O Hyundai HB20 obteve a vice-liderança de vendas no varejo na primeira quinzena de março de 2013, superando o Fiat Palio, Ford Fiesta e Chevrolet Onix, ficando atrás apenas do Volkswagen Gol, que continuou líder, mas por uma estreita margem de 44 carros.
As vendas no varejo são aquelas feitas para consumidores finais, e não computam as vendas para frotistas (locadoras) e empresas. É importante considerar que a Hyundai não vende o HB20 para vendas diretas, apenas para consumidores pessoa física, ao contrário da Toyota que já está vendendo o Etios para empresas.
Os números da primeira quinzena mostram o VW Gol com 6.743 carros emplacados para pessoas físicas, na liderança, seguido do Hyundai HB20, com 6.699 emplacamentos. A terceira posição ficou com o Fiat Palio (5.752 emplacamentos), seguido do Ford Fiesta - alvo de intensas campanhas de marketing - em quarto, com 4.806 unidades.
O Chevrolet Onix ficou na quinta posição, com 4.546 vendidos - lembrando que a Chevrolet também não iniciou as vendas do Onix para pessoa física.
Outro dado que mostra a força das vendas do Hyundai HB20 é o comparativo de vendas da primeira quinzena útil de fevereiro com a primeira de março: o Hyundai HB20 foi o carro que mais cresceu em vendas nesse período, com participação de 22,46% no segmento de hatchs pequenos, seguido do Ford Fiesta, com 16,94% (refletindo a campanha da Ford) e Chevrolet Onix, com 16,23% em março.
Outro aspecto a ressaltar é o fato de que o Hyundai HB20 e o Toyota Etios foram os únicos hatchs pequenos que venderam mais unidades na primeira quinzena de março quando comparado com a média de vendas quinzenais. O HB20 vem média quinzenal de 5.699, e vendeu 6.773, enquanto o Etios, com média quinzenal de 1.324, vendeu 1.589 na primeira metade de março.
Duas coisas; Que o HB20 vende tanto quanto o gol eu já sabia, como disse no mês passado, o gol vende BEM para PJ e em cidades onde só tem concessionário VW (falta de opção). O HB20 conseguiu passar a ideia de compacto premium (bonito + caro + novidade = premium + status, não para mim), meu vizinho mesmo trocou o honda fit 2009 por um HB20 1.6 premium AT. A FIAT já está dando pulos fazendo promoções abertas no UNO e PALIO. A VW tem bons descontos na loja, mas não divulga. E viva a concorrência!!!
ResponderExcluirHB20 e Onix ainda não vendem para frotistas, assim, separar os números é correto para efeito de comparação, pois a margem de lucro na venda para pessoas jurídicas é bem menor (os fabricantes aplicam descontos de até 30%).
ResponderExcluirOutro dado importante é que o total de vendas do Gol, Uno e Palio, INCLUEM o Gol G4, Mille e Palio Fire, que concorrem com o Celta e não com o Onix e HB20. Isso é uma tremenda enganação e sempre nos leva à conclusões equivocadas sobre a liderança de vendas.
Dessa forma, não tenho a menor dúvida de que o HB20 já é o carro mais vendido do Brasil, seguido pelo Gol G6. O Onix já deve ter superado as vendas do Novo Palio.
Fiesta Rocam sai de linha até o final de 2014, conforme o plano estratégico da Ford de só fabricar carros globais no Brasil até 2015, o que, aliás, é excelente.
Detalhe, Onix e HB estão sendo vendidos pelo preço de tabela, sem um centavo de desconto, enquanto Gol, Fox, Uno, Palio e Fiesta Rocam estão com descontos e promoções para não perderem ainda mais vendas.
O mercado vai ficar ainda melhor para o consumidor quando o HB20 e o Onix começarem a perder vendas, forçando descontos e promoções nesses dois carros, como seus concorrentes já estão fazendo.
Hyundai e GM podem dar descontos nesses carros, pois, como já vimos, vendem o HB20 e o Onix com margens de lucro bem maiores do que seus concorrentes (só vendas diretas).
E que venha o New Fiesta em maio!
Apenas corrigindo, "... do que seus seus concorrentes (sem vendas diretas para frotistas)".
