O hatch compacto da Volkswagen líder de vendas no mercado brasileiro Gol foi eleito o "Automóvel do Mercosul" 2013, por um juri composto por 30 profissionais de imprensa do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, da Venezuela, da Colômbia e do Chile.
O carro da Volkswagen ficou com 33% dos votos nos quais os critérios analisados estão design, tecnologia, segurança, desempenho, economia, inovação, conforto, preocupação ambiental e volume de vendas.
O Prêmio Mercosul 2013 é oferecido pela Associação Mercosul da Imprensa de Carros (Americar), sendo este ano sua primeira edição.
O Gol G6 2013 foi lançado em julho deste ano, quando passou a contar com design mundial da marca e alguns itens tecnológicos adicionais, além de uma evolução do 1.0l, e novos equipamentos de série.
Além disso, o Novo Gol recebeu uma arquitetura eletrônica completamente nova. Esse novo “esqueleto” eletrônico possibilitou a instalação de equipamentos inéditos em seu segmento. Entre eles estão o “Comfort Blinker” e o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).
Exportação
O Gol, que é o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira, já acumula mais de 1,1 milhão de unidades exportadas, que já foram enviadas para 66 países.
O Gol é um bom carro no segmento, senão o melhor no Brasil, não é por acaso que vende tanto, ao contrário do que querem alguns.
ResponderExcluirÉ importante que as pesquisas de mercado ultrapassem as fronteiras e avaliem como anda o mercado regional.
Agora a marca reforça seu conceito sólido por praticamente toda américa do sul.
Parabéns a VW e que venham carros ainda melhores!
O Gol é o carro para quem:
Excluir1. não quer saber de dor de cabeça, ou seja, comprar, entrar e usar;
2. não pode ficar "na mão", ou seja, não pode contar com o carro fora de serviço por problemas técnicos - o Gol nunca dá problema;
3. não quer ficar enrolando com o carro na hora da revenda - o Gol tem uma ótima liquidez;
4. não quer perder muito dinheiro com desvalorização - o gol tem baixa desvalorização.
Mas, o fato é que o Gol está defasado em termos de estilo, é um carro um tanto quanto desconfortável, e o interior deixa muito a desejar.
mas, enfim, é um carro confiável. Por isso vende tanto.
Mas o Gol é pobre por dentro de propósito.
ExcluirSe fosse melhor geraria concorrência com Fox e até Polo nas versões mais completas.
Em questão de desenho externo, ainda é bem bonito, embora essa frente seja meio moderna demais pro resto da carroceria. Algo semelhante ao que acontece no Fiesta Rocam.
Concordo com ambos.
ExcluirO Gol é simples mesmo. Daqueles com simplicidade franciscana.
ExcluirMas é benfeito. Para quem não faz questão de sofisticação e quer um bom carro para o dia-a-dia, é uma boa opção.
Ser simples sempre foi a proposta do Gol. Lembrem-se que ele nasceu em 1980 com a missão de substituir o Fusca.
No segmento, ainda considero ele e o HB como os melhores.
Carlos, concordo!
ExcluirO Gol tem um estilo defasado, é desconfortável e o interior é uma verdadeira lástima. Nasceu para ser "pé de boi" e ser barato, como era o Fusca.
Agora, quando chega perto de Onix, HB20 e New Fiesta a coisa muda.
O patamar sobe de nível e pagar R$40K em um Gol, "nem a pau, Juvenal".
Se Onix, HB20 e New Fiesta não existissem, por R$40K eu iria de Palio, que apesar de apertado, é bem melhor do que o Gol.
Vejo que rola uma pontinha de preconceito pelo fato do Gol não ter status algum. E não tem mesmo. É o carro mais "carne-de-vaca" do país.
ExcluirO que acho engraçado é que o HB e Onix são tão simples em materiais quanto o Gol.
Só porque tem um design mais arrojado e quando é novidade, então o carro necessariamente é superior?
Mas não mesmo. Uma porque design é subjetivo. Muitos carros com design arrojado demais "cansam" com o passar do tempo. Vide o Vectra B (1997-2005)... Até hoje eu considero o carro muito belo, muita gente achou isso também na época.
