A Toyota do Brasil está oferecendo o Etios X em uma promoção nacional de vendas, tanto na versão hatchback quanto na sedã, que contempla carros ainda com o IPI reduzido, em um esforço para aumentar as vendas do seu carro de "entrada" - que vende menos que o sedã médio Corolla.
No caso do Etios Hatch X 1.3 Flex 16V, ano e modelo 2013, o preço à vista é de R$ 36.190,00, valor que inclui o IPVA 2013 quitado (exceto Brasília, Goiás e Tocantins, onde o IPVA de carro 0KM já não é cobrado), ar-condicionado, direção com assistência elétrica, abertura interna do porta-malas, freios ABS com EBD, air bag frontal duplo para motorista e passageiro, desembaçador do vidro traseiro, jogo de tapetes para motorista e passageiros (quatro unidades) e limpador e lavador do vidro traseiro.
O carro pode ser financiado pelo Banco Toyota com parcela de entrada de R$ 14.476,00 (40%) e 48 prestações fixas de R$ 450,00 + 04 parcelas intermediárias no valor R$ 1.840,00 cada, com vencimento para Dez./2013, Dez./2014, Dez./2015 e Dez./2016, resultando em um valor total de R$ 43.436,00.
Dados de consumo segundo o INMETRO
Etios Hatchback 1.3
etanol/urbano 8,5 km/l
gasolina/urbano 12,5 km/l
etanol/estrada 9,0 km/l
gasolina/estrada 13,0 km/l
Etios Hatchback 1.5
etanol/urbano 8,5 km/l
gasolina/urbano 12,4 km/l
etanol/estrada 8,9 km/l
gasolina/estrada 13,4 km/l
Etios Sedã 1.5
etanol/urbano 8,4 km/l
gasolina/urbano 11,9 km/l
etanol/estrada 9,3 km/l
gasolina/estrada 14 km/l
Fotos do interior do Etios X 1.3
A questão que se coloca é se o valor pedido pela Toyota no Etios X hatch, de 36.190 reais, equipado com duplo airbag dianteiro, ABS/EBD, ar e direção apresenta-se interessante frente à concorrência. Vamos começar analisando o principal concorrente: VW Gol.
Um Gol 1.6 para ficar equivalente ao Etio X com ar-condicionado precisa ser equipado com ar-condicionado (R$ 2.780,00), direção hidráulica (R$ 1.250,00), 4 portas (R$ 1.600,00), resultando em um preço final de R$ 38.120, valor sobre o qual ainda deve-se colocar o IPVA (em torno de R$ 1.500 reais). Ou seja, o Etios é cerca de R$ 2.000 reais mais barato que o VW Gol na mesma configuração (sem contar o IPVA, que precisa ser pago no Gol, e não no Etios).
E o Etios ainda tem a vantagem de ser mais econômico em cidade, já que o Gol 1.6 apresenta os seguintes dados de consumo, segundo o INMETRO:
etanol/urbano: 7,3 KM/l
gasolina/urbano: 10,7 Km/l
etanol/estrada: 9,4 Km/l
gasolina/estrada: 13,7 Km/l
O Gol 1.6 no preço considerado já conta com vidros elétricos dianteiros, e travas elétricas nas quatro portas - itens ausentes no Etios.
O Fiat Attractive 1.4 na versão básica, acrescido de ar-condicionado, tem preço de R$ 37.171,00, ao qual ainda precisa ser adicionado o IPVA 2013 (em torno de R$ 1.400 reais), ou seja, em torno de R$ 1.000 reais mais caro que o Etios X (sem contar o IPVA que precisa ser pago no Palio, e não no Etios).
Dados de consumo do Palio 1.4
etanol/urbano: 7,3 KM/l
gasolina/urbano: 10,8 Km/l
etanol/estrada: 9,4 Km/l
gasolina/estrada: 13,6 Km/l
Como se pode observar, o Etios 1.3 também é mais econômico que o Palio 1.4 em cidade, sendo que o carro da Fiat vence em consumo rodoviário. Entretanto, o Palio Attractive vem de série com vidros e travas elétricas, itens ausentes no Etios X.
O Hyundai HB20 não tem um concorrente perfeito para o Etios X, visto que a versão de entrada tem motor 1.0 (contra 1.3 do Etios), e o modelo 1.6 tem potência bem superior (128 cv). Além disso, o modelo 1.0 não conta com ABS/EBD, mostrando que a comparação não é perfeita.