ExcluirAmigo me desculpa, mas já vimos antes essa euforia toda quando entra um compacto para competir com o gol vw, mas você mesmo já sabe no final de tudo sempre da Gol, excelente carro atendimento vw nas lojas excelente , agora entremos nos considerados pobres em uma agencia da hyundai nem olham para nos, estamos no brasil e a vw já se tornou brasileira. esquece esse negocio de hb20 e onix
ExcluirEu tenho um Gol e não posso reclamar do carro... Mas o Rasec tem razão, Esdras...
ExcluirO HB tem qualidades sim, me desculpe a franqueza. Sempre disse aqui neste blog que ele seria o concorrente mais forte do Gol... E isso desde que o carro foi lançado e depois de vê-lo ao vivo.
Onix eu vi e não gostei do acabamento, bem inferior aos do Gol e HB.
Acho bom que o HB e Onix estejam vendendo bem. Concorrência é bom para nós, consumidores...
Concordo com os colegas na brilhante avaliação de todos mas confesso que em relação ao Hb20 ainda fico com um pé atrás quanto aos números. Não contesto os dados em sí, nem a qualidade do carro que realmente está vendendo muito.
ExcluirAcho que foi um grande acerto da Hyundai, mas estou inclinado a dizer que é melhor aguardar mais um pouquinho, quando começarem as revisões mais caras e de maior quilometragem dos veículos. Assim poderemos saber a relação custo benefício e a efetiva reposição de peças. Nesse quesito, entendo que VW, GM e Fiat estão melhor preparadas.
PENSEI QUE O ONIX IRIA FICAR MAIS PRÓXIMO DO HB20 EM VENDAS.
ResponderExcluirGOSTO NÃO SE DISCUTE , MAS VEJO O ONIX MELHOR DO QUE O HB20.
ANDEI NOS 2 E SEM DÚVIDA NENHUMA ,O ONIX ME AGRADOU MUITO MAIS.
MAS ENFIM , RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS.
Também comparei os dois e comprei um Onix LT 1.4.
ExcluirMas a disputa HB20 x Onix é bem apertada.
Eu também fiz o teste no HB20 1.6 e no Onix LTZ e gistei mais do Onix. No entanto, caí na tentação de pegar um Fox com preço reduzido. Espero não me arrepender. rsrs
ExcluirEscort by Hyundai
ResponderExcluirComparei Onix LT 1.4 x HB20 1.6 x Gol Power, acabei optando por este último. Talvez por já ter uma certa admiração por VW, mas cá entre nós, o Gol (com sua caixa de marcha tão macia e engates tao precisos) + VHT 1.6 formam um conjunto tão gostoso de guiar/esticar as marchas, você escuta o barulho nervoso (pelo menos pra mim) do motor de dentro do carro. Enfim, para alguns, isto pode representar uma falta de isolamento acústico ou fruto de um projeto jurássico, mas eu gosto.
ResponderExcluirputs 43 carros a menos que a vw o pessoal da das auto devem ta arrancando os cabelos kkkkkk e eu acho e pouco
ResponderExcluirUma Coisa que ngm falou é que o Gol perdeu vendas, sim ! mas Olha os resultados de Uno,Palio,Fox,Sandero,Agile dentre mais alguns ai, a derrocada foi muito maior, a FIAT deve ta mais P*** que a VW.
ResponderExcluirTem pessoas reclamando do consumo do hb20, faca como eu, compre um 1.0 que com etanol ta fazendo 10.5 na cidade e 12.2 na estrada sempre com ar ligado, e um pouco fraco na saida mas depois voa. Sem falar no dezaine que, todos me perguntam se e importado. Ia esquecendo, outro ponto que nao gosto e a embreagem dele que e muito longa, ate se acostumar da impressao que a gente e aprendiz no volante, mas com o tempo acostuma, o resto e show.
ResponderExcluiralguem aí sabe quantos venderam já em março? Acabou hoje rs rs rs...
ResponderExcluiro gol não muda em nada o mesmo painel pobre de sempre...o pessoal já tá meio enjoado da vw....todos os carros são iguais, as dianteiras, os bancos, td igual, manutenção cara, seguro caro e é muito visado...
ResponderExcluirConcordo.
ExcluirRespeito a opinião de todos, mas tem gente que está igual aos tempo que a TV, tinha que ser Philips. Minha opinião hb20 é superior.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.