O Novo Uno Economy 1.4 2013 é uma das versões intermediárias do compacto da Fiat, recebendo o título Economy pois incorpora itens (câmbio 9% mais longo e pressão dos pneus mais elevada para fazê-los menos resistentes à rodagem) destinados a torná-lo 15% mais econômico, segundo a Fiat, que o carro na versão Attractive 1.4 normal.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013

O preço sugerido do Uno Economy 1.4 EVO FLEX 4P 2013 é de R$ 29.180, mas o carro mostrado nas fotos conta o o kit de opcionais Celebration 2, que acrescenta R$2.797,00, resultando em um preço final de R$ 31.977,00.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013

O Kit Celebration 2 agrega os seguintes itens: Travas elétricas, Adesivos Celebration, Limpador traseiro com acionamento automático à ré, Faróis de neblina, Desembaçador do vidro traseiro, Vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para motorista, Retrovisores externos com comando interno mecânico, Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), Limpador e lavador do vidro traseiro e Direção hidráulica.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013

É importante considerar que o Uno Economy 1.4 já vem de série com o kit HSD (High Safety Drive), que contempla airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, tornando o Uno conforme a legislação brasileira de segurança que vigorará a partir de 2014.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013
Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013

Consumo de combustível

Etanol
Ciclo urbano (cidade): 8,7 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,4 Km/l

Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 12,5 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 15,2 Km/l

Os números de consumo mostrados acima são aferidos pelo INMETRO dentro do programa de Etiquetagem Veicular, e renderam ao Uno a classificação máxima de economia: A.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013

O motor 1.4 EVO do Fiat tem um rendimento aquém do que se espera em termos de potência, visto que seus 88 cv de potência e 12,5 mkgf de torque máximo, apesar de representarem um avanço de 13 cv e 2,6 mkgf em relação ao 1.0 EVO, o fato é que ele tem quase 20 cv a menos que o motor 1.4 da Chevrolet que equipa o Onix.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - painel

Isso mostra que o motor da Fiat está bastante desatualizado do ponto de vista tecnológico. Um motor mais moderno poderia fazer o Uno apresentar maior desempenho com menor consumo.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - interior

De qualquer forma, o fato é que o Uno 1.4 é mais ágil que o lentíssimo 1.0, mas mesmo assim o motor pena para empurrar os 925 Kg do carro, tornando-o lento, e exigindo cuidados nas ultrapassagens, e reduções de marcha e pé embaixo para extrair o máximo do pequeno propulsor.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - painel

Outro aspecto desse propulsor é sua aspereza, sobretudo em elevadas rotações - necessárias para extrair maior potência, e o resultado em termos de consumo não compensa.

Aspectos Negativos

- Acerto de suspensão excessivamente macio, que deixa o carro molenga em curvas, provocando oscilação excessiva da carroceria;
- Posição de dirigir cansativa para percursos longos, em decorrência da posição muito elevada do volante;
- Acabamento interno de baixa qualidade de materiais e montagem - mesmo se tratando de um veículo destinado ao mercado de entrada. Os materiais são de materiais pobres e há rebarbas aparentes.;
- Isolamento acústico deixa a desejar, exigindo elevar o tom de voz quando o carro está acima dos 100 km/h - tornando-o cansativo em viagens longas.

Concorrentes

Pelos mesmos R$ 32.000 reais pedidos pelo Uno 1.4 Economy há opções mais interessantes no mercado. Para citar apenas duas, relacionamos:

Hyundai HB20 1.0 Confort Plus - que não tem trio elétrico e ABS, mas acrescenta o fundamental ar-condicionado.

Hyundai HB20 Confort Plus 1.0

Chevrolet Onix LT 1.0 - que, pelo mesmo preço do Uno, entrega ABS, estilo mais moderno, maior espaço, acabamento interno de qualidade superior.

