Não é segredo para ninguém que a Hyundai, com o HB20, e a Chevrolet, com o Onix, têm um alvo claro e preciso no mercado brasileiro: o Volkswagen Gol - carro que se mantém na liderança do mercado brasileiro há vinte e seis anos.
Tanto Onix quanto HB20, e o Etios também, já estão no mercado há dois meses - com vendas excelentes, e estamos entrando no terceiro mês em que Volkswagen Gol enfrenta a concorrência pesada desse dois novos hatchs compactos.
A grande questão a ser respondida é se as boas vendas do Onix e do HB20 estão canibalizando vendas de outros produtos de suas respectivas marcas ou estão, efetivamente, tirando vendas e consumidores do Volkswagen Gol, Fiat Palio e Uno.
Para tentar responder a essa questão, colocamos em um gráfico (mostrado abaixo) as vendas quinzenais de Volkswagen Gol, Fiat Palio, Fiat Uno, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Etios Hatch.
Como se pode observar, na primeira quinzena de dezembro o VW Gol praticamente ignorou seus novos concorrentes e ampliou sua liderança de mercado. Ocorre que a segunda quinzena do mesmo mês, porém, já mostrou uma queda mais acentuada nas vendas do VW.
É preciso considerar, porém, que, com exceção do Etios, todos os demais competidores (Onix, Uno, HB20, Palio) observaram quedas de vendas na segunda quinzena de dezembro - mas o fato é que a do Gol foi mais pronunciada que a dos demais.
E aí chegamos à primeira quinzena de janeiro, onde, novamente o VW Gol mostra um declínio de vendas significativo em relação à segunda quinzena de dezembro. Mesmo levando em consideração que todos os demais concorrentes também caíram (com exceção do Chevrolet Onix - que manteve o mesmo nível de vendas de dezembro), novamente a queda do VW Gol é mais pronunciada que a dos demais.
Essa queda de vendas do Gol parece estar sendo gerada, principalmente, pelo Chevrolet Onix, visto que o compacto da Chevrolet se manteve com vendas estáveis na segunda quinzena de dezembro e primeira de janeiro, enquanto todos os demais caíram, com o Gol caindo mais. Em resumo: ao que parece, o Chevrolet Onix é o carro que parece estar atraindo os consumidores tradicionais do VW Gol.
Uma possível explicação para esse fenômeno é o fato de que a Chevrolet goza de prestígio no mercado brasileiro similar ao da VW, e conta com uma rede de concessionárias do mesmo porte. Portanto, os conservadores consumidores do Gol encontrariam no Onix um substituto quase perfeito do Gol - a mesma confiabilidade e segurança, mas com um estilo e o projeto mais modernos.
Conclusão
Tirar conclusões sobre performance de vendas do segmento mais importante do mercado automotivo brasileiro com base em três meses, dois dos quais (dezembro e janeiro) com forte influência sazonal, é algo arriscado, entretanto, se as tendências que se esboçam nesses meses se confirmarem, a Volkswagen pode começar a ter motivos para se preocupar - principalmente com o Onix.
Isso, na verdade, seria muito bom para o consumidor, visto que a VW precisaria melhorar o Gol - um painel melhor, um interior com acabamento mais sofisticado - ou reduzir seu preço. Ou - melhor ainda - fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Após comprar um Voyage (irmão do Gol), o que eu acho que a VW tem que melhorar:
ResponderExcluir-Suspensão. O carro é firme, bom de se dirigir esportivamente, mas para andar na boa, na cidade passeando é muito dura diversas vezes.
-Isolamento acústico. TEm muito ruído no habitáculo. Não que tenha barulho de coisas soltas, mas o barulho dos pneus, do câmbio, do motor, etc, são bem audíveis.
-Preço. O 1.0 ainda vai, mas o 1.6 tem um preço ridículo.