De qualquer forma, pelo preço pedido pela Toyota no Etios X, é possível adquirir um Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus com Audio Hyundai BTH, que além do ar-condicionado e da direção hidráulica, ainda conta com fechamento automático das portas, travamento central das portas e porta-malas e vidros elétricos dianteiros e traseiros (descida automática para motorista). Fica devendo apenas os freios ABS/EBD. O preço desse modelo é de R$ 35.990 reais, ou seja, R$ 200 reais mais barato que o Etios X (que, porém, tem o IPVA 2013 pago pela Toyota).
Dados de consumo do Hyundai HB20 1.0
etanol/urbano: 7,6 KM/l
gasolina/urbano: 11,5 Km/l
etanol/estrada: 9,8 Km/l
gasolina/estrada: 14,5 Km/l
Observa-se que o Etios é mais econômico que o HB20 1.0 em cidade, mas o sul-coreano leva vantagem em estrada.
Hyundai HB20 1.6
Caso se opte pelo Hyundai HB20 1.6, então a versão mais acessível já é bem mais cara que o Etios X. Trata-se da versão Comfort, que já vem com o Áudio BTH, e também conta com ABS/EBD, além do ar-condicionado e direção hidráulica. O preço do Hyundai HB20 1.6 nessa configuração é de R$ 38.930 reais, ou seja, R$ 2.740 reais mais caro que o Etios X (sem contar o IPVA 2013, que precisa ser pago no HB20, e não no Etios).
Onix LT 1.4
O Onix LT 1.4 com ar-condicionado, direção hidráulica, ABS/EBD e duplo air-bag dianteiro sai por R$ 38.190, ou seja, R$ 2.000 reais mais caro que o Etios X, sendo que o Etios tem o IPVA quitado pela Toyota, enquanto no Onix ele precisa ser quitado.
O Onix LT, apesar de mais caro, já conta com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas e chave no estilo canivete - itens ausentes no Etios.
O Onix LT, apesar de mais caro, já conta com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas e chave no estilo canivete - itens ausentes no Etios.
Conclusão
A "promoção" da Toyota, colocando o Etios X 1.3 com ar-condicionado posiciona o seu hatch em um nível de preço que corresponde a um desconto em torno de R$ 2.000 reais em relação ao Gol, Palio, Onix e HB20 com motores acima de 1.0, sendo que para consumidores de estados que não sejam DF, GO e TO, ainda há a vantagem de o IPVA 2013 ser quitado pela Toyota, representando uma economia adicional em torno de R$ 1.500 reais.
O problema da Toyota é que a Hyundai oferece o HB20 Comfort 1.0 com sistema de som, mais vidros e travas elétricas, e ar-condicionado e direção hidráulica por um preço inferior ao Etios X: R$ 35.990 no caso da Hyundai, e aí o consumidor olha para as linhas do HB20 e esquece dos 6 cavalos a mais oferecidos pelo Toyota.
O que se vê em nosso mercado é a política do cobertor curto - quando ha alguma vantagem no produto, ele oferece uma ou mais desvantagens em relação ao concorrente. O consumidor não tem pra onde fugir e as montadoras saem sempre ganhando.
ResponderExcluirAte hj eu não sei ao certo quantos cavalos tem elantra,veloster e i 30.
ResponderExcluiretios vem mais equipado
ResponderExcluircomprei um e já vendi, prestar presta, porque ele anda mais ser um carro bom não é.
Excluiré o carro com a pior lataria que eu já vi (papel)
enfim dei pra minha mulher, ela gostou não sei o porque
comprei um hb20 1.6, popular não quero mais nenhum outro
Primeiro você diz que comprou e vendeu e depois voce diz que deu o Etios pra sua mulher. Prestei atenção e não entendi nada do que escreveu.
ExcluirKKKKKKKKKK que Lorota o cara mentiu feio ai cima!!! Tem que dirigir pra criticar faça o teste drive em todos e decida agora não entra no forum falando mentindo, A suspenção do HB20 é horrivel, quando dirigi um parecia num busão lotado com um negão atrás de mim, o étios tem a suspenção melhor porém peca no desing, mas é um toyota, no fim comprei um gol mesmo, porque carro no lançamento não da muito certo!!!
ExcluirVai ver ele nem sabe qual assunto estamos comentando?