Chevrolet Onix LT 1.0

Fotos do Interior

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - interior

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - interior

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - interior

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - interior

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - interior

Conclusão

O Uno Economy 1.4 EVO Flex deixa claro se tratar de um carro destinado ao segmento entrada em decorrência de seu acabamento espartano e baixos itens de série. O motor 1.4 não é exemplo de eficiência, pois apresenta potência abaixo dos seus concorrentes, tornando o carro de 925 kg lento.

Uno Economy 1.4 EVO Flex 2013 - interior

Enfim, o preço do Uno Economy 1.4 é muito elevado pelo que oferece, sendo que o mercado oferece opções mais modernas, e com mais equipamentos pelo mesmo preço.

FICHA TÉCNICA



Motor

  • Número de cilindros: 4 em linha
  • Posição do motor: Transversal anterior
  • Nº de válvulas por cilindro: 2
  • Cilindrada total (cc): 1368
  • Potência máxima (cv): 85 (G) / 88 (E) a 5.750 rpm
  • Torque máximo (kgf.m): 12,4 (G) / 12,5 (E) a 3.500 rpm
  • Alimentação
  • Combustível: Gasolina / Etanol
Câmbio e embreagem
  • Número de marchas: 5 a frente 1 a ré
  • Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
  • De serviço: Comando mecânico atuante nas rodas traseiras com compensação de desgaste
  • Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
  • Dianteiro: A disco ventilado, com pinça flutuante
Suspensão dianteira
  • Amortecedores dianteiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Tipo de suspensão dianteira: MC Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais sem barra estabilizadora
Suspensão traseira
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
  • Amortecedores traseiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
  • Tipo de suspensão traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes.
Direção
  • Diâmetro mínimo de curva: 9,8
  • Tipo de direção: Mecânica com pinhão e cremalheira (opt Hidraúlica)
Rodas
  • Pneus: 175/65 R14 82T
  • Aro: 5.5 x 14" em chapa de aço
Capacidades
  • Peso do veículo
  • Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400 kg
  • Carga útil (com condutor): 400 kg
  • Em ordem de marcha (Std A): 925 kg
Dimensões externas
  • Capacidade do porta-malas (litros): 280 / 290
  • Tanque de combustível (litros): 48
  • Comprimento do veículo (mm): 3.770
  • Largura do veículo (mm): 1.636
  • Altura do veículo (mm) : 1.480
  • Entre-Eixos (mm): 2.376
  • Altura do solo (mm): 165
Desempenho
  • 0 a 100 km/h: 11,1 s (Gasolina) / 10,8 s (Etanol)
  • Velocidade máxima: 170,0 km/h (Gasolina) / 172,0 km/h (Etanol)

7 Comentários

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  1. Eles mudam essas calotas todos os anos

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  2. Boa Tarde, estou querendo comprar um carro até 34 mil, sendo 0km. Quais ou qual vocês recomendam?

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  3. /\ Hb20 1.0 Comfort Plus

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    1. HB20 1.0 Comfort Plus é uma boa opção, não resta dúvida, mas nessa faixa de preço o Onix LT 1.0 tem mais equipamentos e é R$ 2.000 reais mais barato. Eu indico o Onix LT 1.0.

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  4. eu até indicaria o hb e o onix como muitos citaram, mas como a procura é alta e a demanda não atende, dando brechas pros agios e "agrados", dê uma procurada na internet em sites automotivos e blogs, pois há muitas opções hoje em dia, inclusive com promoções... comprei um nissan march 1.6sv completo, só emplaquei e fiz seguro mais nada... 35mil, atendendo as minhas necessidades.

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  5. Poisé, esse 1.4 é um lixo de fraco, só vale a pena pela economia que ele proporciona!
    Deveriam é tirar esse 1.4 de linha e por o 1.6 16v...

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  6. Tenho um fiat uno ecomy 1.4 e não tenho nada de nada a reclamar , otimo carro anda bem e é econômico demais .

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