Em artigo anterior nós comparamos o Toyota Etios Hatch X com seus concorrentes diretos, onde constatamos que o compacto da Toyota leva alguma vantagem em preço (em torno de R$ 2.000 reais) quando colocado lado à lado com modelos com motor acima de 1.0. Entretanto, o mesmo comparativo com a versão sedã do carro deixa claro os motivos pelos quais a Toyota alterou o mix de produção, aumentando a proporção do sedã para 40%: ele mostra uma boa relação custo x benefício.
Um Toyota Etios X Sedã como o mostrado nas fotos, na cor Branco Bossa Nova (sólida), é vendido por R$ 38.890 reais - valor que já contempla ar-condicionado com filtro antipólen, 3 anos de garantia, abertura interna do porta-malas, direção eletricamente assistida progressiva, freios ABS com EBD, air bag frontal duplo para motorista e passageiro, desembaçador do vidro traseiro, entre outros itens.
O motor é um quatro cilindros 1.5 16V com 96.5 cavalos @ 5.600 RPM (E) e 92 cavalos (G) e torque máximo de 13,9 Kgfm (E/G) @ 3.100 RPM, o que resulta nos seguintes dados de consumo, segundo o INMETRO:
Consumo de Etanol
Ciclo urbano (cidade): 8,4 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 9,3 Km/l
Consumo de Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 11,9 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 14 Km/l
Espaço interno
Um dos diferenciais do Etios Sedã em relação ao Hatch é o fato de este dispor de uma distância entre-eixos 9 cm maior - 2.550mm, contra 2.460 mm no hatch. Isso resulta em um maior espaço para os passageiros do banco traseiro, e em um porta-malas com 562 litros - um dos maiores da categoria - no mesmo nível do Chevrolet Cobalt.
Aspectos negativos
O problema do Etios X é seu acabamento muito simples e espartano, sem qualquer requinte ou luxo. O painel com seu velocímetro central também é não convencional, e, além disso, o estilo tem linhas bastante controversas.
Concorrentes
Chevrolet Cobalt LS - R$ 39.890 reais
O modelo da Chevrolet é igualmente controverso no estilo, tem um porta-malas das mesmas dimensões, e consome mais combustível, visto que seu motor 1.4 Econo.Flex, apesar de ter mais potência (102 cv com etanol), dispõe de menos torque que o 1.5 16V do Etios (13 kgfm), ainda tem que lidar com os 1.091 Kg do Cobalt, contra os menos de 980 Kg do Etios Sedan.
Em resumo, o Cobalt LS é cerca de R$ 1.000 reais mais caro que o Etios, oferecendo desempenho inferior e consumo maior. Além disso, a Toyota está oferecendo o seu carro com IPVA 2013 quitado (exceto para consumidores de DF/GO/TO onde o IPVA já não é cobrado em carros 0KM).
Renault Logan 1.6 Expression - R$ 36.370
O carro da Renault tem preço sugerido de R$ 36.370 reais - R$ 2.670 reais mais barato que o Etios Sedan X, tendo como vantagens um motor mais potente (1.6 16V com 106 cv (E) e 15,5 kgfm de torque), além de já contar com o sistema de som. Conta também com direção hidráulica, ar-condicionado, freios ABS e duplo air-bag dianteiro. Como desvantagem tem o fato de dispor de porta-malas menor, com 510 litros, contra 562 litros do Etios.
Outro ponto que precisa ser considerado é o fato de o Renault Logan atual sairá de linha até o final do ano, quando será substituído pela nova geração do carro - que já está à venda na Europa.
Conclusão
A Toyota do Brasil nunca precisou ressaltar as qualidades de "custo x benefício" de seus carros - que, em geral, são mais caros que a concorrência, e mesmo assim vendem bem, embalados pela fama de qualidade e resistência. O caso do Etios, porém, está sendo diferente, e a montadora está precisando apelar para o lado racional do consumidor.
