A Volkswagen do Brasil está comemorando seus 60 anos de atividade no Brasil com uma série de campanhas, onde procura trazer à memória seus modelos mais marcantes e inovadores, como o Passat - que foi o primeiro VW feito no Brasil com motor refrigerado a água.
O Passat tinha um motor quatro-cilindros de 1.500 cm³ que gerava 78 cv. Lançado em 1974 apenas com carroceria 2-portas, teve no mesmo ano a versão com 4 portas exibida no IX Salão do Automóvel. Em 1976, viria o motor de 1.600 cm³ e 96 cv. Em 1979 recebeu versão abastecida com etanol.
Versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens. A partir de 1984 passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol. O Passat foi fabricado até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.
SP2
O VW SP2 é reconhecido como um dos modelos mais belos da história da indústria automotiva.
Versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens. A partir de 1984 passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol. O Passat foi fabricado até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.
SP2
O VW SP2 é reconhecido como um dos modelos mais belos da história da indústria automotiva.
Gol
O modelo líder em vendas no mercado nacional há 26 anos consecutivos foi apresentado em maio de 1980. Tinha duas versões, S e L, e trazia o motor 1.300 cm³ refrigerado a ar. Em setembro do mesmo ano recebeu o 1.6l também refrigerado a ar.
Em agosto do ano seguinte ganhou sua primeira série especial, a Copa – em alusão à Copa do Mundo da Espanha, a ser realizada em 1982. Em maio de 1984 ele ganharia a versão esportiva GT, que trazia o motor 1.8S.
Já na linha 1985, após reestilização visual, o Gol passou a contar com o motor 1.6l refrigerado a água – o 1.6l a ar foi mantido apenas na versão de entrada, BX.
A partir de 1987, após novas mudanças estéticas em toda a linha, mudaram também as nomenclaturas: as versões agora eram C, CL, GL e GTS. Nesse ano o Gol assumiu a liderança do mercado nacional.
Em agosto do ano seguinte ganhou sua primeira série especial, a Copa – em alusão à Copa do Mundo da Espanha, a ser realizada em 1982. Em maio de 1984 ele ganharia a versão esportiva GT, que trazia o motor 1.8S.
Já na linha 1985, após reestilização visual, o Gol passou a contar com o motor 1.6l refrigerado a água – o 1.6l a ar foi mantido apenas na versão de entrada, BX.
A partir de 1987, após novas mudanças estéticas em toda a linha, mudaram também as nomenclaturas: as versões agora eram C, CL, GL e GTS. Nesse ano o Gol assumiu a liderança do mercado nacional.
Em novembro de 1988 (já como linha 1989) o Gol se tornaria o primeiro veículo do País equipado com injeção eletrônica de combustível de série, na versão GTI. Mais uma alteração de estilo seria feita no Gol em 1991. Em 1993 ele ganharia a versão 1000, em alusão ao motor de 1 litro. Sua Segunda Geração, apelidada de “Bolinha”, foi apresentada em setembro de 1994.
O modelo ficava mais espaçoso, com maior porta-malas e materiais reciclados em sua construção. Em 1995, surgia também a versão GTI 16V. Em setembro de 1997 o Gol seria mais uma vez pioneiro, ao receber a versão 1.0 16V – foi o primeiro modelo nacional a ter esse tipo de motor.
O modelo ficava mais espaçoso, com maior porta-malas e materiais reciclados em sua construção. Em 1995, surgia também a versão GTI 16V. Em setembro de 1997 o Gol seria mais uma vez pioneiro, ao receber a versão 1.0 16V – foi o primeiro modelo nacional a ter esse tipo de motor.
Na Terceira Geração, apresentada em maio de 1999, o Gol teve novo pioneirismo, com a versão 1.0 16V Turbo. Lançada em maio de 2000, foi o primeiro 1.0 16V sobrealimentado por turbocompressor no Brasil. Em fevereiro de 2001 o Gol superava o Fusca em produção, com 3,3 milhões de unidades contra 3,1 milhões de seu antecessor. O novo motor 1.0 16V da Família EA111 era o destaque para o modelo na linha 2002.