-Acessórios. O preço básico até que vai, mas experimenta colocar algum acessório. Nâo tem separadamente, só nos pacotes o que vai elevando e muito o preço do carro. P.ex., vidro elétrico atrás? Só se levar o A/C junto. Trava elétrica com comando na chave? Só se comprar o alarme, que está no mesmo pacote que o A/C.
o que salva o gol são os frotistas principalmente locadoras sem elas o gol ficaria numa situação dificil coloca uma estatistica de vendas sem os frotistas tem como conseguir ai teremos as vendas reais do gol pois eu não vejo tanto gol assim nas ruas
ResponderExcluirTo querendo ver aonde estão todos os frotistas que compraram o G6.....aqui em Curitiba não vi nenhum, mas Gol e Voyage zero na mão de pessoas comnuns cansei de ver....
Excluirentra no site da fenabrave www.fenabrave.com.br,ver em emplacamentos, vc verá que nas vendas só para pessoas fisicas o gol amplia a liderança ,quem cai é o uno.
Excluir"Eu não vejo tanto Gol assim nas ruas"
ExcluirAnônimo, você tem visão seletiva por acaso?
Putz, não ver tanto Gol assim nas ruas? vc mora aonde? na roça? rsss
ExcluirPutz, não ver tanto Gol assim nas ruas? vc mora aonde? na roça? rsss
ExcluirVixi. "Eu não vejo tanto Gol assim nas ruas".
ExcluirGol é figurinha repetida (sem desmerecer o carro).
Acho que escreveu por impulso. Foi não?
Pior é que até na roça o que mais tem é Gol ... rsrs
Excluirhahahah.. Gol/Voyage é um lixo.. já tive um e por isso nunca mais compro VW... o motor nunca quebrou... mas eh extremamente desconfortável...
ResponderExcluirE o seu carro hoje é um....? Aliás posta uma foto aí pra gente ver...com você do lado.
ExcluirMelhor carro que tem no seguimeto hate é o Punto, muito conforto
ResponderExcluirHATE? ????? KKKKK
ResponderExcluirNão sei pra onde vai tanto Gol, a VW precisa se atualizar de verdade pra não perder credibilidade, mas essa tal "liderança" parece que não vai perder nunca, mesmo com motor "calhau" ainda vai ser o nº1 em vendas. O correto seria a VW deixar essa "obsessão" pelo Gol de lado e atualizar logo Polo e Golf pra ter concorrentes de verdade em cada segmento e parar com essa piada de mal gosto em tentar colocar Gol pra concorrer (em preço) com hatchs mais requintados como: Polo, Punto, New Fiesta, C3, 208 e Sonic. Isso mesmo o Gol canibaliza o Polo que está parado no tempo, assim como o Golf perde terreno por estarem desatualizados, acorda VW!!!
ResponderExcluirMas se ela "requintar" o Gol, perde o segmento dos hatchs de entrada (Ka, Palio, Fiesta antigo...)que é sem dúvida o grande filão da indústria brasileira.
ExcluirA verdade é que a toda empresa sonha em ter o "seu" Gol - um carro que fica anos e anos no mercado na liderança de vendas, com prestígio junto ao consumidor, com investimento no desenvolvimento amortizado há séculos, e com a possibilidade de ser vendido por um preço acima dos concorrentes, e mesmo assim vender mais. Isso se chama "LUCRO". Guardadas as devidas proporções, é a mesma coisa que a Apple faz com o iPhone: ele é melhor que o concorrentes com Android? Não. Mas ele é bom. É conhecido. É bem feito. E tem uma legião de admiiradores, que vão comprá-lo mesmo bem mais caro que os concorrentes. É assim que funciona.
ResponderExcluirPor isso, do ponto de vista empresarial, a VW está correta em sua estratégia, e isso só vai mudar quando o consumidor começar a se cansar da mesmisse. E parece que isso está começando a acontecer.
E o iPhone é melhor que os concorrentes com Android? Sim. Não existe um que proporcione a experiência de uso e fluidez de um iPhoene e seu sistema operacnal iOS. ;-)
ExcluirMas o Gol não se renovou na mudança G4->G5? É outro carro. Se ainda hoje a VW vendesse apenas o G4, tudo bem...é a mesma porcaria desde 1986....Mas o G5 mudou de plataforma, mudou a posição do motor, distância entre-eixos...e principalmente nível de acabamento, que no G4 eu concordo que é um lixo, só não conseguiu ser pior que o G3.
