A fabricante estatal chinesa de carros de baixo custo Chery Automobile Corportation contratou Hakan Saracoglu, projetista da Porsche AG, para dirigir seu centro de design em Xangai, como tentativa para melhorar o estilo de seus carros.
Saracoglu, de 47 anos, juntou-se a Chery como diretor de design, em outubro. O turco-alemão trabalhou durante 15 anos na Porsche, onde ele ajudou a projetar as linhas externas de carros como Porsche 918 Spyder, Boxster e o Porsche Cayman.
A Chery é a última esntre as montadoras chinesas que contrata designers estrangeiros para melhorar sua imagem e tentar reverter a perda de participação de mercado, na China, para montadoras do exterior, como a General Motors e Volkswagen. As contratações são parte de uma ampla busca de talentos internacionais - fazendo com que os salários de engenheiros automobilísticos estrangeiros na China atingindo três vezes o que se paga nos EUA e na Europa, de acordo com Sanford C. Bernstein & Co.
Outras companhias chinesas têm buscado profissionais estrangeiros para ajudar com o estilo de seus carros. A Beijing Automotive Group, por exmplo, contratou o desenhista da Ferrari Daytona Leonardo Fioravanti como diretor de design no ano passado.
Designers estrangeiros
A Great Wall Motor, maior fabricante chinesa de veículos utilitários esportivos, nomeou o ex-dsigner da Mercedes-Benz Andreas Deufel como diretor de design em 2011. O ex-chefe de design da Volvo Car - Peter Horbury - juntou-se à Geely no mesmo ano como vice-presidente sênior de design.
Saracoglu, que disse que nunca havia visitado a China antes de ser abordado pela Chery, iniciou sua carreira na Ford, nos escritórios da empresa na Alemanha, como parte da equipe que desenvolveu modelos como o Focus e o Mondeo. Ele é formado em design de transporte no Art Center College of Design em Pasadena, Califórnia.
Em Xangai, Saracoglu vai liderar uma equipe de 30 pessoas para desenvolver uma nova linha de sedãs e SUVs da Chery. Entretanto, o próprio executivo faz questão de dizer que não se trata apenas de uma mudança de conceitos de estilo - "A empresa está se redefinindo. A empresa está mudando sua posição para agregar valor e confiabilidade aos seus carros".
A Chery tem uma joint venture 50-50 para produzir carros da indiana Tata Motors e da Jaguar Land Rover na China. Ele também co-proprietária da montadora Qoros Auto Corportation, cujas imagens ilustram este post, com a Israel Corporation.
Questionado sobre quanto o aumento de salário que lhe foi oferecido para deixar Porsche, Saracoglu disse: "Eu não posso comentar sobre isso. Vamos dizer que eu não estou infeliz."
o problema não e o design e a qualidade dos carros acabamento e segurança não adianta ser bonito se for inseguro
ResponderExcluirMas Brasileiro não quer saber disso tudo, segurança, acabamento, ele quer se mostrar para o vizinho ou aquelas mulher gostosa que ele tem um carro bonito.
ResponderExcluirEu gostei muito desse carro, pois não so o seu exterior e também o seu interior é muito bonito, ta certo que sou suspeito a falar, pois a tempo já gosto desse modelo...é verdade amiguinho ai de cima, eu ja quero um carro que nao de muito problema
ResponderExcluirBastou ser da China que não presta, os carros ou melhor, quase tudo que é fabricado da China e copia bem mau feita de outros marca de conceito no mercado, exemplo da Jac Motors, infeliz de quem comprar um carro desta Marca... rsrsrsrsrsr..
ResponderExcluirOs brasileiros são os mais burros do mundo por pensar assim ou pelo menor alguns a maioria dos produtos, na sua casa são de la; triste vc que não tem um JAC deve ter um nacional. ACHA JUSTO O QUARTEL DAS MONTADORAS E COMPANIA! PAGUE MAIS PELO PRODUTO NACIONAL OU USE A CABEÇA NACIONAL SERA QUE PRESTA POR QUE NÃO TEM EM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO O BRASIL LA FORA E TRATADO PIOR QUE A CHINA EM TÃO NÃO CRITIQUE PENSE QUE VC PODE MUDAR ISSO USE SEU DIREITO DESCULPE AS PALAVRAS MAS INFELIZMENTE É ASSIM......................
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.