no maximo!sinceramente achei o carro tosco,prefiro o polo sedan,o interior dele nas fotos achei muito careta,parece carro dos anos 90,o bora e passat anos 2000 tem mais estilo que esse santana,SÓ vai vender bem pelo nome,acho que ele deveria entra no lugar do voyage,que ja estou de saco cheio,o voyage eo menor sedan do pais e compete com carros grandes como cobalt e versa!ta na hora da volks lança algum carro que seja confortavel e barato,daki a pouco chega 2020 e os carros com a plataforma de 2,48m,e os comcorrentes com 2,60m,sacangem,o gol tmb o mais um dos mais caros e apertados do segmento!
ResponderExcluirprefiro um versa oou um cobalt!to muito feliz com o meu cobalt 1.8 completo que me custo 42 mil!
ResponderExcluirO RUIM DO COBALT ´SO É O MOTOR BEBERRAO ULTRAPASSADO DO ASTRA, 1.8 COM 108CV O ONIX QUE USA O MOTOR DO CORSA TEM 106CV, CARROS DA GM CAROS E BEBERRÕES.
Excluir"Fazer um Jetta pela metade do preço"
ResponderExcluirCustando 10-15k a menos que o Jetta, só se for pela metade do custo e dobro do lucro!!!
Saberiam me dizer qual a configuração da suspensão no carro?
ResponderExcluirPor esse preço fico com o Linea... ele não deu certo concorrendo com o Civic mas ganha fácil desses ai.. 1.8 com 130 cv... e mala de 500 litros... mercado? se quiser revender bem fica com o desconforto do Gol... se pensar em desvalorização nunca comprará um audi, fusion e outros carros melhores....
ResponderExcluirEste Car Blog está ficando igual ao Noticias Automotivas, ou seja está removendo posts que não atende seu interesse.
ResponderExcluirO único problema do novo santana é que ainda não chegou ao Brasil, para eu comprar o meu, porém concordo com alguns comentários em relação ao absurdo dos preços que as montadoras exploram aqui no Brasil.
ResponderExcluirvcs ñ sabem o que tao falando
ResponderExcluirO pior é que vai ter muito brasileiro comprando esse carro com design (interno e externo) dos anos 80... Será que estão mirando nos vovôs?????
ResponderExcluirbaaaaaa a volks ressuscito outro por favor
ResponderExcluirO motor ap tanto o 1.6 quanto o 1.8 e o 2.0 são os muito melhores que estas porcarias feitas pela ford, gm,nissan e tb toyotas corrola , o motor ap é o melhor e anda muito essas porcarias japonesas, tomam coro feio na estrada, e sem contar que tem peças em qualquer boteco e o custo de manutenção é baixíssimo, faz assim compra um sapato da Renaut que vc aí ser feliz.
ResponderExcluirE a versão perua vai sair tb?????????
ResponderExcluirquanto comentário babaca vcs não entendem nada
ResponderExcluirCom todo respeito a todos, mas temos aqui alguns equivocos aos quais eu tambem já cometi. Com relaçao ao motor ser de aluminio, ferro fundido, aço especial, James perdoem é puro marketing, brasileiro aceita carro automátiico com 4 marchas, ar condicionado mecânico, acabamento de 5ª, entre outros tá de brincadeira! Mas vamos falar apenas de motor, em primeiro lugar como engenheiro posso falar com propriedade. Motor eficiente é o elétrico, um bom exemplo é o Tesla Model S o carro dá um show em tecnologia, estetica, conforto, eficiencia, o carro tem torque maximo em todas rotações, vai de 0 à 100 em menos de 4 segundos, mas o Brasil que isso claro que não. Ok quero motor a combustão então o melhor e mais eficiente são os motores biturbo à diesel 2 tempos para ser usados em carros híbridos. Motor 4 tempos é passado grandes complexos e baixa potencia e grande consumo. A Volkwagen tem um carro combustão tecnologia hibrida com motor 800 cc força de 1,6 turbo diesel que faz mais 90 km por litro, claro que não veremos essa tecnogia tão cedo. Pesquisem mais antes de pagarem tão caro em porcarias que vendem no Brasil.
ResponderExcluireu tenho um Santana e garanto q ganha pra qualquer carro q vcs tiverem,querem fazer um teste
ResponderExcluirfalar de um carro e dizer q ele é ruim é façio,mais quero ver quando juntar carro e piloto na pista, seus amadores.
ResponderExcluirQuando vai chegar o novo Santana!
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