A Ford do Brasil já está vendendo em sua rede de concessionárias o Novo Fusion 2013 - carro que chegou totalmente reformulado (inclusive com uma interessante estratégia de marketing). Isso resulta em uma desvalorização adicional da geração anterior, como o Fusion 2012 SEL objeto desta avaliação.
Isso pode ser uma boa notícia para quem sempre desejou sedã grande da Ford, mas não realizava em função do preço elevado, já que o carro, na configuração de quatro cilindros completa, era vendido com preços em torno de R$ 85.000 reais.
Hoje (fevereiro/2013), um Fusion 2012 2.5 SEL com baixíssima quilometragem e praticamente 0KM pode ser encontrado no mercado de usados por valores em torno de R$ 67.000 reais - o representa uma desvalorização de mais de 22% em menos de um ano.
Esse valor representa uma boa relação custo x benefício, pois o Fusion 2012 tem um acabamento de excelente qualidade, tanto interna quanto na carroceria, e um visual ao mesmo tempo sofisticado e esportivo - graças às belas rodas de liga leve de 17” calçadas em pneus 225/50.
Os equipamentos de série presentes no carro também não decepcionam: ar-condicionado digital dual-zone, seis airbags, direção com assistência elétrica, sistema de som premium com capacidade para 6 CDs e 12 alto-falantes, bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos, sensor de estacionamento, revestimento de couro e faróis com acendimento automático.
No que respeita aos sistemas de auxílio à condução, este Fusion 2012 quatro cilindros dispõe de controle de tração (AdvanceTrac) e controle de estabilidade (ESC) - itens que ajudam o motorista mais apressado, sobretudo em estradas sinuosas.
Sente-se falta, porém, de um sistema mais moderno de infotainment com tela LCD de 8” no painel (como o presente na versão V6), e compatibilidade do sistema de som para leitura de arquivos MP3, além de conexões USB e para iPod.
O aspecto geral do interior do Fusion 2012 SEL é de requinte, graças ao revestimento em couro de qualidade, com costuras em cinza e aos detalhes imitando fibra de carbono no painel, e o espaço interno é abundante, mesmo para quem senta no banco traseiro.
Os bancos são bastante confortáveis e os apoio de braços dianteiro e traseiro aumentam ainda mais a o conforto dos passageiros e motorista. Como já dissemos, os bancos dianteiros contam com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação, sendo que o do motorista ainda conta com regulagem lombar.
Quando gira a chave o que chama a atenção é a iluminação do painel - algo espalhafatosa para o tipo de carro. As "boas vindas" são dadas pelos ponteiros que varrem os mostradores e surge o “Ford Fusion” no centro do painel.
O motor 2.5 16V do Fusion 2012 SEL tem potência de 173 cv @ 6.000 rpm e torque máximo de 22,9 kgfm @ 4.000 rpm, acoplado a uma caixa de transmissão automática de seis velocidades. Esse conjunto motriz despeja a força nas rodas dianteiras, já que esta versão tem tração dianteira (a V6 conta com tração integral).
O resultado em termos de desempenho é bastante satisfatório: aceleração de 0 a 100 km/h em 9s9 para atingir uma velocidade máxima de 180 km/h - limitada eletronicamente. O carro não é exatamente "ágil", pois o motor de quatro cilindros sofre um pouco para tirar as quase duas toneladas da imobilidade.
O consumo de combustível (gasolina) fica em torno de 7,9 Km/l em ciclo urbano (cidade), chegando a 13,7 Km/l em estrada - números que podem ser considerados bons em função do peso e tamanho do carro.
O Fusion 2012, apesar de ser um carro tipicamente americano (evidenciado pelo volante grande) - apresenta-se com excelente estabilidade direcional e um bom comportamento em curvas - mesmo quando exigido. É claro que ele não tem a mesma estabilidade de um VW Jetta, mas para quem não tem pretensões esportivas, o comportamento do Fusion não trará sustos.
