A Nissan lança um novo Nissan Leaf no Salão do Automóvel de Genebra. A diferença em relação às atualizações de outros carros é que não há qualquer alteração estética. Todas as mudanças são técnicas e destinadas a adaptar o carro aos europeus e ampliar sua autonomia.
E é exatamente na autonomia que ocorreu o maior aperfeiçoamento, tendo o carro passado de 174 quilômetros para quase 200 quilômetros no modelo 2013 (198 km de autonomia, exatamente. Isso foi conseguido graças a um novo sistema de aquecimento que melhora o rendimento das baterias em climas frios.
Além disso, agora pode-se equipar o Nissan Leaf, opcionalmente, com um carregador de 6,6Kw - o qual permite reduzir o tempo de carga de 8 para 4 horas quando se usa uma tomada de 32 amperes.
Outras alterações ampliam o espaço do porta-malas dianteiro graças ao novo posicionamento do carregador, e o chassi também foi otimizado para o gosto europeu.
A Nissan passará a fabricar o Leaf na Europa a partir de 2013, na planta britânica de Sunderland - mudanças com as quais a montadora japonesa pretende relançar o carro, que, apesar de já ter vendido 50 mil unidades, está longe de atingir as estimativas originais da Nissan. O
A nota da Nissan sobre o Novo Leaf 2013 reconhece, de forma implícita, que o principal obstáculo para a venda de carros elétricos é a famosa ansiedade que produz sua autonomia limitada e, acima de tudo, a falta de infra-estrutura para recarregar as baterias.
A Nissan esclarece que investe para ampliar a infra-estrutura de recarga, com um maior número de pontos de carregamento, e aplicou as lições aprendidas com as primeiras versões para obter a melhor autonomia dos carros.
Melhor autonomia com tempo de carga menor. Pena que ate ser realidade no Brasil vai demorar muito.
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