O Toyota Etios está mostrando vendas decepcionantes desde o seu lançamento, sobretudo quando comparado com seus concorrentes diretos - Chevrolet Onix e Hyundai HB20 - que vendem cerca de sete vezes mais que o compacto japonês.

Toyota Etios 1.0 - Preço poderia ser de R$ 26.390

Atribui-se isso ao fato de o estilo do Etios longe de ser unanimidade, e também ao fato de o interior ser considerado simples demais para um carro que pretende concorrer no segmento de hatchs premium.

Toyota Etios 1.0 - Preço poderia ser de R$ 26.390

Entretanto, o fato é que o Etios é um bom carro, de construção sólida, bastante seguro (recebeu quatro estrelas no crash test do Latin Cap), e, acima de tudo, é um Toyota.

Ocorre que o carro chegou ao mercado em um momento em que a concorrência está se superando tanto em design quanto acabamento para impor um nível de competição que o Gol jamais sofreu, e o resultado é que o Etios acabou atingido por tabela.

Assim, uma possível solução para a Toyota seria reposicionar o Etios no mercado em uma faixa de preço inferior ao Onix e HB20 - precisamente no segmento de mercado intermediário entre Gol G4/Celta/Ka e Goln G6/Onix/HB20.

Isso seria possível se a Toyota introduzisse no Etios um motor 1.0, o que lhe permitiria usufruir dos incentivos tributários que carros com essa motorização desfrutam no Brasil.

Como exemplo disso recorremos ao Onix, que tem preço de R$ 31.690 na versão LT 1.0, e chega a R$ 35.290 quando usado o motor 1.4. Essa diferença de R$ 3.600 reais é decorrente principalmente dos impostos maiores que são aplicados aos carros com motor acima de 1.0.

Isso significa que um Toyota Etios 1.0 poderia ser comercializado a R$ 26.390 reais (R$ 29.990 da versão 1.3 - R$ 3.600 reais do desconto do imposto mais baixo).

Toyota Etios 1.0 - Preço poderia ser de R$ 26.390

Assim, o Etios ficaria posicionado em uma faixa de mercado mais adequado a seu acabamento. Uma versão completa, como um hipotético Etios XS 1.0 sairia por cerca de R$ 35.000, contando com ABS, AIRBAG, vidros e travas elétricas, ar-condicionado e direção eletricamente assistida. Sem dúvida um preço bastante competitivo nesse segmento.


Conclusão

O equívoco da Toyota ao que parece foi não ter oferecido uma verão 1.0 do Etios, visto que com os incentivos tributários que os carros dessa cilindrada desfrutam no Brasil, o Etios ficaria posicionado abaixo do Onix, Gol e HB20 em termos de preço e imporia concorrência ao Gol G4, Ford Ka e Chevrolet Celta.

52 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não acho que seria competitivo, mesmo com essa redução de preço.

    Como já escrevi, o problema maior do Etios não é o design, e sim, a FALTA DE QUALIDADE geral dele.

    Falam tanto por aqui que "acabamento não é importante", que isso é frescura... Tanto não é frescura que o consumidor está rejeitando o Etios.

    O problema que temos no mercado carros com qualidade geral aparente superiores ao Etios e que são mais baratos.

    Acho que ninguém quer morrer numa grana razoável (por mais barato que seja um carro, dinheiro não é capim) pra comprar um carro novo, abrir o capô e ver uma boa parte da carroceria sem tinta. Por menos exigente que o consumidor seja, isso vai importar sim, pois deixa uma péssima impressão.

    Não existe a frase "a primeira impressão é a que fica"? Pois é. A impressão aparente que tive do Etios, foi a de um produto inacabado, com várias falhas de montagem e com péssimo acabamento.

    Honestamente, se fosse do mesmo preço de um Chery QQ, ainda seria caro.