Outra grande mudança viria em março de 2003. Naquele ano o Gol Total Flex 1.6 se tornaria o primeiro modelo nacional a oferecer tecnologia flexível, capaz de utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Em agosto de 2005 a Volkswagen apresentou o Gol de Quarta Geração, que ganhava visual mais limpo, em que se destacava o desenho em “V” na frente. Todas as versões eram Total Flex. Em 2008, a Volkswagen dava um passo fundamental na consolidação do modelo na liderança do mercado, ao lançar a Quinta Geração do Gol. O hatchback trazia uma nova plataforma, com o motor em posição transversal e mais espaço a bordo.
Já no ano seguinte, o Gol foi eleito o Carro do Ano, conquistando o mais tradicional e disputado prêmio da indústria automobilística brasileira, organizado pela revista AutoEsporte, da Editora Globo. Em outubro de 2009 o Gol passaria a oferecer como opcional a transmissão automatizada ASG. Em 2012, vieram o novo design global, acompanhado pela introdução do motor 1.0l TEC (Tecnologia para Economia de Combustível) e do pacote de equipamentos BlueMotion Technology.
Vieram também a nova arquitetura eletrônica – uma das mais avançadas e modernas na categoria –, que permitiu a instalação de equipamentos inéditos; a versão duas-portas e oferta de freios ABS e airbags frontais de série para todas as versões equipadas com o motor 1.6l EA111 VHT. Em 24 de agosto de 2012 a Volkswagen atingiu o marco histórico de 7 milhões de unidades fabricadas do Gol, o modelo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automobilística brasileira.
Voyage
O Voyage, lançado em 1981, já soma mais de um milhão de unidades vendidas desde 1981. Lançado em 1981, o carro foi oferecido inicialmente unicamente com duas portas nas versões S e LS, com opção de motores movidos a etanol ou a gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas. Em agosto do ano seguinte passaria a oferecer o 1.6l também com refrigeração a água. Nesse mesmo ano ganharia outras duas versões, GLS e Plus.
Em agosto de 1983 o Voyage ganharia a carroceria de quatro portas e a famosa série especial Los Angeles. No ano seguinte viria o motor 1.8l, seguido, em 1985, pelo motor biela longa. A mudança de visual em agosto de 1986 seria acompanhada pela alteração também na nomenclatura – as versões passaram a se chamar C, CL, GL e GLS.
O Voyage passaria por nova mudança estética em 1991, quando oferecia os motores AE 1600 (versão CL), AP 1.8 (versão GL) e AP 1.8S (GLS). Nos anos seguintes, o sedã ganhou novos equipamentos e chegou a oferecer ar-condicionado e direção hidráulica como opcionais para a versão GL. Produzido até 1996 nessa primeira fase, teve mais de 465 mil unidades vendidas.
Completamente novo, o Voyage foi relançado em setembro de 2008, marcando a entrada da Volkswagen em um dos mais importantes segmentos do mercado: o dos três-volumes com motor de 1 litro. Concebido, planejado e desenvolvido simultaneamente ao Novo Gol, o Novo Voyage oferece as mesmas inovações tecnológicas, soluções de engenharia e excelente dirigibilidade do hatch.
Como o Gol, o Voyage foi totalmente projetado e desenvolvido no País e, ao longo de seus mais de 30 anos de história, já teve mais de 305 mil unidades exportadas para 58 países.
A produção do Voyage começou na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Gol G5. O Voyage soma mais de um milhão de unidades vendidas ao longo de sua história.
Parati
Nova integrante da Família BX, a station wagon compacta, que logo faria grande sucesso junto às famílias de classe média, foi apresentada em junho de 1982, já como modelo 1983, com motor de 1,6 litro refrigerado a água e três versões: S, LS e GLS. Sua primeira série especial, Parati Plus, foi adicionada à linha um ano depois. Em 1988 a versão GLS passou a oferecer motor 1.8.
