A Toyota da Índia lançou no país asiático a linha 2013 do Etios, em carroceria hatch e sedã - carro que chegam com aperfeiçoamentos de estilo externo e interior com acabamento aprimorado.

Toyota Etios 2013 - facelift

O frente do Etios 2013 ficou um pouco diferente, adotando uma grade dianteira mais elegante e incorporando a faixa cromada na parte superior que caracteriza as versões mais caras do Etios brasileiros. Outra alteração é nos retrovisores, que passam a incorporar indicadores de direção secundários.

Toyota Etios 2013 - facelift

O para-choque dianteiro também está mais proeminente e com formas mais abauladas, se harmonizando com o novo formato da grande dianteira - mais imponente.

Toyota Etios 2013 - facelift

Já na traseira não se observam grandes alterações, mas a Toyota passa a oferecer um kit de personalização aerodinâmico que conta com saias laterais, aerofólio traseiro, entre outros itens.

Toyota Etios 2013 - facelift

Além disso, as lanternas receberam nova disposição de luzes e filetes cromados na parte inferior como destaque de requinte. Outros elementos cromados foram acrescentados na tampa do porta-malas e lateral - evidenciando a preocupação da marca japonesa em conferir uma imagem mais sofisticada e requintada ao seu carro de entrada.

Interior

Toyota Etios 2013 - facelift - interior - painel

O interior é o ponto que recebeu as maiores alterações, com a adoção de tapeçaria em dois tons e um painel com revestimento texturizada. Foram acrescentados sistema de som Bluetooth, USB e entrada auxiliar em todas as versões. 

Toyota Etios 2013 - facelift - interior

Além disso, observa-se novas aberturas de ar com purificadores, cluster de instrumentos com iluminação em azul e bancos com ajustes de altura.

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A Toyota lançou o Etios no Brasil no final de 2012 e foi alvo de duras críticas do público e de toda a imprensa especializada.

    Agora essa, ou seja, até na Índia o consumidor percebeu as falhas do carro e esse facelift e melhorias do acabamento interno do modelo 2013 do Etios por lá comprovam a necessidade imediata de ações desse tipo por parte da Toyota do Brasil.

    Pior, lançar um carro desatualizado como o Etios no Brasil no final de 2012, sendo que provavelmente a Toyota do Brasil já sabia dessas melhorias no carro lá na Índia para o modelo 2013, é realmente lamentável e uma tremenda falta de respeito com o consumidor brasileiro.

    Imaginem a "satisfação" de quem comprou um Etios no Brasil, e, agora, com apenas seis meses de uso, fica sabendo que até na Índia o carro já está mais atualizado e melhor do que o nosso.

    É o fim da picada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. César, tem toda razão. Acho até que não demora aparecer facelift por aqui. O que ainda acho ser uma sacanagem. Lança logo o Yaris p***!

      A VW fez algo parecido. Ano passado no primeiro semestre, lançou uma edição especial do Gol G5 denominada 25 anos que contou com um pacote de série maior e apenas alguns meses depois lançou o Gol G6. Quem não pesquisou antes de comprar pode não ter gostado nada nada. Um amigo meu ficou "brabo" viu?!

      Excluir
    2. Não vi vantagem nenhuma do Etios "novo" indiano em relação ao brasileiro.

      Colocaram uma meia dúzia de equipamentos baratos e chamam o carro de "novo"?

      Não acho que quem comprou o Etios aqui no Brasil tenha sido desrespeitado. Até porque certos equipamentos do Etios indiano são de gosto, no mínimo, duvidoso...

      Mike, sobre essa série especial do Gol G5, é coisa normal das montadoras... Lançam uma série especial antes de uma reestilização para queimar o estoque das peças antigas.

      Foi assim com o Escort MK 4 também, em 1992. Pra acabar com o estoque das peças, lançaram a versão LX, que era a L com alguns equipamentos do XR3...

      Excluir
    3. Mike,
      É por aí mesmo, a sacanagem maior da Toyota com o consumidor foi não trazer o Yaris.

      Man,
      Pelo que mostra a matéria, melhoraram o carro por dentro e por fora.
      Pouca coisa, é verdade, mas em um carro desatualizado como o Etios, não tem milagre.
      É tapar um buraco aqui, melhorar um plástico ali e assim vai.
      Se vc gosta mais do Etios brasileiro do que do indiano, minha sugestão é vc aproveitar que o carro está em promoção/descontos e trocar seu G5 1.6 por um Etios sedã 1.5 ao invés do Novo Santana ... rsrs

      Excluir
    4. César, o dia que eu comprar o Etios será o mesmo quando você comprar um Gol G4...

      Excluir
  2. Está com toda razão. O desrespeito foi total. Com a confinça, credibilidade, rede de concessionária e assistência, caso a Toyota tivesse feito um popular bom, estaria disputando com o Onix e HB20.