O problema é que ficou tão comum de se ver nas ruas que o pessoal "cansou" dele. Quando chegaram o Corolla e o Civic nacionais, em 1998 e 1999, respectivamente, as vendas do Vectra já sofreram um abalo. Aí todo mundo queria um Civic e um Corolla...
Mas é por isso que o Vectra é um mau carro? Porque ele "já era"? Porque ele ficou um carro comum de ser visto nas ruas?
Não confunda o fato de que toda novidade é necessariamente melhor. Muita gente descarta um carro simplesmente porque é comum de se ver nas ruas.
E quando as ruas estiverem lotadas de Onix, então ele será um carro que "não se paga 40k nem a pau"?
Acho que não, né?
Brasileiro gosta de aparecer. Quer ter novidade pra ficar se mostrando nas ruas. Então, carros como o Gol, Palio, Fiesta e etc. são discriminados por muita gente por serem "carne-de-vaca".
O importante é comprar algo que é do agrado.
SEM PRECONCEITO!
ExcluirJá tive Gol e Santana, andava orgulhoso com eles e eram os carros que eu podia pagar, no problem!
Apenas aceite a opinião dos colegas que preferem e acham Onix, HB20 e New Fiesta bem melhores do que Gol.
"O importante é comprar algo que é do agrado".
SIMPLES ASSIM!
Abraço.
César, qual geração do Gol você já teve? E qual ano de fabricação?
ExcluirSe for o BX (caixa) e o GIII, vá lá.
ExcluirO Bola e o GIV são as piores gerações do Gol. Eu não teria nenhum deles.
Essa dupla de metaleiros é terrível!
ExcluirMas vamos lá, tive um Gol G4 1.0, só não lembro se era 2005 ou 2006.
Detalhe: estou respondendo para os amigos, ouvindo Man Of The Edge, no YouTube. IRADO!!!
Podem chutar o balde agora ...
Gol GIV eu não recomendo nem pro meu inimigo.
ExcluirÀquele painel todo TORTO e VAGABUNDO dos primeiros Fox é pior do que encoxar a mãe no tanque.
Fora quando o carro tem vidros elétricos... Os comandos nas portas estão pessimamente posicionados. Vá lá que o projeto do carro é de uma época em que ergonomia era algo secundário, mas se for assim, o Gol BX (quadrado) também deveria ser ruim nisso, mas é BEM melhor do que o GIV!
E Gol AB9 (bolinha) eu acho uma porcaria o câmbio. Já dirigi vários e em TODOS o câmbio era pior nos engates do que todas as outras gerações do carro.
Lembrei!
ExcluirEu usei um bolinha em 2001 por um mês enquanto a empresa trocava o meu carro por um Santana 2.0. O câmbio do bolinha era realmente péssimo.
Do Santana 2.0 eu gostei, apesar do acabamento ser simples.
O Santana teve a melhor época até 1997, quando concorria com o Omega e o Tempra Ouro 16v.
ExcluirDepois, a VW simplificou demais o carro. Deixou até ele com bancos do Gol...
Eu tive um GLS 89 2.0 completo... E o acabamento e materiais eram top, realmente à altura do carro. A verdade é que quando lançaram o modelo 1991, o acabamento até piorou no que diz respeito aos materiais.
Tive também um Versailles GL 2.0 93, um "irmão" do Santana. Meu pai teve um Santana CL 2.0 89 e te falo... Alguns materiais do Santana do meu pai eram superiores aos usados no Versailles.
Mas se compararmos o Versailles GL (básico) com o Santana CL ou GL do mesmo ano, o Versailles usava carpete mais espesso e de melhor qualidade. O tecido dos bancos também era de melhor qualidade do que os do Santana...
Eu adoro o Santana, especialmente o quadrado. Até hoje eu tenho saudades do meu GLS 89...
Pronto César, tá explicado sua fúria contra o Gol. O Man já disse tudo.
ExcluirDeu azar brother. Pegou o pior Gol... salvo com relação ao Gol 80 aqui em Minas chamado de Gol Galinha, refrigerado a ar.
Meu pai teve um.... Jesus!
Man, o que você acha desse papo de não colocar protetor de carter no Gol? Sugestão da própria concessionária onde comprei.
ExcluirEu conheço os Gol BX arrefecidos a ar como "Gol batedeira", hehehehehe...
ExcluirE pensar que quase o Gol naufragou na época do lançamento... Também, colocar o motor 1.3 do Fusca e ainda com carburador simples foi de lascar.
O carro não andava nada e nem era econômico...
Falando nesse Gol, lembrei de uma historinha engraçada. Na época em que lançaram o Gol com carburação dupla (1982), a VW colocou o estepe no porta-malas (era no cofre do motor, que nem nos Milles), porque o segundo carburador ocupava o espaço.
Muita gente chiou, porque reduziu (ainda mais) o pouco espaço do porta-malas. Um dia, quando o então presidente da VW Brasil, Wolfgang Sauer, estava visitando uma concessionária, ele se deparou com um Gol com dupla carburação com o estepe no cofre do motor. Intrigado, ele perguntou como colocaram o estepe ali.
Sauer: "Mas como vocês colocaram esse pneu aí?"
Mecânico: "Simples, senhor Sauer. Apenas viramos o pneu e fixamos do lado contrário do que costumava ser."
Bom, não é preciso ser bidu pra saber que depois a equipe de engenharia levou uma puta COMIDA DE RABO do presidente da VW...
Mike, é pelo seguinte:
ExcluirO protetor de cárter é algo meio que "desnecessário" nos motores EA-111.
Explico: repara que o cárter dele é bem alto, sendo que, pra alguma coisa bater nele e amassar, é difícil. Se bater em alguma coisa, note que vai pegar no agregado da suspensão dianteira primeiro.
Mas eu coloquei o protetor de cárter mesmo assim. Afinal, "difícil" não significa impossível. Aqui na concessionária, eu paguei R$ 100,00 instalado. É o mesmo protetor do Fox e do Polo.
Se eu fosse você, colocaria sem pensar duas vezes...
A história que me contaram foi que num estudo constatou-se que em caso de colisão frontal, o protetor de carter estava "segurando o motor" e consequentemente este era impulsionado pra dentro do carro.
ExcluirDo contrário, ou seja, não instalando a proteção e no caso da mesma colisão, o motor ao invés de entrar no painel, irá cair no chão.
E outro detalhe é que parte do sistema do ar condicionado fica exposto sem a proteção. Tô num dilema.
Pô, "cair no chão" foi foda! Ai! Falha nossa! A gravidade ainda existe.
ExcluirFoi o mesmo papo que ouvi, Mike...
ExcluirAntes o motor cair no chão do que invadir o carro.
Eu colocaria, mesmo assim.
Valeu a dica!
ExcluirOps, só modificando a resposta...
ExcluirMesmo com o protetor impedindo a deformação correta, o problema são as "ótimas" estradas que temos aqui.
Vai que uma pedra inventa de bater no cárter mesmo ele sendo bem alto...
Eu não dou sopa pro azar. A verdade é que a VW deveria ter pensado em algo melhor pra proteger o cárter, isso sim.
sabe que a ultima geraçao dele me agradava mais, nao que eu nao gostasse desse, mas lembra muito o fox. e falando no premio mercosul, é o carro mais guerreiro depois do fusca, risos, mas como nosso amigo sitou, é um lixo por dentro...
ResponderExcluirO interior do Gol é realmente lamentável, mas acho que ainda ganha do Etios.
ExcluirMas duvido você encontrar peças com rebarbas ou mal-encaixadas, César.
ExcluirEu desafio qualquer um para que me prove o contrário...
Se é a simplicidade e o desenho discreto que o incomoda, nisso até o Jetta é simples.
O design do painel do Gol é horroroso e só não perde para o do Etios.
ExcluirEsse painel do Gol é pior até que de carro chinês, só ganha do Etios mesmo.
Questão de gosto!
Ô César, aí você exagerou, não? Pior do que painel de carro chinês? Caraca!
ExcluirO seu ódio ascendente contra o Gol está cada dia mais evidente! (risos).
Mas respeito seu ponto de vista.
Abraço.
Fala Mike!
ExcluirQue nada! Aqui é só amor e bom humor!
Gol para fazer serviço pesado não tem para ninguém.
Admiro o Gol como "pé de boi".
Mas o painel é dose para elefante, na boa!
Abraço.
Dose pra elefante é o painel do GIV, isso sim.
ExcluirÀquilo é de uma porquice sem tamanho... Tanto é que nos Gol GIV com airbag (sim, existem alguns aqui), o painel era o do GIII.
E nos Gol GIV exportados para a Argentina, TODOS são equipados com o painel do GIII, infinitamente superior.
A VW tem cada uma que só ela mesmo...
É verdade, detestava esse Gol G4 e usei por uns três meses, com ar, direção, etc, mas era terrível.
ExcluirMas como o carro era da empresa não tinha como reclamar, afinal, "Cavalo dado não se olha os dentes".
Depois tive a recompensa quando chegou meu Focus GLX 1.6 2006, esse sim, adorei.
Mike,
ExcluirDá uma olhada na matéria desse blog sobre o chinês Chery Celer.
O carro deve ser uma desgraça, mas o painel é mais bonito que o do Gol.
Carro chinês, e aí? rsrsrs
Abraço.
Acho ele bonito por fora... mas acho também que ele nem deveria ser vendido no nosso país.
ResponderExcluirO carro de entrada da VW na Europa é o Up... precisaram fazer ele às pressas depois que colocaram o Fox e ele queimou o filme da VW. Ninguém quis saber desse carro ridículo e não vendeu nada. O povo lá morre de rir dos brasileiros.
E nós ainda temos o Gol... que é inferior ao Fox. E ainda por cima vão colocar o Up abaixo do Gol. Já imaginam como vão depenar esse carrinho e colocar os piores plásticos que existem no mercado.
Nós não deveríamos aceitar essas carroças no Brasil em pleno 2012 e sendo o terceiro país que mais compram automóveis.
Enquanto tiver gente aceitando e, ainda por cima, elogiando essas porcarias... não receberemos carros bons e seguros, por um bom preço, infelizmente.
Por isso dizem que brasileiro tem o carro que merece, e isso me entristece.
Nada contra a VW e seu Gol... e sim contra todo seguimento de entrada das montadoras em nosso país. E agora querem inventar uma categoria mais inferior ainda. Seremos piada mundialmente... os portugueses vão morrer de rir da gente, nos chamando de burros.
Cláudio tudo que você falou faz sentido. Realmente acho que nós somos merecedores de carros melhores, mais bem acabados, coerentes com os preços exorbitantes que pagamos.
ExcluirDiscordo com relação ao Fox ser melhor que o Gol. Não vejo uma superioridade absoluta. Eu constumo dirigir os dois, e, pra mim, pessoa de estatura mediana, 1,74, o Gol apresenta melhor conforto e dirigibilidade. Então, analisando por esse prisma, prefiro o Gol.
Outro ponto negativo do Fox, são as colunas A e B que no meu ponto de vista atrapalham muito a visibilidade, mais do que nos outros carros.
Com relação ao acabamento, plástico em excesso, assim como no Gol.
Claudio,
ExcluirMuito feliz seu comentário!
O Gol e o Fox não são carros ruins, servem para o dia a dia, muitos frotistas compram, enfim, atendem aos menos exigentes.
Acho o Gol um pouco melhor do que o Fox e ambos são bem superiores
ao Etios.
E pela matéria, o pessoal do Paraguai, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Argentina e Chile também gostam do carro.
Ooops, falha nossa ... "também gosta do carro".
ExcluirO Fox é um carro cuja ergonomia é claramente voltada para quem tem no mínimo 1,80m.
ExcluirPessoas mais altas se sentem melhor nele do que no Gol ou no Polo.
Eu não gosto do Fox. Detesto àquela posição muito alta de dirigir.
Sobre o Fox na Europa, concordo com o que disseram. Aliás, nem sei como a VW teve a pachorra de exportar àquela aberração que era o Fox com àquele painel medonho.
Mas hoje, é um carro que melhorou bastante. Eu ainda não gosto dele, mas em termos de qualidade de materiais, é melhor do que o Gol (e qualquer um do segmento), sim.
Abraços
Tenho duas dúvidas que ainda não consegui saná-las. Alguém aqui do blog saberia informar se o item ESS (Emergency Signal Stop) está presente em todas as versões do novo Gol 2013 ou somente na versão Power?
ResponderExcluirMinha segunda dúvida é: existe Gol Power duas portas?
Agradeço a todos..
Abraços.
Eu ACHO que o ESS é de série em todas as versões. Não tenho certeza...
ExcluirPower duas portas não existe. Só o básico, Trend e I-Trend.
Abraços
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