O governo federal anunciou hoje que a alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões ficará congelada nos valores atuais até 2014 - algo que já estava sendo especulado desde quinta-feira, e, agora, confirmado, às vésperas da elevação da alíquota - prevista para acontecer no início de maio.
Os carros flex e a gasolina com motor até 1.0L ficam com IPI de 2% (subiriam para 3,5% na segunda-feita e para 7% em junho), enquanto os modelos carros flex com motores entre 1.0 e 2.0 têm IPI mantido em 7% (subiria para 9% no dia primeiro de abril e 11% em julho) e os carros a gasolina ficam em 8% (subiria para 10% e posteriormente para 13%).
Carros com motor acima de 2.0L ficam com 25% no caso de motores a gasolina, e 18% para os carros flex. Já para caminhões, a alíquota permanece em zero.
Comerciais leves
Os comerciais leves ficam com 2% de IPI até 31 de dezembro (chegaria a 8% em junho).
HB20S terá redução de preço?
É importante considerar que modelos que tiveram seu lançamento em março com disponibilidade comercial em abril, como o Hyundai HB20S, tiveram tabelas de preços divulgadas já incorporando a subida de IPI prevista para abril.
Porque os governos estaduais também não reduzem os percentuais do ICMS que incidem sobre a cadeia de produção dos automóveis, reduzindo ainda mais o seu valor? Com a redução do IPI ficou claro que a gordura estadual é muito grande!
ResponderExcluirNa realidade o IPI é um imposto federal, só que o produto da arrecadação é dividido com estados e municípios. Sendo assim, quando o governo federal baixa o IPI, ele derruba o caixa dos estados e municípios. Então o governo federal faz caridade com chapéu alheio.
ExcluirA maior carga tributária em cima dos carros é a PIS/COFINS, que é de arrecadação inteiramente federal. Sendo assim, o governo federal que deveria reduzir o PIS/COFINS sobre os carros, para baixar ainda mais os preços.
Ao contrário do que vc diz, a gordura em impostos na área federal é que é um absurdo.
Não só os governos(Estadual e Federal), as montadoras também com seus altíssimos lucros, assim teríamos lucros menores somados a impostos mais baixos e, por consequência, carros mais baratos. Mas o Governo não está preocupado com isso, ele só quer saber se vai faturar mais em coluio com a ganância das montadoras. No ano passado o mercado automotivo foi o setor da economia de nosso País que mais enviou remessa de lucros para o exterior, segundo dados do Banco Central. Então para que serve essa redução de IPI... precisa responder?
ResponderExcluirMuitas das vezes uma pessoa (homem ou mulher) quando compra o seu 1º carro, aquilo é sempre uma realização de sonho, e a pessoa fica feliz da vida com o carro q muitas vezes sao dos seus sonhos..........
ResponderExcluir............mas infelizmente existe coisas negativas no mundo dos carros, como estão dizendo os comentaristas acima, e aí esse referencial de paz com o carro acaba, infelizmente.......
ASS.: Raphael Guedes Marinho
o mais absurdo é o carro vendido para deficientes fisícos, que deveriam ter o desconto igual ou maior que os taxistas e isso não acontece, porque a concorrencia das montadoras desputam o mercado maior que é os taxistas do que os deficientes, o governe deveria atuar para igualar o preço para os deficiente igual a dos taxista, mas, cadê a caragem para isso, pq para os taxista o desconto chega até 33 porcento e para os deficientes 28 porcento? alguém pode explicar essa desigualdade ?
ResponderExcluiranselmo deficiente fisico
obs: esses 28 porcento é na fiat , pq a vw o desconto é mais absurda ainda , apenas 23 porcento
ResponderExcluirrafael deficiente fisico ......
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