O Toyota Etios X 1.5 16V é um carro para se comprar com o olho na racionalidade, visto que os aspectos emocionais (estilo e acabamento interno) não ajudam. Em resumo: oferece um bom conjunto de equipamentos de série, um nível de segurança quatro estrelas por um preço até mais baixo que o seu concorrente direto - o Chevrolet Cobalt (carro que igualmente não se notabiliza pela beleza das linhas).
É importante notar que a Renault tem, com o Logan, uma oferta até mesmo mais atrativa em termos de custo x benefício, mas o atual modelo francês está em seu ciclo final de produção, e sairá de linha no final do ano.
haaa páára etios não é carro é lixo quemé doido compra
ResponderExcluirA reportagem tenta convencer que o carro é racional, o carro é tão ruim que BASTA ENTRAR NELE E FICAR PARADO para perceber que é um lixo!!! Etios = LIXO !!! Se a india rejeitou porque aqui vai fazer sucesso:???
ResponderExcluirPrezados, apenas relatamos fatos na matéria. O Etios X é mais barato que o Cobalt LS, e mais caro que o Logan 1.6 Expression. Portanto o Etios X, do ponto de vista de custo x benefício, é mais vantajoso que o Cobalt LS. O Logan, porém, tem melhor custo x benefício, mas tem uma nova geração chegando este ano.
ExcluirA matéria foi feita pois a Toyota resolveu fazer essa promoção como Etios X e optamos por analisar se a relação custo x benefício dessa versão é realmente boa. Como se vê, não é ruim, mas tem melhores no segmento, tanto no caso do Sedã quanto no hatch.
è!!! meio complicado pois o carro é meio estranho sim, mais pela fama da toyota é uma questão de tempo a hora que passar a febre do hb20 e onix, isso há de mudar, pois nao deixa de ser um toyota.. um amigo meu comprou o hatch, e rwalmente o carro é massa!
ResponderExcluirna india so da suzuki,mahindra e tata,prefiro etios sedã 1.5 XLS,pessoal so critica e nao faz nem test driver,eu ja fiz,nao sou fan boy
ResponderExcluirpessoal paga IPVA em curitiba que é mais barato e pra escapar do rodizio e multas.
ResponderExcluirtem q respeitar o gosto e opiniao de cada 1 pra ser respeitado
ResponderExcluirve se eles gostam q chamem o carro q eles tem de lixo
mete pau no etios mas tem gol,celta,uno e ka kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirchamam etios, corolla e hiliux de lixo,pode jogar esse lixo na minha casa q eu aceito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirFalar que é lixo é bobagem e comentários como esse devem ser desconsiderados. Já tivemos aqui em casa os dois Toyotas citados, mais Ranger, Lancer, 405, Vitara todos zeros e sinceramente os Toyotas ou são tão bons quanto os outros ou tão ruins. Geralmente os comentários sobre a Toyota são perpetuados por apaixonados e pessoas que não sabem nem o que é uma bronzina. O Brasil está deixando que uma geração que chama o reboque até pra trocar pneu, opinar como se fosse especialista. Um retrocesso!
Excluirnao vejo propaganda da toyota e honda so vejo da hyundai a melhor do mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNão sei, acho que as críticas não correspondem deveras à realidade.
ResponderExcluirCara, hoje eu tive a oportunidade de ver de perto o Etios sedan. Putz, é muito feio! Não tem harmonia alguma, a meu ver, em suas linhas. Parece até um daqueles carros iniciais da Lifan. Vi dois circulando pelas ruas de Copacabana. Pode até ser um Toyota, ter qualidade excepcional e etc, mas eu preferiria um Cobalt que é mais harmonioso em suas linhas em relação ao Etios.
ResponderExcluirInteressante que eu acho o Etios hatch menos feio que o sedan.
adorei seu comentário eu tenho um cobalt 2012 lt o carro e bom confortável em viagem tou trocando por outro automático 1,8
ExcluirAchei incrivel uma coisa, por 2 vezes foi falado na reportagem que o atual modelo do Logan vai sair de linha, nossa quanto medo da Renault,o atual ou o futuro Logan sempre vai ser melhor que o Etios sedan isso é fato..
ResponderExcluirA TOYOTA ESTA JUNTANDO OS RESTOS DOS OUTROS CARROS E TA CONSTRUINDO O ETIOS..........RECICLAGEM,RSRSRSRSRS
ResponderExcluirEM 2011 QUANDO FORAM PUBLICADAS AS PRIMEIRAS FOTOS DO LANÇAMENTO NA INDIA,NÓS BRASILEIROS REPROVAMOS O DESIGN.MAS A SOBERBA MONTADORA NÃO DEU OUVIDOS E LANÇOU O VEICULO AQUI. AGORA OS CONCESSIONÁRIOS ESTÃO VENDENDO O CAARO PELO PÉ DE NOTA DA FÁBRICA. O CARRO É CARO E COM UM INTERIOR MAL ACABADO, SEM TECNOLOGIA E ITENS BÁSICOS QUE A CONCORRENCIA TEM.O MOTOR 1.5 É FROUXO E O QUE VAI SER DOS ATUAIS PROPRIETÁRIOS QUE VÃO TROCAR ESTE CARRO DAQUI 1 OU 2 ANOS, QUAL SERÁ A SURPRESA.
ResponderExcluirSó uma coisa a dizer sobre esse carro: LIXO !
ResponderExcluirEtios sedan Xls o melhor da categoria.
ResponderExcluirO interior dele eh horrível, a Toyota devia ter vergonha.
ResponderExcluirLIXO É O QUE VOCES TALVEZ TENHAM EM CASA. VERGONHA É O QUE VOCES DEVERIAM DE TER EM VEZ DE FICAR NA INTERNET FALANDO MAL DE CARRO. TOYOTA SEMPRE FOI SINÔNIMO DE RESISTÊNCIA E QUALIDADE ASSIM COMO TODOS OS ELETRÔNICOS MADE IN JAPAN. TENHO CERTEZA QUE 90% DOS INTERNAUTAS AQUI NÃO TEM UM VEÍCULO 2013 DESCENTE E QUITADO PRA RODAR. ABRAÇO A TODOS. MAURO GILIARD.
ResponderExcluirCONCORDO PLENAMENTE!!!!
ExcluirTem simbolo de resitencia mas, é feio e espartano.Diante de tanto lançamento antecipado por todas as montadoras, nós esperávamos um carro 9BONITO) e com tecnologia semelhante a concorrência.Ainda bem que não estamos na India, aqui gostamos e entedemos de carro e temos noviadades a cada trimestre, este mes é a vez do novo Peugeot 208, amanhã 23/03 a VOLKSWAGEN comemora 60 anos de Brasil.É assim, gostamos de carro bonito, bem acabado, com boa tecnologia embarcada de série com vem no Punto, Onix e outros.Quanto a manutenção, nesse segmento é dificil apontar qual é o mais barato, depende do condutor.
ResponderExcluirAs péssimas vendas falam bem o que realmente o tal ETIOS é de verdade, um carro para ETIOTAS !!!!
ResponderExcluirO painel parece as balanças da Filizola de 1980 que pesavam queijos e presuntos nas padarias e supermercados,kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
ResponderExcluirSeria interessante tomar uma atitude para alavancar as vendas do etios,talves preço e taxa de financiamento.Se isso ocorrer e não vender, esquece o emblema, qualidade e tudo mais, o carro micou mesmo.Isso tudo é porque fomos discriminados pela montadora.Sou cliente de corolla e hilux e acharam que nossos filhos fossem querer.Esperei para comprar um compacto da marca e vendo pessoalmente, me recuso a pagar tanto por pouco.Qualidade em carro desse valor é saber fazer a manuteção na hora certa.Estou decidindo a compra com outras marcas que oferecem design e tecnologia embarcada muito superior.Respeitem os brasileiros no próximo lançamento.