ExcluirHoje a família Gol/Voyage/Saveiro possui outra cara. Justamente para enfrentar seus concorrentes.
Muita gente compra VW pelo passado, pela fama...isso é verdade. MAS sinceramente, quem pode dizer que o Gol deixa muito a desejar frente aos concorrentes? Não to falando daqueles retardados também que alimentam preconceito com esse ou aquele carro, cujo argumento é apenas "ah eh um lixo", mas vejamos, o cidadão vai comprar um carro zero...na categoria tem o que? Palio, Ka, HB20, Onix...beleza...Tem quem compre pelo design, pela moda, pela montadora...são vários fatores e na soma de todos eles a VW ainda leva vantagem. Não é ótima em nenhum, mas é boa em todos. Por isso ele vende mais. Se for analisar os concorrentes todos tem algum defeito que acaba atrapalhando.
E o peugeot 207? Já viu a versão QuickSilver do 207?! O que você acha?!
ExcluirIsto é verdade! Eu sou um exemplo disto, tinha um gol e comprei um onix, a VW tem que melhorar muito para ser comparada com a chevrolet o carro é muito melhor que o gol... Mais sobre a liderança acho difícil tirar do gol...
ResponderExcluirDepende no que você acha o Onix melhor. Motor/caixa não é com certeza. A VW pipocou na estreia do G5 com aquele problema do óleo mas já voltou ao normal. Design? Hummm...subjetivo. Estabilidade? Eu troco o conforto de um GM pela esportividade do G5/G6. Acabamento? Ser espartano não é sinonimo de falta de qualidade. Faz muito tempo que a GM deixou de fazer aquele acabamento almofadado lindo e muito bem feito dos Monzas/Opalas..
ExcluirAcabamento bom é o do HB20. Acima da média. Mas aí ele tem outros defeitos....Por isso que eu digo que o Gol é lider...Ele não é ótimo ou estupêndo em nada, mas é bom ou pelo menos razoável em tudo.
Tudo bem é sua opinião, mais ainda tenho a minha, pois quando eu fazia uma viagem longa no gol minha coluna doia horrores já no onix não doi nada , e sobre o cambio, na minha opinião o onix é muito mais macio. Não tenho nada contra a VW pois tive um voyage e o gol vendi para meu sogro, são bons carros, mais ainda acho onix melhor. Valeu!
ExcluirAnônimo, tu retirou as palavras da minha boca...
ExcluirA GM sinceramente, não faz mais nada que realmente preste em acabamento desde o Vectra B (1997-2005).
De 2005 para cá, só produto inferior: Vectra C (2005-2011), com acabamento ruim, Agile, com ergonomia péssima e design horrível, nova Montana (downgrade na mecânica e plataforma).
Acham que estou exagerando? Por favor, entrem num Vectra C e depois entrem num Vectra B ou Monza ou Opala... E mesmo um Corsa B dos primeiros (1994-1995), era muito melhor acabado do que o Onix.
Os únicos GMs atuais onde o acabamento se salva são o Sonic e o Cruze. O resto, joga no lixo.
GM foi uma marca muito superior do que é hoje, essa que é a verdade. Hoje se rebaixou por demais... Não é à toa que quase faliu.
O Onix perdeu a oportunidade de derrocar o VW GOL nos detalhes. A maçaneta da porta é de carro de baixo custo, o vidro da tampa traseira é desproporcional, o acabamento interno não é superior ao VW GOL, o farol (melhor que o Agile) não me convence. Estes detalhes mataram o Onix. Vou esperar uma nova geração para o Gol, que deve ocorrer em 2014.
ResponderExcluirÓtima resposta meu amigo! As maçanetas da porta desse Onix é Horrivel mesmo velho! E o vidro traseiro tbm né?
ExcluirGostaria que alguém comentasse sobre o peugeot 207 QuickSilver, estou louco para comprar um porém quero opinião sobre o carro.
ResponderExcluirTenho um 2009 XR 1.4 completo que me dá przer em dirigir... o carro roda macio, com pouquíssimo ruído e tem uma agilidade fantástica. O painel é mto bonito e o revestimento bem superior ao dos concorrentes. A única coisa q deixa a desejar um pouco é o porta-mala de 242L...
Excluiré frances, susp dura, manut. cara e o meu apresentou varios defeitos apos 1 ano de uso, traduzindo pug nunca mais
ExcluirDe certa forma o Onix veio com muita garra para derrocar o gol.E isso será quando ele fizer alguns ajuste e retoque.
ResponderExcluirIsso aconteceu comigo! Meu pai tem um GOL G5 (gosto muito do carro) mas quando fiz o test drive no Onix achei ele muito melhor que o GOL e acabei comprando um onix pra mim.
ResponderExcluirGuilherme,
ExcluirVc e colega leogvale são exemplos reais do que a matéria coloca, ou seja, o Onix oferece a mesma confiança e robustez do Gol, com a ventagem de ter projeto e estilo mais modernos, além de ser mais barato em versões equivalentes (Onix LT 1.4 ar e My link custa R$39.490,00, o Gol G6 1.6 completo com os mesmos opcionais custa R$41.871,00).
O Onix e o HB20 são excelentes opções para quem gosta do Gol, mas prefere mudar. Em breve, o New Fiesta tb será outra boa opção.
Isso aconteceu comigo! Meu pai tem um GOL G5 (gosto muito do carro) mas quando fiz o test drive no Onix achei ele muito melhor que o GOL e acabei comprando um onix pra mim.
ResponderExcluiré na verdade mesmo A gm estava querendo isso mesmo. dar problemas pra vw, ou ateh maesmo roubar esse numero um de vendas, e é isso que vai acontecer mesmo, tenho certeza que esse ano vai dar onix em todas as paradas,
ResponderExcluirTenho um Gol 11/12 e um Onix 12/13 de mesma categoria, ou seja, 1.0 e básicos. Na boa...Já era pro Gol. O Onix é muito melhor, mais macio, mais completo mais seguro (ar bag, abs, EBD, desembaçador com ar quente etc) e mais bonito.
ResponderExcluirgol caro ar quente opcional painel horrivel motor fraco hb 20 128cv acabamento otimo apoio de braço painel lindo cambio automatico mais mala mais espaço p joelhos etc etc gol cada esquina tem um manjadaço
ResponderExcluirque?
ExcluirGol/Voyage... precisam melhorar e muito em preço/qualidade. O preço cresceu mas a qualidade ficou pra carro popularzão mesmo.
ResponderExcluirGol/Voyage... precisam melhorar e muito em preço/qualidade. O preço cresceu mas a qualidade ficou pra carro popularzão mesmo.
ResponderExcluirTestei um gol e o onix, claro que escolhi o Onix, maior, macio, e o painel é um show, nsem se compara como painel do gol...sem falar que o onix quando vc olha pelo retrovisor tem umas inclinaçõs que parece um carro de corrida, muito esportivo.
ResponderExcluirPreço de carro zero no Brasil é um absurdo e eu não pago de jeito nenhum. Mas eu confesso que entrei dentro de um onix e fiquei apaixonada por ele. Quando eu for trocar o meu possante (celta spirit) eu compro um onix vermelho usado sem problema algum. Só não compro agora por quê não tenho dinheiro e never que vou entrar num financiamento. Carro zero km nem pensar. Trabalho demais para dar dinheiro para concessionárias e bancos.
ResponderExcluirGol tem q melhorar o painel pois eh muito simples e não muda nada. Ja o Onix tem um painel super bonito, volante, velocimetro digital, uma tela lcd 7polegadas, acabamento bem desenhado.
ResponderExcluirDo punto entao nem si fala.o onix tem q melhorar mais ainda.nem si compara!o punto da de 10 a 0.
ResponderExcluirDo punto entao nem si fala.o onix tem q melhorar mais ainda.nem si compara!o punto da de 10 a 0.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.