    Eu acho uma VERGONHA a Toyota, que é uma montadora tão renomada, querer empurrar um carro como o Etios. O carro pode ser simples? Claro... TODOS os concorrentes do segmento são. Mas tem que ser benfeito!

    Daria muito bem pra fazer um carro que reunisse simplicidade, mas com qualidade... E se uma montadora do porte da Toyota não sabe como fazê-lo... Ah, mas sinto muito... Que feche pra balanço então.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo da ideia de que o Etios nao tem qualidade. Ele é simples, sim, e esta com nivel de sofisticacao abaixo dos rivais, e custa o mesmo preco ou ate mais. esse é o problema.
      Acho que a Toyota achou que o motor 1.3 faria diferença frente aos 1.0 da concorrencia, mas nao fez, o que mostra que o brasileiro da pouca importancia para motor. Ele quer design bonito e painel cheio de coisas.
      Mas se o carro for barato, ele vende mesmo feio e simples, vide Cobalt, Spin, Logan e etc.
      a Toyota deveria logo colocar o Etios 1.0 no preço acima do Gol G4 e eu acho que venderia muito, afinal, 4 mil reais é muito dineiro e faria muita gente olhar com outros olhos para o Etios. É tudo uma questao de preço.

      Excluir
    2. Carlos, com todo o respeito, mas discordo veementemente de você.

      Todos os carros que citou tem qualidade geral superior ao Etios.

      Todos eles tem tinta no cofre do motor, vãos mais regulares na carroceria, portas alinhadas e melhor qualidade de acabamento.

      O carro, em sua essência, pode até ser bom. Mas não traz NADA de inovador em termos mecânicos e de design, e, ainda por cima, deixa a desejar e muito no acabamento e qualidade de construção.

      A verdade é que a Toyota achou que o carro poderia ser um sucesso de vendas graças à força que tem como marca e pelo sucesso do Corolla e Hilux aqui no Brasil...

      Não vingou e, se continuar como está, nem vai vingar. E isso é mais do que merecido, porque a Toyota subestimou a inteligência do consumidor brasileiro.

      Se ela quer mesmo vender o Etios por aqui e transformá-lo num sucesso, que melhore a qualidade do produto. Porque do jeito que está, sem condições...

      Excluir
    3. Desculpa Cesar mas nessa concordo com o MAn, o carro e feio, mal acabado cheio de rebarbas peça mal encaixada e ainda tem ISOPOR a pqp! que M%%¨$%# de carro que ainda usa ISOPOR ?, fora ainda portas desalinhadas, marcadores de 3cm, e ainda no MEIO do carro e por ai vai, o carro e HORRIVEL e se fosse pra ser vendido teria que ser mais barato que o KA. é um Vergonha esse carro, criticam tanto as outras montadoras mas a Toyota ainda faz pior.

      Excluir
    4. Hehehehehehehe... Jotaefy, tu também viu o isopor nas colunas das portas dianteiras?

      Tosco, né? E vou falar o que de um "carro" desses? Vai ter a vantagem de boiar em caso de enchente por conta do isopor?

      Eu falo... Se o Etios fosse vendido aqui na década de 1990, ainda seria rejeitado pela porquice que é.

      Eu meto o pau no acabamento e na qualidade geral de várias montadoras, mas a Toyota se superou no Etios...

      Excluir
    5. Man, acho que concordamos que o carro "em sua essência, é bom". A questão dos vãos irregulares nas portas é claramente um problema das primeiras unidades de produção de uma fábrica 0KM, já que o Corolla é exemplar nesse ponto. Ou seja, em breve, com o amadurecimento da linha de produção, a qualidade Toyota vai ficar clara.
      Os demais aspectos que vc relacionou, com propriedade, como revestimento dos bancos e ausencia de pintura na caixa do motor, na minha opinião, não são suficientes para condenar o carro. E mais: são facilmente resolvíveis pela Toyota.
      Vejo dois caminhos para a toyota: reduzir o preço do Etios ou melhor seu acabamento. Acho que eles farão os dois ao mesmo tempo e podem salvar o carro, o que seria ótimo, pois quanto mais concorrência melhor para nós consumidores.