ExcluirOlha, estou correndo com minha esposa para comprar um carro para ela, já fizemos vários test drivers e o étios me surpreendeu o único ponto fraco que achei que pode ser levado em conta em meu ponto de vista é o design apenas, os pontos fracos são encontrados em outros carros também cada um com seu próprio. Verifiquei que reclamaram do barulho interno, sinceramente ele é muito silencioso testamos fora do asfalto sem problemas de tripidação achei ele com um ótimo torque, mesmo com ar ligado e 4 pessoas no carro gostei do raio de fazer curvas pois tem um ângulo maior que os outros , enfim estou pesquisando ainda, mas não entendo porque reclamam tanto do carro.
Excluiro etios é mais seguro e conomico
ResponderExcluireu prefiro etios sedã 1.5 xls
ResponderExcluirtem q fazer test driver nesses carros
ResponderExcluirproduçao do etios e muito menor do q corolla e hilux q tb sao seguros e economicos,antes nao tinha etios so corolla e hilux, tem mais variedades, ja to feliz
ResponderExcluiretios 4 estrelas no latin ncap teste de segurança e nota A do inmetro em economia de combustivel,etc........
ResponderExcluirOs fanboys da Toyota usam sempre esse mesmo argumentinho pra endeusar o Etios...
ExcluirÉ cara, tu deve comprar para ti um J2, é o carro certo pra ti, 0 estrela na Latin Cap, só não vai sofrer um acidente com ele, ok!!!
ExcluirAntônio... Esse "argumentinho" pode ser a diferença entre vida e morte na estrada. Se para você isso é pouco... Problema seu, mas o Etios tem essa distinção por mérito próprio meu caro... E isso nem você nem ninguém vai mudar. Não gostou, azar, é mesmo assim, engula o sapo se fôr capaz.
ExcluirEios é horroroso.. infelizmente.
Excluircomprar carro pela beleza eh fogo ! prefiro estar viva num carro feio que morta num carro bonitinho ! hahahaha adoro o meu etios
ExcluirTem q esperar ate final do ano pra saber como estarãoa produçao, as vendas e estoques desses carros.
ResponderExcluiros concorrentes do etios são ka, mille,palio fire e gol g4 ai a porcaria do etios se mostra ainda pior feio caro e mal acabado não adianta forçar a barra comparando esse lixo ao hb20 , onix , gol e palio o etios e uma porcaria e pronto nào adianta ficar tentando tapar o sol com a peneira o etios nasceu morto até na india ele e rejeitado imagine no brasil o renault symbol que muito melhor em tudo não vendeu essa coisa ai vai vender melhor tirar de linha e colocar logo o yaris
ResponderExcluirHB20 é carro pra playboy de faculdade, é só um novo Pegeout 206 botinho mais ordinário nem suspensão tem direito, sem contar que a maioria das peças dele vem da china, logo você acha que comprou um Hyunday mas na verdade é Chery.
ExcluirHYUNDAI*
ExcluirSe o mercado indiano rejeitou, já dá pra imaginar a bomba... A Toyota tentou fazer um carro barato, só tentou, porque os equipamentos, a qualidade e o design são de carro popular, más o preço não! Ai não vai vender nunca! A Toyota conteve despesas pro lado dela (como esse ridículo painel de instrumentos ao centro) mas não repassou para o consumidor final, pois o Etios é um carro de entrada, igual ao Ford KA, mas veja que o KA 1.0 custa R$ 23 mil, enquanto Etios "custa quase o mesmo" que um New Fiesta, Punto, etc, ou seja, o Etios é um popular superfaturado, só louco pra comprar um trambolho desses!
ResponderExcluirEtios está abaixo de carro popular.. popular eh o Gol e Palio que é muito mais bonito e acabado... Etios eh lixo....
ResponderExcluirExiste melhor oferta de preço e acabamento e até motor, veja o peugeot 207 4p, já vem completo + airbag com motor 1.4 que desenvolve 12.8Kgf de força a 3200 rpm, ou seja tem um torque bem superior a alguns modelos sai por R$ 32.900,00. 0Km é 0Km não venham dizer que desvaloriza, não tem pós venda, peça cara, é o 206,5. Pq todos estes modelos desvalorizam, tem peça caríssima e o pós venda depende de estado para estado. Se novidade agrada e sei que agrada, mas não enche bolso, vale a pena pagar 3 a 6 mil a mais por ter um carro lançamento?
