A Audi mostra seus últimos desenvolvimentos em termos de tecnologia de iluminação na International Consumer Electronics Show (CES), que acontece em Las Vegas. Além disso, são mostrados um novo sistema de direção autônomo - ambos devem ganhar disponibilidade comercial em breve.

Audi - tecnologia OLED

O sistema de direção autônoma da Audi, chamada de ‘piloted driving’, é projetada para tomar controle dos subsistemas de aceleração e direção do carro em condições de tráfego congestionado em velocidades de até 60 km/h, permitindo ao motorista se dedicar a outras tarefas.

Audi - tecnologia OLED


O sistema de direção autônoma da Audi usa a tecnologia do piloto automático adaptativo, com dois sensores radar, uma câmera de larga amplitude angular, oito sensores ultrassônicos e scanner laser de monitoramento das imediações do carro para mantê-lo em segurança.

Audi - tecnologia OLED

Outra novidade tecnológica mostrada é o sistema de estacionamento autônomo, que permite ao motorista sair do veículo em frente à vaga e deixar o carro estacionar sozinho, podendo ser monitorado via smartphone. Além disso, o motorista pode deixar o carro na entrada de um estacionamento que o carro vai procurar uma vaga sozinho e estacioná-lo, sendo que, ao final do processo, ele se desliga, apaga os faróis e envia uma mensagem para o celular com a confirmação e a localização.



Tecnologia LED

A Audi é reconhecida como líder em termos de tecnologia LED, e na CES ela está mostrando novas funcionalidades baseadas em OLEDS (organic light-emitting diodes), como o laser traseiro que projeta uma linha vermelha na superfície traseira da pista, permitindo ao motorista que vem atrás a manter uma distância segura do carro da frente. Em condições de neblina ou chuva, o laser ilumina as gotas de água, formando um grande triângulo de sinalização flutuante.

Audi - tecnologia OLED

A Audi também acredita que os OLEDs podem substituir os LEDs convencionais baseados em semi-condutores dentro dos carros e nas luzes traseiras de futuros carros. O OLEDs consiste de um material orgânico que emite luz de forma mais homogênea e mais eficiente.

Audi - tecnologia OLED

Além disso, a montadora alemã aponta um uso potencial dos OLEDs no que está sendo chamado de layout de "enxame", com o qual os engenheiros transformam a traseira do veículo em uma grande e contínua superfície de luz com pequenos pontos de luz se movendo e piscando como um cardume de peixes, sendo que os movimentos dos pontos vermelhos acompanham o movimento do carro.

Audi - tecnologia OLED

Quando uma curva à direita é feita, o fluxo de pontos iluminados na traseira vai para a direita. Nas frenagens, eles fluem rapidamente para frente - e quanto mais rápido o carro está, mais rápido eles fluem.



Assim, o motorista que está atras pode sempre conhecer a exata trajetória do carro de frente.

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