A Hyundai Motor Brasil emitiu um comunicado comentando o mau resultado do HB20 no teste de colisão do Latin Cap - evento no qual o compacto sul-coreano ficou com três estrelas para passageiros, e apenas 1 estrela para o quesito segurança de crianças.
Segundo a Hyundai, a má nota do HB20 na segurança para crianças decorreu do fato de o teste não ter utilizado uma cadeirinha para crianças padrão Isofix, visto que tais cadeiras ISOFIX ainda não foram homologadas para venda no Brasil, o que motivou o teste ser executado com cadeiras convencionais.
Em resumo, a Hyundai alega que o seu carro, se for testado com cadeiras ISOFIX, terá bom resultado. Ok, o problema é que quando testado sem cadeiras ISOFIX, como os demais carros, o HB20 se mostrou mais inseguro que o Etios (2 estrelas), New Fiesta (4 estrelas), VW Polo (três estrelas), Fiat Palio (2 estrelas) com air-bag e Gol i-Trend com ABS e AirBag (2 estrelas).
Nota da Hyundai Motor do Brasil:
"Com base nos resultados do teste de colisão do HB20, divulgados recentemente pelo Latin NCAP, a Hyundai Motor Brasil esclarece que o veículo foi testado com um Sistema de Retenção Infantil (SRI), ou cadeira infantil para auto, sem sistema de ancoragem ISOFIX, apesar de o HB20 ser equipado de série com tal tecnologia.
O Latin NCAP exige que a cadeira infantil para auto avaliada esteja disponível em pelo menos dois dos três principais mercados na América Latina em que o carro é vendido. O HB20 é comercializado exclusivamente no Brasil, país no qual a cadeira infantil para auto com ISOFIX ainda não foi homologada para venda.
A Hyundai conduziu internamente diversos testes de colisão do HB20 com cadeira infantil para auto com ISOFIX e os resultados foram sempre superiores aos apresentados pelo Latin NCAP no que diz respeito à segurança infantil. Assim que a cadeira infantil para auto com ISOFIX for homologada no Brasil, a Hyundai solicitará ao Latin NCAP que o veículo seja testado novamente, a fim de comprovar melhores resultados de segurança.
A Hyundai mantém a segurança como sua maior preocupação. Todos os modelos lançados recentemente pela marca obtiveram notas elevadas em testes semelhantes, realizados em todo o mundo. Testes internos, feitos com protótipos produzidos na fábrica da Hyundai em Piracicaba, mostraram um resultado superior aos anunciados pela Latin NCAP para o HB20. A nota de três estrelas para proteção de passageiros adultos está na média entre os carros compactos. Itens como proteção de cabeça, pescoço e pés foram muito bem avaliados no HB20, conforme relatório final do Latin NCAP."
A culpa sempre é do outro, né... Como sempre!
ResponderExcluirLamentável e totalmente pobre em argumentos esse pronunciamento da Hyundai...
Etios, Gol e Palio foram considerados menos inseguros para as crianças... E no caso do Palio, a discrepância é maior ainda, já que o modelo testado era o 2010, basicamente o mesmo carro desde 1996!
Como que um carro com projeto e plataforma mais modernos pode ser sair PIOR do que um carro com projeto e plataforma mais antigos?
ABSURDO!
Tsc, tsc, tsc...
Concordo!
ExcluirE essa resposta da Hyundai deixou o mau resultado do teste do HB20 mais vergonhoso ainda :/
Esse é um ponto que precisa ser melhorado pela Hyundai, que sempre enaltece demais seus produtos, mas que, na prática, ainda tem muito barro para amassar, como todos os demais carros nacionais.
ResponderExcluirVerdade, César!
ExcluirA Hyundai é uma boa marca... Mas sem essa de "premium" ou coisa do tipo.
Ela precisa parar de pensar que tá sentada em cima da cocada preta...
Man, você tocou em um ponto interessante!
ExcluirO conceito premium, no meu entender, se aplica às marcas que prezam por qualidade e tecnologia no mais alto nível em todo o processo de fabricação e pós-venda.
Estamos falando de MB, BMW, Audi, etc. É daí para cima.
Aqui no Brasil, lançam um carro compacto de entrada, enchem de equipamentos, melhoram um pouco o acabamento, e, pronto, o carro se torna "premium".
Francamente, falar que 208, C3, New Fiesta, HB20, Onix, Punto, Polo, Sonic, etc, são carros compactos premium chega a ser engraçado.
Se compararmos um compacto premium de verdade (Audi A1, BMW série 1, MB classe A) com os nossos chamados "premium", dá vontade de chorar.
A única coisa que os nossos carros compactos (todos) tem de premium é o preço, aí sim, premium até demais.
Verdade... nada a ver esses pseudos compactos "premium". Deveria ser no máximo compactos "Plus".
ExcluirPorque principalmente HB20, Punto e Polo não têm nada de premium... são todos de plásticos duros vagabundos, interior cinza, etc.
O Polo tem pelo menos segurança, assim como o New Fiesta. Uma pena a VW do Brasil abandonar esse carro e não querer atualizar ele para melhorá-lo.
Que merda...
ResponderExcluirDesculpa esfarrapada, e a justificativa pior ainda. Como fabrica um carro exlcusivo para o mercado brasileiro e põe o bagulho que não existe por aqui?
ResponderExcluirHYNDAI, DEIXA DE SER CARA DE PAU.
papo furado da hyundai . o isofix e opcional a escolha e do motorista .entào se não usar isofix não tem segurança alguma como assim ???
ResponderExcluirFicou no mesmo nível do Corolla... o povo enche a boca pra dizer que o carro é bom demais, pagam caro e no final uma ridícula UMA estrela para o coitado do seu filho.
ResponderExcluirNão será você... então deixe a criança morrer.
Trágico :(
Melhor seria ficar calada. Quando as tais cadeiras estiverem a venda... E que tal comentar as (só) três estrelas? Cade a melhor do mundo? E aida vão oferecer outro carro (preparadíssimo) para o teste? Hahahhahahihihihuhuhuh! Uma ong alemã simplesmente jogou a tal eficiência dos novíssimos carros europeus no lixo por reconhecer que a legislação europeia não consegue evitar manipulação dos veículos testados (tapam buracos, colocam pneus de baixo atrito, desligam luzes, radio, ar, e chegam até mesmo a desligar o alternador), que dirão dos nossos. Ainda andamos em carroças. Ordinárias, mas bonitinhas.
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