ResponderExcluirO etios pode ser até um bom carro, com varios opcionais e bom preço, mas o que mata este carro, que ele nçao motiva por fora e é feio com força por dentro, com aquele painel no centro e cores e acabamentos inferiores. Com este design e acabamento, ele esta vendendo até muito. Mil vezes o HB20.
ResponderExcluirtirando os dois mais acediados do momento, acho que seria pouca vantagem sendo que o grande diferencial é o ipva gatantido e as parcela da toyota, sendo 2000 pro gol e 1000 para o palio.. eu ficaria de palio com certeza.. esse simmm
ResponderExcluiros freios do hb 20 ta dando problemas
ResponderExcluironix tem motor do celta e corsa e o hb 20 com problemas nos freios e ja foi reestilizado,nao gosto da hyundai caoa
ResponderExcluironix ja teve recall
ResponderExcluirCorolla tb. E daí??
ExcluirUmas coisas que essa página não considerou: o Etios não vem com vidros nem travas elétricas, que os concorrentes tem no preço considerado, a outra, os principais concorrentes do Etios, se considerando a pobreza do acabamento, não foram considerados - Uno 1.4, Sandero 1.6 e March 1.6 16v.
ResponderExcluirComparar o Etios 1.3 com o Gol 1.6 só para falar que ele é bom custo benefício é insano. O artigo é claramente parcial. Uma pena.
ResponderExcluirEtios vantajoso?
ResponderExcluirNão sei, não... O Gol está custando na prática R$ 2.000,00 a menos do que o preço da tabela.
Como o ABS e airbag agora são de série nas versões 1.6, fica tudo mais ou menos equiparado.
Com a vantagem que o Gol, HB e Onix tem mais motor, melhor acabamento e qualidade de construção...
Etios? Pra quê? Só pra fanático pela Toyota e que não faz questão alguma de um mínimo de qualidade...
Com essa diferença só de R$2K para o Onix LT 1.4, também não acho o Etios vantajoso.
ExcluirO Etios X 1.3 não tem vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme, chave canivete e regulagem de altura no volante. Esses itens ausentes praticamente zeram o benefício do IPVA 2013 quitado e o Etios 1.3 ainda tem o motor mais fraco que o Onix 1.4.
Se a diferença fosse de uns R$5K, o Etios começaria a ficar interessante para quem não se importa com os pontos negativos do carro. Ficaria com um preço mais justo em relação aos concorrentes e provavelmente alcançaria as metas de vendas da Toyota.
Semana passada, vi um Etios hatch XLS 1.5 de perto novamente.
ExcluirNotei que a qualidade de construção da carroceria melhorou, com as portas bem menos desalinhadas. As primeiras unidades eram terríveis nisso.
O carro melhorou um pouco, mas ainda assim não é competitivo no segmento na relação preço/qualidade geral. Se a Toyota quiser fazer frente à concorrência, terá que dar descontos maiores ou fazer alguma mudança mais drástica no projeto original.
Não teria sido mas fácil a Toyota ter lançado o Yaris logo de uma vez?
Ah, ainda sobre o Gol...
ExcluirO preço de um 1.0 Trend completo, inclusive com airbag duplo e ABS, na prática sai por volta de uns R$ 34.500,00. Isso eu perguntei na concessionária local na semana passada...
Um 1.6 Trend, com os mesmos equipamentos, sai por volta de R$ 37.000,00... Melhor acabado, melhor construído e com mais motor do que o Etios.
Pergunto novamente: cadê a vantagem do Etios? Marca? UMA estrela a mais no crash-test do LatinNcap? Economia de combustível?
Isso não é suficiente para justificar o acabamento ruim, a falta de tinta na caixa das rodas e cofre do motor e a má qualidade de construção. A Toyota precisa entender que simplicidade não é sinônimo de coisa malfeita.
O Etios precisa de uma intervenção mais profunda da Toyota. Do contrário, naufragará fragorosamente no mercado brasileiro.
Descontos interessantes no Gol G6 1.0 e 1.6!
ExcluirDesse jeito fica muito difícil para o Etios.
Se o G6 1.6 completo sai por R$37K, o Etios X 1.3 completo precisaria ser vendido por R$32K para começar a ficar interessante do jeito que o carro é hoje.
Sobre a Toyota fabricar o Etios ao invés do Yaris no Brasil, decisão errada, vendas ruins.
Quiseram investir pouco na fábrica nova de Piracicaba e fabricar um carro barato e desatualizado, com design de gosto duvidoso, achando que só a marca Toyota seria suficiente para o carro vender bem.
O Yaris brigaria pelo topo dos compactos mais vendidos, o Etios briga para sair das últimas posições, com promoções e tudo mais.
É difícil de entender essa decisão da Toyota do Brasil. Enquanto a GM lança o Onix, a Hyundai o HB, a Ford o New Fiesta nacional, a Peugeot o 208 e por aí vai, a Toyota, marca mundial líder de mercado e tecnologia lança o Etios !?!?
Lembrando que, dependendo do vendedor e da concessionária, você ainda ganha documentação e IPVA pagos... Nada que um pouco de conversa não resolva.
ExcluirQue o Etios melhorou um pouco, é fato... Mas ainda não é uma opção interessante no segmento. O carro ainda não transmite uma imagem de um produto de qualidade e que faça jus à marca Toyota. Parece um produto inacabado...
Talvez justamente por esse fato que o carro venda mal. 2000 unidades/mês no segmento de entrada é um número péssimo. Sempre defendi que o carro não peca por ser simples ou ter design discreto, mas por ser malfeito e ter detalhes que denotam o relaxo na sua produção...
VOU DIZER PORQUE O TOYOTA ETIOS NÃO VENDE NO BRASIL, SÓ OS JAPONESES DA TOYOTA QUE AINDA NÃO PERCEBERAM, É O RIDICULO DO PAINEL NO MEIO DO CARRO, ESSE É O PROBLEMA""""" PARECE QUE NÃO SE LIGA FAÇA UM PAINEL IGUAL O DO COROLLA ATRAS DO VOLANTE IGUAL O BRASILEIRO GOSTA, POR EX. OS CARROS DA FORD NA INGLATERRA O VOLANTE É DO LADO DIREITO, SE A FORD FABRICASSE CARROS AQUI NO BRASIL COM VOLANTE DO LADO DIREITO IA VENDER ? NÃO, A TOYOTA PRECISA MUDAR ESSE PAINEL CENTRAL E O ACABAMENTO NO INTERIOR OS DEMAIS O CARRO É BOM.
ResponderExcluirIsso é verdade!!!
ExcluirDá vontade de serrar aquele painel e pregar no lugar certo.
Só pra mostrar pro imbecil que fez aquilo !!!
Apoiado!!
ExcluirNão concordo,inclusive o prius tem o painel central,e é o mais vendido nos eua,no Brazil as pessoa vêem só beleza e não qualidade.e o painel embora seja central ele é virado para p motorista,dando uma melhor visibilidade á frente.
Excluirum macaco desenharia melhor !!!
ExcluirSó sei que se vc ver antes o Onix ou HB, é quase impossível comprar um Etios.
ResponderExcluirPra competir, a Toyota vai ter dar ipva, iptu, seguro grátis, tanque cheio, vale refeição, vale transporte, férias em miami e entradas pra final da Copa.
Aí sim eu compro !!!
Comparar esse carrinho feio com Onix e HB20 eh sacanagem, só pode ser matéria encomendada.
ResponderExcluirQuem anda no ETIOS fica bobo. O carro é tão macio e silencioso quanto um COROLLA. A posição de dirigir é perfeita. O que peca é apenas na qualidade do tecido dos bancos e no desenho do painel. Coisa fácil pra TOYOTA do Brasil acertar. O motor é muito disposto afinal é 1.33 com 90cv. Mas como o brasileiro se acha esperto e que tem ja uma renda legal dificilmente espapa da fisgada da Hyundai com seu lindo HB20. Fabiano CTBA PR.
ResponderExcluirmais um vendedor desesperado da toy tentando garantir o salário no final do mês......
ExcluirCorolla o carro mais perfeito e sem graça do mundo....nao tem emoçao nenhuma dirigir aquela perfeiçao lá....etios se for parecido com corolla na conduçao deve ser outro carro sem emoçao pra dirigir...e nem visual tem pra arrancar olhar alheio....bicheira encalhada...muito mais o hb20...pode vir ate sem motor que eu ando empurrando ele...chama mais a atençao e da mais emoçao...
ExcluirEmoção com o torque apresentado por esses carros compactos (etios, hb20, onix).
ExcluirHahahahaha
Piada?!
O cara nem sabe do que tá falando.
Toyota; Arruma esse painel jacú !!!
ResponderExcluirFaz um painel decente e coloca no lugar certo.
Toyota Etios = Renault Logan, não tem como dar certo !!!!
ResponderExcluirBrasileiro não sabe comprar carro, comparar o acabamento do Etios com o HB20, tudo bem, agora dizer que acabamento de VW e GM é melhor que Toyota, meus amigos, me desculpem, não dá nem para imaginar. Já tive Gol, já tive Corsa e sei a escola de samba que se tornam depois de 5.000 Km. Nâo posso falar do HB20, porque nunca tive Hyundai, mas vejo reclamação de proprietários de carros mais caros destas marcas reclamando de problemas e barulhos, basta falar com que tem Jetta, Vectra e Cruze. E os proprietários de Corolla, o que falam? Vamos esperar os carros chegarem a 30, 40, 50.000 Km para começarmos a julgar. Abraço.
ResponderExcluirconcordo plenamente!vamos aguardar os cinquenta mil! toyota primeirão em vendas no mundo novamente.Prius mais vendido nos Eua,com painel central,quem reclamou?País de primeiro mundo ,pessoa procuram qualidade e aqui no Brasi,só beleza.
ExcluirEncalhado desse jeito essa bicheira do etios vai sair de linha rapidinho....
ResponderExcluirEsse Etio é piada !!!
ResponderExcluirCarro horroroso esse etios....o hb 20 é muito mais bonito que a concorrencia....so os jumentos estao ai pra cavalo...o povo quer é carro barato com visual de importado....
ResponderExcluirCarro barato com visual de importado, com manutenção cara de carro importado, seguro caro, consumo alto, garantia de 5 anos que é uma verdadeira enganação. Olha o JAC ai com 6 anos de garantia. As peças são descartáveis, vivem quebrando e se você não fizer todas as revisões na concessionária perde a garantia e joga o carro no lixo. Quem vai fazer a manutenção, onde vão arranjar peças?
ExcluirEu realmente fico decepcionada com certos comentários.
ResponderExcluirClaro, opinião deve ser respeitada, mas vamos ser justos nas comparações.
A Toyota tem sim suas vantagens e ela sendo japonesa, sabemos que prima por segurança e pelo necessário, assim como os próprios. Não por "fruru" " nhennehmnhem" que sim, os brasileiros gostam. Há mais de 6 anos minha família tem carros da Toyota, começando por Fielder e posteriormente mais 2 Corollas. NUNCA o carro foi para a oficina mecânica, deu problemas, panes, deixou-nos na mão. Enfim, considerando mecânica e tecnologia, para mim é simplesmente sensacional. Quanto a acabamento, referindo-me ao Etios, a montadora deixou a desejar em quesitos básicos e poderia ter se saído melhor. Mas lembremos: ETIOS - POPULAR / COROLLA - LUXO. Há muitos indo a concessionária ou até fazendo comentários comparando os dois. Não, não há comparações. É querer comparar OMEGA x CORSA. Por outro lado, o Etios tem uma dirigibilidade ótima, suspensão, motor, retomadas, satisfação total ( impressões do test-drive ). Mas, na versão top da marca o ajuste dos retrovisores é manual. Isso mata! Não na versão top, por favor Toyota. Por outro lado o carro é espaçoso, eu que sou alta me sentei no banco traseiro com o banco do motorista afastado ao máximo e fiquei confortável. Inclusive considerando minha altura, minha cabeça não ficou batendo no teto nem o joelhos no banco da frente ( o que costuma ocorrer em outros carros populares ).
Continuando... Até onde eu pesquisei e confirmaram, uma das vantagens da Toyota é a re-estilização sutil dos veículos durante os anos. O que até então faz com que os veículos não sofram mudanças drásticas diminuindo sua desvalorização. Confirmo isso referente ao carro que eu possuo, um Palio ELX completíssimo e que em 2 anos sofreu depreciação de 58% e eu AINDA estou pagando por ele. E no ano passado, ou seja, em 2 anos mudaram totalmente a "cara" do Palio deixando-o mais ANTIGO do que realmente é, tanto que entrando no site é encontrada a versão atual e a anterior a minha. Absurdo. Neste quesito eu vejo como ponto para a Toyota. Ou seja, para quem prima segurança, confiabilidade e mecânica, a montadora manda muito bem.
ResponderExcluirPor outro lado, peca em pequenas coisas que hoje, em enchem os olhos, mas até quando. A Fiat, como já mencionado, tem modificado os carros em curto período. Eu já vejo na GM lançamentos de carros que nem sempre tem sido expressivos, mas fica a pergunta. Será que o Onix vai pegar, vai ficar? A Peugeot simplesmente tira de linha. Não há mais 207, agora é 208. Acabou com quem tem 207. A Reunalt realmente faz carros geladeiras, porém considerando meu porte físico o Logan caiu como uma luva. Porém é um caixote com molinhas para segurar a porta do porta malas. E como sempre, ou versão básica - sem nada, ou versão TOP com tudo. Eu ao menos quando fui ver o carro, não houve negociação. Então, são prós e contras, a Toyota sim, marcou feio com o Etios, mas gostei muito do carro, nos quesitos que me interessam, não é status, mas segurança, mecânica, dirigibilidade, espaço interno e conforto par ao motorista.
Continuando 2 ... Acredito que haja um carro que atenda cada um de melhor maneira e sim tem mercado para ele. Assim que as pessoas pararem de não abrir a mente para possibilidades e ficar sempre no que existe. O HB20 me pareceu bem bonito, mas considerando o que ele oferece pelo preço, e o que o Etios oferece e o preço, o que uns acham caro, comparando ambos estão caros mas eu fico com o Etios. Como disse, tudo vai da experiência, opinião e a necessidade de cada um. O Logan está aí, vejo muiiiiiiiiiiiitos nas ruas e com os proprietários que conversei não escutei uma reclamação que fosse do carro em si, só do atendimento na concessionária. Comento o Logan porque estão comparando o Etios a ele, e sinceramente fiz test drive nos dois e não vejo o motivo das comparações. E não comprei Renault na época e sim o Palio porque não confio na marca, vejo muitos Renaults em guinchos ( ao menos aqui ) e estava doida pela Duster, mas também, vejo muitas por aí com o capô levantado. Enfim, em defesa do Etios e da Toyota ( que sim pisou feio na bola em coisas pequenas e bobas ), mas confio na marca e gostei muito do carro, ao qual ainda estou avaliando, mas tendo a compra-lo pois me atenderia muito bem no momento: Sedan com ótimo porta malas, motor 1.5 que responde muito bem, espaço interno adequado a minha altura quanto a posição do motorista, não me incomodou em nada o painel central - tudo é questão de costume ), direção elétrica - adorei + itens de série ( freios abs e airbag duplo - já neste ano 2013), roda liga leve ( na versão top ) e ainda que me mate o ajuste dos espelhos laterais já que no meu Palio eu tenho elétrico..rs.. tem várias vantagens. Enfim, pontos a se considerar que na minha opinião compensam algumas coisas. Digo e repito, que vai da necessidade de cada um.
ResponderExcluirTenho um sedan xs e estou maravilhado! Acho que o dono da toyota imaginou o seguinte: "como eu posso fazer um corola mais barato pra atingir um mercado de menor poder aquisitivo? Ja sei!! Vou pegar o corola tirar tudo que não for importante e deixar só a alma e o coração, vou deixar até só uma luz de ré pra ficar o mais barato possivel, vou nem pintar o cofre do motor hhehehehe, deixem comigo que eu vou bolar aqui um corola bem baratinho heheheeh" Na minha opnião foi assim que o dono da toyota concebeu o etios. Quem nunca dirigiu faça um test drive de olho fechado e tente se lembrar de um corola pra ver se eu tô mentindo. Fazer um test drive olho fechado é f... kkkkkkkk. Áh minha única preocupação é com a revenda. Alguem especula alguma coisa sobre a revenda ?
ResponderExcluirAdorei o "Deixe comigo que vou bolar um corolla bem baratinho".
ExcluirJá andei no Hatch, no Sedan e no Corolla. É exatamente isso que você falou.
Eu acho que vocês são tudo um bando de invejoso!! Comprei um Etios XS 1.3 e ganhei da concessionária situada na Avenida das Torres em Curitiba, alarme com levantamento de vidros, película, frisos personalizados e sem contar o atendimento que foi ótimo! Ah, ganhei calhas de chuva, e o ipva e emplacamento grátis. No teste drive ganhei uma nécessaire linda personalizada da Toyota!!! Entao para quem esta falando mal do carro achando que o hb20 é a ultima bolacha do pacote, ou do painel central é porque não sabe o que é modernidade!! Se liguem homens das cavernas....
ResponderExcluirFiz um teste drive num Etios Hatch XS 1.3... fiquei encantada! Estou negociando a compra. Você pode me dar maiores informações? Posso confiar? Vejo tanta gente criticando, mas será que esse pessoal fez um teste drive para sentir o carro?
ExcluirO Etios é um carro moderno, porém, para quem vive no passado, é mais fácil creditar, do que aceitar!!
ResponderExcluirSó a direção elétrica do Etios já paga a direção hidráulica, travas e vidros elétricos dos outros carros.
ResponderExcluirEu defendo a Toyota em partes, pois os preços só estão mais baixos por causa da má aceitação do modelo. Ele realmente não agradou o consumidor brasileiro. Os americanos já tentaram ensinar ao japoneses que eles não podem impor um produto e sim antes testar a aceitação do público, do mercado.
ResponderExcluirQuanto ao painel do Etios eu não vejo problema nenhum de ser centralizado, mas acho que a toyota pecou em não colocar velocímetro digital iluminado, pois o analógico durante o dia é de difícil visualização. Tenho um Sedan XS e sei o que estou falando.
ResponderExcluirVOU COMPRAR ETIOS, PORQUE TEM O QUE EU MAIS PRESO É A SEGURANÇA E CONFORTO. APESAR NÃO ACHAR O ETIOS UM CARRO FEIO.
ResponderExcluirAcabo de comprar um Etios SX 1.3, um indiano parado e um japonês andando (plagio).Comprei irritado com o interior e agora , depois de 1500 KM estou super satisfeito.
ResponderExcluirUm carro popular, agora com preço de popular, mas com uma mecânica impecável, motor 1,3 que anda muito, cambio perfeito, prazer em dirigir.
Ta , é meio feinhu mas muito melhor que o Gol que eu tinha, que o Fiesta que eu tinha, que o Palio que eu tinha.
Vou andar com meu feinhu E COM CENTRAL MULTIMIDIA ( COROLLA ) que coloquei, ta perfeito. Andem na estrada com ele e depois me digam.
Estou tendendo a comprar um etios, se falar de acabamento, disso e daquilo veremos que todos os populares(?) teem seus problemas. sempre ouvi falar que os carros no Brasil são carroça e são mesmo. os carros populare no Brasil tem preço de carro médio luxo em qualquer parte do mundo, considerando por este lado de interpretaçao é tudo lixo. sobram como opçao 2 alternativa, uma é manutençao/peça/revenda e outra confiabilidade na Marca. estou querendo optar por uma marca confiável.
ResponderExcluirToyota é Toyota!! Não precisamos dizer mais nada!!!!:D
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer qual dos dois estão tendo mais saída? Se é a versão Hatch ou Sedã? Eu compraria um hatch fácil, fácil...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDirij um, fiquei encantado com a direção, encantado mesmo, fantástica, muita maciez. Custo benefício espetacular, pois a peças e manutenções são extremamente mais baratas que dos concorrentes diretos. Fora que é um toyota, sem comentários, e o modelo 2014 é bem mais bonito que o de 2013.
ResponderExcluiretios e o melhor. pode ser um pouco feio + e toyota
ExcluirPor esse mesmo valor comprei um Fox 1.6 completo, pois é, o bom e velho Fox. Tenho um puta motor que anda muito, é econômico pra caramba, tenho espaço interno, bom acabamento. O carro já está com 25000km e continua novo. E tenho certeza absoluta que na hora de vender ele vale mais do que qualquer um desses ai acima.
ResponderExcluirNa hora de comprar carro prefiro a racionalidade e nesse eu acertei na mosca.
Normalmente quem sai comprando novidade no primeiro lançamento desfila de "carro diferente", mas paga por isso.
Abs.
Opiniões por favor: ETIOS X 1.3 R$37500,00 2014/14 ou March 1.0s R$32500,00 13/14 ou March 1.6 S R$36590,00 13/14. Tudo preço final dentro de minhas condições; qual melhor custo x benefício?
ResponderExcluirOpiniões por favor: ETIOS X 1.3 R$37500,00 2014/14 ou March 1.0s R$32500,00 13/14 ou March 1.6 S R$36590,00 13/14. Tudo preço final dentro de minhas condições; qual melhor custo x benefício?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.