ResponderExcluirJá sei, porque não comprar um Cobalt 1.8 com motor do Astra 96? Melhor né, novinho esse GM com motor maquiado. Eu dirigi o Etios 1.3 e o Cobalt 1.8 e 1.4... Além do Palio 1.4, Uno 1.4, Hb20 1.0 e o etios 1.3 anda muito mais que esses lixos.
ResponderExcluirBrasileiro gosta de trocar peças, tá explicado.
A Volkswagen tem em sua linha o famoso motor AP com mais de 20 anos e é respeitada assim como o 1.8 da GM.A BMW tem um 6 cilindros em linha com mais de 25 anos e sempre vem melhorando.Manutenção é fazer revisão na hora certa. A Honda,Hyundai,Fiat,Ford,Renault,Citroen,Peugeot e outras montadoras desenvolvem produtos para o consumidor brasileiro, que não se parece nem de longe com o consumidor indiano.
ResponderExcluirSai de um Scenic 2005 e comprei um Etios sedan xls a um mes, em decorrência das facilidades de compra (18 reais por dia, emplacamento grátis e taxa abaixo do mercado). Posso falar de cadeira que seus Pontos fortes são: Economia real, agilidade e dirigibilidade , espaço interno , porta-mala e suspensão. seus Pontos fracos: Designe e acabamento , Falta dos minimos recursos tecnológicos (Computador de bordo, Acionamento eletrico do retrovisor, alerta de luz acessa)e imagine em central multimidia. Nem pensar!
ResponderExcluirÉ um transporte confiável com uma excelente pos-venda e proposta de manutenção. Dizem q. não quebra porem quem espera tecnologia vai ter q. adaptar por fora e gastar mais din-din, pois ele não é baratinho, não.
Sai de um Scenic 2005 e comprei um Etios sedan xls a um mes, em decorrência das facilidades de compra (18 reais por dia, emplacamento grátis e taxa abaixo do mercado). Posso falar de cadeira que seus Pontos fortes são: Economia real, agilidade e dirigibilidade , espaço interno , porta-mala e suspensão. seus Pontos fracos: Designe e acabamento , Falta dos minimos recursos tecnológicos (Computador de bordo, Acionamento eletrico do retrovisor, alerta de luz acessa)e imagine em central multimidia. Nem pensar!
ResponderExcluirÉ um transporte confiável com uma excelente pos-venda e proposta de manutenção. Dizem q. não quebra porem quem espera tecnologia vai ter q. adaptar por fora e gastar mais din-din, pois ele não é baratinho, não.
O que mais me deixa encucado, é que eu não consigo entender o que se passou na cabeça dos empresários da Toyota de colocar esse carro para vender no Brasil sem ter o retrovisor elétrico nem para vender entre os opcionais desse veículo. Ainda mais, porque como você disse, esse carro não é baratinho, não!
ExcluirGostei muito do seu comentário... uma opinião bacana e honesta :)
eu tenho um toyota etios ja tive logan, entre outros, voceis internaltas tem que entender que cada pessoa tem um gosto se ruim pra voceis otimo para mim adoro meu carro me e muito funcional carro para mim e para trabalhar me levar de um lado para outro e não colocar em um pedestal ou me mostrar para os amigos deixem de ser otarios e falar mau do veiculo carro otimo é carro zero voceis que estão falando mau garanto que não tem nem uma bicicleta para andar vão crecer pois na vida a coisas muito mais importante que falar mau das coisa dos outroa REGINA DE OLIVEIRA a outra coisa não fiquem se escondendo tenham coragem e coloquem os nomes de voceis coisinhas insiguinificantes.