    Pena que comprarmos tudo que tiver o nome de carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Jhoneribas!
      O Yaris é o carro compacto atual e moderno da Toyota, que poderia brigar com o HB20 e o Onix.
      Veja a matéria nesse blog sobre a diferença entre o Etios o Yaris.
      http://www.car.blog.br/2012/12/toyota-etios-x-toyota-yaris-historia.html

      Excluir
    2. Realmente a história seria outra. Só gostaria de saber de quem foi a ideia de jogar o painel ao centro? Será que a intenção é que o cara desvie a atenção da via e bata o veículo para comprar peças? Realmente eu queria entender o que passou na cabeça da ao fazer esta grande descoberta.

      Excluir
    3. A intenção da toyota era criar um produto simples e racional especialmente para países de ''terceiro mundo'' (india, brasil etc). A ideia era baratear ao máximo a produção e o painel central simplifica a adaptação em países que não tem mão inglesa, como o br. Estendendo o comentário, o erro da japonesa foi igualar nosso mercado com o indiano, em termos de simplicidade do produto. Se por la carro feio e simples é bem aceito, por aqui nem tanto. Pior, agregou status de ''produto toyota'' e jogou o preço la em cima. Tem que ser muito fã pra embarcar nessa.

      Excluir
  3. Isso é piada... colaram calha de chuva, aerofólio, spoiler dianteiro e traseiro, protetor de parachoque, saias laterais..... esquceram a antena tubarão e aquelas capas cromadas no retrovisor e maçanetas externas.

    No painel ridículo colocaram uma luz azulada.

    Isso sim é uma aula de como enfeitar um pavão com 100 real !!!

    Espero que poupem a gente desse ridículo por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,falta agora a toyota enfiar a cabeça no chão com essa coisa.

      Excluir
  4. Continua muiiito feinho, o que achei incrivel e li aqui mesmo no site é que suas vendas estão aumentando e acima da media que a propria Toyota tinha estipulado, isso prova que brasileiro gosta muito de carro feio ou não tem paciencia de esperar na fila por HB20 2 Onix....

    ResponderExcluir
  5. ninguem fala das qualidades do etios seguro e economico
    faça pelo menos 1 test driver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quer dizer que vc andaria em um carro porcaria desses so por causa da segurança??? e se ele fosse 10 estrelas e sequer vinhesse com os pneus, vc andaria babaca?

      Excluir
  6. Acho que alem de ser um carro muito feio e estranho, é uma carta que a toyota tinha, apostaram muito nesse carro, mas seus concorrentes se deram muito melhor, realmente ficou feio pra ele, melhor ja fazer um novo etios 2014... pra tentar competir..

    ResponderExcluir
  7. O carro realmente nem de perto consegue concorrer em design e acabamento com vários sedans de mesma categoria existentes no Brasil, realmente muito antiquado, incluindo um painel mau localizado e péssima visualização. Entretanto tenho que admitir, a dirigibilidade é muito boa.

    ResponderExcluir
  8. Isso é um mico. Igual o corolla 1998, tão chutado que tiveram que mudar no mesmo ano.

    Eles não estão nem aí se precisar mudar, e quem comprou se vire.

    ResponderExcluir
  9. Vamos valar a verdade a toyota tinha porte muito porte para criar um carro de personalidade acabamento desing... pensa que brasileiro engole qualquer coisa....



    OS GENIOS NAO TIVERAM CAPACIDADE E COPIARAM A RENAULT...UM XEROX DO LOGAN....
    Ridiculo...

    ResponderExcluir
  10. Por que o índice de satisfação dos donos com o Etios está tão alto? http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Toyota&modelo=ETIOS . Possui nota maior que o Gol g6, onix, hb20, e todos os outros. Se pensar q ele possui notas bem mais baixas em estilo e acabamento, e ficar com uma média tão alta... Acho que é um baita carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque com certeza ele tem qualidades. O problema é que entrega poucos equipamentos a alto custo. Nao aceito pagar 40k num carro que custou baratissimo pra ser produzido e entrega menos que o obvio.

      Excluir
  11. wiliam, caro para o que entrega você não pode dizer, acho que não viu as promoções... e mesmo assim, é ai que tá... até no custo beneficio, ele tem excelente notas dos donos acima dos outros concorrentes... é impressionante como os donos estão satisfeitos. é muito raro você ver algum dono que não recomende o Etios. No site não achei nenhum. E, depois de meses e de as opiniões dos donos no site começarem a se firmar com uma quantidade razoavel, vemos uma nota 9 para o Etios. É por essas e outras, que a toyota é foda cara. Não é porque é meu carro, mas podem falar o que quiser, pode dizer que o carro não vende.. que o carro é feio, mas tá ai, qualidade entregue mais uma vez nas mãos dos clientes. Para checagem de todos... Isso é os DONOS do etios acham. Alguém que conhece mais o carro que os donos? http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Toyota&modelo=ETIOS
    Sem mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, como eu disse, o carro certamente tem qualidades. Eu compraria um, mas não aceito pagar caro num carro que nasceu pra ser barato - partes sem pintura, isopor ''isolante'', plásticos moles, visor minúsculo e sem computador de bordo, ausência de regulagem de altura do cinto e do banco, rebarbas, entre outras economias porcas. Já vi um 1.3 de perto e fiquei horrorizado. Não falo do visual pobre, isso é relativo. Não importa que seja um toyota, marca não me seduz, mas quero ter a sensação de ter valido o dinheiro gasto, e isso o carro não me entrega. Mesmo que eu gaste os 36k do modelo da promoção, ainda assim não me sentiria bem servido - cade o conjunto elétrico, o alarme? A toyota só faz promoção porque o modelo vende muito abaixo do esperado.

