Em artigo anterior publicamos o comparativo dos carros sub-compactos mais econômicos do Brasil. Agora é a vez dos compactos, categoria que engloba os modelos mais vendidos do Brasil, como VW Gol, Hyundai HB20, Toyota Etios, Ford Fiesta, entre outros.
A Chevrolet do Brasil não inclui seus carros no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, portando o Onix fica fora da comparação.
Logo se nota que o Ford [New] Fiesta equipado com o motor Sigma 1.6 Flex é o campeão desta categoria de carros, quando se observa as médias de consumo calculadas com base em uma ponderação que estabelece peso de 30% para ciclo rodoviário e 70% para ciclo urbano.
Toyota Etios Hatch 1.3 - carro compacto mais econômico em cidade |
Entretanto, o carro mais econômico, tanto com gasolina quanto álcool, em ciclo urbano é o Toyota Etios Hatch 1.3, com médias de 12,5 Km/l de gasolina, e 8,5 Km/l de etanol.
Hyundai HB20 1.0 - carro compacto mais econômico em estrada |
Já em ciclo rodoviário (estrada), o destaque positivo fica para o Hyundai HB20 1.0, que consome 14,5 Km/l de gasolina, e 9,8 Km/l de álcool nessa situação.
A tabela a seguir mostra os dados de consumo (em ordem crescente) dos compactos testados pelo INMETRO.
O gráfico abaixo mostra o comparativo de consumo médio de gasolina.
E, a seguir, a comparação do comparativo de consumo médio de etanol.
Fonte dos dados: INMETRO
é pessoaL, PORQUE SARA QUE O ONIX NAO ESTA NA LISTA EM?, sera que é mais gastão, olha que 12 km/litro nao é muito economico naum , sim com um carro 1.5, nao confio muito na ford, entao eu ficaride de toyota com certeza esse é real.
ResponderExcluirTa por fora amigo, a ford ta arrebentando tudo, o fiesta é super econômico :). A ranger ganhou na categoria dela :), o fiesta ganhou do próprio focus, i30 e outros.
ExcluirA Ford ta arrebentando tudo mesmo. inclusive o motor sigma no teste de longa duração da revista Quatro Rodas. Sem contar frequente subas de preço do New Fiesta (para abrir um lugar para o novo Ka), ou seja a Ford vai cobrar mais do que vale o carro.
ExcluirNo comp. de bordo do meu HB20 1.0 está marcando 9.3Km/L desde quando abasteci. Faço trechos em cidade/estrada com o ar sempre ligado.
ResponderExcluirEssa da GM não aderir logo ao programa nacional de etiquetagem veicular é de se lamentar.
ResponderExcluirJá rodei 1.500 km com o meu Onix LT 1.4 e ele está fazendo uma média de 10km/l no ETANOL, circuito misto 25% cidade, 75% estrada, ar sempre ligado, medido na bomba. Está de acordo com o consumo medido pela Quatro Rodas.
A partir dessa semana vou passar a usar gasolina pelos próximos 1.500 km para comparar o consumo em relação ao etanol.
O meu hb20 1.0 nos primeiro 70km chegou a 10.5 em outra viagem num percusso de 150km ja estava fazendo 11.8 e na volta dessa viagem chegou fazendo 12.2 isso com etanol, ainda nao abasteci com gasolina, mas se ele fez 2km a mais comparando com o teste do imetro que era 9.8, com gasolina certamente farar 16.5. tudo leva a crer que quanto mais ele rodar mais serar economico, ia esquecendo com ar ligado. Acho que quem estar criticando o hb e concorrente. Porque o carro e otimo.
ResponderExcluirTenho um Sandero 1.0 e 1.6. O 1.0 faz 12,5 na cidade em média, mas na estrada faz muito mais que 14 e não este dado que está aí. Já fiz inclusive 21 andando em média de 80/90km/h. de Fpolis a Curitiba, Geralmente faço 14,9 a 15,1. Com o 1.6 faço 14 a 15 na estrada, mas 9,5 a 10 na cidade.E o Etios, convenhamos, é feio e mal acabado pra caramba, principalmente o painel torto que devia se proibido por tirar a atenção do motorista da linha de frente da estrada. Não sei como permitiram.Acho absurdo.Contrário da Peugeot, nota 10 na inovação do painel.Apesar que ainda fico com o Sandero 1.0 pra cidade. O 1.6 2013 piorou o consumo. Se arrumarem fico ainda com os dois, espaço, economia e visibilidade com dirigibilidade.
ResponderExcluirMesmo o Fiesta 1.5 16v sendo mais gastão que o 1.6 16v, é uma opção, se falando de motor, mais interessante frente a muitos modelos 1.0 e 1.4.
ResponderExcluirE outra, meu atual Palio ELX 2009/10 mesmo com as velas em estado deplorável até eu trocá-las, estava fazendo média de 11,8/12,0 km/l na cidade com gasolina.
ResponderExcluirDepois de analisar racionalmente,entender o que se deve olhar em um carro e fazer test drive em HB20, Onix e outras carroças, decidi acertadamente pelo Etios, carros espetacular! Super premiado em segurança e plataforma de montagem,confiabilidade toyota, custos de manutenção baixissimo,excelente desempenho e câmbio,perfeito! Recomendo a todos a compra do Etios.
ResponderExcluirComo eu queria que meu Fiesta fizesse ao menos 9.0km/l na cidade... Tá dando só 7.6 gasolina e sem pisar muito...
ResponderExcluirBah e por isso que ainda To com meu fiesta espanhol 95 de que adianta eu compro um carro novo destes cheio de tecnologia que tem o mesmo consumo 13,6 cidade e 16,4 estrada,pra um carro com 25anos tá ótimo Boa sorte a todos
ResponderExcluirBom pois eu acho esses testes uma grande bobagem! Depende muito de quem dirige, da manuntençao do carro, da troca de marcha: o tipo de estrada enfim. Até o próprio manual so carro falha. Tenho um fiesta 1.6,8v 2013 carro excelente 3 anos com ele nunca mim deu uma dor de cabeça: e na cidade no etanol faço 7, 7,5 km/com 1 lt/et, na estrada 10,10,5km,et, já na gás na cidade 10,2km/lt, na estrada 13,5km/ lt, pra um carro 1.6 motor zetec rocam tá bom demais. Pensa num carro bom! Ford é ford. O meu não baixa óleo, não baixa água, não baixa nada: só o pé que eu baixo no acelerador quando pego esteada. um abraço há todos.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.