Em estrada, a transmissão de seis velocidades (sem opção de trocas sequenciais) se destaca pela suavidade de funcionamento e na rapidez com que as marchas são trocadas, sobretudo em reduções em ultrapassagens.
A suspensão independente nas quatro rodas, com esquema multilink na traseira, oferece uma ótimo compromisso entre firmeza e conforto, fazendo com que o Fusion surpreenda aqueles que esperam encontrar um molenga carro americano. Nada mais equivocado: o sedã grande da Ford é firme e aceita até alguns abusos, sem, contudo, negligenciar o conforto.
A posição de dirigir do carro é excelente, graças aos inúmeros ajustes (elétricos) dos bancos e da coluna de direção, permitindo a motoristas de qualquer estatura encontrar a posição ideal de dirigir - favorecendo a segurança e o conforto. Completa o conjunto a direção com assistência elétrica bastante precisa.
Imponência
Um dos aspectos que mais chamam a atenção no Fusion, sobretudo para motoristas acostumados com carros compactos ou médios (com é o meu caso) é a "imponência" do Fusion. Mesmo esse modelo 2012 já bastante conhecido chama bastante atenção por onde passa, e, especialmente, quando estacionado.
O porte avantajado, o enorme capô do motor, e o visual agressivo da dianteira formam um conjunto bastante interessante que não deixa o motorista passar despercebido no trânsito.
Conclusão
O novo Fusion 2013 tem lista de espera e muita gente disposta a pagar até R$ 130.000 reais, mas um competente Fusion 2012 SEL como este da foto, com preço na faixa de R$ 67.000 reais (fevereiro/2013) satisfaz bastante em termos de conforto, requinte e imponência - podendo se configurar em uma ótima "etapa" para quem quer esperar os modelos 2013 começarem a aparecer no mercado de usados com a elevada desvalorização característica dos modelos importados.
Ficha Técnica - Fusion SEL 2012 2.5 Duratec
FICHA TÉCNICA | |
País de produção | México |
Carroceira | Fechada do tipo monobloco |
Número de portas | 4 |
Número de passageiros | 5 |
MOTOR | |
Modelo | Duratec 2.5L DOHC EFI I-4; Dianteiro, transversal, 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas; gasolina; acelerador eletrônico |
Número de válvulas por cilindro | 4; DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) / i-VCT (duplo comando de válvulas variável - sistema variável de abertura das válvulas de admissão); coletor de admissão com dutos variáveis; bloco e cabeçote de alumínio |
Tipo de acionamento de comando | Por corrente |
Diâmetro x curso | 89,0 x 100,0 mm |
Cilindrada | 2.488 cm3 |
Potência máxima líquida (cv / rpm) | 173 / 6.000 |
Torque máximo líquido (kgfm (Nm) / rpm) | 22,9 (225) / 4.000 |
Taxa de compressão | 9,7 |
Sistema de alimentação | Injeção digital, multiponto, sequencial |
Ignição | Eletrônica |
TRANSMISSÃO | |
Cãmbio automático de 6 marchas á frente; tração dianteira | |
Relação das marchas | |
1a marcha - 4,584 | 1 |
2a marcha - 2,964 | 1 |
3a marcha - 1,912 | 1 |
4a marcha - 1,446 | 1 |
5a marcha - 1,000 | 1 |
6a marcha - 0,746 | 1 |
Ré - 2,943 | 1 |
Redução do diferencial | 3,066 |
DIREÇÂO | |
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica | |
Diâmetro de giro | 11,4 m |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, tipo SLA (Short Long Arm) (duplo triângulo), molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, tipo multilink, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora |
FREIOS | |
À disco nas quatro rodas, ventilados, servoassistido; Advance TRAC com ESC (controle eletrônico integrado de estabilidade e tração), ABS (sistema eletrônico de antitravamento das rodas) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) | |
Dianteiros | discos ventilados (300 mm de diâmetro) |
Traseiros | discos ventilados (279 mm de diâmetro) |
RODAS / PNEUS | |
7,5J x 17" polegadas em liga leve / Pneus P225/70 R17 (sobressalente T145/70 R17) | |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
66 litros | |
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS | |
530 litros | |
DIMENSÕES EXTERIORES | |
Comprimento | 4.841 mm |
Largura | 1.835 mm (com espelhos |
Altura | 1.445 mm |
Distância entre-eixos | 2.728 mm |
Balanço dianteiro | 998 mm |
Balanço traseiro | 1.110 mm |
Bitola dianteira / traseira | 1.567 mm / 1.557 mm |
DIMENSÕES INTERNAS | |
Espaço para pernas dianteiro | 1.074 mm |
Espaço para cabeça dianteiro | 983 mm |
Espaço para ombros dianteiro | 1.458 mm |
Espaço para pernas traseiro | 953 mm |
Espaço para cabeça traseiro | 960 mm |
Espaço para ombros traseiro | 1.435 mm |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima | 180 km/h (limitada eletronicamente) |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,9 s |
CONSUMO CIDADE / ESTRADA (Norma NBR-7024) | |
9,2 km/l / 14,4 km/l | |
PESO (em ordem de marcha) | |
1.520 kg | |
PESO BRUTO TOTAL | |
1.949 kg | |
DISTRIBUIÇÃO DO PESO POR EIXO | |
Dianteiro | 897 kg |
Traseiro | 623 kg |
PESO MÁXIMO (no eixo dianteiro) | 1.063 kg |
(no eixo traseiro) | 928 kg |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Alternador | 12 V / 150 A |
Bateria | 12V / 48Ah / 500 CCA |
LISTA DE EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS | |
APARÊNCIA | |
* Antena de teto | |
* Barras frontais cromadas (3) | |
* Escapamento com ponteira cromada | |
* Espelhos retrovisores externos na cor do veículo | |
* Maçanetas externas das portas na cor do veículo | |
* Maçanetas internas das portas cromadas | |
* Manopla do câmbio com acabamento em couro | |
* Para-choques na cor do veículo | |
* Pneus P225/50 | |
* Régua do porta-malas cromada | |
* Rodas de liga leve 17" | |
* Soleira das portas dianteiras | |
* Volante em couro | |
CONFORTO E CONVENIÊNCIA | |
* Abertura das portas com acionamento por teclas | |
* Abertura interna do porta-malas | |
* Acendimento automático dos faróis | |
* Ajuste de altura e profundidade da coluna de direção | |
* Ajuste elétrico do banco do motorista - 8 direções | |
* Ajuste elétrico do banco do passageiro - 6 direções | |
* Ajuste lombar manual do banco do motorista | |
* Ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro | |
* Aviso sonoro de chave na ignição | |
* Aviso sonoro dos faróis acesos | |
* Banco dianteiro (encosto) direito dobrável | |
* Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível (60/40) | |
* Bancos revestidos parcialmente em couro | |
* Bolsa porta-revistas atrás do banco do motorista e passageiro | |
* Bússola integrada ao sistema de áudio | |
* CD Player MP3 para 6 CDs com entrada auxiliar e 12 alto-falantes - Premium sound Sony | |
* COmputador de bordo com diagnóstico | |
* Console central com descansa-braços, porta-copos e porta-objetos | |
* Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura integradas | |
* Conta-giros (tacômetro) | |
* Controle de intensidade da luz do painel | |
* Controles do rádio e piloto automático no volante | |
* Descansa-braço central no banco traseiro com porta-copos integrado | |
* Descansa-pé do lado do motorista | |
* Desembaçador do vidro traseiro | |
* Direção elétrica | |
* Encosto de cabeça ajustável nos bancos dianteiros | |
* Encosto de cabeça ajustável nos bancos traseiros (3) | |
* Espelho retrovisor interno eletrocrômico | |
* Espelhos de cortesia com iluminação (motorista / passageiro) | |
* Iluminação do porta-malas | |
* Jogo de tapetes de carpete | |
* Limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável | |
* Luz ambiente - sistema de personalização da luz ambiente do veículo com 7 opções de cores | |
* Luz de cortesia traseira com luzes de leitura integrada | |
* Para-brisas degradê | |
* Piloto automático | |
* Temporizador da luz de cortesia | |
* Transmissão automática de 6 velocidades | |
* Trava elétrica das portas com controle remoto | |
* Travamento e destravamento automático das portas | |
* Vidros elétricos com um toque para cima e para baixo no lado do motorista | |
SEGURANÇA | |
* AdvanceTrac com ESC - Controle eletrônico de estabilidade e tração | |
* Airbag dos vidros laterais | |
* Airbag duplo (motorista / passageiro) | |
* Airbag lateral | |
* Airbag de cortina | |
* Ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros | |
* Alarme anti-furto | |
* Aviso de utilização do cinto de segurança (motorista) | |
* Barras de proteção lateral | |
* Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionadores | |
* Cintos de segurança traseiros de 3 pontos | |
* Espelhos retrovisores externos elétricos, térmicos e com luz de aproximação | |
* Faróis de neblina dianteiros | |
* Freio ABS com EBD nas 4 rodas | |
* LATCH - Ganchos de ancoragem e fita para segurança de cadeiras de crianças | |
* Luz elevada de freio | |
* PATS - Sistema Ford Antifurto | |
* Personal Safety System | |
* Sensor de estacionamento traseiro | |
* Sensor de monitoramento da pressão dos pneus | |
* Sistema de alerta pós-acidente (acionamento automático das buzinas e luzes de emergência em caso de acidentes) | |
* Temporizador dos faróis após fechamento das portas | |
* Trava de segurança para crianças | |
OPCIONAL | |
* Teto solar elétrico | |
CORES EXTERNAS | |
* Azul Florence | |
* Branco Sibéria | |
* Cinza Berlim | |
* Prata Munique | |
* Preto Bristol | |
* Verde Lion | |
* Vermelho Ibiza |
Excelente, Excelente carro, tive um 0KM 2008 (sem ágio e com desconto) e vendi em 2010. Realmente o carro padece com altíssima desvalorização na hora da revenda. No meu caso, após passados dois anos e meio, foi quase de cinquenta por cento, um absurdo! Coitados dos que estão pagando ágio no novo modelo, vão amargar uma perda irrecuperável (normal no carro) só que muito, muito maior!
ResponderExcluireu acho esse fusion muito bonito e imponente e mais bonito que o novo. acho que vai acontecer com fusion o mesmo que aconteceu com o jetta,o antigo valorizou porque o novo ficou feio sem graça e caro
ResponderExcluirAdoro o fusion,vale muito a pena gastar o dinheiro nel,ótimo carro!!!
ResponderExcluirQue coisa de louco isso, imagina so 50 por cento de desvalorizaçao.. esse carro daqui uns 5 anos sera de graça e ninguem vai querer esse trambolho, vai ser que nem o del rey antigo.. fala serio nao vale a pena comprar um carro desse.
ResponderExcluirnão vale a pena principalmente se for quebrado e não tiver grana...kk
ResponderExcluirEh Guga.....foi muito infeliz no comentario......vai andar de onibus vai.
ResponderExcluirVerdade guga, sou mais o golzinho 1.0 LOL kkkk Não ter dinheiro eh uma desgraça
ResponderExcluirCarro lindo, porém uma bosta!!
ResponderExcluirQuem fala mal desse carro é liso ou invejoso....kkkkkkk
ResponderExcluiretu e filhinho de papi playbou q teve tudo na vida no minimo tua familia enricou roubando dinheiro de pobre e so assim q fica rico no brasil
ExcluirConheço muito pobre e vive bem hj, trabalhando muito e tendo condições de comprar fusion, hilux etc... Eu mesmo só um que trabalhei muito para conseguir realizar meus sonhos e sim tive um fusion 2008 TOP o carro passei 3 anos com ele não gastei praticamente com nada! Agora um liso que provávelmente vive de um bolsa qualquer pode abrir a boca para falar besteira mesmo!!!!!!
ExcluirExcelente carro,quem fala mal e que não tem condições de manter um carro desse porte. Recomendadíssimo ;)
ResponderExcluirValeu Batista!! como tem pião nesse Brasil afora!
ResponderExcluirOtimo carro ...tenho um 2012 nunca me deu problemas,com certeza quando for trocar sera por outro mais novo
ResponderExcluirOtimo carro ...tenho um 2012 nunca me deu problemas,com certeza quando for trocar sera por outro mais novo
ResponderExcluirPensa na nave.....
ResponderExcluirPensa na nave.....
ResponderExcluirEle é muito beberão?
ResponderExcluirQuem tem dinheiro pra ter uma NAVE como essa não está preocupado com consumo.
ExcluirIsso depende do pé né parceiro
ExcluirQuando não falam do consumo. E lógico q e beberrão. Não tem como não ser . Pelo peso tamanho..se não beber não anda. Mas tem mane q gosta de pagar de bonzao .ae diz q nao preocupa com consumo...amigo....xarrao bebe mesmo.
ExcluirCarro top de linha, e não é tão barato, mesmo sendo a versão antiga, tenho um 2012 e ele estacionou o valor na faixa de 50000 já tem um ano.
ResponderExcluirTenho um 2007, excelente carro, já está com 138000 e motor totalmente lacrado, portanto mecânica aprovadissima!
ResponderExcluirFerramenta, ja tive um 2006 semi Novo na época hoje tenho um 2012. Só quem sabe e quem tem um ou ja andou
ResponderExcluirTo entre comprar um fusion 2011 ou um jetta 2011. O fusion e tao Gastão assim? nao digo a gasolina. to querendo saber em relação a manutenção . Dizem que e bem pesado
ResponderExcluirSe você procurar na internet, verá muitas queixas sobre TODOS os carros da Volkswagen e pouquíssimas sobre o Ford Fusion.
ExcluirÉ um carraço, imponência, elegância, muito TOP. Comprei um com 70 km de 2012 por uma bagatela de apenas R$ 51 mil, quem fala mal é quem realmente não tem condições financeiras de manter um carro desse porte.
ResponderExcluirE, Claudemir, é um dos poucos carros "terror dos mecânicos", pois tem a fama de (quase) nunca quebrar ou dar problemas. Sei por experiência própria - tenho um, ano 2011, que comprei em janeiro de 2014... Despesas com ele? Só com gasolina. Sair dele, só pra outro mais novo.
ExcluirTenho um 2010, nave! Excelente ! Carro não dá nada! Só alegria!
ExcluirEsse carros e muito bom um fusion e bom de mais
ResponderExcluirEsse carros e muito bom um fusion e bom de mais
ResponderExcluirEsse carros e muito bom um fusion e bom de mais
ResponderExcluirBom queria saber a opinião de quem entende estou pra comprar um fusion ano 2011 2012 por 42 mil com 85 km e um bom negócio
ResponderExcluirExcelente carro. Lindo. Acabamento perfeito de fino trato. Consumo compatível com um veículo deste porte. Só tenho elogios.
ResponderExcluirBom carro mas colabora com a riqueza dono posto e petrobas
ResponderExcluirTenho um 2012 2.5 16V 173 cv's, fui buscar em Fernandópolis SP, o carro está com 41 mil km estado de novo, pra quem critica, só resta ter um e conhecer tudo que alguém de de bom gosto precisa no quisito requinte e conforto. Mesmo sendo um veículo usado, oferece muito conforto e segurança.
ResponderExcluirQual o Valor de Mercado para Compra de um SLE 2.5 16V 173CC ano 11/12 Razoavelmente Conservado, com159 Mil Kms; acho até Rodado, mas para o Motor não deve ser qse Nada... Pergunto Isto pq a Quilometragem Influi Diretamente na Manutenção de Qquer Veiculo????
ResponderExcluirCom 159 Mil Km, se Não foram Feitas, deve e tem-se que Prever um Valor para Esta Manutenção Geral; Qual Seria Este Valor Médio que Inclua Suspenção, Freios, Direção, Correias, Arrefecimento, Refrigeração????
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