O Novo Uno Economy 1.4 2013 é uma das versões intermediárias do compacto da Fiat, recebendo o título Economy pois incorpora itens (câmbio 9% mais longo e pressão dos pneus mais elevada para fazê-los menos resistentes à rodagem) destinados a torná-lo 15% mais econômico, segundo a Fiat, que o carro na versão Attractive 1.4 normal.
O preço sugerido do Uno Economy 1.4 EVO FLEX 4P 2013 é de R$ 29.180, mas o carro mostrado nas fotos conta o o kit de opcionais Celebration 2, que acrescenta R$2.797,00, resultando em um preço final de R$ 31.977,00.
O Kit Celebration 2 agrega os seguintes itens: Travas elétricas, Adesivos Celebration, Limpador traseiro com acionamento automático à ré, Faróis de neblina, Desembaçador do vidro traseiro, Vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para motorista, Retrovisores externos com comando interno mecânico, Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena), Limpador e lavador do vidro traseiro e Direção hidráulica.
É importante considerar que o Uno Economy 1.4 já vem de série com o kit HSD (High Safety Drive), que contempla airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, tornando o Uno conforme a legislação brasileira de segurança que vigorará a partir de 2014.
Consumo de combustível
Etanol
Ciclo urbano (cidade): 8,7 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,4 Km/l
Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 12,5 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 15,2 Km/l
Os números de consumo mostrados acima são aferidos pelo INMETRO dentro do programa de Etiquetagem Veicular, e renderam ao Uno a classificação máxima de economia: A.
O motor 1.4 EVO do Fiat tem um rendimento aquém do que se espera em termos de potência, visto que seus 88 cv de potência e 12,5 mkgf de torque máximo, apesar de representarem um avanço de 13 cv e 2,6 mkgf em relação ao 1.0 EVO, o fato é que ele tem quase 20 cv a menos que o motor 1.4 da Chevrolet que equipa o Onix.
Isso mostra que o motor da Fiat está bastante desatualizado do ponto de vista tecnológico. Um motor mais moderno poderia fazer o Uno apresentar maior desempenho com menor consumo.
De qualquer forma, o fato é que o Uno 1.4 é mais ágil que o lentíssimo 1.0, mas mesmo assim o motor pena para empurrar os 925 Kg do carro, tornando-o lento, e exigindo cuidados nas ultrapassagens, e reduções de marcha e pé embaixo para extrair o máximo do pequeno propulsor.
Outro aspecto desse propulsor é sua aspereza, sobretudo em elevadas rotações - necessárias para extrair maior potência, e o resultado em termos de consumo não compensa.
Aspectos Negativos
- Acerto de suspensão excessivamente macio, que deixa o carro molenga em curvas, provocando oscilação excessiva da carroceria;
- Posição de dirigir cansativa para percursos longos, em decorrência da posição muito elevada do volante;
- Acabamento interno de baixa qualidade de materiais e montagem - mesmo se tratando de um veículo destinado ao mercado de entrada. Os materiais são de materiais pobres e há rebarbas aparentes.;
- Isolamento acústico deixa a desejar, exigindo elevar o tom de voz quando o carro está acima dos 100 km/h - tornando-o cansativo em viagens longas.
Concorrentes
Pelos mesmos R$ 32.000 reais pedidos pelo Uno 1.4 Economy há opções mais interessantes no mercado. Para citar apenas duas, relacionamos:
Hyundai HB20 1.0 Confort Plus - que não tem trio elétrico e ABS, mas acrescenta o fundamental ar-condicionado.
Chevrolet Onix LT 1.0 - que, pelo mesmo preço do Uno, entrega ABS, estilo mais moderno, maior espaço, acabamento interno de qualidade superior.
Fotos do Interior
Conclusão
O Uno Economy 1.4 EVO Flex deixa claro se tratar de um carro destinado ao segmento entrada em decorrência de seu acabamento espartano e baixos itens de série. O motor 1.4 não é exemplo de eficiência, pois apresenta potência abaixo dos seus concorrentes, tornando o carro de 925 kg lento.
Enfim, o preço do Uno Economy 1.4 é muito elevado pelo que oferece, sendo que o mercado oferece opções mais modernas, e com mais equipamentos pelo mesmo preço.
FICHA TÉCNICA
Motor
- Número de cilindros: 4 em linha
- Posição do motor: Transversal anterior
- Nº de válvulas por cilindro: 2
- Cilindrada total (cc): 1368
- Potência máxima (cv): 85 (G) / 88 (E) a 5.750 rpm
- Torque máximo (kgf.m): 12,4 (G) / 12,5 (E) a 3.500 rpm
- Alimentação
- Combustível: Gasolina / Etanol
Câmbio e embreagem
- Número de marchas: 5 a frente 1 a ré
- Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
- De serviço: Comando mecânico atuante nas rodas traseiras com compensação de desgaste
- Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
- Dianteiro: A disco ventilado, com pinça flutuante
Suspensão dianteira
- Amortecedores dianteiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Tipo de suspensão dianteira: MC Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais sem barra estabilizadora
Suspensão traseira
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
- Amortecedores traseiros: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
- Tipo de suspensão traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes.
Direção
- Diâmetro mínimo de curva: 9,8
- Tipo de direção: Mecânica com pinhão e cremalheira (opt Hidraúlica)
Rodas
- Pneus: 175/65 R14 82T
- Aro: 5.5 x 14" em chapa de aço
Capacidades
- Peso do veículo
- Peso máximo rebocável (reboque sem freio): 400 kg
- Carga útil (com condutor): 400 kg
- Em ordem de marcha (Std A): 925 kg
Dimensões externas
- Capacidade do porta-malas (litros): 280 / 290
- Tanque de combustível (litros): 48
- Comprimento do veículo (mm): 3.770
- Largura do veículo (mm): 1.636
- Altura do veículo (mm) : 1.480
- Entre-Eixos (mm): 2.376
- Altura do solo (mm): 165
Desempenho
- 0 a 100 km/h: 11,1 s (Gasolina) / 10,8 s (Etanol)
- Velocidade máxima: 170,0 km/h (Gasolina) / 172,0 km/h (Etanol)
Eles mudam essas calotas todos os anos
ResponderExcluirBoa Tarde, estou querendo comprar um carro até 34 mil, sendo 0km. Quais ou qual vocês recomendam?
ResponderExcluir/\ Hb20 1.0 Comfort Plus
ResponderExcluirHB20 1.0 Comfort Plus é uma boa opção, não resta dúvida, mas nessa faixa de preço o Onix LT 1.0 tem mais equipamentos e é R$ 2.000 reais mais barato. Eu indico o Onix LT 1.0.
Excluireu até indicaria o hb e o onix como muitos citaram, mas como a procura é alta e a demanda não atende, dando brechas pros agios e "agrados", dê uma procurada na internet em sites automotivos e blogs, pois há muitas opções hoje em dia, inclusive com promoções... comprei um nissan march 1.6sv completo, só emplaquei e fiz seguro mais nada... 35mil, atendendo as minhas necessidades.
ResponderExcluirPoisé, esse 1.4 é um lixo de fraco, só vale a pena pela economia que ele proporciona!
ResponderExcluirDeveriam é tirar esse 1.4 de linha e por o 1.6 16v...
Tenho um fiat uno ecomy 1.4 e não tenho nada de nada a reclamar , otimo carro anda bem e é econômico demais .
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