A Volkswagen do Brasil apresentou ontem a Volkswagen Saveiro linha 2014 - veículo que recebeu modificações para alinhá-lo com os demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.
A empresa divulgou hoje a tabela de preços da pick-up, que é a seguinte:
- Saveiro Cabine Simples - R$ 33.490
- Saveiro Cabine Estendida - R$ 36.610
- Saveiro Trooper - R$ 43.390
- Saveiro Cross - R$ 48.990
Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014, que possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.
A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida.
Design externo
Em sua versão de entrada, tanto na opção cabine simples como na estendida, a Nova Saveiro traz de série novos faróis com moldura escurecida. As coberturas das caixas de rodas dianteiras foram alteradas para assentamento no novo para-lama e são em plástico preto fosco texturizado.
O novo conjunto do para-choque dianteiro é pintado em preto corrugado, criando uma impressão visual mais robusta, reforçada pela nova grade do radiador e as novas grades inferiores em preto fosco texturizadas. Um detalhe com importância funcional, além de estética, é o perfil aerodinâmico dos limpadores do para-brisa, que são do tipo aerowischer.
Os compradores que optarem pela Nova Saveiro com o pacote Trend irão contar com os novos faróis de parábola dupla, também com moldura escurecida. Nessa opção, o conjunto do para-choque dianteiro tem a mesma cor da carroceria, enquanto a nova grade do radiador é pintada em preto brilhante, trazendo friso cromado.
O conjunto formado pelos espelhos retrovisores externos, maçanetas das portas e frisos laterais também traz cor idêntica à da carroceria. As rodas de 14 polegadas têm novas calotas pintadas em cromo brilhante, com desenho Trophy, acompanhadas pelos racks de teto e um novo logotipo de identificação do modelo posicionado na tampa traseira.
Saveiro Trooper
A versão Trooper, destinada a consumidores que almejam um visual mais diferenciado e esportivo, também tem o conjunto do para-choques dianteiro na cor da carroceria, que se diferencia pela pintura em preto corrugado da parte inferior.
A versão Trooper, destinada a consumidores que almejam um visual mais diferenciado e esportivo, também tem o conjunto do para-choques dianteiro na cor da carroceria, que se diferencia pela pintura em preto corrugado da parte inferior.
Os retrovisores, maçanetas e frisos laterais são na cor original do plástico e a roda de liga leve com 15 polegadas tem novo desenho "Stuttgart". Novas faixas realçam as laterais e a tampa traseira. As lanternas são escurecidas.
Vista interna
Como ocorreu no design externo, internamente a versão de entrada da Nova Saveiro vem com diversas novidades, começando pelo novo instrumento combinado incluindo conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado têm aros prateados foscos, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e o aro inferior da manopla do câmbio.
Em sua linha 2014, a Nova Saveiro chega como a primeira pick-up compacta a contar com tecidos dos bancos e das laterais das portas que utilizam tecidos com fios de PET reciclado em sua composição. Além de terem novo padrão de estilo, há um modelo de acabamento desenvolvido especificamente para cada proposta de versão.
A Nova Saveiro 2014 traz de série na versão de entrada itens adicionais de conforto, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, além das funções viabilizadas pela nova arquitetura eletrônica. O pacote Trend acrescenta o revestimento dos bancos com tear Jacquard e cobertura lateral na base dos bancos. O revestimento das portas também incorpora novo tecido com tecnologia de fios reciclados, em tear Ameise, complementado por maçanetas internas pintadas em esmalte Siberian II. Os difusores de ar vêm com aros e botão central em Hot-Stamping Chrome, também usado na nova moldura central, pintada em esmalte Smoke Grey. O pomo da alavanca do câmbio mostra o esquema das marchas em cromo.
Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto Satin e Hot Stamping Chrome. Os novos figurinos dos bancos utilizam tecidos com fios reciclados e incluem faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido tear Yves Color Ecofabric, também fabricado com fios reciclados. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético.
A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS, duas importantes contribuições para a segurança dos usuários do carro.
O motorista também conta com as informações fornecidas pelo novo I-System, recurso de série nessa versão. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia.
Além disso, o I-System da Nova Saveiro 2014 permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort, que emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: "Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado".
Quando equipada com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, a Nova Saveiro ganha a função "tilt down". Esse recurso, inédito entre as picapes compactas vendidas no mercado brasileiro, regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O "tilt down" ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.
