O Hyundai HB20 foi submetido a um teste de colisão pelo órgão Latin NCAP e recebeu apenas uma estrela no quesito segurança de crianças. A Hyundai não gostou do resultado e emitiu uma nota dizendo que o uso no teste de uma cadeirinha sem Isofix seria o responsável pela baixa nota do HB20 na prova de segurança.

Hyundai HB20 Latin NCAP - teste de colisão

Agora, em um terceiro round dessa disputa, o Latin NCAP decidiu responder à nota da Hyundai em comunicado oficial dizendo que quem procurou o órgão foi a própria Hyundai, e que o teste foi patrocinado por ela - situação na qual a montadora cobre os custos da aquisição do automóvel, mas não fornece o carro, pois o mesmo é comprado de forma independente pelo Latin NCAP.

Além disso, o Latin NCAP informa que técnicos da empresa estiveram presentes no dia do teste de colisão e que teriam "escolhido qual sistema de retenção infantil seria utilizado, depois de semanas de discussão sobre o assunto".



O Latin NCAP ainda afirmou que ofereceu à Hyundai a possibilidade de apresentar os resultados do teste em outro momento, quando as cadeirinhas com Isofix já estivessem sendo vendidas no Brasil e pudessem ser utilizadas no teste, mas mesmo assim a Hyundai teria optado pela realização do teste, "assumindo os riscos de obter um resultado negativo na segurança a crianças".

Cadeirinhas ISOFIX

O Hyundai HB20 não foi testado com cadeirinhas de criança com ISOFIX, assim como nenhum carro nacional, pois as regras do Latin NCAP estabelecem que só podem ser usados dispositivos de retenção disponíveis em dois dos três grandes mercados atendidos pelo programa (Argentina, Brasil e México), mesmo que o carro não seja vendido em todos.


Como não existe cadeirinha ISOFIX homologada no Brasil, quem compra um HB20 (ou um Etios, ou um Gol, - que receberam 2 estrelas no quesito segurança de crianças, contra 1 estrela do HB20, mesmo sem usar cadeiras ISOFIX) não consegue comprar uma cadeirinha com Isofix.



O sistema ISOFIX prevê que tanto o automóvel quanto o acessório tenham ganchos que podem ser usados na fixação da cadeirinha, sendo que os ganchos de fixação ficam presos na carroceria do carros carros, e não nos bancos, como o caso das cadeirinhas convencionais.

Ocorre que como cadeirinhas ISOFIX não estão homologadas no Brasil, elas não podem ser vendidas, pois a legislação determina que apenas cadeirinhas com o selo de homologação do INMETRO sejam usadas. Segundo o INMETRO, ainda no meio do ano a análise de conformidade dessas cadeiras seja publicada.

3 Comentários

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  1. Toma na cabeça, Hyundai!

    Tentou mexer mais na merda e só fedeu mais...

    Isso que dá tentar justificar o injustificável...

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    Respostas
    1. A Hyundai deveria ter ficado quieta. Quanto mais mexe, mais complica a situação do HB20.

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  2. A 1ª foto e o 1º video, q é sem som, me lembrou os desastres nas novelas e filmes..............



    ASS.: Raphael Guedes Marinho.

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