O Ford Fusion 2013 começa a chegar em peso às concessionárias da Ford no Brasil e assim, com a observação de perto, começa a ficar mais claro que o carro está com outro posicionamento - mais imponente e sofisticado com seu visual "Aston Martin" - colocando-o como um dos melhores sedãs grandes do mercado brasileiro.
Em termos estéticos, a Ford parece ser a única, por enquanto (a Toyota, com o Avalon / RAV4 2013 / Corolla Furia, também parece ter acordado), a desafiar a Hyundai no que respeita à beleza das linhas.
O Fusion 2013 é realmente bonito e moderno. O teto tem uma curvatura característica de carros de segmento superior - o que evidencia que a Ford aposta na diferenciação do seu carro pela imagem e sofisticação.
Mas não só isso. A mecânica, pelo menos na versão Titanium, está alinhada com o que há de mais moderno no mercado: um quatro cilindros 2.0 EcoBoost Turbo com 240 cavalos @ 5.500 ROM e torque máximo de 340 Nm disponível entre 1750 e 4000 RPM.
O preço que está sendo praticado na maioria das concessionárias Ford é de R$ 125.000 reais - valor que o coloca na mesma faixa de mercado do Hyundai Azera e do Volkswagen Passat.
Os testes que têm sido conduzidos pelas principais revistas especializadas apontam que o Fusion 2013 não apresenta o mesmo nível de estabilidade do Passat, mas chega perto, e apresenta uma estrutura rígida, com baixa rolagem da carroceria em curvas, e boa resposta de direção.
Em termos de comportamento dinâmico, o Ford Fusion 2013 deixa menos transparecer sua nacionalidade norte-americana, e se aproxima mais dos carros de origem alemã.
Além disso, a lista de série presentes nesta versão topo é completa: tração integral, assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento de pontos cegos, auxiliar de manutenção de faixas.
Estão presentes também no interior do Fusion painel com duas telas configuráveis do quadro de instrumentos - chamado de My Ford Touch.
Segurança
No que respeita à segurança, o Novo Fusion é bastante completo oferecendo airbag de joelho também para o passageiro do banco dianteiro, em um total de oito bolsas infláveis distribuídas pelo interior.
O sistema Advanced Trac reúne o controle centralizado dos gerenciamentos de estabilidade e de tração, que, somados à tração integral, resultam em um pacote significativo de itens de segurança.
Interior
O interior do Fusion 2013 também está mais sóbrio, com detalhes metálicos por todos os lados e bancos em couro com costura aparece - que dão um toque de sofisticação e requinte típico de carros britânicos.
O painel tem um desenho menos ostensivo que o do modelo anterior, e vem de série com o sisteam MyFord Touch no centro do console central, com tela touch screen que permite controlar o ar-condicionado e o sistema de som.
Esse sistema é composto de 12 alto-falantes que despejam uma potência de 850 W no interior do carro - de ótima qualidade.
Fotos do interior
Fotos do interior
Chave programável - limite o volume do som e a velocidade do carro para o seu filho
Destaque também para a chave programável, que permite segurar um pouco o ímpeto dos mais jovens, ao limitar a velocidade máxima que o carro pode atingir em 130 Km/h e o volume do som em até 45% do volume máximo, entre outras funções que possibilitam aos pais entregar o carros aos filhos com menos preocupações.
Trata-se, portanto, de um carro confortável, mas o espaço no banco traseiro é menor que o de seus concorrentes diretos - apesar de o carro contar com uma elevada distância entre-eixos.
Na verdade, o Fusion tem o mesmo comprimento do Passat, e uma distância entre-eixos menor que o alemão, mas ainda assim o espaço traseiro é menor - indicado um melhor aproveitamento de espaço no Passat. É normal, no Fusion, os joelhos ficarem encostando no banco dianteiro.
Outro ponto que tem sido criticado na parte traseira da cabine do Fusion é a dificuldade de acesso - devido aos bancos dianteiros muito espessos, e às soleiras - especialmente para pessoas de estatura menor.