ResponderExcluirFeminina ou não, voce deveria estudar ou consultar um dicionário antes de escrever.Quanto ao seu gosto isso não se discute, mas tem opções mais completas e bonitas tem!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEstou pesquisando para decidir qual sedã pequeno vai entrar na minha garagem. Sem dúvidas o Etios tem uma excelente relação custo x benefício na versão de entradas, no entanto quando encaramos a versão mais completa com as da concorrência aí percebemos que o Etios custa muito e oferece pouco. A versão LXS está custando R$ 43.400 e sinceramente não conta com alguns equipamentos básicos como retrovisores elétricos, central multimídia, sensor de estacionamento e computador de bordo, além de um design controverso, acabamento extremamente simples e probabilidade de mudar de modelo já no ano que vem, conforme algumas informações que andei apurando em sites e blogs especializados. O que me resta fazer é um test drive no modelo para verificar se realmente a excelente dirigibilidade faz com que eu opte por esse modelo, embora esteja de olho no Prisma LTZ que ao meu ver oferece bem mais por quase o mesmo preço.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirEstou comprando um carro e visitei várias concessionárias. Custo x beneficio, na minha opnião o Etios Sedan X 1.5 em relação a outros vale a pena.
Comparei com Voyage e custo é mais caro que o Etios. Com o Sienna que já esta com pé na cova. Outro Fox não gostei por causa do bate e rebate do banco traseiro, corre o risco de prender as mãos. Eu preciso de um carro com porta mala grande, não preciso no momento automático (seria tudo de bom), ar condicionado, maciez.
Sou portadora de necessidade especial, desta forma tenho isenção de IPI, ICMS e IPVA. Acha que estou fazendo um bom negocio?
com certeza.... tenho um etios sedan e ele é tudo de bom...ainda tão pra inventar uma direção mais leve do que a dele...recomendoooo...
ResponderExcluirA MARCA RESOLVEU QUEIMAR O PREÇO, CADA MÊS QUE PASSA FAZEM ALGO NOVO PARA AS VENDAS DECOLAREM.ESPERAMOS QUE MUDE LOGO SEU DESIGN INTERNO E EXTERNO PARA ACOMPANHAR OS MODELOS BONITOS E BEM ACABADOS QUE SÃO LANÇADOS AQUI A CADA BIMESTRE.OUTRO DETALHE IMPORTANTE É UMA MOTORIZAÇÃO 1.6 COM CAMBIO AUTOMÁTICO, O HONDA FIT LIDERA ESTE MERCADO A MUITO TEMPO SEM RIVAL Á ALTURA.QUE EM 2014 A FÁBRICA DE SOROCABA FAÇA ALGO QUE OS BRASILEIROS SE ORGULHEM, PORQUE QUANDO O PRODUTO É FEIO ELE ENCALHA, FICA NA PRATELEIRA, SEJA UM CARRO, MOTO, BICICLETA, CASA OU OBJETO, NÃO VENDE!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirFIZ TESTES COM ETIOS SEDAN, ACHEI O CARRO BOM PARA UMA FAMÍLIA, TESTEI O HB 20
ResponderExcluirQUE ESTÁ COM PROPAGANDA FORTE, POREM TEM COISAS NO HB 20 A REGULAGEM DO BANCO É DIFÍCIL, VOCÊ TEM QUE VOLTAR O ENCOSTO COM AS MÃOS. É HORRÍVEL. ACHEI A SUSPENSÃO DO ETIOS MELHOR. MAIS MACIA. DO HB 20 DURA IGUAL AO GOL.
Dirija um etios e mude de idéia. Quando quiseram me mostrar, não queria nem ver, mas quando diriji, eu percebi, é o melhor carro que já dirigi quanto a maciez. Me encantou. CustoXbenefício, dispensa comentários. Comprei!
ResponderExcluirImpressionante a dirigibilidade e a alta tecnologia na constituição nos carros da Toyota e presentes no Etios, direção elétrica, motor de alumínio, sem falar nos itens de segurança. Estou comprando um e fiz o que todos recomendam, o test drive, e simplesmente me encantei com o carro, dá banho nos franceses e nacionais daqui. O meu chega na semana que vem, não vejo a hora...
ResponderExcluirPor enquanto, para mim todos os Carros são iguais, só mudam os preços,condições e peças.
ResponderExcluirCarro diferente pra mim só vai ser qdo ele tiver 5 peneus ou asas. Andando bem???........e me levando aonde Eu quero!!!BELEZA!!!! Isso é o CARRO.......Parabéns à todos os Carros!!!!!
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.