O mês de fevereiro de 2013 não está se mostrando bom para o mercado automotivo, com os números iniciais da FENABRAVE apontado para uma retração na comercialização em relação ao mesmo período de 2012.

Hyundai HB20: 4º carro mais vendido do Brasil

Entretanto, esse comportamento não é generalizado, com modelos se destacando em vendas.

Hyundai HB20: 4º carro mais vendido do Brasil

É o caso, por exemplo, do Hyundai HB20, que assumiu a 4ª posição entre os carros mais vendidos do Brasil nesta primeira quinzena de fevereiro de 2013.

Volkswagen Gol 2013 - 7.709 unidades comercializadas em fev/2013

O carro compacto da montadora sul-coreana, neste período, vendeu 4.709 unidades, e só perdeu para Gol (7.709 unidades vendidas), Palio (6.626 unidades vendidas) e Uno (5.392 unidades vendidas) em termos de vendas.

Fiat Uno 2013 - 3º carro mais vendido do Brasil

 - um resultado excepcional para um estreante do mercado, e, ainda por cima, superando o Chevrolet Onix - seu grande rival de mercado.

Fiat Uno 2013 - 3º carro mais vendido do Brasil

O Chevrolet Onix ficou com a quinta posição geral do ranking, superando o Celta, e vendendo 4.687 unidades.

Lista dos carros mais vendidos na primeira quinzena de 2013:

1º quinzena FEV 13

1 - VW Gol 7.709

2 - Fiat Palio - 6.626

3 - Fiat Uno - 5.392

4 - Hyundai HB20 - 4.709

5 - GM Onix - 4.687

6 - Fiat Strada - 4.430

7 - VW Fox - 4.374

8 - Fiat Siena - 3.527

9 - VW Voyage - 2.959

10 - GM Celta - 2.844

11- VW Saveiro - 2.316

12 - GM Classic - 2.257

13 - Renault Sandero - 2.196

14 - Ford Ecosport - 1.948

15 - GM Cobalt - 1.878

16 - Ford Fiesta Hatch - 1.848

17 - GM S10 - 1.802

18 - Fiat Punto - 1.721

19 - Ford Ka - 1.680

20 - Toyota Corolla - 1.532

122 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu quero saber o que fará o proprietário do HB20 após um ano de uso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andara com ele por mais um ano! rsrsrs!

      Excluir
    2. A traseira desse HB20 , na minha opinião não combina com o resto do carro.

      Excluir
    3. Abandonará nas ruas ou venderá para desmanche, é assim com todas essas porcarias coreanas.

      Excluir
    4. Ta me cheirando a INVEJAAAA!!KKKKKK!

      Excluir
    5. Ultimas Noticias: saiu numa publicacao japonesa que a Toyota esta amargamente desanimada com o Etios no mercado brasileiro e ja bateu o martelo: o Yaris sera o proximo carro a substituir o Etios no Brasil. Ou seja, o comeco do fim do Etios ja esta iniciado!

      Excluir
    6. Após 1 ano, o proprietário de um HB20 ainda terá mais tempo de garantia que o de um Gol zero Km. A Hyundai chegou pra destruir as velhas montadoras.

      Excluir
    7. O povo se acostumou a andar de "jumento", ou gol, quando tem alguma coisa melhor fica falando merda.

      Excluir
    8. Durante muito tempo as marcas considerasdas hoje, tradicionais tiveram o monopólio, ditando preços exobitantes em carros basicos com pouquissimos acessorios. Com o advento de novas marcas aqui no Brasil é possivel hoje ter carros muito mais sofisticados por um menor preço, ameaçando veementemente macas como Vw, Fiat e Ford, Chevrolet. Ou essas marcas que atuam no mercado ha mais tempo mudam radicalmente a sua politica de vendas ou vão assistir seus impérios aos poucos sendo destruídos diante de uma ameaça que ja se perpetua atualmente causando cade vez mais estragos. O bom disso tudo é que somos nós, consumidores, os mais beneficiados nessa disputa.

      Nome: Glauber, proprietario de um Fox Itrend 1.6 2013.

      Excluir
    9. Li seus comentários pois quero comprar um carro nesta faixa de preço. Mas fico preocupada com a desvalorização na hora da revenda -tenho um peugeot moonlight que caiu absurdamente de valor. Será que não corro o mesmo risco se comprar o hb20?

      Excluir
  2. 4 meses de uso, 30 milkm rodados 3 revisões, e outro padrão atendimento da hyundai so alegrias, quero saber o que faz apos um ano donos de carros que so tem 1 ano de garantia, isso sim quero ver, o meu tem 5 ANOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo o mesmo, MArcelo. Satisfação total com o meu HB 1.6. O carro é diferente, melhor custo beneficio, maior garantia, motor mais moderno e potente. O resto é se sujeitar a inveja alheia. Quam fala mal, não conhece ou dirigiu o carro.

      Excluir
    2. Também comprei o hb20s 1.6 branco e estou adorando, estava com um gol novo e agora estou de carro msm. Muito satisfeito.

      Excluir
  3. enquanto o brasileiro tiver esse pensamento de que carro é investimento...e não bem de consumo...o mercado vai ficar assim do jeito que está....

    o cara compra um carro já pensando em vender... já pensando em depreciação ...tsc tsc...

    compre um carro pensando em conforto, em segurança, em prazer ao dirigir....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário perfeito. Carro de passeio não é investimento financeiro...

      Excluir
    2. penso exatamente assim...o cara quer comprar um zero,curtir, usar ,esmerilar etc e depois quer perder uns míseros 5 mil reais.isso nao existe...nao quer perder,entao nao compra.vaidade ,segurança,conforto,confiabilidade,satisfaçao....tudo isso tem preço.
      marcos mendes-administrador.

      Excluir
  4. AQUI na fabrica da Volkswagen da Região metropolitana de Curitiba tem um HB20 desmontadinho , estão estudando cada pedacinho dele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal... Qualquer montadora faz isso.

      E é comum até importarem um carro que a concorrência pretende lançar no país e estudar as peças.

      Excluir
    2. A Fiat e a Toyota fizeram o mesmo com o Gol G5 algum tempo atrás.

      Excluir
    3. Em se tratando de concorrência essa pratica e comum, eu mesmo trabalho com um ramo totalmente diferente que a a produção de frutas para exportação temos o costume de comprar a fruta de concorrentes do mesmo pais no exterior para ver se a qualidade e inferior ou superior a nossa. Como se diz o ditado: Tudo que e bom se copia.

      Excluir
  5. O título da matéria poderia ser:

    HB20 É O CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL, SEGUIDO DE MUITO PERTO PELO ONIX E GOL G6!

    Parece loucura, mas não é. No total de vendas do Gol, Palio e Uno estão incluídas as vendas do Gol G4, Palio Fire e Mille, carros bem mais baratos e que concorrem com Celta, Fiesta Rocam, Clio, etc.

    Se no total de vendas de Gol, Palio e Uno, considerarmos que 40% são do Gol G4, antigo Palio e Mille (sabemos que esses carros ainda vendem bem), temos um novo ranking dos carros mais vendidos do Brasil na primeira quinzena de fevereiro para a análise dos colegas de blog:

    1 - HB20 - 4.709

    2 - Onix - 4.687

    3 - Gol G6 - 4.625

    4 - Fiat Estrada - 4.430

    5 - Fox - 4.374

    6 - Novo Palio - 3.976

    7 - Siena - 3.527

    8 - Novo Uno - 3.235

    9 - Gol G4 - 3.084

    10 - Voyage - 2.959

    11- Celta - 2.844

    12 - Palio Fire - 2.650

    13 - Mille - 2.557

    14 - Saveiro - 2.316

    15 - Classic - 2.257

    16 - Sandero - 2.196

    17 - Ford Ecosport - 1.948

    18 - GM Cobalt - 1.878

    19 - Ford Fiesta Hatch - 1.848

    20 - GM S10 - 1.802

    Dessa forma podemos comparar laranja com laranja e banana com banana.
    E aí, qual ranking é o mais justo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparação muito mais justa e real...

      Excluir
    2. E aí, que agora temos a realidade das vendas no brasil.

      Excluir
    3. o uno mille sim representa 40% das vendas dos unos, mas o gol4 representa 20%, o q nao mudaria liderança

      Excluir
    4. Supondo que o Gol G4 represente só 20% das vendas Gol (acho que é mais), então teríamos o Gol G6 líder na quinzena com 6.167 carros vendidos, vendendo 30% a mais que HB20 e Onix, sendo que esse dois estão no mercado há apenas três meses.

      De qualquer forma, o desempenho de vendas de HB20 e Onix merece destaque.
      Hyundai e GM fizeram uma boa leitura do que o consumidor quer na categoria de carros compactos.

      A Ford também acertou na decisão de começar a produzir o New Fiesta por aqui e vender o carro na faixa de preços de Onix e HB20. Vai ser um player forte e tem tudo para ficar entre os dez mais vendidos.

      Já a Toyota com o Etios ...

      Excluir
    5. César, muito bom este seu levantamento.
      Com o lançamento do VW UP! e com a aposentadoria do Gol G4, estes dados podereão ser corroborados na lista (real) mensal de vendas.