O Fusion fica devendo, também no tanque - que tem a menor capacidade volumétrica de sua categoria, e a abertura do porta-malas - reduzida - que dificulta a acomodação de bagagens mais volumosas.
Consumo e desempenho
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 7,7 segundos
Retomada de 60 a 120 KM/h: 7,4 segundos
Consumo em ciclo urbano (cidade): 6,5 Km/l de gasolina
Consumo em ciclo rodoviário (estrada): 13,2 Km/l de gasolina
Concorrentes
Equipado com os mesmos itens do Fusion, ele fica em R$ 144.117 reais, e ainda tem a desvantagem de não dispor de tração integral. Entretanto, o seu comportamento dinâmico ainda é superior e a posição de dirigir é mais agradável.
Hyundai Azera
Na versão completa é mais caro que o Fusion, porém não conta com tração integral, nem assistência de estacionamento e seu motor, apesar de V-6, é menos eficiente.
O sedã da Ford disputa um segmento de sedãs premium, mas fica devendo faróis de xênon, retrovisores com rebatimento elétrico e bancos dianteiros com sistema de ventilação (como os presentes no Chrysler 300C).
Conclusão
O Ford Fusion 2013 é uma evolução notável sobre seu predecessor: mais bonito e com mais status. Mas o segmento de mercado que ele disputa também conta com ótimos sedãs - com destaque para o Novo Accord e o VW Passat.
Entretanto, o fato de o Fusion vir do México - com menos impostos - resulta em um nível de preço e equipamentos que o coloca como a melhor relação custo x benefício de seu segmento - o que deve ser mais do que o suficiente para mantê-lo na liderança do seu mercado.
Fazia tempo em que a ford, nao tinha um carro de tão alto nivel como agora, com certeza o carro mais top da ford, e muito bonito e atendendo bem o que o mercado quer. ta certo que eu sou mais o malibu.
ResponderExcluirÉ os dados de consumo somente serão reais quando puderem ser analizados na pratica de nossas ruas e transito louco, so espero que a ford de a possibilidade de eliminar o ridiculo limitador de velocidade em 180.
ExcluirNão discuto carros desta faixa de categoria, pois o máximo que tenho de experiência é como passageiro de algumas voltas.
ResponderExcluirA matéria ficou bem ilustrada.
Mas discordo do valor do consumo rodoviário, pois o motor 2.0 Ecoboost com turbo é bastante similar ao 2.0 Ecoboost que equipam o Ecosport e o Focus. E sem o turbo o consumo destes 2 modelos fica pouco acima 12 km/l.
Bem, se é que quem compra carros nesta faixa de valores está preocupado com consumo.
2.0 Ecoboost equipa Ecosport e Focus?
ExcluirViajou, hein?
O 2.0 16V usado nesses carros aqui no Brasil é o Duratec HE...
Realmente, descrevi mal.
ExcluirÉ o 2.0 Duratec mesmo que equipam o Ecosport e Focus. Mas não tem muita diferença com o 2.0 Ecoboost de acordo com especialista da fábrica da Ford. Apenas alguns detalhes no comando do trem-de-força.
Mas ainda sim tenho grandes dúvidas que o valor de 13,2 km/l na estrada seja real
INTERESSANTÍSSIMA e bem informativa, a reportagem. Acho muito bacana quando se estabelece um texto com o QUE INTERESSA aos consumidores.
ResponderExcluirAgora, sobre o carro: achei muito bom o acabamento interno, os equipamentos... MAS A PARTE EXTERNA DO CARRO... que que é isso! gente. Acabaram com o carro. Criaram uma coisa horrívelmente feia. O cara que desenhou a expressão externa do carro tinha que ser preso e sujeitado a chibatadas... Acabou! com o carro. BRINCADEIRA.
EU NAO COMPRARIA UM CARRO DESSE NUNCA! QUE COISA HORRÍVEL!
Bom, gosto é gosto. Eu já achei esse Fusion quase uma obra de arte de tão lindo. Muito mais bonito, discreto, chique e europeu que o espalhafatoso e americanizado modelo anterior.
ExcluirEsse Fusion me balançaria frente a um Azera, mas acho que ele superou o coreano sim.....
Pelo amor de Deus, César...
ExcluirO Azera é horroroso. Quiseram fazer um design arrojado e foram metendo vincos por todos os lados... Fora que a grade dianteira é horrível. Creio que a Hyundai acha que vincos são sinônimos de modernidade...
O Fusion dá de 1000 a zero nele. E mesmo o antigo, ainda era melhor do que esse novo Azera...
Man, só para esclarecer, esse Cesar sem acento agudo no nome não sou eu. É outro Cesar ...
ExcluirAh, foi mal...
ExcluirSem problemas ...
ExcluirPara não haver mais confusão, a partir dessa mensagem, passo a assinar como "Rasec7".
Prefiro o J5, é muito superior.
ExcluirEsse carro ficou explendido...mas o antecessor dele e muito bom tbm..
ResponderExcluirHorrível. Parece feito à facão.
ResponderExcluirO carro está perfeito, um designe que lembra o britânico, no entanto eu adorava a versão mais antiga dele. Acho que não deveriam ter mudado tanto, afinal não parece mais o Ford Fusion.
ResponderExcluirCarro lindo porque e novo, em 1 anos já e comum. o preço esta mais inflacionado que o próprio carro R$ 130 mil , quem gosta de aparecer e um prato feito ele chama a atenção . No dia a dia para uma cidade com muito transito não e viável pouco menor que uma camionete , estacionar , consumo e desvalorização um problema serio , o Passat como diz a reportagem mesmo preço e melhor. quem dirigiu Passat e Jetta TSI 2012/13 não a diferencia .Mesma mecânica menor consumo Jetta TSI 90 mil carro para quem gosta de carro sem chamar a atenção, mesma performance que os outros dois, consumo muito menor, tamanho menor e não desvaloriza
ResponderExcluirMeu amigo, não diga bobagens. Não se compara o Novo Fusion com o Jetta TSI, o Custo benefício do Fusion é muito superior.
ExcluirSem contar que o Jetta tem 200cv e o Fusion tem 240cv.
O Fusion é muito mais completo em relação à tecnologia do que o Jetta, e até mesmo o Passat.
Vá na concessionária conhecer o carro antes de falar dele.
O carro conta com todas as assistências para o transito pesado da cidade, sinalização de tráfego nas laterais, piloto automatico adaptável, alerta de segurança no ponto cego, alerta para desvio de faixa.
O carro veio para botar a concorrência no chão.
O Fusion, em relação ao Azera, é muito melhor. Com relação ao Passat, vc está enganado. O Passat tem um comportamento dinâmico melhor, tem mais tecnologia estrutural e "anda mais", independente da potência especificada.
ExcluirCom relação a estética, fico com o Fusion e depois com o Passat. Azera nem na estética me empolga, mas isso é questão de gosto.
o carro ficou muito bem desenhado, sou fa do fusion...
ResponderExcluircaro amigo. o fusion tem 240 HP contra 200 HP do jetta tsi. porem tem 200 quilos a mais. não entendo porque. o porta mala do jetta 510 litros . contra 340 do fusion . no banco traseiro do Jetta podem viajar até dois jogadores de basquete e ainda sobra lugar . já no fussion mal entraria um . conheço o fusion e como todo carro americano e grande e não muito funcional veja por exemplo o porta malas e espaço interno .. Um carro tem que ser ou sedam ou Sport as duas coisas não da. Veja nos classificados quando custa um Jetta tsi usado modelo 2011 e veja quanto custa um fusion . a tecnologia do Jetta e Audi muito superior ao americano Fusion
ResponderExcluir340 litros o porta-malas do Fusion? Pirou na batatinha?
ExcluirJetta TSI e Fusion: Carros diferentes, propostas diferentes, público diferentes...
ResponderExcluirdepois, gosto não se discute; lamenta-se...
Amigo, todos os carros são diferentes. Se fossem iguais, seriam da mesma marca e teriam o mesmo nome.
Excluircaros amigigos! Venho aqui espressar minha opniao, ja tive um fusion modelo aterior com motor 2.5, agora estou com um jetta tsi, mais estou prestes a voltar para o fusion, agora na versão top de linha.
ResponderExcluirO jetta é um super carro, muito bom mesmo, na estrada não tem pra ninguem, so peca no acabamento e no design. Mas gosto dos mimos tecnologicos, por isso voltarei para o fusion, mesmo depois de dar uma volta no novo e perceber que ele não tem o mesmo vigor do jetta, mais como disse anteriormente gosto de mimos tecnologicos!
Outra observação, no caso do azera, acho um absurdo um carro com valor acima de 100 mil não ter uma central multimidia...
ResponderExcluirAcho que erraram no preço do Azera, deveria custar no máximo uns R$ 70 mil. Esses carros da Hyundai estão todos iguais. Me lembra o "Jaspion".
ExcluirBem, contra fatos não há argumentos:
ResponderExcluir- O porta malas não é de 340 litros, mas de 453 litros;
- Em todos os comparativos, seja com Jetta, Passat ou Azera, há uma unanimidade: o novo Fusion apresenta a melhor relação custo-benefício, considerando-se toda a tecnologia embarcada;
- Os números não mentem: Entre os sedãs grandes, foram vendidos em 2013, até a primeira quinzena de abril, 1631 Fusions, contra 778 Azeras e 271 Passats (o Elantra aparece com 1073, mas daí a chamá-lo de Sedã Grande é forçação de barra)
É isso aí!
eu queria mesmo saber se o Fusion Titanium AWD tem esse limitador a 195 km/h...
ResponderExcluirSim so anda ate 195 km
ExcluirTenho um fusion 2012 e é um belo carro dificilmente trocaria por outro carro, meu carro é 2.5 as únicas coisas que faltaram foi entrada usb e retrovisores retrateis. E só para terminar o consumo é excelente melhor que muitos carros populares é uma nave para viajar.
ResponderExcluirmuito lindo esse vai ser o meu carro huhuhu
ResponderExcluirEstou comprando um fusion 2.0 mas estou pesquisando consumo ..mercado do fusion pois um dia vou vender tenho um corolla apesar d sofrer uma desvalorização nao foi dificil vender
ResponderExcluirEstou comprando um fusion 2.0 mas estou pesquisando consumo ..mercado do fusion pois um dia vou vender tenho um corolla apesar d sofrer uma desvalorização nao foi dificil vender
ResponderExcluirPelo amor de Deus, não cometam essa gafe ao comparar Fusion 2013 com Jetta 2013 minha gente. O Fusion deixa o Jetta no chulé!!!!!!! É muita diferença!!!!!!!!!!
ResponderExcluirQuem não concorda é porque não entrou no carro e tampouco analizou os recursos.
Chega a ser ridícula a comparação. NÃO COMETAM ESSA GAFE PÔ!!!!!!!!!!
O Jetta é uma máquina, mas não dá para compara-lo com o Fusion que é um conjunto perfeito de mecânica e tecnologia embarcada. Não falo pela estética pois isso é pessoal, mas carro por carro, falta muito para o Jetta.
ResponderExcluirTenho um Fusion Titanium 2.0 Ecobost AWD. Quem fala mau do carro é por que nunca fez uma viagem longa em um. Você viaja o dia inteiro, chega ao destino e pode ir pra balada de boa que tá inteiriço. Máquina em todos os aspectos. Agora quer um econômico compra um uno.
ResponderExcluirTenho um Fusion Titanium 2.0 Ecobost AWD. Quem fala mau do carro é por que nunca fez uma viagem longa em um. Você viaja o dia inteiro, chega ao destino e pode ir pra balada de boa que tá inteiriço. Máquina em todos os aspectos. Agora quer um econômico compra um uno.
ResponderExcluirNão troco meu Corolla Gli por uma loba dessa...so tem nome e fama...
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