A primeira grande mudança na Parati ocorreu em outubro de 1995, com o lançamento da linha 1996. Modelo ficou sete centímetros mais longo e já com motores com injeção eletrônica (monoponto no 1.6 e 1.8 e multiponto no AP-2000). As versões passaram a ser chamadas CLi, GLi e GLSi, esta a mais luxuosa, que podia vir equipada, opcionalmente, com freios ABS.
A Parati Geração III chega em maio de 1999, com design renovado e uma ampla lista de acessórios de série e opcionais. As três versões, 1.8, 2.0 e GTI 16V passam a ser oferecidas com pacotes modulares opcionais de luxo e estilo. Em maio de 2000, surge a 1.0 turbo 16V, com 112 cv.
Vídeo - propaganda da Parati G3
A quarta geração da Parati chega com novos para-choques e com novo desenho na traseira, com lanternas e vidros maiores. Em 2006, todas as versões passam a ser equipadas com motor Total Flex e direção hidráulica de série. Na linha 2013, ganhou rodas pintadas de cinza e faróis com detalhes cromados.
A pick-up compacta da Família BX foi apresentada em agosto de 1982, nas versões S e LS, ambas com o motor de 1.600 cm³ refrigerado a ar – substituído, no fim de 1984, pelo 1.6l refrigerado a água. Em julho do ano seguinte ganhou, assim como a Parati, o motor biela longa. Em 1990 recebeu os motores AE 1.6 e AP 1.8. Em 1997, toda a linha recebeu injeção eletrônica.
Apresentada em outubro de 1997 como linha 1998, a Nova Saveiro (Segunda Geração) trazia maior entre-eixos e capacidade ampliada de carga (passando de 580 kg para 700 kg). A partir de 1999 passou a contar com o opcional airbag duplo.
Março de 2000 marcou a introdução da Saveiro Geração III, com mudanças no design e três opções de motores: 1.6, 1.8 e 2.0. Entre as várias séries especiais e versões que o modelo teve, destaca-se a Crossover, de 2004, com quebra-mato, estribos laterais e santantônio.
A Saveiro de quarta geração surgiu em 2006.
Totalmente renovada, baseada no Novo Gol, a quinta geração da Saveiro chegou em 2009, com o motor EA111 1.6 VHT montado transversalmente e a transmissão MQ200.Nessa nova geração o modelo passou a oferecer também carroceria com cabine estendida.
Santana
Lançado em junho 1984, marcava a entrada da Volkswagen no segmento de veículos de luxo. Em versões CS, CG e CD e opções de carroceria com 2 e 4 portas, tinha câmbio manual de 5 marchas (havia câmbio automático como opcional) e motor 1.8 que gerava 85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol. Entre seus recursos estavam vidros e travas elétricos e rádio toca-fitas.
Em maio de 1988 o sedã ganhou versão com o motor AP-2000 e, em 1990, a série especial Executive, com injeção eletrônica de combustível. No ano seguinte, na chegada da nova geração, o Santana se tornaria o primeiro carro nacional equipado com catalisador e a oferecer sistema de freios ABS como opcional.
Em 1993 foi introduzida a injeção eletrônica para os motores 1.8l e 2.0l em toda a linha.
Em 1993 foi introduzida a injeção eletrônica para os motores 1.8l e 2.0l em toda a linha.
Em 1996 foi encerrada a oferta da versão com câmbio automático. O Santana passaria por nova reestilização em 1999 – à época, suas versões eram 1.8, 2.000 Mi, Evidence e Exclusiv.
O Santana teve sua produção encerrada em 2006.
Quantum
Versão station wagon do Santana surgiu em 1985 nas versões CG e CS, ambas com o motor 1.8 do sedã. A partir de 1989 passou a oferecer o motor AP 2000 e direção hidráulica de série em todas as versões. Em 1992 veio sua segunda geração e a oferta de motor com injeção eletrônica (AP-2000i na versão GLSi).