      Excluir
    6. Mike,
      Acho que a VW vai acertar em cheio com a aposentadoria do Gol G4 e o lançamento do UP.
      A GM que se cuide com o Celta, idem para a Fiat com o Palio Fire e Mille.

      Excluir
    7. César, até onde sei, as vendas do Gol G4 correspondem a menos de 10% do total de vendas do Gol...

      Chega de Gol G4, né VW? É a PIOR geração do Gol... Disparado.

      Sobre o que escreveram... Onix e HB concorrentes do Fox? Desculpe, mas não são mesmo... São carros com propostas bem diferentes.

      Onix e HB são concorrentes do Gol e olhe lá...

      Excluir
    8. Concordo Man, o Fox tá mais pra concorrer com o Sandero. Ergonomias semelhantes.
      Nao sei se foi de propósito de quem postou "esquecer o gol" na concorrência com o HB20 e Onix. Enfim...

      Excluir
    9. o novo palio pode ate ter um ou ourto acessorio a mais...mais do que adianta se as recamacoes nao param? vai instalar um alarme original e da problema...me poupe!

      Excluir
    10. Man,

      O Gol G4, pelo custo mais baixo, ainda vende bem para consumidores e frotistas que tb compram o Celta, Palio Fire, Mille, etc.

      Acho que o Gol G4 vende na mesma proporção que Celta, Palio Fire e Mille.
      Não sei porque a FENABRAVE não divulga os dados de forma mais clara ao mercado.

      As vendas do Fox estão caindo muito e já está pintando promoções nas CSS VW.

      Excluir
  6. Fico MUITO feliz com a subida no Ranking do HB20 e do Onix e mais feliz ainda com a despencada do FOX. Por que? Vejam o interior e itens de série do FOX. È um carro que apesar de bom, não respeita o consumidor.
    EU QUERO VER O CIRCO PEGAR FOGO.
    Obrigado HB20 e Onix pela revolução que causarão no mercado. Pelo menos os da FIAT mudaram, mas a VW só está vendendo lixo para o Brasil.
    VEJAM QUAL A NOSSA GERAÇÃO DO GOLF E A QUE SE VENDE LÁ FORA.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião o ONIX LTZ e o HB20 1.6 qualquer versão são concorrrentes do FOX e não do Uno e GOL. Sempre tive este entendimento e os núemros comprovam que estou certo. Estou em dúvida se pego um Onix LTZ 1.4, HB20 1.6 ou um Fox UUUUUSSSSAAAADDDDOOOOOO. Jamais comprarei um Fox 0 KM, a não ser que a promoção seja bastante atraente - preço de seminovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um onix lt 1.4 e estou satisfeito, acho que o hb20 tb é um carrão. Qualquer um vc estará bem servido.

      Excluir
    2. Novo uno nao cabe ninguem, o ONIX so te entrega carro depois de mais de 100 dias de espera, o unico carro decente no mercado é o HB20!!

      Excluir
    3. Aqui onde moro é ao contrario onix 30 dias e hb20 120 dias, moro SC.

      Excluir
    4. Ai pessoal, parece que o cara pagou ágio pra ter recebido o carro no ato da compra e nao mencionou no comentário, só pra fazer frente ao HB20. Anônimo, vamos ser mais coerentes por favor né.......

      Excluir
    5. Além do motor do HB20 1.6 (Gamma 16V DOHC CVVT) ser mais moderno (nº de cabeçotes por cilindro, comando variável e bloco de alumínio), mais potente (122 cv - gas.)e tão econômico (média de 12km/l gas. cidade/estrada) quanto o motor do Onix 1.4 (SPE/4), o carro da Chevrolet, mais pesado, perde feio no comparativo para o da Hyundai nas relações peso/potência e peso/torque.

      É só comparar os dados fornecidos pelos fabricantes.

      Tenho um Celta, que me atende muito bem no dia a dia para o trabalho.

      Fiz um teste drive e vou trocar sem pressa e sem ágio por um HB20 1.6 Gamma 16V DOHC CVVT Automático Premium Audio Hyundai BTH (R$50.840)- Rio de Janeiro.

      O preço é alto se compararmos com os preços praticados para carros semelhantes em outros países, mas isso, como dizem os juristas, já é matéria pacificada. Só mudando de país. E podem ter a certeza de quem já morou em outros países que, apesar de tudo, o melhor lugar do mundo é aqui no nosso país.

      Excluir
  8. Tá faltando notícia no meio automotivo ... ficar comparando quinzena e alardear o carro mais vendido por apenas 22 unidades, ah faça-me o favor ... Um feirão, am apenas uma cidade a chevrolet ou a vw ampliam essa diferença em muito mais q isso ...

    ResponderExcluir
  9. HB20 "comfort" e "comfort plus" são uma ilusão!!!!

    Aqui vai um comparativo pra quem paga 36 mil num carro HOJE:

    HB20(comf plus). ONIX..... ETIOS
    motor 1.0 motor 1.0 motor 1.3
    dir. hidrau. dir. hidrau. dir ELETRICA
    freio convencional freio convenc. freio ABS com EBD
    10km/l 10km/l 12km/l
    pintura solida pintura solida pintura METALICA
    vidro manuais vidros manuais vidros eletricos 4 portas
    espaço interno- espaço interno- MAIOR espaço interno
    sem test colisao / sem test colisao / 4 estrelas no teste de colisao e segurança
    retrovisor manual retrovisor manual retrovisor manual
    computador de bordo/ computador de bordo/ não possui
    sem som/ com mylink/ sem som
    cambio mediano cambio mediano cambio otimo, curto e preciso
    SEM TAPETES(kkkkkk) com tapetes com tapetes
    hyundai chevrolet TOYOTA

    Pra quem NÃO prefere motor, conforto, segurança, performance, ai tudo bem, pega o hb20... Mas falar que o Etios tá caro e comprar um hb20... é lamentável o nivel de densiformação da galera... E o que o efeito manada faz com as pessoas hoje em dia. O Etios é um dos melhores custo x benefício do mercado.

    Isso são fatos!

    Pessoalmente, gosto do painel central. Além de ser mais seguro pois fica mais próximo do campo de visão do motorista. Onde qualquer pessoa com uma visão NORMAL vê tudo. Basta ir conferir...

    Também acho o design do carro bonito. Mas isso é pessoal.

    Eu comprei o meu e estou 110% satisfeito com o carro! Recomendo muito! Vão fazer um test drive e conferir pessoalmente.

    O principal: QUANTIDADE é muito diferente de QUALIDADE. As vendas do Etios vem crescendo mês a mês. Isso não aconteceria se as pessoas fossem vendo que o carro realmente não presta como falam por aqui.

    Quem tá pensando em comprar. recomendo muito ir dar uma conferida. Se não gostar do visual ok. gosto é gosto, mas o carro é o melhor custo x beneficio. Basta ver a tabela aqui em cima que fiz pra vcs.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Henrique, realmente gosto é gosto e se fosse pra escolher dentre esses três rivais escolheria o HB20! E acredito que a Toyota somento pecou no quesito disign...
      Algumas info. sobre o HB20(comf plus) que vc ecreveu estão incorretas, pois a versão do HB20(comf plus) de R$34995 tem vidros e travas eléticos e com R$995 vc consegue o sistema de áudio c/ bluetooth totalizando R$35990...e tbem acrescento nesse msm pacote plus o alarme fechamento automatico das portas e chave canivete.
      Até Abç

      Excluir
    2. Aiaiai... Pedro Henrique, ainda justificando a sua compra?

      Acabamento é frescura e não se olha, né?

      Fanboy da Toyota...

      Excluir
    3. Verdade, esqueci dos vidros eletricos no hb20, foi mal! Por sinal, no hb20 motorista so aciona os vidros nas duas portas da frente, no etios nas 4 portas... então acaba perdendo nisso também...

      olha, esse que você disse eh o preço de tabela, aqui na unica concessionaria da cidade, esta 1k mais caro... acho q sao raras as concessionarias hyundai cobrando o preço tabelado... bom, aqui está 36k o comfort plus sem som mesmo. e vale lembrar que no hb20 não dá pra instalar um som depois por fora pq o painel não permite voce colocar o som que quiser... só original! com 1 mil reais, voce coloca um baita som no etios assim que sair da concessionaria sem perder garantia nem nada..

      Excluir
    4. Não sou fanboy da toyota maneh... por exemplo, sou mais um peugeot 308 feline 2.0 automatico de 66k, a um corolla de 69k, por exemplo.
      Nunca disse que acabamento não é frescura cara. Só que pra você é prioridade pra mim não é. Prefiro motor, conforto, performance e segurança, coisas que um etios no mesmo valor de um hb20, é melhor com sobras por exemplo. Gosto é gosto e respeito o seu, como o amigo disse acima. Até é o gosto da maioria ;).
      Mas já estou me acostumando a me sentir assim, nesses meus 20 e poucos anos, o politico que eu voto sempre fica entre os últimos nas eleições. hehehe valeu.

      Excluir
    5. Só pra ficar claro, to falando do one touch dos vidros eletricos para o motorista do hb20 comfort plus. Só funciona nas duas portas da frente...

