A Fiat Automóveis do Brasil comemorou no dia 9 de abril a marca de 13 milhões de carros produzidos na fábrica de Betim, em Minas Gerais. Um Palio Sporting 1.6 16V E.torQ vermelho marcou o número histórico de produção da planta que, em 9 de julho deste ano, completa 37 anos de existência - configurando-se na maior fábrica de automóveis do Grupo Fiat Chrysler no mundo e a maior planta automotiva da América Latina.
Quando foi inaugurada em 1976 para a produção do modelo Fiat 147, a fábrica de Betim tinha uma capacidade de produção de 200 mil unidades por ano. Seguidos investimentos elevaram a capacidade para as atuais 800 mil unidades anuais, o equivalente a 3,2 mil unidades por dia.
Dessa unidade saíram modelos que marcaram época como os Fiat 147, que posteriormente foram reformulados e receberam o nome de Spazio - carro que recebeu uma versão três volumes - o Fiat Oggi - cujas fotos da versão esportiva CSS são mostradas neste post.
Em 1983 começou a ser produzido em Betim o Fiat Uno, que também teve uma versão três volumes - o Fiat Prêmio - de relativo sucesso no Brasil - menos, porém, que o modelo hatch, que é produzido até hoje.
Outro carro que marcou época foi o Fiat Tempra - primeiro modelo de luxo da montadora italiana no Brasil, que teve em sua versão com motor 16V o ápice de tecnologia.
Além do Tempra, a Fiat fabricou também o Fiat Stilo - modelo hatch, posteriormente substituído pelo Bravo, que também teve boa aceitação durante o seu período de existência.
Atualmente a Fiat produz em Betim 16 modelos, em mais de 200 versões, para atender aos mercados do Brasil e de exportação. A cada 20 segundos, um novo veículo é fabricado na planta que está passando por um novo ciclo de investimentos, que elevará a capacidade de produção para 950 mil unidades por ano.
Essa gama de produtos e capacidade industrial permitem à Fiat se manter como líder no mercado brasileiro nos últimos 11 anos.
puts 13 milhões de fiat's " BRASIL UM PAIS DE TOLOS "
ResponderExcluirMelhor que as porcaria da VW
ExcluirMais tolo ainda,é aquele que se julga "espertalhão" perante a milhões de pessoas.
ExcluirProdução de lixo em terra estrangeira.
ResponderExcluirAquele oggi preto parece o carro do dick vigarista.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.