Umas das inovações apresentadas no Novo Volkswagen Golf de 7ª geração foi o fato de o novo carro apresentar-se 100 Kg mais leve que a geração anterior, e, simultaneamente, uma carroceira com maior rigidez torcional.

Novo Golf 2013 de 7ª geração

Esse "milagre" foi conseguido pela Volkswagen de uma forma inusitada até então - substituindo peças de alumínio por outras de aço. Não o bom e velho aço que todos conhecemos - e que é mais pesado que o alumínio, mas um novo tipo de aço.

Novo Golf 7 2013

A Volkswagen está usando aço de alta resistência para tornar seus carros mais leves e com isso conseguir cumprir as rígidas regras de emissões europeias  confundindo as previsões de que o alumínio seria material escolhido quando se pretende reduzir o peso.

Novo Golf 7 2013

O aço de alta resistência é até seis vezes mais forte que o aço convencional, e a adoção desse material ajudou a Volkswagen a reduzir o peso do novo Golf em 100 kg, e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro, porque o alumínio pesa cerca de um terço do aço, mas custa três vezes mais.

Novo Golf 7 2013

O uso de aço de alta resistência na Volkswagen é cada vez mais disseminado. "É uma ótima forma de reduzir o peso dos carros sem incorrer em elevados custos", disse um executivo da montadora em entrevista.

Novo Golf 7 2013 - interior

Segundo ele, usando novas inovações em engenharia de aço é possível reduzir o peso dos automóveis sem necessidade de recorrer a materiais caros como alumínio e fibra de carbono.

Novo Golf 7 2013 - painel

Entretanto, o alumínio não está descartado dos planos da VW, visto que o mesmo executivo disse que para ir além das reduções atuais de peso, será necessário usar alumínio e plásticos de fibras reforçadas.



7 Comentários

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  1. Enquanto isso, os babões da VW ficam tendo orgasmos com a versão 4,5 tupiniquim. Se a 7ª geração for feita aqui, duvido que esse material seja utilizado.

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    1. Quem pensa que esse aço é coisa de outro mundo, está enganado.
      Em termos estruturais não tem nada demais em relação ao utilizado normalmente.
      A diferença é que passa a ser mais caro. E para montadoras qualquer U$S 0,01 é motivo para não adotar inovações se o projeto atende.

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    2. Bom, que eu saiba os projetos dos carros são únicos, então se o Golf 7 for produzido no Brasil, ele vai sim usar esse aço de alta resistência.

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    3. Se não usar vai pesar muito pro velho motor 1.6 carregar e não vai andar nada hahahahaha

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    4. Antes fosse assim, senão, a grande maioria dos projetos que vieram para o Brasil, seriam pelo menos 4 estrelas em termos de segurança, mas não é isso o que acontece. Um exemplo, o Fox na Europa é 4,5 em termos de segurança. Na Latin NCap ao avaliar o modelo atual brasileiro sofreu para conseguir 3,0.

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    5. Afinal os babões de outras marcas acham que suas carroças são melhores que as carroças da VW. Hahaha.....a única diferença é o jegue, ou mula puxando a carroça. No fim são todas iguais.

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  2. Muito loka esse novo aço, muito mais resistente e ajudando a nova geraçao dos carros, sendo mais barato que o aluminio, acho esse golf, muito bonito sendo o novo e sim atendendo o que o mercado esta pedindo, agora vamos esperar os seus concorrentes tomar as dores e cair matando.

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