      Excluir
    6. Jotaefy,
      Acho que vc confundiu o colega Carlos comigo! Sem problemas!

      Excluir
    7. Confundi mesmo! mil desculpas Cesar! Man vi tanta coisa RUIM nele que nem vo discutir o fato de não ter tinta no cofre do motor. E Carlos (agora falei certo! rss) mesmo com um controle de qualidade melhor, não dá pra consertar algo que ja nasceu ruim, tenho dó e quando o Etios sair de linha ou for atualizado, quem comprou esse ai agora estará com um MICO na mão.

      Excluir
    8. Não Sei se o Man,Cesar,Carlos vai ler isso mas serve para todos, engraçado que o Gol parece a Microsoft Windows quando lança seus produtos rss.Olha o GOl "quadradão" era um dos melhores ja construidos sendo que muita gente tem saudade dele ate hoje, o Gol bolinha e um "marro-meno", o G3 inovou muita coisa e deixa saudade ate hoje, o G4 Cren dos PADI! o G5 depois dos recalls se tornou um excelente carro e o G6 tenta copiar isso do g5 (que na verdade é G3) windows lançou o o 98 excelente, depois veio o 2000 que windows ruim, ai veio o Xp que mudou a cabeça de muita gente, ai veio o vista que era um peso que só vendo ai veio o 7 e recuperou a fama da microsoft, agora lançaram o 8 que ainda n sei como vai-se sair.. Tem muitos furos, mas engraçado como os lideres sofrem para manter tal posto e mesmo assim ainda recebem pesadas criticas.

      Excluir
    9. "J",
      O Gol nasceu para substituir o Fusca, é um "pé de boi" e cumpre bem essa função. Vende bastante, os frotistas compram muito, enfim, tem muita gente que gosta.

      Agora, quando comparam o Gol com Onix e HB20, aí a coisa muda, pois o nível de exigência do consumidor sobe.

      Tanto isso é verdade, que em todos os comparativos desse blog entre Onix, HB20 e Gol, deu Onix.

      Tem uma matéria sobre o Novo Gol, o tal de G6 que mostra o esforço da VW em tentar dar uma melhorada no Gol e isso é válido, mas como o próprio Fábio já escreveu por lá:

      "O bom de tudo é que tanto Onix quanto HB20 são ótimos carros, e AMBOS estão anos luz à frente do que tínhamos até então (Gol e Palio)."

      Acho que o Fábio falou tudo.

      Excluir
    10. Acredito que um dos grandes problemas dos consumidores brasileiros atualmente seja sua preocupação com o design, a maioria dos consumidores escolhe o carro pelo design e não por seus atributos! Um absurdo... Se parassem um pouco de se preocupar com os preços dos carros e começassem a se preocupar com suas qualidades com certeza nós seriamos mais "valorizados"!
      Já que nos comparamos tanto com os E.U.A. vamos comparar o Impala carro horrivel da G.M. vendido como Premium, Crow Victoria Ford, Elantra Touring Hyundai, Sedona Kia, Juke Nissan, MKT Lincoln, Land Cruiser Toyota, DTS Cadillac, Lucerne Buick, entre outros!

      Excluir
    11. Não acredito que o brasileiro valoriza tanto assim o design. Se isso fosse uma realidade, o Gol não seria o carro mais vendido do Brasil.
      O que está mudando é que uma grande parcela de consumidores brasileiros, essa sim, mais exigente e que compara muito antes de comprar, prefere carros mais modernos, seguros e atuais do que os velhos líderes já obsoletos e ultrapassados.
      O Gol, por exemplo, vende 300.000 unidades por ano e nem 10% desse total sai de fábrica com air bag e abs.
      Fechar os olhos para a segurança, item muito mais importante que o design? Isso sim é um absurdo!

      Excluir
    12. O etios top mostra ser um basta carro na hora de dirigir!!!
      O seu principal problema é o design tanto interior quanto exterior O acabamento interno não é ruim, ele só não tem estilo moderno
      a toyota pecou na falta de retrovisor elétrico, computador de bordo, e detalhes básicos como acabamentos
      e o ar condicionado de série nem que subisse para uns 33000 com o ar e direção!!
      Mas o etios e um bom carro faça um teste drive que muitas opiniões irão mudar!!

      Excluir
  2. A questão é que por esse preço ou por menos que isso talvez os compradores do Uno tenderiam a mudar para o Etios.

    Portanto, acho que sim, apesar da baixa qualidade do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM ETIOS XS 1.0 COMPLETO POR R$35.000,00 É COMPETITIVO?

      Vamos lá, um HB20 1.0 COMFORT PLUS (com áudio) custa R$34.990.00.
      Um Onix LT 1.0 (com ar e My Link) custa R$34.990.00.

      Não vejo competitividade do Etios 1.0 nessa faixa de preço.

      Pelo mesmo preço, acho que a maioria dos consumidores ainda ficaria coma a dupla Onix e HB20.

      O Etios precisa buscar o consumidor que não se importe com suas características (que não agradam a maioria) mas que busca um carro compacto completo mais barato.

      O ETIOS XS 1.0 COMPLETO POR R$35.000 NÃO É COMPETITIVO, SERIA POR R$30.000,00.

      Excluir
    2. Por R$35.000,00 não, jamais. Por 26, talvez.

      Excluir
    3. Um Etios XS 1.0 COMPLETO por R$26K? Acho MUITO DIFÍCIL!
      Por esse preço eu tapo os olhos e fico na fila para comprar o Etios.

      Excluir
    4. É, seria esperar demais por um completo.

      Mas César, tô pra te falar que se a Toyota quiser vender este carro, vai ter que rebolar. É baixar o preço e colocar o máximo de opcionais possível.

      Excluir
    5. Pelo que tenho visto, a tática da Toyota, por enquanto, está sendo investir muito em propaganda para tentar alavancar as vendas do Etios.

      Se não der certo, acho que o próximo passo vai ser reduzir os preços.

      Nenhum fabricante consegue ficar com capacidade ociosa por muito tempo.

      Excluir
  3. Não fui ver o Etios ao vivo, mas aparentemente, por fotos de boa definição, nada de especial ou impactante. Um interior particularmente feio, painel de plástico rígido sem injeção de EPDM e bastante carga mineral, diria que a partir de 25%, mas nada que possa equipará-lo a tranqueiras chinesas. Os tecidos aparentam melhores do que os do Palio II ou Fiesta Rocam <2010.

    O que não entendi foi a falta de regulagem de altura dos bancos e achei interessante o uso de defletor no parachoque dianteiro, coisa que vemos em carros europeus. O March vendido em países desenvolvidos ainda o tem, assim como o Clio II. O Fiesta Sedan MK6 >2007 também possuía um. É um detalhe pequeno que faz uma enorme diferença na aparência do carro.

    Como não conheci o Etios ao vivo, repito, posso mudar de opinião. De qualquer modo, falam tanto de "compra racional", não há nada de racional em comprá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Poderia ser vendido por R$19.990 na versão 1.5 completa, ainda assim iriam reclamar. Brasileiro gosta mesmo de carro bonitinho mas ordinário e se sujeita a pagar 36 mil em um HB20 1.0 sem freios ABS apenas por causa do design, interno e externo. Não sou consumidor de carros populares mas caso fosse o Etios seria minha primeira opção. Não quero carro bonito para ser invejado, quero carro bom, seguro, com mecânica inquebrável e a alta qualidade da Toyota que não é encontrada na maioria das marcas "endeusadas" no Brasil, das "comuns" apenas a Honda se equipara a Toyota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas as marcas endeusadas no Brasil hoje são Toyota e Honda... e sempre dizem o que você escreveu.
      Apesar de que não vejo essa qualidade toda que vocês citam.
      Carro em que as peças não tem qualidade são os chamados de entrada. Tirando meus dois primeiros carros que tive, que eram de entrada e velhos, os outros que tive, médios, nunca me deram problema. Nunca quebraram e nunca tive dor de cabeça.
      E carro pra mim tem que ser bonito por dentro e por fora... senão não irei me sentir bem. Isso não é por causa de mostrar pra ninguém não... é porque gosto de ver coisa bonita e com qualidade. Sou caseiro e muito reservado.
      Não tenho coragem de comprar carro feio... vou ficar triste e frustrado.

      Excluir
    2. RSX, para, né... Isso é fanatismo pela Toyota.

      Toyota é uma marca como qualquer outra. Se é tão boa como você pensa que é, então me explica a péssima qualidade geral do Etios.

      Ter um carro que parece incompleto é sinônimo de alta qualidade? Um carro que já vem de fábrica com portas desalinhadas, sem tinta no cofre do motor, tecidos dos bancos de péssima qualidade e com ISOPOR na coluna das portas dianteiras?

      Se isso é "alta qualidade" para você, então não existe carro ruim neste mundo.

      E eu já disse: o problema do Etios não é a simplicidade ou o design. É a FALTA DE QUALIDADE.

      Vamos ser realistas e parar de fanatismo.

      Excluir
    3. Eu ainda não tive o desprazer de ver esse isopor nas colunas... acho que vou rir muito, no dia, procurando por isso rsrs
      Até hoje só o vi rapidamente... não tive tempo, e nem quis, olhar muito pra esse monstrinho.

      Excluir
    4. Vou dar uma aliviada no Etios porque esse já levou muita pancada por aqui.

      Nosso colega RSX tem razão quando aponta a falha da Hyundai em vender o HB20, SEM FREIOS ABS, na maioria das versões 1.0. Lamentável!

      Excluir
  5. Diogo Henrique

    A toyota começou errando já na estratégia de preços, ao anunciar o básico a R$35.000,00. Então, quando a melhor montadora - DO MUNDO! anunciou o preço do HB, que é inquestinável e infinitamente mais bonito que o Etios anunciou seus preços a toyota reduziu o preço ... quer dizer, depenou o carro e consegui chegar, sem muito sacrifício aos R$29.990,00. Semana retrasada, fui num desses "feirões multimarcas" e fiz um teste drive com o carro, embora sem vontade nenhuma considerando o design externo. O carro transmite solidez e fechando-se os olhos até agrada. O painel central não é difícil de visualizar, mas visualizá-lo não é agradável. Parece que colaram um adesivo como grafismo. Eu dirigi a versão X, sem conta giros ... tecido dos bancos parece o dessas capas que camelô vende, um plástico claro tosco, rebarbado ... esses detalhes matam. Tem virtudes, bom resultado em testes de colisão - e isso é primordial. Entretanto eu, assim como muitos, prefiro pagar alguns reais a mais por um veículo equipado com os mesmos equipamentos de segurança e melhor acabamento. E acabamento melhor qualquer carro nessa faixa de preço tem. NÃO PAGO O LOGO DA TOYOTA NÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, só uma coisa...

      Hyundai é uma boa marca, concordo... O HB parece ser um ótimo carro, concordo...

      Mas melhor montadora do mundo? Desculpe, mas não é mesmo.

      Hyundai tem falhas também, assim como qualquer outra montadora.

      Excluir
    2. Os carros asiáticos tem uma longa estrada ainda para serem os melhores do mundo. Mas estão no caminho certo.
      Eu prefiro os carros da Kia e Hyundai do que Toyota e Honda, hoje em dia.
      Mas as coreanas ainda necessitam arrumar o fornecimento de peças no nosso país. Faz um bom tempo que já estão aqui, e às vezes por causa de batidas bobas, você precisa esperar de 3 a 6 meses pra poder rodar com seu carro novamente. Por causa disso, pensaria muito pra ter coragem de comprar um veículo delas.
      E agora é analisar o comportamento do pós-venda do Hb20

      Excluir
    3. Claudio,
      Falando em pós-venda e confirmando esse problema das coreanas que você citou, quando fui ver o HB20, uma das coisas que me preocupou foi a oficina de manutenção e estoque de peças.
      Moro em uma cidade de 300.000 habitantes, no interior de SP.
      Só tem uma CSS da Hyundai por aqui e o que vi na oficina em equipamentos e mecânicos foi de cair o queixo.
      A CSS está muito bonita para vender carro, agora, para fazer manutenção e vender peças ... NOTA ZERO!
      Por aqui, a oficina da Hyundai só tem capacidade para fazer as revisões periódicas e olhe lá.
      Concordo, esse aspecto precisa ser levado em consideração antes da tomada de decisão pelo consumidor.
      Fazer o consumidor esperar de 3 a 6 meses por uma peça de reposição é uma falha gravíssima de logística. Eu não espero.

      Excluir
  6. calma etios vai reagir,vamos apostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, né... Piorar não tem como.

      Excluir
    2. Senão baixar esses preços, acho quase impossível as vendas reagirem.
      Só acredito na versão sedan... pois já ouvi as pessoas, acima de 50 anos, dizendo que acham lindo o Logan. Não é à toa que esses carros parecem ter saído dos anos 80... então quem era jovem naquela época e não evoluiu a cabeça pros designs mais modernos, preferem estes modelos.

      Excluir
    3. o etios é um querido,cabio automatico e faz 23 por litro.😉

      Excluir
  7. Diogo Henrique

    Man ... você não entendeu ...rs
    Quis ser irônico, colocando a melhor montadora - DO MUNDO! por causa das propagandas da hyundai ...rs
    Sei que a hyundai está longe de ser a melhor, aliás, até pouco tempo atrás, era motivo de chacota nos EUA ... até mesmo no seriado FRIENDS aparece o deboche com a montadora.
    Realmente tem muitos defeitos ... até o i30, que conheço muito bem, está cheio deles.

    ResponderExcluir
  8. O Etios está "micando" no Brasil simplesmente porque é horroroso por fora e medonho de feio por dentro, mal-acabado e com materiais ruins. Aquele horrível painel central não é do gosto do brasileiro, além de perigoso por desviar a atenção do motorista. A Toyota exagerou na dose de economia, subestimou o consumidor brasileiro e ainda teve o azar de ver a chegada do HB20 e do Onix na época do seu lançamento. Vai dar uma "queimada" parcial na boa imagem da marca. Bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você ou ela ( Toyota )revisa esse lixo e, nem adianta diminuir o preço, não vai vender ou sai de fininho. Esse carro não passa de 1000 unidades mês vendidas.

      Excluir
  9. Até agora não consegui conformar-me como a Toyota pode aprovar esse Painel no centro do carro, antes do lançamento achei que iriam corrigir e colocar no lado certo, mas quizeram ser diferentes... hoje também noto aquela duas bocas de saída de ar tb. no meio do painelque parece uma gambiarra. Enfim é notório que isso tudo não é ingenuidade da Toyota, parece mais que alguns trabalham contra e infelizmente estão tendo sucesso em micar este produto que poderia fazer sucesso sem pequenos trabalhos contra.

    ResponderExcluir
  10. Bom o problema sem menosprezar os indianos é que a Toyota achou que nós Brasileiros irámos comprar essa coisa chamada Etios, independente da qualidade do carro ele é feio, mau resolvido, mal acabado e caro para o que entrega, ou será que vocês pagariam só por ser Toyota. Bem feito, nós já estamos aprendendo a valorizar o suado dinheiro e, a Toyota se deu mal achando que iria empurrar garganta aabixo esse lixo, desculpem mais esse carro é um lixo, falo por propriedade pois fui ver de perto. Por fora, horrível, por dentro horroroso, a única coisa que salva realmente é a dirigibilidade e a boa relação do câmbio com o motor, fora isso é uma piada de mau gosto. Só pra constar, depois de teste Drive com o Etios, HB20 e Ônix optei pelo GM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, o Etios foi uma tremenda mancada da Toyota.
      E pensar que eles poderiam ter trazido o Yaris para o Brasil.
      Tb testei HB e Onix e fiquei com o GM. Carrão!

      Excluir
  11. Equipar o Etios com motor 1.0 é ir de vez na contra mão do mercado. O Etios 1.0 uniria tudo o aquilo que o brasileiro não quer, carro com motor 1.0, com acabamento pobre, estilo estraho/antiquado, e "novidades" que não empolgam, para quem lembra: Mercedes Classe A - mico, VW Polo (Classic e o novo)- mico, GM Prisma (quase mico, muito caro para pouco carro), Renaut Symbol (ou seria New Clio Sedan?)- mico, são vários exemplos onde o nome do fabricante não salvou o carro embora alguns projetos ou propostas fossem bons.
    Infelizmente a Toyota só resta uma saida, pedir desculpas e reestilizar o Etios (por dentro e por fora) o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente com esse carro, a Toyota deu um tiro no próprio pé...

    uma fábrica novissíma pra produzir essa coisa.

    ResponderExcluir
  13. A Toyota me decepcionou, meu pai possui um Corolla e eu um Honda Fit, com o lançamento do Etios a Toyota manchou a fama que os carros japoneses possuem. O Nissan March, apesar das vendas pouco expressivas (devido a sacanagem que o governo fez de sobretaxar carros importados) possui acabamento e designer superiores.

    ResponderExcluir
  14. A Toyota me decepcionou, meu pai possui um Corolla e eu um Honda Fit, com o lançamento do Etios a Toyota manchou a fama que os carros japoneses possuem. O Nissan March, apesar das vendas pouco expressivas (devido a sacanagem que o governo fez de sobretaxar carros importados) possui acabamento e designer superiores.

    ResponderExcluir
  15. Se o ETIOS é tão ruim assim, porque que a nota média dele fica acima dos 9.0 pontos? Alguém sabe porque isso acontece? É simples, é porque o carro é otimo!!!

    ResponderExcluir
  16. Comprei um Etios X, paguei R$ 36,000 e estou muito satisfeito com carro. Excelente.

    ResponderExcluir
  17. É divertido ver o esforço dos que compram esse resto de carro (daí vem o nome Restios) pra tentar justificar o dinheiro perdido na compra e no que ainda perderá na venda.

    É obvio que as vendas desse carro estão e sempre estarão em baixa, é demais querer que isso venda bem, é falta de bom senso achar que tem tanto trouxa assim.... por favor toyota.

    ResponderExcluir
  18. quanto anonimo falando,(eu tb, rs) provem um toyota, ai veram o que e carro,

    ResponderExcluir
  19. O painel desse carro é assim mesmo ??? Parece tá tudo fora do lugar.

    É importado lá da china ???

    ResponderExcluir
  20. não gostei fiquei muito comprei o ettios e quando vi isopor o mundo dessabou en cima da minha cabeça!!!!!!!! desepicionada e arependida!!!

    ResponderExcluir
  21. Por este preço de 26.000 mil quero comprar um Etios me lg 41 99347074

    ResponderExcluir
  22. Pô, eu não entento de carro como vocês e entrei aqui pra saber justamente essas opniões. A conclusão que chego e que o tal Etios e uma bosta, tava até afim de comprar um . Mas depois do que vi aqui nem vou perde meu tempo para ver o carro. Fico com o Hb20 correano mesmo. Legal o blog, o povo aqui entende de carro. Tchau, tchau...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem