O Volkswagen Gol completa 26 anos consecutivos como o carro mais vendido do Brasil, o que somado ao Fusca, que manteve liderança de vendas por 24 anos, marca os 50 anos de liderança de um modelo Volkswagen no mercado nacional.
Desde seu lançamento em 1980, mais de 7 milhões unidades foram fabricadas no Brasil, sendo o carro mais comercializado, exportado e produzido do País.
"Mesmo com a chegada de novos concorrentes, o Gol se mostrou ainda mais forte em 2012, com ampla vantagem na liderança de vendas em relação aos demais modelos comercializados no País. É a coroação de um carro que consegue atender e superar, como nenhum outro, as expectativas dos consumidores brasileiros", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
Lançado em maio de 1980, o Gol logo conquistou o coração dos brasileiros sendo um produto totalmente desenvolvido no País, e se tornou parte da paisagem urbana em grandes e pequenas cidades.
Atualmente, o Gol é produzido na unidade Anchieta e também na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a uma velocidade de 1 Gol a cada 47 segundos.
Entre todos os veículos produzidos atualmente pelo Grupo Volkswagen no mundo, - mais de 200 - o Gol está entre os sete modelos mais vendidos. O ranking inclui modelos como Passat, Golf, Jetta e Polo.
Curiosidades sobre o Gol:
A primeira exportação do Gol foi no ano de seu lançamento, 1980, com 48 unidades vendidas para o Paraguai e uma unidade para a Nigéria.
No Paraguai, o Gol foi líder de vendas durante 8 anos consecutivos, de 1995 a 2002.
Em 2009, o Paraguai começou a receber o Gol TotalFlex e até hoje é o único país que importa o modelo movido a gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
O Gol a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
Em 2003, no ano do lançamento do motor Total Flex, o Gol bateu o recorde da FIA na categoria Endurance Internacional quando, utilizando 3 Gols Power com motorização 1.6 Flex rodou sucessivamente 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros parando apenas para abastecimento, troca de pilotos e troca de óleo.
Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular no país. Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2004 e 2005, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
Quando foi exportado para Egito, Rússia, Azerbaijão, Turcomenistão e Ucrânia, o modelo foi batizado como Pointer.
No México, o automóvel também chegou a ser comercializado como Pointer, mas atualmente mantém o nome Gol.
China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD (Completely Knoked Down) a partir de peças exportadas do Brasil.
Em abril de 2010, durante o evento Gol Fest (celebração dos 30 anos do modelo) a
Volkwagen quebrou o recorde de Mosaico formado com veículos quando reuniu 460 Gols nas cores vermelho, branco e preto.
CRONOLOGIA
1980 Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).
1981 Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.
1982 Lançamento da Série Copa. Comemoração da produção de 100.000 unidades do Gol no País
1983 Produção de 200.000 unidades do Gol no Brasil
1984 Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.
1985 Lançamento da série especial Plus.
1986 Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.
1987 Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.
1989 Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.
1990 Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.
1991 Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, para-lamas e para-brisa laminados para todas as versões.
1992 Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800. Comemoração da produção de 900.000 unidades do Gol no Brasil.
1993 Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv. Maior volume anual de produção conquistado por um veículo em toda a história da indústria automobilística nacional, com 184.510 unidades. Comemoração do marco de 1 milhão de Gols produzidos no Brasil.
1994 Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI. Com a marca de 229.798 de unidades comercializadas no ano, o Gol supera o recorde de vendas do Fusca, estabelecido em 1962, um total de 223.000.
1995 Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones. Um Gol GTI branco Nakar simbolizou a unidade nº 1.500.000 do Gol. Marco comemorado na Fábrica de Taubaté.
1996 Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 carburado. Lançamento da série especial Atlanta.
1997 Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.
1998 Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.
1999 Lançamento da Geração III, com novo design. A Volkswagen do Brasil comemora a marca de 3 milhões de Gol produzidos, volume alcançado apenas pelo Fusca.
2000 Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (primeiro 1.0 turbo do Brasil).
2001 O Gol torna-se o modelo mais vendido na história da indústria automobilística nacional, com 3.161.260 unidades, superando a marca do Fusca, que detinha o recorde até então, com 3.037.190. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional e a produção de 3.300.000 unidades do modelo no País. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.
2002 Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo. Obtém a marca de 3.500.000 veículos produzidos, superando o recorde da indústria automobilística brasileira que pertencia ao Fusca.
2003 Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III 2 portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de 4 milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.
2004 Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gols exportados para 50 países.
2005 Lançamento do Gol City Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.
2006 Lançamento do Gol G4, a quarta geração.
2007 Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando 5 milhões de unidades produzidas.
2008 Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Gol G5, com nova plataforma e motor transversal.
2009 Lançamento da versão I-Motion, com câmbio automatizado.
2010 Lançamento do Gol G4 Ecomotion, com modificações para otimizar a eficiência energética, reduzindo o consumo. Lançamento do Gol Seleção, para comemorar a participação brasileira na copa da África do Sul e volta do Gol Rallye, com suspensão elevada e motor 1.6 VHT.
2011 Séries especiais Vintage (30 exemplares), Rock in Rio e Black.
2012 Comemoração dos 25 anos de liderança no mercado nacional com o lançamento da edição especial “25 anos”. Lançamento do Novo Gol. Alcança o marco de 7 milhões de unidades produzidas.
O Gol em números:
Líder de vendas há 26 anos consecutivos, é o carro mais vendido na história da indústria brasileira
Mais de 1,1 milhão de unidades exportadas para 66 países
Mais de 7 milhões de unidades produzidas no País
Pioneirismo do Gol:
Primeiro carro a utilizar tecidos com fio à base de PET reciclado para revestimento de bancos e portas de veículos
Primeiro automóvel de entrada bicombustível (Gol 1.0 TotalFlex, em 2005), popularizando a tecnologia
Primeiro carro com motor bicombustível do Brasil (Gol TotalFlex, em 2003)
Primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1989)
Primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas
Primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, superando o Fusca
Só faltou falar que o Gol tambem é o campeão dos carros roubados no Brasil, acho que agora ta completo..
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirNada mais normal.
ExcluirSe é o mais vendido, é o que mais vai atrair os ladrões... O carro tem giro rápido e isso que interessa os amigos do alheio...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEssa Traseira do Novo GOl não me Desce, não ficou bonita como no Polo Europeu, Fabio, será que com a adoção das laternas maiores como no propior Polo o resultado seria mais bonito ? Eu to achando oque ta deixando ela feia seria as lanernas muito pequenas.
ResponderExcluirProprio* Lanternas* Gol* o que *
ExcluirMaldita Madrugada!
O CAMPEÃO PEDE PASSAGEM!
ResponderExcluirGostos particulares à parte, temos que reconhecer a espetacular trajetória do Fusca e do Gol nesse 50 anos de liderança em vendas no Brasil.
meus pêsames ao Brasil
ExcluirNão sei o que vc está comemorando prezado Cesar. Vc é alemão? Pois se for brasileiro deve chorar.
Excluiragora que a concorrência chegou, começaram a fazer propaganda dessa "coisa"....
ResponderExcluiro carro mais roubado.... se faz seguro é caro, se não faz pode ser roubado... bela idéia !
Os outros não são tão roubados porque não vendem tanto para serem roubados.
ExcluirJá pensou nisso?
Para quem acha que o gol não é carro,compre um HB20(carro de propaganda)use-o por um ano ou mais e depois faça um comentário.
ResponderExcluirEntre erros e acertos a VW consolidou o Gol na liderança do segmento.
ResponderExcluirResistência, boa mecânica e ótima revenda, eis a chave do sucesso.
Esse é o cara!
ExcluirMatou a cobra e mostrou o pau! rsrsrs
Mas eu acho que é por aí mesmo. Tá longe de ser um primor de carro, mas atende bem, completinho então até que fica filé...
ExcluirAbraço.
é verdade alem do mais vendido é o mais roubado, e carro roubado é tenso , ja perdi um uno. mas com certeza é mais que merrecido esse premio, o gol alem de bom bonito e nao muito barato, é um carro que aguenta as nossas estradas e tem a melhor custo beneficio e pos venda.
ResponderExcluirEu tenho tanta dó do brasileiro (me incluo). Ralamos, trabalhamos pesado, juntamos um $$$, o governo tira até nossa cueca o ano todo e o que sobra só conseguimos comprar esse carro!!! cheio de plástico, sem direção, sem ar, ..., logo, logo pneu vai ser opcional. :(( vida de brasileiro é difícil, lerê lerê...
ResponderExcluir
ResponderExcluirpelo menos o gol é um carro difícil de dar problema, e razoavelmente econômico,
tenho um Gol e estou bem satisfeito com o carro.
cheio de plastico???? sem direção???? sem ar??? uahauhauhaa ta doido ??? se tu compra carro só com o volante e as rodas, me desculpa mas antes de falar algo pense ou pesquise blz?
ResponderExcluirTenho um Gol 1998 especial mantem o preço muito proximo do val
ResponderExcluiror quando zero.
TENHO UM 98 ESPECIAL O VALOR ESTA MUITO PROXIMO DO VALOR PAGOQUANDO ZERO
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.