A Hyundai do Brasil contou com uma coincidência para ficar como a quinta maior montadora do Brasil nos dois primeiros meses de 2013: o sucesso do compacto HB20 e, no mesmo período, a fábrica da Renault paralisada para ampliação da produção. Resultado: a Hyundai alcançou 5,6% do mercado - o que já é mais da metade da meta de 10% e incomodar também a Ford.
Enquanto a Hyundai cresce, a Renault, sem carros nas concessionárias, é a que mais perde, junto com a aliada Nissan. E a Hyundai tem o HB20 - carro que já é o quarto carro mais emplacado do Brasil - mais que dobrando as vendas da Hyundai nos dois primeiros meses deste ano, em relação ao volume de um ano antes. Enquanto isso, a Renault viu suas vendas 13,3% nos primeiros dois meses de 2013, relativamente ao mesmo período de 2012.
Além da Hyundai, a Toyota também ganha posições nesse novo mercado brasileiro, marcado por uma competição mais intensa, e isso é resultado do início da produção do Etios em Sorocaba, o que fez a participação de mercado da gigante japonesa pular para 4% após.
A Renault, porém, vai reagir ao longo do ano, visto que sua fábrica voltou a operar a agora tem uma capacidade de produção adicional de 100 mil carros por ano. Aos poucos o nível de produção vai sendo restabelecido, e a situação deve estar normalizada em abril.
Assim, a montadora francesa considera "factível" atingir, no fechamento de 2013, 6,6% de participação no mercado - mesmo número observado em 2013, visto que nos dois primeiros meses os estoques de alguns modelos quase zeraram, como no caso do Duster.
A Hyundai, por outro lado, está com sua fábrica em Piracicaba operando no limite máximo de 150 mil carros por ano, e, caso seja mantida a demanda atual pelo HB20, as filas vão continuar, pois esse nível de produção é insuficiente para atendê-la. Por isso, a montadora avalia o terceiro turno de produção, o que lhes permitiria elevar a produção para cerca 200 mil unidades.
A Renault conquistou o posto de quinta maior montadora do país em 2012 depois de vender mais de 241 mil carros, o que significa que a Hyundai não tem capacidade para tanto em Piracicaba. Entretanto, suas vendas contemplam também modelos importados, como o Hyundai i30, e produz utilitários, como o Tucson e, em breve, o ix35, em Anápolis - nestes casos em parceria com a CAOA.
Mercado menos aquecido
A Fenabrave espera que o ano de 2013 tenha vendas maiores em 2013 em relação a 2012, mas o avanço não será tão expressivo, com a entidade reduzindo suas projeções de crescimento. Antes, 3%, agora caiu para 2,6% - estimativa que já contempla a desaceleração do setor após o início da retirada gradual nos descontos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
As vendas de carros caíram 25% de janeiro para fevereiro, com um total vendido de 222,5 mil unidades - o pior resultado em três anos, em um retorno aos níveis de 2008 e 2009 - anos da crise, e os estoques nas concessionárias estão elevados.
a estrategia da hyundai começou certa e terminou errada...Certa pq lançou um carro popular com design, motor, garantia nunca antes imaginados para o segmento, tanto é que a chevrolet só desenvolveu o onix com acabamento um pouco melhor pq seus engenheiros sabiam que a hyundai iria lançar algo revolucionário...terminou errado pq a ganancia falou mais alto para o hb20s (o hb20x está no preço do crossfox, e sendo melhor...), nao teve cabimento...bastaria lançar o hb20s por 37mil, mataria até o siena...
ResponderExcluirExcelente leitura. PArabéns
ExcluirO problema é que o HB20S a 37k teria uma demanda absurda que ela não teria como atender. Então o preço subiu exatamente para dar uma esfriada na demanda, enquanto eles avaliam se vão ou não adotar 3º turno de produção ou investir na ampliação da fábrica.
ExcluirE, com isso, aumenta a rentabilidade da operação, pelo menos por enquanto.
Ou seja, do ponto de vista empresarial, a decisão da Hyundai de lançar o carro a 39.5k foi correta.
Exatamente Carlos, a maioria das pessoas não tem a visão de negocio da Hyundai, e só olham p o seu próprio umbigo.
ExcluirA Hyundai ainda estuda o Terceiro turno ?? se ficar estudando muito vai perder..
ResponderExcluiras vendas do elantra e veloster la em baixo
ResponderExcluiri30 parece hb 20
ResponderExcluirCom certeza a hyundai esta dando pulos de alegreia em sua melhor fase, nao so por conta do do sucesso do Hb20, mas sim pela credibilidade que tem com seus novos e inovadores lançamentos.. e tem a crescer muito mais.. vamos esperar pra ver.
ResponderExcluirSó quero ver daqui...uns 5 anos se o HB20 vai cair no mesmo ostracismo do Pegeout/206,Logan e Clio ! hoje obsoleto e com valor de revenda horrivel,parece o mesmo filme da ilha da fantasia..que termina em pesadelo para o consumidor final.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.