Compartimento de carga
O compartimento de carga da Nova Saveiro tem como destaque o distanciamento entre as caixas de rodas com mais de um metro, que possibilita a acomodação de cargas mais largas. É possível acomodar um pallet (padrão europeu) sem dificuldades.
A fixação da carga é facilitada pelos pontos de ancoragem e pode ser flexibilizada ainda mais pelos trilhos com ganchos deslizantes. O rack posicionado no teto da cabine viabiliza o transporte de cargas mais longas, enquanto os degraus laterais externos facilitam a manipulação da carga, assim como a tampa traseira que, quando aberta, fica nivelada com o assoalho da caçamba.
Nova arquitetura eletrônica
A Nova Saveiro conta com a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a adição de uma grande variedade de dispositivos e funções de conveniência e, principalmente, segurança. Entre esses últimos está o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes do carro. A picape também conta com o Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás.
Outro sistema importante é o ECO Comfort, que auxilia o motorista a guiar de forma econômica através de recomendações que aparecem no painel, lembrando para fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver funcionando ou não acelerar quando o carro estiver parado. Nas versões com sensores de aproximação traseiros, o novo rádio mostra uma visão gráfica do veículo que indica a aproximação dos obstáculos através de uma barra, juntamente com um sinal sonoro.
Também conveniente, o "Comfort Blinker" exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista. A nova arquitetura também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.
Novo rádio
A Nova Saveiro oferece opcionalmente novo sistema de som global do Grupo Volkswagen – o mesmo oferecido para o Novo Gol e o Novo Voyage. Com visual moderno e acabamento requintado em preto brilhante, o novo aparelho tem rádio AM/FM e CD/MP3 player. Além disso, o sistema conta com entradas Auxiliar, USB e com interface para iPod – os recursos estão todos localizados na parte frontal do rádio, o que facilita sua utilização.
Os comandos podem ser ativados por teclas no volante multifuncional. As informações são replicadas no painel de instrumentos por meio do I-System.
O recurso também traz a conexão Bluetooth para telefone, que possibilita ao motorista efetuar ou receber chamadas telefônicas utilizando apenas as teclas do volante multifuncional, com armazenamento da agenda. É possível ainda realizar áudio streaming – sincronizar com o aparelho de som os arquivos de áudio armazenados no celular. O motorista pode, assim, selecionar pelas teclas no volante e reproduzir no aparelho de som a playlist de músicas salvas no celular, sem que para isso precise utilizar cabos.
Se a pick-up for equipada com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros, o novo rádio exibe em sua tela a silhueta digital do veículo (visto de cima), com uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema, que funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro, conta ainda com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto. Outro recurso implementado na Nova Saveiro é opção de desativar por chave o airbag do lado do passageiro.
Ficou dahora esse Jetta com caçamba
ResponderExcluirKKKKK! Essa foi a melhor! Nunca tinha pensado nisso! A linha está completa: Gol Jetta, Voyage Jetta, Fox Jetta, Spacefox Jetta, Santana Jetta e agora o Jetta com caçamba! Os fan boys da VW pira!
ExcluirO próximo modelo será a Kombi Jetta!!!!!
Excluirbem melhor q stradassauro
ResponderExcluirtbm acho bem melhor que stradasauro e montanasauro .. que sao realmente muito piores !!
ExcluirAcho que o que falta pra Saveiro é uma Cabine Dupla, e talvez se quissese mesmo tomar conta do segmento uma remodelada só para o serviço ao inves de usar Amortecedores, usar feixe de molas, ate uma três portas, ideias que surgiram com o tempo que ajudariam a subir as vendas dela, a Strada ja faz isso.
ResponderExcluira ford precisa lançar uma nova courrier, pq é a pickup q mais aguenta o tranco, mas ta muito defasado o modelo
ResponderExcluirsou mais a courier
ResponderExcluirRetrovisor igual do Jetta/gol/Fox, volante igual, instrumento igual, botao das portas igual... fico imaginando o comprador do Jetta que pagou 65 mil num 2.0 com 120 cavalinhos e tem quase o mesmo carro que um foxzinho e um golzinho... lamentável essa economia na produção....
ResponderExcluirBacana é o velocímetro indicar até 240 km/h se o Jetta Jetta não chega nem perto disso com os seus 120 pangarés.
ResponderExcluirTenho uma g5 turbo que ja zerou velocímetro
ExcluirVacilou a VW de não ter usado esse parachoque no Gol. Dá um visual mais interessante pro carro, mesmo que quase imperceptivelmente.
ResponderExcluirta bonito o carro, mas os botões do arcon esta muito ultrapassado.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.