Modelo passou por nova reestilização em 1999. Foi fabricado até dezembro de 2001, somando quase 160 mil unidades vendidas desde seu lançamento.
Golf
O Volkswagen Golf estreou no Brasil em fevereiro de 1994, importado do México. A princípio era oferecido na versão esportiva GTI, com carroceria duas-portas, motor 2.0 e equipamentos como ar-condicionado com controle eletrônico e teto solar com acionamento elétrico.
Em março do ano seguinte chegaram as versões importadas GL, com motor 1.8, e GLX, que trazia o motor 2.0 – ambas com carroceria de quatro portas. Como parte da linha 1997, estreavam no País as versões Cabriolet (conversível) e VR6, ambas importadas da Alemanha. Em novembro de 1998 estreou no País o Novo Golf, ainda importado da Alemanha. Havia três versões: 1.6, 2.0 e GTI (1.8T).
O Golf produzido no Brasil chegaria ao mercado em julho de 1999, feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Em 2001 estrearam os novos câmbio e motor (família EA111), além do sistema de acelerador eletrônico. No início de 2002, a versão GTI tornava-se 20% mais potente, passando a 180 cv (antes, 150 cv). O Golf tornava-se, nessa versão, o primeiro Volkswagen brasileiro equipado de série com o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).
Em abril de 2003 o Golf teve 99 unidades da versão GTI VR6 vendidas exclusivamente por meio de uma central de atendimento no site da Volkswagen. A versão trazia o motor 2.8 de 200 cv e câmbio manual de seis marchas. Para a linha 2008 o Golf passou por mudanças visuais, ganhando frente mais esportiva, novas lanternas traseiras e vigia traseiro mais largo. Na versão GTI, era o carro mais potente produzido no País, com 193 cv (quando abastecido com gasolina de alta octanagem) gerados pelo motor 1.8 20V Turbo a gasolina.
Novas versões especiais foram apresentadas ao longo dos anos, como a Black & Silver, de 2001, Generation (2002), Sport 150 cv (2004), Tech, de 2008, e Limited Edition, de 2010.
O modelo também tem recebido constante incremento em sua oferta de equipamentos de série, como rodas de liga-leve de 16 polegadas e pneus 205/55 R16 desde as versões de entrada, retrovisor interno eletrocrômico (Sportline), freios ABS, airbags frontais e I-System, entre outros itens.
Polo e Polo Sedan
Lançado no País em abril de 2002 na carroceria hatchback, inaugurou uma nova categoria no mercado nacional: a de compactos premium. A versão sedã seria mostrada no Salão do Automóvel daquele ano, chegando ao mercado em seguida. Tinha versões 1.6, 2.0 e 1.0 16V (esta apenas para o hatch). Em 2004 o motor 1.6 recebeu a tecnologia Total Flex.
Em 2006, o Polo hatch recebeu a versão esportiva GTI, com o motor 1.8 turbo de 150 cv e detalhes exclusivos de acabamento. A primeira reestilização da linha Polo foi feita em 2007, com a introdução de novos faróis e mais conteúdo de série.
O Polo foi o escolhido para estrear no País, em março de 2009, o sistema E-Flex. Tornou-se o primeiro modelo flexível sem o reservatório de gasolina para a partida a frio. O modelo também trazia a tecnologia da partida assistida, dando maior conforto ao motorista.
Também em 2009 o Polo estreou o conceito BlueMotion Technologies, com a versão BlueMotion, garantindo redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Para isso foram feitos aprimoramentos em aerodinâmica, transmissão, suspensão (15 mm mais baixa), além da adoção dos pneus “verdes”, com menor resistência ao rolamento.
Outra primazia do Polo foi a introdução, ainda em 2009, da transmissão automatizada ASG, na versão I-Motion. Em julho de 2011 o Polo e o Polo Sedan passaram por nova atualização visual, ganhando aparência mais esportiva e moderna.