      Excluir
  12. Sou vendedor pessoal, e acho o resultado da pesquisa justissimo. Digo aos meus clientes que vão comprar o Etios. "pode levar e confiar, que este carro não quebra". O tempo só mostra isso. Qualidade, clientes satisfeitos e Toyota sempre juntos.

    ResponderExcluir
  13. Sou dono de um ETIOS SEDAN estou muito feliz com uma media de consumo de 13km na gasolina e 10km no álcool... muito bom... indico...

    ResponderExcluir
  14. Tenho um ETios XS Hatch. Recomendo pra quem queira um carro de verdade. Antes de comprar outro ande com o Etios. O Ar da TOYOTA é um congelador e ta bem econômico também.

    ResponderExcluir
  15. Olha gente, sou proprietário de um Toyota Etios XS 1.3 Hatch e estou extremamente satisfeito não só com a carro, mas com a atendimento da concessionária. Na hora da entrega, por exemplo, o vendedor se preocupou em explicar nos mínimos detalhes de tudo que tem no carro, além da garantia e funcionamento das revisões. Na mesma semana fui de curioso com meu primo, retirar uma HB 20 numa concessionária Hiunday e só para resumir, o carro não tinha tapetes e não havia tapetes no estoque de peças deles. Notei muita, mas muita diferença na preparação das pessoas do atendimento das duas marcas e isto para mim é muito importante. Do que adianta comprar um carro bonitinho se depois não tem peças para reposição, acaba virando mico de mercado por isso, há quem diga das marcas francesas, por exemplo. Falando no Etios, que belo carro, econômico, espaçoso, confortável. Tudo que preciso para o meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um sedan xs e estou maravilhado! Acho que o dono da toyota imaginou o seguinte: "como eu posso fazer um corola mais barato pra atingir um mercado de menor poder aquisitivo? Ja sei!! Vou pegar o corola tirar tudo que não for importante e deixar só a alma e o coração, vou deixar até só uma luz de ré pra ficar o mais barato possivel, vou nem pintar o cofre do motor hhehehehe, deixem comigo que eu vou bolar aqui um corola bem baratinho heheheeh" Na minha opnião foi assim que o dono da toyota concebeu o etios. Quem nunca dirigiu faça um test drive de olho fechado e tente se lembrar de um corola pra ver se eu tô mentindo. Fazer um test drive olho fechado é f... kkkkkkkk. Áh minha única preocupação é com a revenda. Alguem especula alguma coisa sobre a revenda ?

    ResponderExcluir
  17. Caros,

    Vou dar minha opinião como dono de um Etios sedam e um Logan, comparando os dois carros:

    ALTURA DO SOLO
    O logan é mais alto que o Etios.

    CLIMATIZAÇÃO
    O Ar do Etios é mais eficiente.

    FREIOS
    O Etios tem abs de série.

    CÂMBIO
    O Logan é mais lento nas saídas e retomadas normais.

    MOTOR
    O Logan gasta um pouco mais pois é mais pesado.

    VEDAÇÃO
    Boa para os dois

    NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
    Os ruídos surgem principalmente no painel do Etios quando o carro roda sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto mal conservado pois, os fusíveis ficam debaixo do painel dianteiro.

    SUSPENSÃO
    Boa para os dois modelos. Etios tem maior estabilidade.

    DIREÇÃO
    Boa para os dois modelos. No Etios por ser assistida eletricamente economiza combustível.

    ILUMINAÇÃO
    Bom para os dois modelos.

    ALARME

    Etios fica devendo com limitações impostas pelo fabricante.

    VOLUME DO PORTA-MALAS
    Bom para os dois modelos.

    Eletronica embarcada.

    O Logam tem melhor pacote com computador de bordo e alarme mais completo.

    Segurança

    Etios tem air bag duplo e freios abs de fabrica.


    Como foi dito acima em algum comentário um carro feio e serguro e melhor sim que um carro bonito e mortal. O Etios não é feio, podia ser mais bonito, mas se olharmos o logan br e o logan europeu o europeu é muito mais bonito.
    Temos sim que exigir que nossos carros tenham equivalência com os americanos e europeus.


    ResponderExcluir
  18. eu tenho um etios sedan 2015 platinum e nao o acho um carro feio ,estou totalmente satisfeito em todos os aspectos,sou realista tambem e acho o novo logan sedan mais bonito porem muito menos carro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem