A Volkswagen opera de maneira muito diferente do que qualquer outro fabricante de automóveis. Na verdade, sua estrutura corporativa se parece mais com a que a General Motors teve entre 1920 e 1970. Em outras palavras, a VW agora parece com o que a GM já foi: a maior e mais rentável empresa do mundo.
A Volkswagen não corre o risco de outras montadoras copiarem sua estrutura societária. A maioria não tem conhecimento do modus operandi da VW, e além disso, se for analisada por meio de medidas tradicionais dos manuais de administração, a VW parece um caso perdido em termos de produtividade.
Um especialista em eficiência empresarial lhe diria que a Volkswagen tem uma estrutura muito verticalizada e integrada, com muitas áreas sobrepostas e duplicadas, e tem muitas marcas. Apesar disso, a VW continua a se tornar maior, mais forte e mais rentável.
A ideia de que o Grupo Volkswagen opera de uma forma diferente de todos as outras montadoras de carros do mundo reside no fato de que ela emprega 549.300 pessoas no mundo. A revista Fortune a relaciona como o oitavo maior empregador do mundo, atrás de gigantes como o Walmart e o Correio chinês. A Volkswagen tem quase tantos funcionários em tempo integral quanto General Motors (213.000), Ford (164.000) e Fiat-Chrysler (197.000) juntas. Enquanto essas três gigantes construíram conjuntamente 19 milhões de veículos no ano passado, a VW fez "apenas" 8,5 milhões.
Novamente, os especialistas em eficiência olhariam para tais números e diriam que, com base em um indicador de empregados por carro fabricado, a Volkswagen parece irremediavelmente ineficiente. Os analistas financeiros diriam que fica atrás de suas concorrentes quando comparada a receita gerada por cada funcionário. Mas a VW irá lhe dizer que faz mais dinheiro do que qualquer outro fabricante de automóveis - de longe.
Apesar de a Volkswagen afirmar que seu objetivo é se tornar a maior empresa de automóveis do planeta até 2018, o fato é que ela já é a maior do mundo quando se mede receita e lucros. Sua receita de US $ 200 bilhões é maior do que qualquer outro fabricante do planeta. O seu lucro operacional do ano passado, de US $ 14 bilhões, é o tipo de desempenho que você espera de grandes companhias de petróleo, não de montadoras.
Como isso pode ser possível? Como pode VW parece tão pouco competitiva do ponto de vista da produtividade, e ainda assim superar todos os seus concorrentes?
Essa é a mágica da estrutura societária da VW. Enquanto as escolas de administração ensinam seus futuros MBAs que as operações centralizadas tem custos mais baixos, eliminam as estruturas sobrepostas e duplicadas, a VW mantém operações fortemente descentralizados com muita sobreposição. Enquanto as escolas de negócios pregam os benefícios da terceirização em nome da redução de custos, a VW é muito integrada e verticalizada.
Sempre que uma empresa compra um componente de carro de um fornecedor, o fornecedor tem um lucro nessa venda. Se uma montadora pode fazer esses componentes em casa, ele fica com esse lucro. A Volkswagen constrói uma série de componentes em casa.
Se uma montadora realmente quer dominar o mercado, ele tem que aceitar uma certa quantidade de sobreposição e duplicação. E para dominar o mercado você precisa de várias marcas, e VW tem mais marcas que qualquer outra montadora, marcas estas que, em muitos casos, se sobrepõem. Ocorre que, para a VW, eles são mais do que apenas as marcas.
Todas as marcas da VW (VW, Audi, Seat, Skoda, Bentley, Lamborghini, Ducati, Porsche, Bugatti, MAN, Scania e VW Comercial) são tratados como empresas autônomas. Eles têm seus próprios conselhos de administração, suas próprias demonstrações de lucros e receitas, e seus próprios relatórios anuais. Eles ainda têm a sua própria área de design, engenharia e suas próprias instalações de manufatura. Sim, eles compartilham algumas plataformas e motores, e eventualmente fazem compras juntas, mas a diferenças é que essas marcas fazem isso por conta própria.
Se voltarmos no tempo quando a General Motors era a maior de todas, veremos que ela era uma holding que possuía nove empresas independentes de carros (Chevrolet, Pontiac, Buick, Cadillac, Oldsmobile, GMC, Opel, Vauxhall e Holden). Na década de 1960 a GM teve mais de 700 mil funcionários, era muito integrada verticalmente, e foi a empresa mais lucrativa do mundo.
O então presidente da General Motors, Alfred Sloan, que comandou a empresa entre 1923 e 1956, sempre lutou contra as tentativas de centralização das operações. Ele manteve a GM muito descentralizada até o dia de sua aposentadoria. Em seguida, os jovens MBAs tomaram seu lugar, e, na década de 60 começaram a implementar mudanças em busca de "eficiência" e "sinergias", e a empresa veio ladeira abaixo desde então. O sistema de gestão implantado, que emite ordens de cima e exigia obediência simplesmente sufocou a empresa. E ainda sufoca.
Enquanto isso, a Volkswagen opera segundo o manual de Alfred Sloan. E sua estrutura societária lhe dá uma enorme vantagem competitiva. Não importa o quanto os concorrentes da VW tentem racionalizar, cortar custos, terceirizar, ou associar-se um com os outros, eles nunca vão superar a vantagem da VW. O que se pode perguntar, na realidade, é: os concorrentes da Volkswagen tem mesmo noção do que estão enfrentando?
Fonte: Autoblog
Fonte: Autoblog
Eu nunca concordei com esta teoria de tercerização e subcontratação de serviços e produtos. Se tenho que comprar algum produto em quantidade que da para ser uma empresa, é melhor eu ser o dono dela e não fazer a tercerização. A coisa é muito simples, mas os doutores dos MBA´s sempre tentam mudar o principio basico do lucro.
ResponderExcluirExatamente. Ocorre que para fazer isso precisa de um sistema de gestão muito eficiente, pois a empresa vai ficando muito grande, e fica elevada probabilidade de incorrer em desperdícios. O segredo da VW é saber administrar uma operação gigantesca como a dela, de forma eficiente e eficaz.
ExcluirTem como fazer isso que a VW faz sim, primeiro temos o gerente ou diretor que cuida das holdings, centraliza os chefes dela. Esses chefes cuidam de cada holding ou marca e estas cuidam de fazer quase que totalmente os componentes do carro.
ResponderExcluirÉ um sistema mais amplo e centralizado, só que o resultado é que sabendo pegar as pessoas certas para comandar o negócio vai de vento em popa e é tão melhor quanto terceirizar ou subcontratar, pois nesse caso por exemplo já não vai se controlar funcionários e nem a produção do que é terceirizado ou subcontratado.
Eu sou outro que não gosto de terceirização também.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.