Fox
Apresentado em outubro de 2003, o Fox foi criado totalmente no Brasil. Desenvolvido “de dentro para fora”, com uma técnica criada pelos engenheiros da Volkswagen que recebeu o nome de Designed Around the Passengers, desde seu lançamento já trazia motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. No início havia apenas carroceria duas-portas – a opção de quatro portas surgiria em março de 2004.
Para a linha 2007 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de faróis com duplo refletor.
O Novo Fox viria em 2009, sendo o primeiro modelo brasileiro a incorporar a nova identidade mundial de design da marca Volkswagen. Além das mudanças estéticas, os motores também foram modificados, agora os 1.0 e 1.6 VHT. Ainda nesse ano, o Fox recebeu a transmissão automatizada ASG.
Na linha 2011, o Fox tornou-se mais um modelo Volkswagen a integrar a linha BlueMotion, em sua versão 1.6. O modelo passou por modificações na carroceria, na transmissão e no gerenciamento eletrônico do motor para tornar-se até 10% mais econômico.
Recentemente, o Fox recebeu o motor 1.0l TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), desenvolvido também com base no conceito Bluemotion Technology para o Novo Gol e o Novo Voyage e até 3% mais econômico que o 1.0l VHT anterior.
Além disso, em 2012, todas as versões do Fox passaram a contar com airbags frontais e freios ABS como equipamentos de série.
CrossFox
Apresentado originalmente em outubro de 2003 como carro conceito durante o lançamento do Fox duas portas, o CrossFox 1.6 Total Flex foi lançado em 2005. O carro teve a suspensão elevada em 31 mm, somada aos 22 mm conferidos pelos pneus 205/60 R 15, fazendo o novo utilitário esportivo ficar 53 mm mais alto e imponente que o Fox.
Também destacam visualmente o CrossFox o estepe externo (com roda de liga-leve), quebra-mato integrado ao para-choque, rack de teto, faróis de longo alcance, estribos e molduras laterais. A motorização que equipa o CrossFox é 1.6l Total Flex, que desenvolve 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol).
Também destacam visualmente o CrossFox o estepe externo (com roda de liga-leve), quebra-mato integrado ao para-choque, rack de teto, faróis de longo alcance, estribos e molduras laterais. A motorização que equipa o CrossFox é 1.6l Total Flex, que desenvolve 101 cv (gasolina) e 104 cv (etanol).
Para a linha 2008, apresentada em maio de 2007, recebeu alterações visuais – entre os destaques, os faróis com duplo refletor e dupla parábola.
Em 2009 ganhou as alterações visuais apresentadas no Novo Fox e, em 2012, passou a oferecer a transmissão automatizada ASG como opcional.
kombi, fusca, brasilia,?
ResponderExcluirRealmente são carros que marcaram época, mas tivemos que limitar para o post não ficar gigante.
ExcluirAchei correta a decisão.
ExcluirBrasília e Kombi não foram "divisores" de água da VW... São derivados do Fusca.
O primeiro divisor de água mesmo foi o Passat, contrariando o slogan da VW na época, que dizia: "O ar não ferve"...
boa cara cade kkkkk?????
ExcluirUma correção no artigo... O Gol passou a contar com o motor 1.6 MD-270 arrefecido a água na linha 1985, não em 1983...
ResponderExcluirOutra correção: O Santana 2000 foi lançado em maio de 1988... E as versões 1.8 com injeção eletrônica só vieram no final de 1993, já como modelo 1994, com injeção digital Ford EEC-IV, na época da Autolatina.
ExcluirValeu Man On The Edge! Já fizemos as correções.
ExcluirVou ser sincero vendo essa family face, sinto uma enorme saudade do design dos tempos da Autolatina. :/
ExcluirAlguém sabe me dizer se realmente saiu o voyage s 1985 ja com a frente do 1988 ?
ResponderExcluirNão. O Voyage 1985 tinha frente do de 1982.
Excluirhttps://www.car.blog.br/2017/03/vw-voyage-registra-15-milhao-de.html
Ate 1986
ResponderExcluirPostar um comentário
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