      Excluir
    6. Pensava que este blog era para quem gostasse de carros, não do Etios...

      Excluir
    7. Tá Márcio, tchau! ;)

      Excluir
    8. Eu gosto do Etios.Queria ter a grana pra comprar um.

      Excluir
    9. Pedro Henrique a Toyota tem o Yaris e o Etios que são da mesma categoria, mas o primeiro é uma versão muito melhor acabada pra consumidores de países mais exigente gente com senso critico mais desenvolvido, mas o Yaris eles não vendem só no EUA, Europa vendem para o Chile e outros países da América Latina que são semelhantes ao nosso em desenvolvimento. Já o Etios eles vendem em países digamos mais atrasado como Índia e Bangladesh o Etios foi construído para o mercado indiano e simplesmente eles resolveram empurrar isso aqui no Brasil pra classe C brasileira... Falando no linguajar popular acharam que podiam empurrar o lixo deles pra pobretada aqui!! Já a Hyundai com todos os defeitos que possa ter se dedicou a construir esse HB20 pra atender o gosto do brasileiro exclusivamente para os brasileiros oferecendo mais que as montadoras consolidadas no mercado vinham oferecendo pra nos nessa categoria. Idem a GM com Onix se superou oferecendo algo superior aqui. Por essa arrogância da Toyota é merecido o fiasco que esta se tornando esse Restios pra eles e eu sou um consumidor que pelo que eles fizeram ao oferecer o Restios e não o Yaris no Brasil eu nunca mais vou consumir mais nada da Toyota e olha que não sou consumidor de carros de entrada e já tive fielder.

      Excluir
    10. vc só pode ser vendedor da toyota....o carro é super simples e caro...pode ter dirigibilidade, espaço, etc, mas no capricho, o acabamento parece do uno MILLE...detalhe o uno tem 02 palhetas e alças para porta malas....e o computador de bordo do etios...para um relógio daqueles bem antigos da casio..não acho ele tão horrível como o pessoal fala...mas o acabamento é um piada...um chute no saco do povo brasileiro...acho que os engenheiros pensaram, bom é pro povo brasileiro mesmo, coloca qq bosta aí q tá bom é popular msm...

      Excluir
    11. Ta de sacanagem falar que o Etios eh o melhor CxB ? Desculpe amigo, mas vc comprou um carro de indiano com um logo da Toyota. HB20, Onyx, e até o bom e velho Gol, estão anos luz a frente do recem (atrasado) lançamento da Toyota. O numeros dizem isso, pois o Etios (hatch e sedan) vende menos da metade doq Hb20 e Onyx, sendo q estes nem tem suas respectivas versoes sedans no mercado, e quando forem lançadas, darão uma surra ainda maior no Etios. O unico ponto positivo do Etios é a dirigibilidade, no resto esse carro deveria ser concorrente de GOL G4, e Fiat Uno Mille.

      Excluir
    12. Os números dizem isso? Amigo pra você quantidade e qualidade se confudem, idem a quantidade de respostas a perder com você, dono de uma mente tão alienada e fraca. Já entrou no opiniaoweb pra fazer uma analise QUALITATIVA do carro com opinião dos donos? Já pensou que por ter a melhor nota entre hb20, onix e gol, o carro vende pouco simplesmente por não cair no gosto da maioria dos brasileiros, que prefere acabamento e design a motor e segurança? Coitado de você.. Abraços!

      Excluir
  10. gostei do hb20 so tem um defeito não tem para entregar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em SP capital, fui na Hyundai MAXHB e lá tem vários modelos a pronta entrega, diferente da CAOA que vc deve esperar no máximo 5 meses!

      Excluir
  11. Pedi o meu HB20 1.6 confort plus há 1 semana. Escutei milhares de conselhos de opinadores para eu pegar o dinheiro do Hb20 e comprar um i30 usado, já li de tudo sobre o Onix, etc. O fato é que o Onix é um carro bacana, e tem até um pouco mais de equipamento que o HB20 de preço similar. MAS... o HB20 é um carro que desperta paixão. Eu só me senti assim ao entrar num carro quando foi lançada o New Civic. O HB20 não é mais do mesmo melhorado. É algo diferente do que estamos acostumados. O painel é superior, o design é superior, o motor é superior e mais moderno e por aí vai.
    Eu tenho muita simpatia pela Toyota, mas a Hyundai está dando uma voadora na cara das marcas tradicionais. Vejam só o absurdo: a Hyundai tem menos de 1/5 do número de concessionárias da Chevrolet e no entanto está vendendo MAIS hb20 que Onix! Nós consumidores temos é que louvar a concorrência.
    Volks pra mim é uma marca morta.
    GM defasada até o Onix.
    A FIAT equivocou-se com os novos designs do Punto, do Palio e do Uno.
    A Ford, então, nem sei se existe mais,
    As francesas são péssimas no pós venda.
    O que sobra de bom hoje são a Honda, a Toyota (que peidou na farofa com o Etios) e a própria Hyundai.
    Espero que a briga esquente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns cara! Imagino como está feliz. =)
      Quanto você pagou anonimo? E qual a conf do carro?

      Excluir
    2. Para o comfort plus ter motor 1.6 e o freio abs com ebd que ele pegou sem som, o preço de tabela é 40 mil. Mas normalmente as concessionarias cobram mais que isso, além de tentar empurrar opcionais que já estão instalados no carro (e se não quiser, tem outro na fila que quer). Não ficaria surpreso dele ter pago 42 mil reais no comfort plus...

      Excluir
    3. Ah rapaz, 42k se ele não pegou o som, e ficou com a pintura sólida mesmo. Porque se colocar isto, vai pagar uns 44k neste comfort plus. hehehehe

      Excluir
    4. Não sei o que você critica no HB, Pedro Henrique... Dor de cotovelo?

      Tu comprou um Etios por 35k e vai criticar quem pagou 42k num HB 1.6?

      Nenhum dos dois valem realmente o que custam. Mas o HB 1.6 é melhor em praticamente tudo do que o Etios...

      Excluir
    5. Márcio com 42k você pega o top de linha do Etios muito superior a esse comfort plus. Ainda sim, o de Etios X com motor 1.3 por 35k já é suficiente pra bate-lo.

      Excluir
    6. Eu paguei 40.900 no HB20 com ABS e EBD, Áudio bluetooth, branco. Não sou troll do Etios, gosto da Toyota até porque meu pai tem uma Hilux e sei que é uma marca confiável - a melhor do mundo, diga-se de passagem. Mas querer comparar HB20 1.6 com Etios e achar que o Etios é melhor é puro delírio. O HB20 tem 128 cavalos enquanto o melhor Etios tem 96 cavalos. O motor do HB é o mesmo do Kia Soul e do i30 novo, ou seja, num carro mais leve, o desempenho é irretocável. E no mais, há o design do HB20 que é matador, e para o qual não há concorrentes nem em categorias superiores, com excessão dos próprios carros da Hiunday, como o Elantra, por exemplo.

      Excluir
    7. A configuração do carro:

      Airbag duplo
      ABS com EBD
      Direção hidráulica
      Limpador traseiro
      Ar condicionado
      Supervision Cluster
      Ajuste de altura do banco do motorista
      Aviso de abertura de porta
      Alavanca de abertura do tanque de combustível
      Apoio de cabeça traseiro (2) com regulagem de altura
      Computador de bordo
      Sistema Keyless com chave canivete
      Travamento central das portas e porta-malas.
      Vidros elétricos dianteiros e traseiros (descida automática para motorista)
      Desembaçador traseiro
      Alarme
      Farol com moldura negra
      Áudio Hyundai BTH**: Rádio 2 DIN com função MP3 player,
      Bluetooth® com audio streaming, conexões USB/AUX frontal,
      comando de áudio e Bluetooth® no volante
      4 alto-falantes
      micro-antena no teto

      Excluir
    8. O que me fez escolher o HB em relação à outros carros foi:

      Design + 5 anos de garantia

      Onix: o HB é mais bonito por fora. O HB é muito mais bonito por dentro. O HB tem motor mais potente e moderno.

      Etios: sem condição. O carro é feio demais. Eu amo minha namorada, mas se ela fosse feia, quem sabe eu nem estaria com ela. O ser humano é assim, gosta de coisas bonitas. Ainda mais que eu sou designer, seria impossível eu aguentar o carro. Tudo está fora do lugar. Simplesmente não dá...

      Fox: é da volkwagem, a marca que acha que o consumidor é idiota.



      Excluir
    9. Porque branco?

      Além do gosto pessoal, não aparecem riscos e a lataria não esquenta tanto no Solão que anda fazendo.

      Excluir
    10. Essa disputa HB20 1.6 Comfort Plus x Onix LT 1.4 com My Link é briga de cachorro grande!

      Os pontos positivos do HB20 já foram muito bem mostrados pelo colega Anônimo, agora vou expor alguns pontos positivos do Onix, já que em nov/12, comprarei esses dois carros e acabei optando pelo Onix. Dessa forma, os colegas poderão fazer suas comparações e tirarem suas próprias conclusões:

      1) Onix LT 1.4 com My Link (R$39.490,00) é R$1.500,00 mais barato que o HB 1.6 Comfort Plus (R$40.990,00).

