Representantes das montadoras de carros instaladas no Brasil se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última quinta-feira, para avaliar a manutenção da alíquota congelada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos. O IPI deveria subir já a partir de segunda feira, mas o governo teme o impacto da elevação dos preços dos automóveis na inflação.
Entre maio e dezembro de 2012, o governo reduziu as alíquotas do IPI dos veículos flex, até 1.000 cilindradas, de 7% para zero. A partir de 1º de janeiro, a alíquota dessa categoria subiu para 2% e deverá subir para 3,5% a partir de segunda-feira (1º), voltando aos 7% originais em 1º de julho.
Já para os veículos flex, de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI, de 11%, caiu para 5,5% até 31 de dezembro, subiu para 7% em 1º de janeiro e deverá ir para 9% na segunda-feira.
Para os veículos a gasolina, o IPI original saiu de 13% para 6,5% entre maio e dezembro do ano passado, foi para 8% em 1º de janeiro e a previsão é de que chegará a 10% a partir de segunda-feira. Já para os veículos utilitários, a alíquota de 8% ficou em 1% até dezembro, subiu para 2% em janeiro e deverá ir para 3% a partir de segunda feira.
As montadoras pedem a manutenção das alíquotas nos valores atuais em decorrência da fraca demanda por automóveis vista desde o começo de 2013. Um aumento de imposto, e consequente subida de preços poderia reduzir ainda mais as vendas.
Fonte: Estadão
As montadoras estão sem desculpa pra aumentar ainda mais os preços, pois já aumentaram além do ipi parcial.
ResponderExcluirA Volks ta com estoque de gol cheio,olha a foto
ResponderExcluirconcordo plenamente, pois elas não repassam o desconto de maneira integral para o consumidor final.. não é atoa q elas já estão chorando para o governo não prosseguir com o aumento gradativo do IPI..
Excluirelas não irão assumir ests diferenças.. estão repassando nos preços estes aumentos e o consumidor não está bancando essa farra deles.. deu no q deu.. carros encalhados..
e tende à aumentar.. TOMARA..
engraçado é q essas montadoras sanguesugas só querem que o governo reduza IPI e num sei o q mais.. Agora, a fatia monstruosa do bolo delas, elas nao querem nem saber d reduzir..
ResponderExcluirespero q as coisas só piorem mais e mais com o passar dos meses.. que as quedas nas vendas se acentuem e no fim o desespero se instale para vc´s.. já faturaram por demais nas mãos dos otários brasileiros..
nesse ponto concordo com as montadoras de manter a redução do ipi acho até que deveria ser permanente já se paga imposto demais se não me engano 40% do valor de um carro novo e imposto igual aos combustiveis um absurdo sem tamanho
ResponderExcluirIPI reduzido serve para dar mais lucro as montadoras.
ResponderExcluirconcordo plenamente, pois elas não repassam o desconto de maneira integral para o consumidor final.. não é atoa q elas já estão chorando para o governo não prosseguir com o aumento gradativo do IPI..
Excluirelas não irão assumir ests diferenças.. estão repassando nos preços estes aumentos e o consumidor não está bancando essa farra deles.. deu no q deu.. carros encalhados..
e tende à aumentar.. TOMARA..
Se tem imposto demais, reclamam. Se tem imposto de menos, reclamam...
ResponderExcluirBrasileiro é uma desgraça. Nunca tá contente...
Verdade Man, é F*** e nem vo me alongar muito, se não sai altas revoltas aqui, rss.
ExcluirRedução de impostos e preços é bom para todos!
ExcluirAcho que o governo poderia fazer um acordo sério com as montadoras.
Efetivar a redução de 7% do IPI, desde que as montadoras também reduzam o mesmo percentual nos preços de tabela de todos os seus carros e financiem carros com 50% de entrada, dividindo os 50% restantes em 36 parcelas, sem juros, como ocorre no resto do mundo civilizado.
Com essa redução de preços, carros como o HB20 1.6 Style, o Onix LTZ 1.4 e o 208 Allure custariam menos de R$40K e poderiam ser comprados com R$20K de entrada e mais 36 parcelas fixas de R$555,00.
O governo abriria mão mão de uma pequena parte da altíssima carga tributária e as montadoras idem, em suas altíssimas margens de lucro.
Teríamos um redução imediata de 14% nos preços de todos os carros, aumentando as vendas e a acelerando a renovação da frota, além de gerar mais empregos e atrair mais investimentos.
Não resolveria, mas ajudaria bastante.
Lembrando que ainda existem os impostos estaduais: ICMS - incidência direta - (alguém viu algum governador abaixar a aliquota sobre a cadeia de produção automotiva?) IPVA - incidência indireta - porque por exemplo, no estado de SP a aliquota para carros é tão alta (4% gasolina e flex e 3% etanol)?
ExcluirNa realidade o IPI é um imposto federal, só que o produto da arrecadação é dividido com estados e municípios. Sendo assim, quando o governo federal baixa o IPI, ele derruba o caixa dos estados e municípios. Então o governo federal faz caridade com chapéu alheio.
ExcluirA maior carga tributária em cima dos carros é a PIS/COFINS, que é de arrecadação inteiramente federal. Sendo assim, o governo federal que deveria reduzir o PIS/COFINS sobre os carros, para baixar ainda mais os preços.
O IPI é parcialmente divido (cerca de 22%) com os estados da federação, juntamente com uma parcela do IR. Não se trata de "caridade com chapéu alheio" desta forma. É obvio que com a renúncia do IPI, diminuirá tamb/COFINSém a parte dos estados, porém entendo que o ICMS, que permeia toda a cadeia, também poderia ter a aliquota revista, para diminuir o preço, em contrapartida à manutenção do PIS/COFINS, que possui aliquota em torno de 8%, que tem um carater mais social. O IPVA, de forma indireta, também deveria ser revisado, pois também afeta a contabilidade automotiva. Mas a grande questão continua sendo o dilema entre as "ameaças" das montadoras (demissão de empregados) com a renùncia fiscal por parte do governo, pois quem acompanha o mercado certamente verificou que imediatamente antes da redução do IPI os preços dos veiculos eram praticados com desconto, com a redução acabaram-se os descontos! Ou seja os repasses de desconto se perderam no meio, foram parar no caixa das montadoras, que interromperam os bonus, utilizados normalmente nas retrações do mercado.
ExcluirO IPI é parcialmente divido (cerca de 22%) com os estados da federação, juntamente com uma parcela do IR. Não se trata de "caridade com chapéu alheio" desta forma.
ExcluirNão é só com Estados. É com os municípios também. Portanto, quando o governo reduz o IPI, ele reduz a arrecadação dos Estados e Municípios, e mantém a dele intacta, já que a maior parte vem da COFINS. Portanto, é sim, caridade com chapéu alheio.
Os governos estaduais tem apenas o ICMS para dar conta de Educação, Saúde, cuidar de estradas, fazer obras e etc.
E é esse que vc quer que baixe.
Enquanto o governo federal tem IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, Imposto de Importação, IOF, IRRF.
Ou seja, a maior parte dos preços dos carros é resultado de impostos federais ABUSIVOS.
E vc vem aqui ainda fazer política defender o governo federal? No mínimo deve ser um desses petralhas pagos com o dinheiro público para defender os impostos que são arrancados da população e embutidos nos preços dos carros para pagar desocupados que ficam na Internet fazendo política, que parece ser o seu caso.
É obvio que com a renúncia do IPI, diminuirá tamb/COFINSém a parte dos estados
Errado. A renúncia de IPI impacta o caixa dos Estados e Municípios, que é quem tem a obrigação de manter escolas, estradas e hospitais. Já a renúncia do COFINS impactaria o caixa do Governo Federal, cujo maior despesa é pagar os salários de seus funcionários.
Portanto, se o governo federal tivesse vergonha na cara, deveria reduzir o monte de impostos que incidem sobre os carros, como PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, CSLL, IOF, Imposto de Importação, entre outros.
em contrapartida à manutenção do PIS/COFINS, que possui aliquota em torno de 8%, que tem um carater mais social.
Caráter social? Caráter social tem o ICMS que paga as escolas e os hospitais, as universidades estaduais, mantém as estradas, paga a polícia militar e civil dos estados.
Já a COFINS serve para pagar salário de militante político que fica na Internet o dia inteiro fazendo propaganda de governo. Eu se fosse um desses petralhas virtuais, teria vergonha de dizer isso.
Mas nós temos um exemplo bem aqui: um autêntico petralha vindo aqui defender que o governo federal com seus 80.000 aspones. Ou seja, nós estamos pagando, com os impostos embutidos nos preços dos nossos carros, o salário de gente como esse sujeito que vem infestar um blog de carro fazedno propaganda de governo. Tenha vergonha na cara, meu amigo.
Prezado Senhor
ExcluirAgradeço as suas informações a respeito do assunto. Os debates sempre são enriquecedores, com a observação e respeito dos diversos pontos de vista, propiciados por canais de alto nível como este blog. Não tenho a pretensão de dar uma conotação politica para os meus comentários, tampouco provocar a ira alheia ou atingir pessoalmente qualquer um que discorde das minhas opiniões. Se essa foi a impressão, peço desculpas aos participantes, o viés principal dos meus comentários tem a ver com a redução do preço final ao consumidor, com a revisão também dos tributos da esfera estadual, que também tem a sua parcela na composição dos preços dos automóveis.
SERÁ UMA CRISE AUTOMOTIVA?
ResponderExcluirESTAMOS CAMINHANDO PARA TAL..
Excluir..MAS AÍ É SÓ AS MONTADORAS AMEAÇAREM DEMISSÕES E MASSA Q O GOVERNO ABRE AS PERNAS E VOLTA COM OS DESCONTOS NO IPI..
AÍ ELAS ABOCANHAM UM BOCADO E REPASSAM UMA PARTE PARA OS RETARDAS FICAREM FELIZES PARA SEMPRE... HAHAHAHAHA
q q eu disseeeeeeeee????
Excluiras fdp´s fizeram a pressão e molharam os bolsos dos políticos e já é fato.. IPI permanecerão nos patamares atuais até dez/2013..
tomara q continue não vendendo.. aí elas vão ter q chorar denovo pro governo voltar aos patamares do ano de 2012..
estava desenhado q isto iria acontecer..
Ainda bem que existe os Civic's e Corolla's Usados (:
ResponderExcluirse as montadoras estao com carros encalhados ,como explicar a demora na hora da entrega,fiz pedido de um onix 60 dias atras e ainda nao me entregaram ,estao me pedindo mais 60 dias ,que absurdo !!!!
ResponderExcluirconhece uma palavra chamada incopetência?
Excluiresperar 120 dias por um carro com motor de 10 anos atrás.. complicado..
q q eu disseeeeeeeee????
ResponderExcluiras fdp´s fizeram a pressão e molharam os bolsos dos políticos e já é fato.. IPI permanecerão nos patamares atuais até dez/2013..
tomara q continue não vendendo.. aí elas vão ter q chorar denovo pro governo voltar aos patamares do ano de 2012..
estava desenhado q isto iria acontecer..
O que vc queria? Que o imposto aumentasse?
ExcluirÉ interessante: quando o imposto está elevado o povo reclamada.
E quando o governo resolve manter o imposto mais baixo, o povo reclama também...
Fico sem entender..
não é questao de reclamar por causa do governo abaixar imposto.. na verdade, a reclamação é pq as montadoras só sabem fazer é isso mesmo.. chorar para o governo abaixar.. a parte delas, elas não fazem.. e não fazem mesmo.. quero ver como q vai ficar, na hora que o governo chegar e falar q não vai baixar mais em nada.. será q as montadoras vão assumir alguma redução? CLARO Q NÃO!!!!! Nem repassar os descontos integrais para os consumidores elas não passam..
Excluircontinuo torcendo para q a manutenção das alíquotas atuais não seja suficiente para aquecer as vendas.. quero que a coisa fique mais feia, pq sei q muita coisa pode melhorar em cima dos patamares e preços atuais...
Negócio é enrolar a troca de carro ao Maxxximo.......
ResponderExcluirAfinal assim que se pega o carro, já começa o prejuízo, um popularzinho 1.0 dá prejú de R$400,00 por mês, qual R$150 é do que se deixa de ganhar se deixasse corrigindo e R$250 é depreciação.
Isto sem falar que logo de cara tóma no tóba: R$1000 ipva + R$700 (placa,licenc,seg obrig e despacha) + 1500 de seguro. Total R$3200,00
Tô maluco
a matéria e o assunto renderam.. baum taméim!!!!
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