      2) o prazo de entrega do Onix foi de 15 dias e como recebi o carro em 2012, economizei mais R$1.000,00 pela redução total do IPI (se tivesse optado pelo HB, como o prazo de entrega era de 90 dias, o carro só chegaria em fev/13 e teria que pagar mais essa diferença de IPI);

      3) o HB20 Comfort Plus não tem regulagem de altura no volante. No meu caso, como gosto de dirigir em posição alta, o volante atrapalha a leitura dos instrumentos.

      4) o número de CSS Hyndai ainda é muito pequeno no Brasil (120). Pior, na minha cidade, assim como ocorre em muitas outras cidades do interior de SP, a CSS Hyundai não passa de uma loja bonita para vender carros, com uma pequena oficina equipada apenas para as revisões periódicas, sem qualquer estrutura para correção de problemas maiores que poderão ocorrer durante o período de garantia. A GM tem mais 620 CSS no Brasil, todas com capacitação técnica e estoque de peças conforme padrão estabelecido e exigido pela GM de todas suas CSS. Visitei as duas oficinas (GM e Hyundai) das CSS da minha cidade e não tem comparação. Nesse ponto, a Hyundai me passou total insegurança e está muito longe de ter um padrão mínimo de bons serviços de oficina. Nem estoque mínimo de peças eles tinham.

      5) o design do Onix é bonito e mais conservador, assim, deverá demorar mais para cansar.

      6) o Onix tem mais espaço interno devido a maior distância de entre eixos (2,53m) que o HB20 (2,50m). Esses 3 cm parece pouca coisa mas faz diferença em carros compactos. O Onix tb é mais comprido e mais largo que o HB20 (vejam as dimensões nos sites dos fabricantes).

      7) O interior do Onix com o My Link é mais bonito do que o do HB20 (a Hyundai só oferece sistema de áudio com tela touch de 7" em carros bem mais caros, como o novo I30, que custa a partir de R$75.000,00).

      8) O Onix é mais econômico do que o HB20. Testes reais de consumo em cidade e estrada realizados com o Onix 1.4 e HB20 1.6, nas mesmas condições, mostram que o Onix 1.4 é 20% econômico que o HB20 1.6 (com o uso de gasolina e etanol). Esse consumo maior foi justificado no teste pela maior potência do motor 1.6, o que faz sentido. Vejam o teste completo dos dois carros no blog Noticias Automotivas.

      HB20 1.6 e Onix 1.4 são dois pesos pesados da categoria dos compactos e seus expressivos resultados de vendas deixam isso bem claro.

      O Onix atendeu melhor às minhas necessidades, mas nessa disputa entre entre Onix e HB20, quem ganha é o consumidor que tem mais duas opções bem legais para um carro compacto hatch, seja qual for a escolha.

      E que venha o New Fiesta fabricado no Brasil para esquentar mais ainda essa briga!

      Excluir
    11. Rasec7
      Eu acho que HB20 e Onix são dois carros que estão lado a lado no custo-benefício e escolher 1 deles é muito individual. Moro numa cidade que tem CSS Hyundai. Se eu morasse numa cidade do interior, pesaria mais o número de CSS e eu tenderia a comprar o Onix.

      Eu coloquei o design como fator principal na minha escolha pelo HB20 porque não é só questão de estética. Uma marca que não pode pagar bons designers, também não paga bons engenheiros, bons mecânicos. Tudo anda junto. Estamos no ano 2013 e não há desculpa para se produzir uma aberração como o Etios e como o Agile, por exemplo. Ao ver o carro, por dentro e por fora, você percebe a preocupação da Hyundai de fazer o consumidor se sentir satisfeito com o carro.

      Quanto à melhor funcionalidade do My link eu concordo, mas ainda assim acho o painel do HB20 superado apenas por carros de categorias bem superiores.

      Excluir
    12. Anônimo,

      Concordo, escolher entre Onix e HB20 é mesmo difícil e muitos colegas de blog já passaram por esse gostoso dilema. Os detalhes de cada carro que melhor se adaptam às necessidades do consumidor acabam definindo a compra. As excelentes vendas dos dois mostram um forte equilíbrio de preferências, com destaque para a Hyundai em função do reduzido número de CSS, quando comparamos com VW, Fiat e GM.

      Etios e Agile tb concordamos. Esses dois vão na contra-mão desses novos tempos de consumidores que buscam design atual e modernidade nos carros, por isso amargam resultados ruins em vendas. O Agile é um carro ultrapassado, fabricado na Argentina e não vai deixar a menor saudade quando for aposentado, a não ser que seja totalmente modernizado pela GM, mas acho difícil. O caso do Etios é mais triste, acabou de ser lançado, e é difícil entender o que levou a Toyota a investir em um nova fábrica no Brasil para produzir o Etios ao invés do Yaris, um hatch compacto muito superior, no nível de HB20, Onix e New Fiesta.

      O belo design e o painel do HB20 merecem aplausos. Muitos consumidores, assim como vc, não resistem e compram o carro, com razão.

      A CSS Hyundai da minha cidade infelizmente ainda é "amadora" comparada com a CSS GM, mas acredito que isso deve mudar com o tempo. Realmente esse foi um fator que pesou forte na minha decisão pelo Onix, além da economia de R$2.500.00 no preço do carro em relação ao HB. Também optei pelo branco, cor que fica muito bonita nos dois carros.

      O mais legal é que essa disputa entre Onix e HB não para por aqui, já que as versões sedã dos dois já estão chegando e prometem ser um novo capítulo saudável na disputa pelo mercado.

      O consumidor agradece!

      Excluir
    13. Concordo plenamente. Meu próximo carro sera um HB20 !

      Excluir
    14. Meu HB20 1.6 confort plus chegou em 15 dias após o pedido.

      Excluir
  12. Assim como o Pedro H., acabo de comprar um Etios XLS 1.5, paguei 42.000, ar, direção eletrica, vidros nas 4 portas, rodas de liga, travas eletricas, alarme com controle na chave entre outros. Achava mesmo o Etios simples em fotos e etc. mas fui olhar e gostei mais ainda e como eu tinha interesse na XLS o interior é um pouco melhor! É um carro shoow! Supeeer confortavel e gostoso de dirigir! Fui olhar tbm Onix e HB20 antes da Compra! Maaas, aqui na minha cidade estão pedindo 40.000 no Comfort Style 1.0!!! UM ABSURDO! E ainda de 105 á 180 dias para a entrega! E o Onix 100 dias tambem, não daria para esperar! E no Onix apesar de ser lindo e bem feito tive uns amigos que compraram e nao estamos muito satisfeitos quanto a barulho interno, MyLink travando, escorrendo lubrificante das maçanetas! Então optei pelo Etios e ESTOU MUITO FELIZ! Cada um tem seu gosto e este foi o meu, acho os outros modelos lindos, mas nestas condiçoes Etios se deu beem por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. etios é muito feio!
      principalmente a traseira

      Excluir
    2. Desculpa! Mas prezo pelos itens e conforto! Ando DENTRO carro! E as linhas e o desenho nao influenciam!

      Excluir
    3. Esperaria 10 anos para chegar um Hb20 ou Onyx, mas não compraria um Etios.

      Excluir
    4. Isso ai Allan, pensando sempre bem grande. Você chega lá. Você faz jus ao fato de ser um brasileiro cliente hb20.

      Excluir
  13. Marcio, este hb20 1.6 comfort plus de 42k é muito apertado viu, já sentou nos bancos de trás? Sem som e tem uma direção hidraulica enquanto no Etios a direção é melhor, elétrica. A pintura no deste hb20 é solida, no etios metálica. O one-touch do motorista só funciona para os vidros da frente nesse hb20 e o carro vem sem os tapetes.

    Além do mais, é um motor 1.6 não fica muito na frente do 1.3 da toyota não viu? Nem preciso falar da diferença de consumo e economia... Cambio? ja sentiu a diferença do cambio curto e preciso desse etios comparado com esse hb20? kkkkk

    Ou seja... melhor em praticamente tudo? kkkk

    Se você gosta mais do hb20 ok. Mas pra deixar de pagar 35k num carro pra pagar 42k em outro, que chega até a ser inferior em conforto, economia, direção. E possui um motor pra bater de frente. Você é praticamente louco... Vai na emoção ou pelo que os outros acham..

    É uma lamentável até comparar... Pois um carro que é melhor como dizem do hb20, custando 7k a mais que um carro tão lixo como falam do etios... ser superado em itens essenciais como conforto, direção. É bem curioso.

    Amigos do trabalhando pagando 50k num hb20 velho... Fala serio. O pior cego é aquele que não quer enxergar mesmo. Etios é o carro pra quem pensa. Como seres pensante no brasil, um povo alieado, é dificil de achar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. HB 20 apertado atrás?! Eu tenho 1.81 de altura, regulei os bancos dianteiros para uma posição perfeita pra dirigir, isso pq eu ando sempre com as pernas esticadas... Quando sentei atrás, meus joelhos nem sequer encostaram no encosto do banco dianteiro, isso com as pernas juntas e não "abertas"... Não protegendo o HB20 muito menos desqualificando o Etios, mas vc nao analisou em esse quesito...

      Excluir
  14. A resposta do Etios vai vir com o tempo... A cada mês as vendas crescem um pouquinho. E aqui no meu trabalho, todos com hb20 já precisaram voltar por algum bug no carro, em menos de 2 meses de uso. Do onix não soube de ninguem, mas já li cada coisa..."barulho interno, MyLink travando, escorrendo lubrificante das maçanetas", por exemplo.

    Etios é Toyota. Garantia de qualidade e de que eles não fariam e nem entregariam algo que não presta.

    A Toyota é a fabricante de carros com a maior percepção de qualidade no mundo! http://www.bloomberg.com/news/2012-05-31/toyota-quality-perception-rebounds-gm-s-chevy-declines.html

    Ai a Toyota dá de presente um Etios aqui no Brasil com um conjunto de itens motor,cambio, direção, economia, conforto que os "concorrentes" pra apenas chegar perto ou ser "PRATICAMENTE MELHOR" cobram 7k, e a turma acaba com o carro. Porque o assoalho do carro não é pintado ou porque tem uma cordinha segurando o porta-malas... Tem que sofrer mesmo esse povo safado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preços oficiais de hoje nos sites dos fabricantes:

      Etios XS 1.3 completo: R$38.790,00.
      Onix LT 1.4 completo: R$39.490,00.
      HB20 1.6 Comfort Plus completo: R$40.990,00.

      Etios XLS 1.5 completo: R$42.790,00.
      Onix LTZ 1.4: R$43.090,00.
      HB20 1.6 Style: R$44.095,00.


      Vendas em janeiro/13:

      Onix: 10.724 carros (preço de tabela e fila de espera de 45 dias).
      HB20: 9.030 carros (preço de tabela e fila de espera de mais 90 dias).
      Etios: 2.034 carros (com desconto, promoções e entrega rápida).

      Se a Toyota está vendendo o Etios XS 1.3 hatch, tabelado em R$38.790,00, por R$35.000,00, é um sinal que reconhece que precisa reduzir seus preços se quiser vender o Etios, um carro que não teve boa aceitação no mercado, já que a maioria dos brasileiros compara muito antes de comprar.

      A Toyota optou por produzir no Brasil um carro com design, acabamento e painel de gosto duvidoso (Etios) ao invés de trazer o Yaris, agora é dar descontos e rezar para vender mais.

      Pagar R$35.000,00 em um Etios XS 1.3 completo não parece um mau negócio, se o consumidor gostou do carro (não é o meu caso).

      Excluir
    2. Lembrando que os preços atuais do Etios ainda não incluem o aumento de IPI ocorrido em 01/01/13 (no seu site, a Toyota tb informa que está bancando esse custo até 28/02/13), que representa mais ou menos R$1.000,00.

      Se o Etios XS 1.3 completo ESTIVER MESMO SENDO VENDIDO POR R$35.000,00, significa um desconto total da Toyota de R$4.790,00 no preço de tabela do carro (R$3.790,00 de desconto + R$1.000,00 de aumento de IPI).

      Sempre afirmei que a Toyota precisaria reduzir uns R$5K no preço do Etios se quisesse vender o carro, dessa forma, SE ESSE DESCONTO DA TOYOTA FOR REAL, acho que o Etios é um caso que merece ser analisado pelo consumidor.

      Excluir
    3. Sabe o que acho de lascar, César?

      Eu, você e o Mike já cansamos de discutir que TODOS os carros, sem exceção, são caros neste país... NENHUM, eu digo absolutamente NENHUM, vale o que realmente custa.

      E como um carro custa muito caro neste país, creio que o consumidor brasileiro DEVE ser exigente sim... Então, exigir que o carro tenha acabamento e construção decentes, é algo que deveria ser corriqueiro para o comprador.

      O pessoal reclama dos carros nacionais, que são mal-acabados e que são carroças... Mas esse mesmo pessoal pega e compra carro com deficiências graves de construção, tais como acabamentos com rebarbas ou mal-encaixados e vãos irregulares na carroceria... E então reclamam: "Porra, essas montadoras só empurram MERDA pra gente!"

      E nem tô discutindo design, porque isso é subjetivo. E tampouco simplicidade... Ser simples não é defeito, mas ser MALFEITO, é. Dava perfeitamente para a Toyota fazer coisa melhor pelo Etios, cobrando o mesmo preço... E aí, podem ter certeza de que o carro venderia bem mais.

      Pô, um carro do século 21 ter características de um carro argentino do começo da década de 90, tais como falta de tinta no cofre é dose. Portas com vãos irregulares eram até aceitáveis na época, mas hoje é imperdoável. Se isso é coisa que é "frescura", digam isso para os consumidores de países desenvolvidos...

      Outra coisa que é foda é achar que marca X ou Y é à prova de recalls e livre de dar defeitos. O fato da marca ser considerada A mais confiável não a isenta de culpas. A própria Toyota tem históricos de recalls gigantescos no Corolla e no Camry...

      Caso a Toyota tivesse trazido o Yaris ao invés do Etios e mantendo o seu mesmo preço de tabela, podem ter certeza que a briga pelos mais vendidos do segmento estaria sendo boa...

      Excluir
    4. Só continuando à respeito dos recalls...

      Pedro Henrique, só HB e Onix tem defeitos e precisam de recalls, né?

      Não só você, mas gostaria que todos aqui dessem uma lida e opinassem:

      http://indiatoday.intoday.in/story/toyota-motors-recalls-41000-cars-from-india/1/165538.html

      Toyota não está livre das burradas... Faz tanta coisa errada quanto qualquer outra montadora!

      Excluir
    5. Esqueceu Deu, :( , mad concordo com o Man, O Etios tem ISOPOR, sabem do que to falando ?, tem peças soltas nas portas, e o plastico é pior que o do Gol G4 e o do Sandero que ja são HORRIVEIS. "Os carros são como jet Ski" Nunca essa frae foi levada tão a serio com o Etios Boiando em Alto mar.

      Excluir
    6. E Rasec, onde conseguiste essa informação dos carros vendidos separadamente ? é muito mais interessante acompanhar por esse lado. Carro no brasil é caro mas o Consumidor deve sim cobrar melhor qualidade.

      Excluir
    7. Man,

      Preços de carros zero no Brasil é caso de polícia, SEM EXCEÇÃO!

      Sobre a decisão da Toyota fabricar o Etios no Brasil ao invés do Yaris, sem comentários, já falamos muito sobre esse, digamos, equívoco, para não falar outra coisa.

      A Toyota tinha que ter investido mais no Brasil em uma fábrica de 12.000 carros/mês e fabricar o Yaris, como fizeram GM com o Onix e a Hyundai com o HB20.

      O Yaris brigaria pelo topo do ranking dos mais vendidos, com os preços de tabela do Etios, sem desconto e tb teria fila de espera.

      Preferiram investir menos no Brasil em uma fábrica de 5.000 carros/mês e produzir o Etios com as características que todos conhecem, então, tem mais é que dar muito desconto para vender o carro.

      Erros em carros todas as fábricas cometem e os recalls estão aí para comprovar (hoje tem recall de BMW nos EUA).


      J,

      Tive que fazer uma simulação de dados, supondo as vendas do Gol G4, Palio Fire e Mille na mesma proporção do Celta, já que são concorrentes e todos ainda vendem muito bem para alguns consumidores com restrição de orçamento e frotistas, em função do preço mais reduzido.

      Fiz essa simulação para mostrar aos colegas de blog que a concorrência e a briga pelo topo das vendas está ficando mais acirrada com a chegada do Onix e do HB20, o que poderá trazer benefícios futuros para o consumidor. Veja o caso dos descontos no Etios e as promoções que já começaram no Fox.

      Excluir
    8. Sobre o Fox, verdade... Recentemenete, um amigo meu comprou um Fox Trend 1.6 I-Motion completo zero km por R$ 39.900. Para ele, que tem 1,95m, foi um bom negócio, já que o Fox é adequado para pessoas mais altas.

      Só assim mesmo para não perder vendas, pois o Fox já vai pra 8 anos de mercado e não é mais novidade faz tempo... Ele já pede uma geração mais nova.

      Excluir
    9. A verdade é que tô de saco cheio de ver montadora menosprezar o mercado nacional.

      É o caso do Etios, sem sombra de dúvida. J, Man e César expuseram muito bem a questão, especialmente sobre a questão do Yaris.

      Carro no Brasil é realmente caso de polícia e mesmo assim, por necessidade ou mero deleite pagamos caro por aquele que mais nos agrada. Então a questão é essa: JOGAM qualquer coisa para ser comercializada aqui a preços abusivos que nós, "o pobre povo colonizado" , acostumado a ser dominado paga (algumas vezes rindo).

      Pra mim, muito disso é lobby, mentalidade, política governamental etc. E o conjunto da obra dá no que dá.

      Fazer o que? Resta-me protestar.

      Excluir
    10. FORCE - então cara, pq a maior empresa do mundo de veículos veio entregar um carro tão relaxado pro 4º maior mercado do mundo de automóveis...pq não trouxe o yaris q é bem mais bonito.... pelo menos já teve uma consequência desse erro da toyota...a honda desistiu de fabricar no brasil o honda brio (outra merda indiana)e vai lançar um suv muito da hora, para concorrer com o ecosport e com o hb20 suv...

      Excluir
  15. carrinho feio dmais esse etios!

    ResponderExcluir
  16. Etios XS 1.3 completo: R$38.790,00.
    Onix LT 1.4 completo: R$39.490,00.
    HB20 1.6 Comfort Plus completo: R$40.990,00.

    Etios XLS 1.5 completo: R$42.790,00.
    Onix LTZ 1.4: R$43.090,00.
    HB20 1.6 Style: R$44.095,00.

    Pra pagar esse preço nesses carros de entrada, (com todos os defeitos que todos eles têm) só por se dizerem ''completos'' não é melhor pegar um carro de categoria acima que nas versões mais simples já vêm com tudo que esses populares têm e outras coisas mais??? De 38K a 45K da pra adquirir, New Fiesta (puta carro), Punto, Polo, novo C3... Isso pra ficar nos mais conhecidos de marcas mais antiga do nosso mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Um HB, Etios, Onix ou Gol TOPs de linha, saem mais caros ou até com o mesmo preço do New Fiesta e Polo, que são ótimos carros e de categoria superior...

      O problema é que certamente o New Fiesta descerá de nível quando a Ford lançar o nacional, porque o mexicano é muito bom na qualidade geral...

      Excluir
    2. New Fiesta SE, Polo 1.6, Punto 1.6 e C3 são carros compactos e nas suas versões completas, custam na faixa de R$45K.

      Por um pouco mais, o consumidor muda para uma categoria superior de verdade, indo para um hatch médio.

      Talvez por isso, New Fiesta, Polo 1.6, Punto 1.6 e C3 vendam pouco.

      A Ford já caiu na real e percebeu que se não fabricasse o New Fiesta no Brasil com preços semelhantes aos do Onix 1.4 e HB20 1.6, continuaria passando vergonha em vendas.

      A VW tb percebeu que seria melhor fabricar um carro médio, o Santana 1.6, pelo preço do Polo 1.6, e vai tirar o carro de linha.

      As versões top de qualquer carro compacto não tem relação custo x benefício muito boa, mas atendem os consumidores que querem carros com mais equipamentos.

      Excluir
    3. Pior que é assim mesmo, César...

      As versões TOP de linha de qualquer carro, seja de qual segmento for, venderão menos. Mas é àquilo... As montadoras PRECISAM oferecer essas versões, pois sempre haverá procura.

      Lembra do Escort Ghia 1.8 90? Ele completo, na ocasião do lançamento, saia mais caro do que um Santana GLS... Carro por carro, não dá pra negar que o Santana é MUITO mais carro. Já tive Escort e Santana... Ambos e são ótimos, mas dentro do segmento de cada um.

      Nesse ponto, o mercado não mudou. Sempre existirão essas discrepâncias...



      Excluir
    4. Só complementando o que escrevi sobre carros bastante equipados:

      Lee Iacocca, ex-CEO da Chrysler (tirou a empresa da quase falência na década de 1980) e ex-Presidente da Ford ("apenas" criou o Mustang e o Fiesta), já disse que as montadoras ganham dinheiro em cima de carros bastante equipados, não com carros simples.

      Henry Ford II, CEO da Ford até 1982, sempre dizia: "Minicarros, minilucros." Lee Iacocca o fez mudar de ideia, já que carros pequenos e simples também precisavam ser oferecidos... E então surgiu o Fiesta, o que alavancou as vendas da divisão europeia da Ford.

      Ter apenas carros grandes e equipados gerava maiores lucros, mas seria como se o consumidor chegasse numa loja de calçados e se deparasse com o seguinte aviso: "Só trabalhamos com números acima de 42."...

      Então, não vejo como "defeito" esse lance de existir versões completas de carros menores. As montadoras agradecem os lucros maiores...

      Excluir
    5. New Fiesta SE, Polo 1.6, Punto 1.6 e C3 são carros compactos e nas suas versões completas, custam na faixa de R$45K.
      Por um pouco mais, o consumidor muda para uma categoria superior de verdade, indo para um hatch médio.
      Talvez por isso, New Fiesta, Polo 1.6, Punto 1.6 e C3 vendam pouco.
      A Ford já caiu na real e percebeu que se não fabricasse o New Fiesta no Brasil com preços semelhantes aos do Onix 1.4 e HB20 1.6, continuaria passando vergonha em vendas.
      A VW tb percebeu que seria melhor fabricar um carro médio, o Santana 1.6, pelo preço do Polo 1.6, e vai tirar o carro de linha.
      As versões top de qualquer carro compacto não tem relação custo x benefício muito boa, mas atendem os consumidores que querem carros com mais equipamentos.
      Nunca tinha pensado por esse lado. A verdade se formos analisar, New Fiesta, Pólo, Punto, C3 são carros de entrada nos mercados mais desenvolvidos, o gol é um polo simplificado o palio um punto e por ai vai... Eles deveriam custar o que custam os nossos populares se o custo e lucro Brasil não fossem tão elevador por aqui. Nossos populares são sub-compactos e os sub-compactos (Mille, corsa, g4) são sub dos subs...

      Excluir
    6. Anônimo (09:31), você expôs muito bem a questão comparativa entre carros de segmentos diferentes, mas somos um povo pobre e carro que vende por aqui é carro popular (mesmo praticados a preços exorbitantes como são).

      O segmento popular (1.0) responde por uma fatia que gira em torno de 50% de vendas do mercado nacional e o lucro obtido com essas vendas é muito, muito alto.

      A diferença de preço entre um Polo e um Gol por exemplo é pequena se comparmos com o Gol Power, porque se compararmos com o 1.0, as cifras passam de 15k.

      Meu sonho era ver o Brasil tendo como carro de entrada (assim como na europa) Polo, New Fiesta, Punto etc.

      Pura utopia, eu sei, por causa do lucro, porque não temos condições ainda de arcar com preços maiores do que conseguimos pagar e por causa do câncer da corrupção enraizada neste país.

      Resta-nos cobrar por preços mais compatíveis com a renda do brasileiro. Votar melhor também conta muito.

      Pobre povo colonizado, ainda temos de evoluir muito.

      Excluir
  17. Etios XS 1.3 completo: R$38.790,00.
    Onix LT 1.4 completo: R$39.490,00.
    HB20 1.6 Comfort Plus completo: R$40.990,00.

    Olha, não tou falando do Etios XS pra bater esse hb20 comfort plus não cara!
    É o Etios X mesmo, que custa os 35k que disse. Ele já é suficiente. kkkk
    E como eu disse, vc nao vai achar esse hb20 comfort plus por 41k em canto nenhum. no minimo por 42k.. vc diz completo, ta dizendo contando com os tapetes do carro que tem q pagar R$ 300,00 por fora?

    Dai o fato de não valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Man on the Edge, compartilho da sua visão de achar os preços abusivos para qualquer carro. também da nossa inferioridade com relação aos carros europeus;
      Mas acho que você se precipita quando fala que a causa disso é o fato de comprarmos carros com acabamentos ruins. O que você sugere que eu como consumidor pague 7k a mais num hb20, podendo pegar um carro com tudo que ele tem e mais coisas como um etios? Acho que não faz sentido.
      Penso que o problema do Brasil é cultural e economico mesmo. Taxa de impostos muito alta, um transporte publico sem qualidade, a visão que o brasileiro tem de um carro, como algo(acima de tudo) de exibição.

      Não imagino que se isso mudar é ao longo de dezenas de anos, como toda questão cultural... Desse modo, como não vamos esperar até lá para comprar um carro, temos que ver quanto podemos pagar e avaliar os carros daquela categoria.

      Infelizmente com 35 mil hoje, você tem que abrir mão de algo. Ou você pega um motor fraco, ou você pega um carro apertado, ou um carro com um acabamento fraco. Com esse valor você não tem tudo. O Etios dá mais com um Etios X. Fazer o que? O motivo das grandes polemicas é que, parece que o fato do etios ter escolhido de fora o acabamento, e ter dado motor, conforto, bla bla bla.. torna um carro um lixo. quando na verdade é o que alguns consideram mais irrelevante, dentre as coisas que se pode abrir mão.

      Com meus 35 mil, não trocaria uma viagem no Etios 1.3 com dir eletrica. cambio de qualidade e bem espaçoso. por um hb20 comfort plus 1.0 sem nem ABS do mesmo valor NUNCA. E nem pensar no onix1.0 ou gol1.0

      Você não acha que alguém pode querer um carro simplesmente para se locomover? viajar?

      Posso ter passado a impressão de achar a Toyota é perfeita. Desculpe não quis dizer bem isso. Mas algumas pesquisas a apontam como a 1º do mundo em vendas, em qualidade e confiabilidade.

      Excluir
    2. Ah, enfim chegamos a um consenso, né Pedro?

      Também andei quebrando o pau um tempinho atrás com o César (Rasec7) também, hehehehehe... Só que ele tem um Onix. Mas hoje a gente se entende bem...

      Bem, eu não gosto do Etios. O que matou o carro na minha opinião foi o acabamento deficiente... Nem o fato de ter painel central me desagradou, até porque não achei ele tão ruim de ser visualizado. Aliás, o Citroen Picasso também tem painel central e nunca vi ninguém criticando o carro por conta disso.

      O design é típico de carro japa... Simples e discreto. Simplicidade nunca foi um problema para mim, pois não tenho nada contra isso. O que realmente não gosto é de coisa malfeita. Abrir o capô do motor hoje em dia, e ver uma cena igual à que se via nos Escorts argentinos da década de 1990, pra mim é demais.

      Eu não sei à respeito dessas unidades mais recentes, mas logo quando o carro chegou na concessionária Toyota daqui, fui vê-lo... Vi 4 carros diferentes e TODOS tinham diferenças nos vãos das portas dianteiras. Isso denota um controle de qualidade e construção deficientes. Não é coisa que observei nos demais carros do segmento, tais como Gol, HB e Onix. Aliás, nem Gol G4 tem vãos das portas tão desiguais...

      O que me chateou foi ver uma marca como a Toyota, fundada no século XIX e que, portanto, sabe perfeitamente como fabricar um bom carro, pisar na bola no Etios, que poderia ser bem melhor do que é e poderia perfeitamente custar o mesmo.

      Creio que não há nada de errado em ter um olhar mais crítico, pois, como eu já escrevi, só assim para que os produtos melhorem... Algumas vezes, a virtude de um produto está justamente no fato dele não ser brilhante em tudo, mas de se ter uma certa regularidade...

      Não duvido que o acerto dinâmico do Etios seja bom, mas sejamos sinceros: existe algo realmente de inovador no carro, tecnicamente falando? Motores multiválvulas, suspensão Mc Pherson e eixo de torção já existem há muito tempo...

      Sobre a concorrência com motor 1.0, concordo. E vou além: 1.0 é um bom carro, mas como carro básico, só para sair do ônibus... Começou a botar equipamento, fica caro, manco e beberrão.

      E, se você preza por mais motor do que um 1.0, pelo mesmo preço e se abre mão de acabamento melhor, o Etios com um bom desconto realmente pode ser uma escolha que se poderia pensar.

      Honestamente, eu não abro mão de acabamento melhor. E nem compraria um 1.0 lotado de equipamentos...

      O Etios pode melhorar? Não só pode como DEVE. Se a Toyota corrigir esses probleminhas de acabamento, parar com essa mania de querer gastar menos tinta e manter os preços da tabela, aí acredito que as vendas melhorem bem. Se o carro que, segundo muitos, tem bom acerto dinâmico, porque não poderia ser melhor acabado também?

      Abraços

      Excluir
    3. Pedro Henrique e Man,

      Vamos comparar preços de novo, de acordo com o site dos fabricantes, EM VERSÕES SIMILARES, com o mesmo nível de equipamentos:
      Etios X 1.3 (sem opcionais): R$36.190,00.
      Onix LT 1.4 (sem opcionais): R$36.190,00.
      Onix LT 1.0 (sem opcionais): R$32.590,00.
      HB20 1.6 Comfort (sem opcionais): R$37.935,00.
      HB20 1.0 Comfort (sem opcionais): R$32.935,00.

      Comparando versões SIMILARES, com o mesmo nível de equipamentos, percebemos o motivo do Etios vender tão pouco. As versões com motor 1.0 do Onix e HB20 custam bem menos do que o Etios 1.3, o que é justo por terem motor de menor capacidade.

      Onde moro, todas as versões do HB20 e Onix são vendidas sem um centavo de ágio nas CSS, não tem descontos no preço de tabela e ambos estão com fila de espera. Os dois carros estão disponíveis no mercado paralelo à pronta entrega, com ágio, mas aí paga quem quer (eu não pago).

      A Toyota, se quiser vender o Etios, tem que continuar a dar descontos nos preços de tabela, bancar o IPI, pagar o IPVA 2013 integral, dar tapetes, cafezinho, por banda de música nas CSS, dar camiseta, bonés, instalar opcionais de graça nos carros, contratar palhaços e dar pipoca para os filhos dos clientes, enfim, fazer de tupo pra que o cliente seja compensado por vender o Etios e não o Yaris no Brasil, e ainda é pouco (rsrs).

      Nada contra o Etios e respeito a decisão de quem compra o carro, uma vez que compramos o carro que nos agrada, mas a Toyota tem que dar muito desconto e fazer muitas promoções para venderem o carro, o que está correto. Pelo preço de tabela, tem carros bem melhores no mercado, na minha opinião. Faço questão de deixar registrado meu desapontamento com a Toyota, uma marca de excelência mundial, mas que menosprezou o brasileiro ao fabricar o Etios por aqui ao invés do Yaris.

      E parece que a maioria dos consumidores pensa assim, afinal, na hora da verdade, quando comparamos os detalhes e gastamos o dinheiro suado, HB, Onix e Gol G6 vendem 5 vezes mais do que o Etios (com promoções e tudo mais), o que convenhamos, para um carro recém lançado como o Etios, chega a ser vergonhoso e caracteriza um verdadeiro fracasso de vendas, por enquanto.

      Excluir
    4. Man,
      O Onix é da minha esposa, meu carro é outro.

      Pedro,
      O Man é assim mesmo, como ele mesmo se intitula, "o rei dos chatos" (rsrsrs), mas é um camarada bom de papo, assim como a grande maioria dos colegas de blog.
      O legal de conviver com opiniões contrárias é que sempre aprendemos algo.

      Abraços e vamos em frente.

      Excluir
    5. César, aposto que o seu carro é um Gol!!!. rsrs

      Excluir
    6. Mike, essa vc errou!!! rsrs
      Hoje eu tenho um Pajero Full V6, que acabou caindo no meu colo.
      O ex-dono era meu vizinho e foi morar nos EUA.
      Não pude perder o negócio, em função do preço.
      Abraço.

      Excluir
    7. Pensava que seu carro era um Gol G4, César... Hehehehehehehe...

      Excluir
    8. Man, G4 é dureza! Esse lado amigo da onça seu eu não conhecia!!! rsrs
      O Mike foi bem menos sacana e deixou uma brecha para um G5/G6! rsrs

      Excluir
    9. César, Pajero Full V6, hã... caraca!

      Deixe eu ficar miudinho com meu Gol.

      Brincadeira, cara. Parabéns e sucesso com o carro.
      Abraço.

      Excluir
    10. César, Gol G4 e Celta eu não recomendo pros meus inimigos, hehehehehe...

      Já deveriam ter sumido de nossas vistas faz tempo. Não há mais espaço para esses carros...

      Excluir
  18. Man On The Edge, eu tou com meu carro há 4 meses e nunca abri o capô. kkkkkkkkk Mas tudo bem, vc curte um capô bem pintadinho dentro... ok... hehe

    "poderia ser bem melhor do que é e poderia perfeitamente custar o mesmo.". Que poderia, sempre poderia. Em teoria todo carro poderia custar -30% aqui no brasil e as montadoras ainda lucrariam bem. Mas você acha mesmo que isso aconteceria? Duvido muito... Alguém sempre paga a conta, se a toyota investir mais em acabamento, alguém vai pagar no final e somos nós consumidores.

    "existe algo realmente de inovador no carro, tecnicamente falando?". Não. Ou nem notei, porque não procurei por isso. Cara, sinceramente não espero inovação num carro dos 35 mil de hoje no brasil. Espero inovação num Prius, ou até mesmo num corolla quem sabe. Num carro de 35 mil espero encontrar tecnologias legais que ficaram baratas com o tempo e acabaram se tornando populares a ponto de entrar nos carros mais baratos. É o caso do abs ou dir eletrica.... e olhe lá que ainda sim, isso não é tão comum ainda.

    O etios é meu primeiro carro, acho q vou ficar uns 2 anos com ele. Lá no fundo do meu coração (!!!) não é minha intenção convencer ninguém que o Etios é o melhor, na verdade eu não compraria o top de linha do Etios. como qualquer top de linha... São boas algumas discussões porque é fácil chamar algo de lixo quando não gostamos de alguma coisa e temos 90% do publico do nosso lado com o mesmo gosto. Mas gostaria de ver os argumentos sólidos, comparando o que um ou outro concorrente tem e que o Etios realmente não tem. Queria ver coisas que importam realmente numa viagem, na ida ao trabalho faltando num Etios e aparecendo num carro do mesmo preço. Algo que não seja a cordinha segurando a porta da mala, por exemplo.

    Só dá pra constatar quão preguiçosa, ignorante e fechada é a mente da maioria, que não sabe criar uma opinião própria. Você fala que crítica é algo legal, também acho. Mas veja uma criatura como o márcio.. a mente desse cidadão é lamentável velho... Quero meu convencer que ele tem pelo menos 50 anos pra me sentir melhor. hehehe

    Enfim, pra falar a verdade nem dá pra dizer que hb20 é concorrente do Etios. O top de linha dele custa mais de 50 mil, assim é mole... Ainda sim, comparei aqui os dois custando a mesma coisa. E vimos a diferença evidente em motor, freio, conforto, segurança, pintura... por que ninguem fala um hb20 é um lixo porque custa 36 mil e vem ainda sem abs? ou pior, sem tapetes? Pra mim o preço do hb20 é proporcionalmente tão ruim em custo x benefício quanto o novo i30.

    É ótimo que o carro melhore. Como todo carro que custa 35 mil, tem um caminhão de coisas a melhorar. Acho isso fácil. Quero ver o carro melhorar o preço se manter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Henrique

      Como já comentei anteriormente, qualquer carro no Brasil custa muito caro.

      O problema é que, se a gente pensar só nisso, vamos ficar dependendo de busão (que, por sinal, é uma DESGRAÇA), andar a pé ou de bike... Por isso que eu também bato na tecla do chamado mimimi...

      Se o Etios, HB ou Onix são bons carros e que aguentarão as condições de rodagem "maravilhosas" deste país e o dia-a-dia dos seus donos, creio que só o tempo irá dizer. Vamos esperar os resultados...

      Eu vi todos de perto e concluí que o HB seria o concorrente mais forte do Gol. Até porque a sua qualidade geral é semelhante, com vãos regulares na carroceria e acabamento sem rebarbas ou mal-encaixados. Os materiais usados no interior são simples também e nada sofisticados, mas de boa qualidade e bem montados.

      Só que o HB, mesmo o Premium, não é páreo para o New Fiesta mexicano. Não mesmo... Isso foi exagero da imprensa especializada. O New Fiesta é muito mais carro em termos de qualidade de materiais.

      E se notar, vai ver que Gol e HB são os mais caros do segmento. "Justificados" pelo acabamento melhor. Aliás, o acabamento concentra os maiores custos ao se fabricar um automóvel. Claro, ambos os carros não valem o que pedem, mas que bom acabamento custa caro, é verdade...

      Vide os carros chineses... Entopem eles de equipamentos, mas pode ter certeza de que cortam gastos em outras partes do carro, principalmente em acabamento (só ver o péssimo acabamento desses carros) e na qualidade do aço da carroceria (o JAC J3 com airbags foi PIOR no crash-test do LatinNcap do que vários carros nacionais sem airbag).

      Não há milagres no preço... Carros chineses custam "barato", mas ainda tem uma boa margem de lucro para os fabricantes, graças à política de enchê-los de equipamentos, que é justamente a maior fonte de lucro para as montadoras. É mais caro para as montadoras fazer um bom acabamento do que entupir o carro de equipamentos...

      Felizmente, parece que a Toyota economizou só no acabamento no Etios, porque ele foi muito bem no crash-test do LatinNcap.

      Outra coisa importante a se lembrar é que, num mundo capitalista como o nosso, o que vale é a Lei da Oferta e da Procura... Porque a Hyundai tacou o preço do HB nas alturas e não dá descontos? Simplesmente porque a procura pelo carro é alta! Se um não comprar, vem outro e compra...

      Pelo visto, a Toyota tá dando bons descontos no Etios justamente porque a procura anda baixa. Mas é o que te falei... A Toyota nem precisaria alterar profundamente o carro como muitos ficam alardeando. Na minha opinião, bastaria ela melhorar o acabamento e a construção do carro e isso já faria muito bem para o Etios. Um maior rigor no setor de controle de qualidade já ajudaria muito...

      Aí sim, ficaria um carro dinamicamente bom e, ao mesmo tempo, bem acabado e bem construído.

      Abraços

      Excluir
    2. Não se esqueça de Tirar o ISOPOR, e consertar as malditas portas desalinhadas. Ou faz igual deveria ter feito, deixa ele pra concorrer contra Ka,Uno,Up e Cia, e traz o Yaris e compete que nem gente contra Gol,Hb,Onix,New Fiesta Nacional (to ate com medo dele), etc.

      Excluir
  19. Isopor é legal jotaefy, deixa o carro até mais leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro ate nao reclamaria se o carro fosse melhor acabado, mas não é e nao vale o preço que é cobrado, e nao adianta vir com essa historia de que carro no Brasil nao vale o que custa que nunca valera, só se o governo resolver mudar. agora pelos concorrentes do Etios ele deveria ser melhor bem feito sim, nao que seja tudo ruim nele, mas por ser um Toyota todo mundo esperava mais e melhor da montadora, o acabamento dele e pior que os chineses.

      Excluir
    2. É jotaefy como eu disse, é legal um carro de isopor, assim ele fica mais leve, pense no lado positivo. Os chineses com aqueles materiais pesados no carro.. aff..

      Excluir
    3. Mas Jota, uma coisa é fato... A Toyota economizou no acabamento, mas manteve a boa qualidade do aço utilizado na carroceria do Etios.

      Só ver o bom desempenho dele no crash-test do LatinNcap...

      Já os chineses... Economizaram em TUDO. Acabamento e qualidade do aço da carroceria. Basta ver a quantidade de JACs J3 enferrujando precocemente e o PÉSSIMO desempenho dele no crash-test.

      Como eu escrevi antes... As montadoras preferem entupir o carro de equipamentos do que fazer um carro com aço de boa qualidade ou com acabamento decente. Sai mais em conta e a margem de lucro aumenta...

      Mas sobre esse isopor na coluna das portas dianteiras do Etios... Pedro, vai me desculpar, mas aí eu concordo com o Jota. Isso pegou muito mal no Etios!

      Excluir
    4. Se vocês não falassem eu acho que trocaria o carro e nem saberia! Ainda sim, acho que dificilmente vou reparar um dia hehe. kkkkkkk
      Mas ainda sim, como eu disse, isso é bom. Vai que o carro cai de um penhasco no rio? mais chance do carro boiar.

      Excluir
  20. esses carros sao os populares, e acho que a hyundai esta de parabens pelo seu lançamento e por seu reconhecimento, claro que sera ainda dificil superar o pai das vendas o gol o uno e o palio.. mas vemos ver o que que da em

    ResponderExcluir
  21. O meu hb20 chegou a 4 dias, fiz pedido de um branco mas estava demorando muito e tinha um cinza titanium disponivel ai eu trouxe ele e nao me arrependir, ate porque so se ver branco, e o confort plus e realmente ele e um show, dar impressao de estar dirigindo um carro de luxo, a direcao e uma leveza sem igual, de inicio ele fez 10.9 km na estrada com etanol, segundo informacao apos 1.000km vai melhorar muito o consumo e o desempenho, meus amigos a chamao de CARRAO! duvida compre um hb20 vc nao vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um HB20 pra vender, se alguem se interessar, meu email é margacamilo@terra.com.br

    ResponderExcluir
  23. Quero uma opinião de vocês quero comprar um onix lt 1.4 será que pego com ou sem o may link ?

    ResponderExcluir
  24. Vcs,estão discutindo sobre carros populares(quero dizer carroças populares),os Brasileiros são uns trouxas mesmo!A ambição,a ganancia,querer ser melhor que o vizinho,compram um carro com uma pequena entrada e assumi uma biblia para pagar juros absurdos,seguro caro,além da desvalorização rápida,também o ipva que não é barato!Com a metade desses valores ou até menos vcs compram CARROS completos(airbag,abs,ar,couro,direção,vd elétrico nas 4portas etc...)e bem melhores,com motores com mais cv,mais economicos,acabamentos melhores e mais bonitos na minha opinião e ficarão isento do ipva(eu tenho um que chama mais a atenção do que o new civic),com tudo isso só queria que os Brasileiros pensasse um pouco mais antes de jogar dinheiro fora.Como que um corola pode custar $70.000 aqui e lá fora o mesmo custá $35.000! Eu sei que é imposto,más não poderemos aceitar isso.

    ResponderExcluir
  25. fiasco essa hynday!! oi pessoal passei na loja da hyunday aqui de santana-SP na braz leme, onde comprei o carro no dia 02/02/2013 e recebi a seguinte noticia, pra receber meu carro, na cor branca pode ser q eu espere masi 2 meses, + 2 meses!!! total de 6 meses!!! esperando!! entao como o contrato já foi quebrado, posso ter 100% de volta os 10% de sinal q eu dei, estou pesnando em cancelar o pedido e comprar outra carro, hoje mesmo fui na GM, carreira, em Santana tambem, infelizmente eu queria mesmo era o hb20 mas sem chance de eu esperar mais 2 meses, total 6 meses, ridiculo isso, fui ver o Sonyc hatch, muito lindo tambem porem quase 8 mil reais a mais do q o hb20, enfim... q transtorno...nao sei mesmo o q fazer... to muito chateada, me enganaram em vez de 3 meses a espera é de 6 meses! quem comprou depois se prepare!

    ResponderExcluir
  26. Não é a toa que as vendas do HB20 estão caindo. Esperar 6 meses para comprar um carro é um absurdo!

    Em março/2013 teve um pico de vendas de 12537 unidades. De lá para cá só vem caindo... no mês de setembro vendeu 8671 unidades. Isso representa uma queda de 31% em 5 meses. Só no ultimo mês caiu 9%! A Hyundai vai ter que trabalhar muito se quiser manter as vendas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem