Levando em consideração as fracas vendas do Toyota Etios, o nosso colega César sugeriu que fizéssemos um artigo comparando o Toyota Yaris (carro compacto da Toyota vendido em países desenvolvidos) com o Toyota Etios (hatch compacto da Toyota vendido em países pobres). Portanto, aqui está ele.
Toyota Yaris - o hatch compacto da Toyota para países desenvolvidos |
O fato é que a Toyota adotou uma estratégia de mercado diversa do que fez, por exemplo, a Hyundai, que optou por trazer para o Brasil um hatch compacto - Hyundai HB20 - que é, inclusive, superior ao que ela vende na Europa, que é o Hyundai i20.
Toyota Etios - o hatch compacto da Toyota para países "emergentes" |
Isso faz sentido, já que esse segmento de hatchs de entrada é o mais disputado do mercado brasileiro - que é um dos 4 maiores do mundo. Assim, se uma empresa quiser ter sucesso aqui, precisa dispor de seus melhores produtos.
Toyota Yaris - o hatch compacto da Toyota para países desenvolvidos |
Toyota Etios - o hatch compacto da Toyota para países "emergentes" |
É isso que fez a Hyundai com o HB20, e também foi a estratégia da Chevrolet com o Onix, mas não foi a da Toyota, que trouxe o seu "time reserva" para estrear no segmento de compactos, no caso o Toyota Etios.
Toyota Yaris - o hatch compacto da Toyota para países desenvolvidos |
Toyota Etios - o hatch compacto da Toyota para países "emergentes" |
É claro que o Toyota Yaris, por ser um carro mais sofisticado tanto do ponto de vista construtivo quando de acabamento, provavelmente teria que ser lançado a um preço mais elevado que o Etios, ou as margens de lucro teriam que ser reduzidas.
Toyota Yaris - o hatch compacto da Toyota para países desenvolvidos |
Toyota Etios - o hatch compacto da Toyota para países emergentes |
Dados comparados
O Toyota Yaris é vendido no Chile em duas versões de carroceria (hatch e sedã), cinco versões de acabamento e duas opções de motores 1.3 de 85 HP e 1.5 16V com 108 HP (este apenas na carroceria sedã), que podem ser associadas com transmissão automática ou manual. A tabela de preços do Yaris Hatch no Chile é a seguinte:
Yaris 3 portas 1.3 XLi Mec: 6,99 milhões de pesos (2 Airbag) (R$30.812 reais)
Yaris 3 portas 1.3 GLi Mec: 7,59 milhões de pesos (2 Airbag) (R$ 33.457 reais)
Yaris 5 portas 1.5 XLi Mec: 7290 mil pesos (2 Airbag) (R$ 32.135 reais)
Yaris Sport 5 portas 1.3 GLi Mec: 7990 mil pesos (2 Airbag) (R$ 35.221 reais)
Yaris 5 portas 1.3 GLi automático: 8590 mil pesos (2 Airbag) (R$ 37.865 reais)
Dimensões
O Toyota Yaris hatch mede 3.885 milímetros de comprimento (3.780 mm do Etios), 1.695 mm de largura e 1.515 mm de altura. Na comparação de porta-malas, o do Yaris comporta 286 litros, contra 270 litros do Etios Hatch.
Conclusão
A julgar pela importância que o brasileiro dá ao design, e pelo resultado que o Toyota Etios vem alcançado no mercado brasileiro, é provável que tivesse a Toyota lançado o Yaris no lugar o Etios, a posição da Toyota no segmento estaria mais reforçada.
Meu Deus... Comparar a porcaria do Etios com o Yaris é como comparar estrume de cavalo com sorvete de baunilha!
ResponderExcluirSó de bater o olho nas fotos, percebe-se que o Yaris é BEM superior em qualidade.
SE a Toyota fabricasse o Yaris por aqui, mesmo que simplificando os materiais para reduzir os custos, mas mantendo a qualidade de montagem e um acabamento decente, ainda assim seria um carro melhor do que o Etios.
Mas como a empresa é arrogante e pensa que nós somos idiotas, lançou o Etios aqui em "Terra Brasilis"...
Lamentável.
Se a Toyota promover uma reestilização no Etios, colocando uma frente, traseira e painel "inspirados" no Yaris, acho que as vendas do Etios decolam, pois o carro é bom, isso não há dúvida.
ExcluirE não se esqueça que a Toyota também deveria melhorar o acabamento e a construção dele...
ExcluirPromover reestilização no Etio?!! Agora?!?! O carro acabou de ser lançado. O filme de lançamento do carro ainda está rolando nos intervalos comerciais.
ExcluirA Toyota c.... em lançar esse Etios. O carro é feio de mais. É um misto de coisa ruim com Deus me livre. Traseira do Picanto (antigo) com a frente do Logan, dois carros que não deram certo. Ai vai a Toyota e junta tudo. Ta querendo medalha.
VERDADE, VERDADEIRA!!!
ExcluirOs dois são horríveis. #fato
ExcluirPorcaria do Etios?
ExcluirO Etios tem aquele painel estranho? Tem. Mas vejam por exemplo o Etios 1.3 nos 60 mil da Quatro Rodas. Atualmente com 10 mil km rodados e sabem quais os problemas? Rosca! Isso mesmo, zero! Nada consta!
O bonitão que falou que é porcaria diga um carro 0km na mesma faixa de valor que teve a mesma performance nesse teste? Me diga ai.
Verifique ainda os comentários de revistas especializadas sobre dirigibilidade e suspensão do carro e compare com seus rivais no mesmo valor, que tem painel bonitinho, mas são carros realmente ordinários, descartáveis.
Dá uma olhada no "Reclame Aqui", busque por reclamações à Toyota. Irá encontrar, mas irá verificar a grau de satisfação pós-reclamação. Faça o mesmo para Fiat, GM, FORD, NISSAN, chinesas. Fazendo isso vai entender o que é o pós-venda Toyota. E o painel estranho vai ficar lindo. Agora se vc quer carro descartável, é o que mais tem no mercado e a maioria com painel bonito.
Ah! Não esqueça de checar a segurança REAL do carro que tem o painel bonitinho. Procure pelos crash-tests.
Fui um dos primeiros a comprar o HB20, bati o carro com menos de 2000km e levei a CC. Levou 90 dias para ficar pronto e o valor cobrado dava para comprar um novinho. Como não consegui pagar a fatura, entreguei o caro por R$2.500 para CC. Agora estou de bus novamente e sem dinheiro.
ExcluirSe arrependimento matasse???? Se fosse outra marca não pagaria nem 6.000 reais pelo conserto, mas HB deve ser HB... Ah, não tinha seguro.
Qual carro voce possui? Por acaso é um fiat 147?
ExcluirDesculpe por só ler seu depoimento agora mas... Quantos Etios já venderam e quantos Chevrolet ou Fiat ou Ford já foram vendidos...A conta é simples!
ExcluirSe apenas UM Etios der problema já serão 30% de consumidores insatisfeitos!!! Kkkkkk
E tem mais, a Toyota extinguiu a Fielder que foi o melhor carro que ela já fabricou porque não vendia bem (1500 carros por mes)... e essa porcaria vende 1300 1500 carro e tão gastando rios de dinheiro em propagenda!
#saiforaetios!!!
Senhor jovem
ExcluirLamento, mas o Etios é o melhor carro que já comprei (já tive ecosport, polo, fox, palio.....) Concordo que o carro é feio, mas em questão de motor, dirigibilidade, economia, pos venda...não tem igual!!!! Amolece o coração e vai fazer um test drive.
Nossa, desculpa, sem querer defender nenhuma marca, mas comparar Etios com o Polo é um disparate!! Etios é um carro desenvolvido para país emergente. Se a Toyota teve coragem de colocar esse painel central porque é mais barato pra eles despacharem o carro pra Índia e África do Sul, que utilizam a mão-inglesa (é só trocar o volante de lugar, sem aumento de custo), o que dirá de todas as peças internas, que nem podemos ver. Devem estar utilizando o que há de pior... desculpe se você comprou, mas não há como negar que você caiu numa armadilha da Toyota, que acha que todo brasileiro é estúpido o suficiente pra não exigir qualidade nenhuma em nada.
ExcluirImagina se a moda pega e os outros fabricantes começam a colocar esse painel no meio! Deveríamos boicotar esse carro, isso sim... pra Toyota tomar vergonha na cara. Vai ver se a Toyota tem coragem de vender esse lixo em país desenvolvido... enquanto brasileiro continuar lixo, é claro que eles vão continuar empurrando lixo pra gente...
Voce e muito mal informado em questao de qualidade e conhecimento especifico com relçao a Toyota,vc deve ter um UNO GOL PALIO KKK amigão dar sua opinião e valido ate porque somos livres para dizer o que queremos,mas não seja ignorante em falar do que não sabe,o carro e superior em qualquer um do segmento de carros compacto ou seja popular para quem nao sabe,agora tudo bem naõ e um carro bonito mas qualidade ele tem de sobra,o carro ja vem de serie;AIR BAG ABS E EBD td bem agora e obrigatorio mas qd foi lançado estava a frente de todos.
ExcluirA Toyota é a maior montadora do mundo. Não iria queimar o seu filme lançando uma porcaria no mercado. O Etios tem um perfil, simplicidade e economia de combustível. Os cara simplesmente conseguiram fazer um motor 16V obter Torque máximo a 3.100 rpm. A condução é suave e o carro parece que tem mais cilindrada. Em termos de comparação do conjunto mecânico (câmbio e motor) não tem concorrente no Brasil. Se você quer forma e acabamento procure Chevrolet e Fiat. Se quer conteúdo e durabilidade procure Toyota e Nissan.
ExcluirMeu filho tem um nissan march 1.6 SV 16v 2011/2012 com 54.000KM rodados. Faz 11.7km/l na cidade e com ar. Precisei leva-lo à concessionária até agora apenas 2 vezes. Uma para trocar a bateria (50% de desconto na nissan) e um problema no pedal da embreagem que foi coberto pela garantia de fábrica. Eu compraria um Nissan ou um Etios, pois ambos são extremamente confiáveis.
ExcluirEtios, HB20? Não. Nenhum dos dois. Eu fico com o Onix, poderia dizer até um New Fiesta (hatch).
ResponderExcluirO Etios é medonho e o HB20 é bonitinho, mas é caro e ta com fila de espera de 90 dias! Ou seja, quem ta comprando agora, ta pagando CARO pela novidade. O fumo vem depois na hora de vender, pois novidade não dura muito. E mesmo os carros da Hyundai que são bons de revenda, mas não fazem milagre.
Sergio,
ExcluirSem dúvida, na relação custo x benefício o Onix ganha do HB20 e foi meu escolhido.
O New Fiesta Hatch virá forte para tentar ocupar um lugar entre os 10 mais vendidos.
Essa briga promete!
Amigo, estava lendo que Onix está com fila de espera maior que do HB20. Além disso, Onix é a cara do Gol G5. Portanto, sua análise é furada.
ExcluirGol G5 piorado, né? Onix tem acabamento e montagem inferiores se comparados a HB e ao próprio Gol...
ExcluirOnix pior que G5? Isso é piada de dono de Gol!
ExcluirComparar Gol com Celta e Agile, tudo bem, agora, comparar com Onix?
Não posso levar a sério um carro que não tem air bag e abs na maioria das versões vendidas para ficar mais baratinho e vender bastante.
Eu sobrevivo sem o indicador de temperatura do Onix, mas não sei se os donos de Gol sem air bag e abs podem dizer o mesmo em caso de acidente.
SEGURANÇA NÃO É OPCIONAL!
"Baratinho"? Gol não é barato, Onix não é, HB não é... Nenhum carro neste país é barato.
ExcluirCésar, se fosse assim como imagina, então os carros chineses devem ser ótimos pelo seu ponto de vista... São completos, mas no caso de uma batida, nem o airbag, tão apregoado pelos chineses como "vantagem", vai salvar. Só ver o crash-test do J3 no site do LatinNcap. Foi pior do que muitos carros sem airbag, tais como Palio, Gol, Sandero...
E por esse seu pensamento também, o Etios também deve ser um ótimo carro... Você já demonstrou claramente que tanto se importa com a qualidade geral, que você também criticou bastante ele.
E comparar Gol G5 com Celta? A plataforma do Celta é MUITO inferior à do Gol, com espaço lateral péssimo e a ergonomia dele é simplesmente uma porcaria, com o volante torto pra esquerda. Gol G4 eu concordo, é uma caca também... Mas o G5 é muito superior ao Celta. É que nem comparar cocô de cavalo com chocolate suíço.
E mantenho o que disse sobre o Onix. Se ele é mais equipado de série do que o Gol, é outro papo. E sobre a QUALIDADE geral, como eu disse anteriormente, o Gol é superior sim. Não entrei no mérito dos acessórios.
Não tô dizendo que a VW tá certa em manter essa política de carros pouco equipados, mas sim em QUALIDADE de construção e acabamento dos carros a VW é muito superior à GM, me desculpe a sinceridade.
Pra mim, não há milagres. As montadoras dão acessórios, mas ao mesmo tempo que fazem isso, economizam por outro lado. Onix com bom acabamento? Desculpe, não tem MESMO. Como eu disse, só Cruze e Sonic se salvam de terem um mau acabamento na linha GM, porque o resto...
E posso lhe garantir que encontro uma porção de falhas de acabamento e construção no Onix que muitos sequer enxergam. Assim como posso lhe apontar vários defeitos no Gol que muitos também não veem...
E já que tocou no assunto de equipamentos, vamos ver... Um Gol Trend 1.6, com os mesmos equipamentos de um Onix LT 1.4, sai por por volta de 38k. Não consegui entrar no site da GM para configurar um Onix LT 1.4 pra ver quanto sairia, mas acredito que não fique tão fora disso.
"Mas o Onix é mais barato". Concordo, acredito que seja mesmo. Mas tem motor 1.4, com torque menor e qualidade geral inferior. A GM equipou mais o carro? Sim. Mas economizou em acabamento e construção. Afinal, é preciso ter um diferencial quando se tem um concorrente como Gol e HB, o preço...
Para falar a verdade, tanto Gol quanto Onix são igualmente caros. Caro por caro, na compra quase sempre o gosto pessoal prevalece...
Abraços
O GOL NÃO É SUPERIOR AO ONIX EM ACABAMENTO, QUALIDADE GERAL E CONSTRUÇÃO, NEM AQUI, NEM NA CHINA!
ExcluirA SUA percepção de "qualidade geral" é muito diferente da minha, de milhares de compradores e de toda a imprensa especializada desse país que elogiou muito o acabamento do Onix. O ACABAMENTO E A QUALIDADE GERAL DO ONIX SÃO MUITO BONS para a categoria dos compactos.
Sua opinião é válida, mas, entenda, essa percepção de acabamento do Gol e do Onix refletem apenas seus valores pessoais e FOGEM MUITO DA MÉDIA DA POPULAÇÃO e até dos comentários desse blog. Como ninguém é dono da verdade, entendo que a opinião da maioria e de toda a imprensa especializada deve estar mais próxima da realidade.
Relação custo x benefício, quando feita de forma IMPARCIAL, detalhada, o Onix venceu todas as comparações com o Gol e o HB20, é só dar uma lida nas matérias desse blog.
SEGURANÇA PARA MIM É FUNDAMENTAL, mais importante que mínimos detalhes de plásticos e encaixes, dessa forma, não oferecer air bar e abs NA MAIORIA DAS VERSÕES coloca o Gol na categoria de Celta, Agile e todos os demais carros sem esses itens de segurança.
AIR BAG E ABS são tão importantes que são obrigatórios em todos os países de primeiro mundo e também serão obrigatórios no Brasil a partir de 2014.
Aí sim, concordo, comparar o Onix (air bag e abs de série em todas as versões) com o Gol (vendido sem air bag e abs em quase todas as versões) é como comparar "cocô de cavalo com chocolate suiço". Sem chance. SEGURANÇA NÃO É OPCIONAL!
A VW vende mais de 300.000 Gol por ano!
Desses aí, no máximo 10% sai de fábrica com air bag e abs, ou seja, a cada ano, 270.000 Gol são vendidos sem air bag e abs (para ficar "baratinho" e vender bastante), deixando como OPCIONAL a segurança dos motoristas e passageiros. ISSO É DAS AUTO!
Qual era o grande problema do Onix mesmo?
Mínimos detalhes de plásticos e encaixes?
Acho que os donos de Onix vão sobreviver com esses GRANDES PROBLEMAS e espero que os motoristas dos milhares de Gol (sem air bag e abs) que rodam por aí também tenham sorte em caso e acidente.
FALA SÉRIO!
Abraço.
Man,
ExcluirPelos seus comentários, você valoriza muito a escola alemã de carros, então vamos lá!
Se ainda tiver alguma dúvida sobre a importância do air bag e do abs, experimenta exportar um Gol sem air bag e abs lá para a Alemanha para ver o que acontece.
O GOL NEM SAI DO NAVIO, afinal, "ALEMÃO NÃO É BOBO".
Como eu disse antes, não aprovo essa política da VW. Mas pagar 40k num carro com acabamento e qualidade geral do Onix... Bem... Isso é de cada um. Eu não pago.
ExcluirMas que fique bem claro uma coisa: "não pago" é diferente de "não vale".
Mas existe Onix na Europa? Não, né? Vamos ver... O braço europeu da GM é a Opel. E a Opel não se destaca em nada por lá, nem mesmo em sua terra natal, por sinal, a Alemanha.
O Corsa D, europeu, é um carro globalmente bem superior ao Onix. E é referência no segmento? Leio revistas automotivas europeias com certa frequência e nunca vi nenhum Opel ganhar algum comparativo. Em construção e qualidade geral (coisa que europeu dá MUITO valor também, por sinal), Opel perde feio para a Ford e a VW... Só ganha em preço, porque é mais barato. A Opel é considerada por lá uma montadora "below average".
E o que dizer do Onix? Com os defeitos de acabamento que tem, duvido muito que seria um carro que também fosse aceito por lá. Como eu e você já dissemos: "ALEMÃO NÃO É BOBO"...
"Ah, mas a VW brasileira já exportou o Fox por lá e foi um fiasco." E foi mesmo. Aliás, nem sei como a VW conseguiu exportar àquela aberração que eram os primeiros Fox, com àquele interior medonho. Fiasco merecido, por sinal. Provavelmente foi por conta disso que a VW mexeu no interior do carro, já que muita gente (brasileiro também) descia a lenha naquele painel vagabundo.
Tanto é que hoje o Fox é um carro superior e que matou o Agile nas vendas. Eu não gosto do Fox ainda assim (aliás, nunca gostei), mas é um carro globalmente superior ao Gol, Onix e HB, tanto de categoria, como em materiais utilizados. Se acabamento é apenas detalhe e coisa que não se dá muito valor, então praticamente não existiriam carros considerados ruins na Europa.
O Gol é um carro que não seria aceito na Europa, verdade. Até porque o europeu, sobretudo nos mercados mais exigentes como o alemão (maior mercado automobilístico europeu), não aceita muito bem algo mais simples do que o Polo. Ah, a VW tem o Up! como carro mais em conta por lá, mas Polo, Golf e Jetta vendem mais...
E o Polo 6R, é BEM melhor do que o Polo 9N, vendido aqui. E comparar Gol com Polo 6R, aí sim, é comparar cocô de cavalo com chocolate suíço.
Mas estamos em "Terra Brasilis". E a maldita da VW não bota airbag e ABS de série no Gol. Por quê? Porque simplesmente o mercado não exige. E duvido muito que a GM também colocasse esses equipamentos no Onix se não fosse a lei que entrará em vigor em 2014. Como falta pouco mais de 1 ano para que a lei entre em vigor, entendo que foi uma questão de já estar em conformidade.
Nunca contestei nos meus comentários as utilidades do ABS e airbag... São inquestionáveis. Repito: eu não estou dizendo que a VW tá certa em não oferecer isso de série nos carros.
E caso a GM não colocasse ABS e airbag no Onix e nem a Hyundai nos HBs, duvido muito que não venderiam como pão quente, como vendem hoje. Venderiam do mesmo jeito... E talvez você compraria o carro mesmo assim.
Ainda sobre o acabamento... Você conhece a expressão "a primeira impressão é a que fica?"
O que você diria ao entrar num carro zero km com acabamento ruim, cheio de rebarbas, plásticos mal-encaixados e já com vários riscos nos forros das portas? Pois é, foi essa a impressão que tive do Onix...
Se a qualidade aparente dessas "coisas simples" é dessa forma, e o restante do carro? Quem garante que motor, suspensão e câmbio também não seguem a mesma qualidade?
Com uma qualidade aparente assim, você não concorda que é arriscado morrer numa grana preta num carro?
"Ah, mas Gol teve recall de motores e de um monte de coisas."
Teve mesmo. E isso foi cagada feia da VW. Mas nenhuma montadora escapa disso, nem mesmo a GM. Só ver um recall do Sonic nos EUA... Algumas unidades saíram SEM os discos de freio da linha de montagem.
E ainda não mudo nem uma vírgula sobre o que disse sobre o Onix.
Abraços
Ah, sim.
ExcluirSó complementando... As falhas que encontrei no Onix não se resumiram em apenas uma unidade, mas em duas, sendo que a outra unidade sequer estava no showroom, mas estacionada no pátio interno da concessionária e que havia acabado de chegar da fábrica.
Controle de qualidade bom o da GM, né?
Mais uma:
ExcluirQual foi a montadora que quase faliu recentemente? E tanto por má administração quanto por conta de vários produtos que os consumidores rejeitaram?
E, segundo uma notícia que vi não há muito tempo neste blog, estaria com risco de falir novamente por conta das baixas vendas em certos segmentos...
Acho que não foi a VW, César...
Qualidade geral à primeira vista é importante sim. Quando não se tem, acontece isso...
Man,
ExcluirPode ficar repetindo até o final dos tempos e batendo o pé o quanto quiser (e até engraçado), afinal, a boa qualidade geral do Onix foi testada e aprovada por testes comparativos em todas as revistas especializadas e SUPEROU O GOL EM TODAS ELAS. FATO!
Falando em controle de qualidade, A GARANTIA TOTAL DO ONIX É DE 3 ANOS. A VW não se garante nem nisso, dando uma RIDÍCULA GARANTIA DE UM ANO PARA O GOL. FATO!
Sobre segurança, NÃO ABRO MÃO DE AIR BAG E ABS EM NENHUM CARRO ZERO KM HOJE. O carro que troquei pelo Onix, um Focus 2006, já tinha air bag duplo (não tinha abs disponível naquela época no GLX). Como já disse, SEGURANÇA NÃO É OPCIONAL!
Mas abro mão de pequenas falhas de acabamento como a grande maioria dos consumidores, afinal, nem conseguimos percebê-las, se é que elas realmente existem.
Você tem DÚVIDAS sobre o Onix ser aceito na Alemanha, eu também.
Mas temos a CERTEZA de que o Gol sem air bag e abs nem desce do navio para poder ser testado.
"ALEMÃO NÃO É BOBO": vantagem até nisso para o Onix! rsrsrs
Com relação à você não pagar R$40K pelo Onix (na realidade, R$37,3K pelo 1.4 completo e R$33,5K pelo 1.0 completo), o pessoal que está na fila para comprar o Onix deve achar ótimo e desde já agradece.
Vai batendo o pé de Gol aí, que vou de Onix daqui, sucesso total!
Abraço.
Como eu disse... A concorrência deve oferecer coisa diferente. Uma central multimídia xing-ling no painel, uma coisinha ali e aqui...
ExcluirE sobre as falhas de acabamento, elas existem sim. O problema é quando não se quer enxergar, seja pelo fato da leiguice ou mesmo por má-fé.
Tanto é que até mesmo este blog concorda que a melhor qualidade construtiva do segmento ainda é a da VW. Taí o Fábio que não me deixa mentir.
Bato mesmo o pé no Gol e no HB, isso sim. São melhores do que o Onix em tudo. Um Gol ou HB com os mesmos equipamentos do Onix ainda são MELHORES sim do que ele.
3 anos de garantia? Fato, realmente isso conta. Mas se apenas e tão somente isso fosse uma vantagem, a JAC então seria DUAS vezes melhor do que a GM (não é)... Ela dá 6 anos de garantia e nem por isso os carros são realmente bons.
Taí o J3 equipadíssimo e com a "boa" qualidade geral dele pra provar isso.
O pessoal se impressiona muito fácil com novidade e com equipamentos também... Por mim, que quem gostou do Onix, compre e pronto. Eu não gostei, não pago e não compro. Se depender de mim, a GM fecharia pra balanço pra voltar a aprender a fazer carro, coisa que ela esqueceu faz um tempo.
Mas peraí, estamos discutindo sobre QUALIDADE ou EQUIPAMENTOS?
Chamar o My link de central xing-ling, sem dúvida, é uma prova concreta de total leiguice ou mesmo má fé.
ExcluirAgora entendo sua opinião sobre as falhas de acabamento do Onix, apesar de toda a imprensa especializada do Brasil elogiar esse item de forma totalmente imparcial e vídeos e mais vídeos nesse blog comprovarem esse fato.
Xing-ling foi só pra te encher mesmo, hahahaha...
ExcluirE as falhas do acabamento do Onix continuam, mesmo assim. E isso eu falo sério.
Abraços
Tinha certeza que essa do My Link era sacanagem sua! kkkkk
ExcluirVamos em frente!
Abraço.
Voce compra so beleza?deixa de ser animalzinho de orelha grande,qd for comprar um carro veja a qualidade,a segurança e o conforto,aprenda isso e não fale besteira o ETIOS nao e um carro bonito mas em materia de qualidade da de 10x0 nesse Onix Gol e outros,kkkk tem um outro Orelhudo ai em cima falando em Custo Beneficio KKKK tadinho ele achou a palavra bonita e falou,Fiesta?KKKK
ExcluirMandou bem colega César.
ResponderExcluirIsso tudo mostra que a Toyota não fez bem seu dever de casa. Não pesquisou nos últimos 2 anos, o quanto que o brasileiro ficou mais exigente.
Sem contar que foram lançar um carro feio desses para concorrer com o HB20. Péssima estratégia.
Outra que vai tomar na cabeça é a Honda, se lançar o tal do Brio.
Valeu Tadeu!
ExcluirA Ford estava enrolando para fabricar o New Fiesta Hatch no Brasil. Quando viu o resultado do Onix e HB20 em relação ao Etios, decidiu rapidinho, caiu na real e vai lançar o carro na mesma faixa de preço
dos dois.
Se a Honda não aprendeu a lição da Toyota, vai ser outra que vai quebrar a cara.
Enganar o brasileiro está ficando cada vez mais difícil.
perai...perai perai
Excluira ford vai lançar o new fiesta no mesmo valor de preço do gol, hb20, onix e companhia?!?!?!?
pq se for...vai ser interessante...muuuuito interessante...
(queria que a kia viesse com o RIO...dirigi ele nos estados unidos...e é um carro muito bom...)
Vem para brigar na faixa de preço do Onix e HB, conforme matéria desse blog. Se não fizer desse jeito, não vende.
ExcluirReparei que as saídas de ar que ficam nas extremidades do painel, as redondas, são iguais nos dois carros.
ResponderExcluirAntes de mais nada, faço um agradecimento ao Fábio pela presteza e boa vontade em atender à solicitação desse humilde internauta. A matéria, mesmo ainda faltando dados, possibilita uma comparação bem razoável entre os dois carros.
ResponderExcluirINTERNO: nota-se no Yaris uma superioridade imensa em relação ao nosso Etios. O Yaris também tinha o painel similar ao do nosso Etios, mas foi renovado nos EUA na versão 2013 e o resultado ficou muito melhor.
EXTERNO: o design do Yaris é bem mais atual e equilibrado que o do Etios. É mais bonito em todos os ângulos, seja frontal, lateral ou traseira.
A capacidade da fábrica da Toyota é de apenas 5.800 Etios por mês. Analisando todo o contexto, hoje penso que se a Toyota quisesse mesmo entrar sério na briga dos compactos, teria trazido o Yaris e investido em uma fábrica de 12.000 carros/mês, como fizeram Chevrolet e Hyundai.
O Yaris tem potencial para brigar de igual para igual com Onix e HB20.
Parece que preferiu investir e arriscar menos, trazendo um carro bem inferior, confiando no peso da marca Toyota para se garantir nas vendas.
NÃO DEU CERTO!
As opções agora são reduzir os preços ou dar uma "yarisada" externa no Etios como sugeriu o Fábio. Internamente, a mudança do painel central me parece prioritária.
Dificilmente eu compraria o Etios por esse preço. O Yaris, no entanto, certamente me teria como um cliente em potencial.
César, boa pedida! A diferença é realmente inacreditável.
ExcluirIsso só corrobora com a minha opinião: a falta de respeito com o povo brasileiro que tanto gosta de carro é algo fora do comum.
Fala Mike!
ExcluirO Fábio caprichou na matéria e ficou muito fácil ver a pisada na bola da Toyota.
O Etios é um carro horrível, como já dito por outros parece um Logan derretido. Bem feito pra Toyota, é bom que encerrem a produção desta carros rapidamente trazendo coisa melhor.
ResponderExcluirA toyota que tire lições com as fracas vendas do Etios, se compararmos com Onix e HB 20. Espero que capriche com o Novo Corolla em meados de 2013. Olha a lição que a Honda teve com o Civic. Coitado de quem comprou o modelo novo. 2013 tem outra reestilização baseada no modelo americano.
ResponderExcluirToyota aprende!!! o seu corolla já eta ultrapassado e o preco ainda esta estratosferico!!!
ResponderExcluirPelos comenotários acima, ninguém observa quem fabrica essas carroças. Todas as montadoras dos carros acima estão é se lixando para o consumidor brasileiro. Ainda ganham rios de dinheiro no mercado de carros básicos. Só olhar a turma da anfavea. Oh cartelzinho sem vergonha. E ainda brasileiro acha que esses lançamentos são respeitosos para com o consumidor. hahahahah! Carro novo, só depois de ver o mercado baixar uns 10% no mínimo os valores desses carros.
ResponderExcluirFabio, uma duvida, a plataforma do Etios e de mesma qualidade que a do Yaris ? Porque o motor não è MESMO, Eu n concorco com uma reestilização não, como o carros ja fede de ruim barateia essa porcaria pra competir com o Uno,Gol g4,Ka e por ai vai, e lança o Yaris para competir com os melhores, Gol,Hb20,Onix, New Fiesta e por ae vai. A Toyota CAGOU no carro e é evidente pela diferença de qualidade mostrada na reportagem, Cada país tem seu produto preferido digamos assim, aqui são os hatch's de entrada mas que de uns tempos pra cá o consumidor está ficando mais exigente pois a Maquina Brasil ja comeu dinheiro demais do Brasileiro. Como os carros no Brasil são caros mesmo e não tem uma perspectiva de redução de preços, que pelo menos sejam bonitos,seguros e que venham com equipamentos e qualidade construtiva melhor. Porque não vejo nada no Etios que anime a um consumidor a compra-lo, e o pior com a alta ociosidade da empresa, com certeza terá corte de pessoal. é esperar pra ver.
ResponderExcluirDeixo aqui meu agradecimento ao nosso amigo Cesar pela ideia da Matéria, e isso mostra que a Toyota é no minimo mais gananciosa que as mais fortes no Brasil.
Valeu "J"!
ExcluirOlá colegas, atualizei o artigo com dados de motor, câmbio, dimensões e e preços do Yaris Sport (hatch) vendido no Chile.
ExcluirO motor do Yaris chileno é o 1.3 VVT-i de 85 cv com mesmas características geométricas do motor do Etios, logo, são o mesmo motor.
Importante observar que o motor 1.5 não está disponível para o Yaris hatch no Chile, mas, apesar disso, ele pode ser equipado com transmissão automática.
isso deixa claro que se a Toyota quiser, ela pode colocar a transmissão automática do Yaris no Etios.
Quanto a questão da qualidade, acredito que a toyota tem um padrão de qualidade global em termos construtivos, então acho que com relação à plataforma são equivalente. Eu já dirigi o Etios e o achei muito sólido.
[]s.
A solução mais simples é a toyota descer do pedestal e reduzir seus preços. Lembrem que, logo antes do lançamento e assim que o hb20 saiu, a japonesa desceu o preço do etios básico de uns 35k para menos de 30k. Ou seja, ta sobrando margem de lucro aí.
Excluireu gosto do etios,yaris seria muito mais caro
ResponderExcluirAnônimo... Pelo amor de Deus, reveja seus conceitos sobre automóveis.
ExcluirEtios é ruim demais. Ser simples é uma coisa, ser RUIM, é outra...
nossa ta dando o que falar esse carro, realmente nao da pra comparar, como nosso amigo comentou, e brasileiro quando ve essas coisas, capaz de nao vender mais etios aqui, por mais que seja um carrinho razualvel, melhor que o oxix nao é
ResponderExcluir?
Espero que esse Etios queime e muito o filme da Toyota em nosso país. Porque foi uma falta de respeito enorme o que fizeram com o povo brasileiro.
ResponderExcluirIsso não se faz aqui e nem na China!!!
Quem sabe agora o brasileiro enxergue que Toyota não é "carro de patrão" coisa alguma...
ExcluirFora daqui, Etios! Volta pro mercado indiano!
Um grande equívoco da Toyota, o Etios é horroroso, feio demais - por fora e por dentro, uma espécie de "Logan piorado". O Yaris não é nenhum exemplo de "design", mas na frente do seu pavoroso irmão Etios, fica bonito. Vai encalhar !
ResponderExcluirO mercado está falando pelos seus consumidores. As vendas estão baixas por que o produto é fraco. O carro é todo feio, por dentro e por fora. A aparência é desagradável. Visual externo antiquado e interno horroroso. Até o Corsa Sedan Classic, que também está muito defasado, é mais barato, além de ser sedan e custar uns R$4mil menos. Porém, gosto e questão financeira são coisas bem pessoais.
ResponderExcluirSE EU FOSSE O DONO DA TOYOTA,MANDAVA PARA RUA TODO MUNDO QUE DISSE QUE ESSE CARRO IRIA DAR CERTO NO BRASIL.COM TANTOS COMENTÁRIOS RUINS,SE EU FOSSE O DONO:1 DEMITIA TODO MUNDO,2.IDENIZAVA QUEM COMPROU 3.RECOLHIA TUDO E MANDAVA FAZER OUTRO MELHOR QUE HB20,ONIX,GOL,NEW FIESTA .
ResponderExcluirSENSACIONAL!!!
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ResponderExcluirSer feio é uma coisa.
ExcluirSer RUIM, é outra.
42k num carro com os defeitos do Etios é só pra fanboy da Toyota mesmo.
Dinheiro não é capim para que se aceite comprar um carro tão porcamente construído como esse lixo do Etios.
E quem critica o Etios, não é "trouxa" como você afirmou. É quem dá um mínimo de valor para o dinheiro suado que ganha.
E tenha um mínimo de educação, amigo Anõnimo. Ninguém lhe ofendeu por aqui. E tome a vergonha de dar a cara pra bater, sem essa de ficar se escondendo no anonimato...
Abraços
A desculpa de que o custo de produção do Yaris é mais alto é completamente esfarrapada. Acabei de ver no Motor Mobil da Deutsche Welle alemã um teste do Yaris Hybrid mostrando que os plásticos das portas e do painel são bem ásperos e duros. Ou seja, a má qualidade de acabamento é para o mundo inteiro. Então o Yaris dá sim para ser lançado no Brasil, inclusive na faixa mais acessível.
ResponderExcluirMas pode ter certeza de que o que eles consideram como de "má qualidade" é superior à que se vê no Etios.
ExcluirAlemão não é bobo e não engole "apenas um design bonitinho" como a maioria dos brasileiros...
Essa sua teoria da maioria dos brasileiros ser boba fica muito clara quando analisamos os cinco carros mais vendidos no Brasil.
ExcluirA maioria aceita verdadeiras carroças e compra muito delas.
Essa maioria talvez seja a responsável por tanto atraso na indústria nacional, incentivando uma Toyota a ter coragem de lançar uma carroça como o Etios por aqui.
Ainda bem que uma minoria dos consumidores já está acordando e mudando sua opção de compra, aí sim, ajudando o Brasil a sair desse buraco, dessa tolice.
Verdade amigo, pra acrescentar...li (acho que na 4r) que os materiais usados no Etios não são tão baratos assim, como vidros curvos, vincos na lataria, enfim, não é tão barato assim pra construí-lo como se imagina ao se olhar pra ele, lembro que o nome da matéria era: "quanto custa o design?", pelo jeito a Toyota sofre um enorme remorso por não ter lançado aqui o Yaris.
ExcluirReceita para aToyota se redimir do mico "Etios": Em 2013, começa a produzir aqui o "Yaris" como novo Etios2013 mantendo ou baixando um pouco os preços. Resultado: Vão vender bem e poderão superar até o HB20. Eu garanto que funciona... Alguém duvida?
ResponderExcluirAnônimo, esse é o meu sonho!
Excluirmuito bem feito pra vc,toyota vender um lixo desse em nosso mercado isso prova que o brasileiro esta acordando. Ela "toyota" temtou equivocadamente fazar do nosso mercado um indiano obs: mercado indiano e bem menos exigente do que o nosso,lá eles não ligam pro designer e compram qualquer carroça deles mesmo!
ResponderExcluiroutra questão de designer é,brasileiros não aceita mesmo carros indiano tanto como é que a mahindra não vende quase nada as suas picapes horripilantes aqui.
e a cagada da toyota foi não projetar um veiculo nacional com base no yaris norte americano isso sim era pra ser feito antes e tornaria a toyota pario pra a concorrencia com hb onix e gol eh há comparando o designer o etios ao brios da honda preferia a da honda porque: os desenhos do brios embora não seja bonitos se encaixa mais ao estilo brasileiro e tambem acho que venderia mais ou seja agradaria mais. Esse e o meu modo de ver. abraços!!!!
Não tenho dúvidas de que a Toyota subestimou o mercado brasileiro ao optar pelo Etios ante ao Yaris, bem como teve ainda a infelicidade de ver HB20 e Onix chegarem no mesmo momento ao mercado. Uma reestilização imediata da carroceria não é factível, e só imagino duas possibilidades de alavancar as vendas a curto prazo: uma redução expressiva de preços para tornar o carro atraente pelo custo/benefício (afinal a qualidade construtiva Toyota é inegável) e/ou uma boa reestilização interna para 2014, com novo painel, maior inclusão de equipamentos (volante e cintos ajustáveis, retrovisores elétricos, etc...) e materiais de melhor qualidade.
ResponderExcluiresse éTios Patinhas é uma roubada, porque não trouxeram o Yaris pro Brasil???
ResponderExcluirCalma galeraa, a fábrica de sorocaba tem varios projetos nas mangas, vai ter carro para o gosto de todos.
ResponderExcluirHoje todos só pensam em HB20 pela beleza e design, mais voces nao sabem os defeitos grotescos que sao aprovados na hyundai PIRACICABA-SP, o onix ja começou bem com um RECALL das rodas aro 14" preta.
Voces acham que a fabrica que estava com falta de peças importadas para produzir seus carros que estao em atraso vao ficar fazendo reparos atoa, a hyundai esta aprovando defeitos de aparencia sem dó do cosumidor.
Galera pesquisem preços das revisoes da hyundai HB20, com estes 5 anos de revisoes nas autorizadas voce compra outro HB20 novo (o top ainda hein!), grande popular!!!
PESQUISEM DEPOIS CRITIQUEM!
Aqui no Rio a hiunday desvaloriza o usado a preços ridículos. Me parece proposital, interessando a compra pura e simples.Na GM a valorização do antigo é pouco maior, todavia os preços não seguem o preconizado pela montadora cobram bem acima. Eu penso que a GM deveria fazer uma intervenção branca obrigando a revenda a praticar os preços divulgados pela fábrica.Estou disposto a comprar imediatamente o Onix, bastando a fábrica apontar a CC que pratique seu preço de fáb rica.
ResponderExcluirFalam tanto da tal administraçao niponica, eles entendem de marketing, de como encantar o cliente e uma porção de babozeira corporativista e no entanto temos um fiasco em venda do Etios. Será que ninguem saiu por ai fazendo pesquiza de reação ao desenho do carro ? as companhias de cerveja e refrigerantes fazem degustação de sondagem. Muitas vezes um funcionário e demitido em grande empresa por bobagem e neste caso agora como é qe fica o prejuizo ?
ResponderExcluirSabe o que eu acho da Toyota, eu acho é pouco!!! Só porque o Corolla é lider achou que qualquer porcaria ia fazer sucesso no Brasil. Quero ver esse Etios descendo morro abaixo.
ResponderExcluirOutra porcaria que não dá pra entender como é lider de vendas com tanta opção no mercado é o Gol. Se essa carroça não perder a liderança agora, não vai perder nunca mais!!!
Esse porcaria do etius é resultado de ganância, querem recuperar em curto prazo o dinheiro investido da nova fábrica toyota em sorocaba, pra isso precisam vender muito caro esse lixo.
ResponderExcluirVai ser uma bela lição.....
A TOYOTA ACHOU QUE SÓ PORQUE O CARRO É POPULAR VENDERIA FACIL
ResponderExcluirATÉ QUE ENFIM OS COSUMIDORES DERAM UMA DENTRO
SÓ EMBLEMA NÃO VENDE CARRO
Não acho a relação custo/benefício do Onix LTZ melhor do que a do HB20 Premium. Acho semelhante. O HB20 Premium é pouco mais de 3 mil a mais que o Onix LTZ, mas tem garantia de 5 anos, isto é, 70% maior do que a do Onix. Já vem com porta-óculos, sensor traseiro de estacionamento, alarme volumétrico, repetidor de seta nos retrovisores, função cluster ionizer no ar-condicionado, motor 1.6, mais potente e mais moderno, pelo que dizem os sites especializados em carros (é o mesmo motor do Cerato e do Kia Soul, que são considerados de categoria superior à do HB20), o HB20 tem as 05 rodas de liga leve (step também é de alumínio), acendimento automático dos faróis, comandos do som no volante... Agora no modelo 2013/2013 já tem bluetooth (a principal função do My Link do Onix), inclusive com botões no volante. Já vem com a função one touch em todos os vidros elétricos e paletas mais silenciosas nos limpadores de para-brisas. Além disso, comparando-se as tabelas de revisões do HB20 e do Onix, constata-se que as revisões do HB20 até 60.000 KM são cerca de R$1.000,00 (mil reais) mais baratas, até essa quilometragem. E dizem que o seguro do HB20 está mais barato do que o do Onix. Ou seja, o HB20 Premium é mais caro do que o Onix LTZ, mas também oferece mais coisas. Eu fiz o pedido de um Onix LTZ numa concessionária e o de um HB20 Premium em outra. Pretendia ficar com o que chegasse primeiro. Uma pessoa desistiu do HB20 e acabei ficando com ele mesmo. Em abril a alíquota do IPI sobe de novo e decidi ficar com o que chegasse primeiro pra pagar menos IPI. Chegou 1º o HB20. Esperei pouco mais de 30 dias. Mas tive sorte de uma pessoa ter desistido. Ah, ia esquecendo: na minha opinião o ponto fraco do Etios é o painel. É horrível. Se o painel fosse como o do Yaris, acho que as vendas melhorariam bastante. Por fora acho um carro na média. Não é mais feio do que o Nissan March ou do que o Palio, p. ex. Mas aquele painel... Se a Toyota tivesse lançado o Yaris acho que a fila de espera estaria maior do que a do HB20... Eu mesmo teria preferido comprá-lo.
ResponderExcluirA tabela de revisões do HB20 e do Onix podem ser facilmente conseguidas na internet. Eu fiz a comparação e as revisões do HB20 são mais baratas.
ResponderExcluirOooohhh!!!! Não diziam os "experts" aqui do carblog que design é subjetivo????
ResponderExcluirTaí o fracasso da Toyota pra provar o contrário..., e os editores do carblog admitindo seu erro publicando essa matéria, meus parabéns...
Agora falando sério, o lançamento do Etios no Brasil mostra o que a Toyota pensa dos consumidores de carros populares da classe menos favorecida, ou seja, ela quis dizer que a população pobre não liga pra design, não tem bom gosto, que compra qualquer carroça só olhando o emblema, ledo engano, o cara que rala e economiza pra comprar seu carrinho o lava com as próprias mãos, fica admirando o bixinho na garagem brilhando depois de 2h "passando a linguá", enfim...., quem na face da terra ia querer lavar um Etios pra adimirar???
Observando dessa ótica Hyundai e GM (finalmente) captaram o que o consumidor atual de veículos brasileiro realmente gosta, carros que além de honestos (bons espaço, conforto, consumo e preço) sejam agradáveis aos olhos, e estão tirando o sono dos tradicionais líderes de vendas.
Seria interessante tomar uma atitude para alavancar as vendas do etios,talves preço e taxa de financiamento.Se isso ocorrer e não vender, esquece o emblema, qualidade e tudo mais, o carro micou mesmo.Isso tudo é porque fomos discriminados pela montadora.Sou cliente de corolla e hilux e acharam que nossos filhos fossem querer.Esperei para comprar um compacto da marca e vendo pessoalmente, me recuso a pagar tanto por pouco.Qualidade em carro desse valor é saber fazer a manuteção na hora certa.Estou decidindo a compra com outras marcas que oferecem design e tecnologia embarcada muito superior.Respeitem os brasileiros no próximo lançamento.
ResponderExcluirEsse porcaria feito nas coxas é pra pegar trôxa.
ResponderExcluirFaz um carro decente e aprende a colocar o painel no lugar certo.
Querem ganhar dinheiro na moleza ? se ferraram.
Senhora Toyota, bom dia! A solução para acabar de vez com a concorrência é o yaris! Deixa o etios 1.3 bem arrumadinho(faróis neblina, rodas etc...)de entrada e o restante deixa que o yaris detona os concorrentes. E a senhora nunca mais esqueça da lição:- "no Brasil, carro tem que ser bonito". Quanto à qualidade, a senhora já é a 1ª do mundo. Abraços.
ResponderExcluirAs fabricantes e montadoras em nosso país não acham que os brasileiros são idiotas, elas tem certeza, assim como os governantes deste país sabem também que a grande maioria do povo brasileiro é idiota. Certo, mas e quem pode mudar tudo isto? Nós, os brasileiros idiotas, se agirmos com mais inteligência buscando informações e pensando como eles nos manipulam. Vamos dar o troco, o poder é nosso, que tal manipulá-los um pouco também. O que acham de boicotar os preços altos.
ResponderExcluirquer beleza compre um brinco. Apesar do desing diferente o Etios é muito mais carro do que seus concorrentes. Veja qual possui a mesma segurança, motor em alumínio, direção elétrica progressiva, ar condicionado inteligente, suspensão com barra estabilizadora (qualidade Toyota), nota 4 no LatinNCAP. É verdade, brasileiro não sabe comprar carro, pq se soubessem compravam Etios ao contrário de HB20, Pálio Uno, gol e outras porcarias.
ResponderExcluirUMA coisa: o YARIS é PREMIUM aí no brasil. Compete com POLO, I20, CLIO IV, IBIZA, etc.!!!!!!!!
ResponderExcluirDe todos os carros citados, apenas o Etios tem a qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.
ResponderExcluirQuem teve Toyota e outras marcas sabe a diferença.
Carros franceses (Renault, Citroen, Peugeot) e os chineses se nivelam por baixo.
Ford? Os únicos que prestam são as picapes e o Mustang.
O New Fiesta, que é bonitinho e tem um excelente motor (Sigma), sofre das mesmas mazelas de direção, ar condicionado e parte elétrica dos outros Ford.
HB 20?
Pesquisem na internet, no Procom...
Várias queixas sobre a suspensão traseira (que sacode e bate), sobre os freios (as pinças trepidam e as concessionárias não conseguem resolver, dizem que é "culpa do ABS", que é assim mesmo) e falta de peças de reposição.
Nissan? Idem à Hyundai.
O motor do Versa, com 60 mil km, foi reprovado no teste da revista Quatro Rodas.
A Chevrolet e a Honda são melhores, mas não se comparam à qualidade Toyota.
Sou gestor de uma frota de 500 carros.
Já tive carros de todas as marcas.
Hoje tenho um Corolla e um Omega (Chevrolet).
Testei o Etios sedan (1.5) e achei o carro simples, mas honesto.
Dinâmicamente, estabilidade, desempenho, conforto, ruídos, dá de 10 a 0 em Prisma (Onix sedan) e Voyage (Gol sedan).
Para o modelo 2014, tornaram o interior mais luxuoso, com acabamento do painel em "black piano", fibra de carbono e volante forrado em couro, achatado embaixo (estilo Civic) e multifuncional (comandos do som no volante).
Não é carro para quem só pensa em aparência ou para boys.
É carro para quem quer qualidade, confiabilidade e esquecer que existe oficina.
Já encomendei meu Etios Sedan XLS 2014, completo, na concessionária.
Em outubro estarei com o carro.
Comparei com todos os concorrentes, e não tenho dúvida de que, nesta faixa de preço, é a melhor compra.
Um monte de gente dando opiniao sobre questoes subjetivas (gosto nao se discute). E outro monte de gente falando sobre questoes tecnicas sem ter feito testes instrumentalizados ou assistencia de enfenharia. Sem contar os que copiam opinioes da imprensa especializada que em muitas vezes emitem pareceres muito questionaveis.... O fato e que somos refens de um sistema onde o CDC nao e respeitado. Modismos seguem, mas o que realmente importa e verdadeira preocupacao com os usuarios e o meio ambiente.. Nenhuma montadora ou governo sao exemplisos disto. Nem mesmo nos consumidores. Ficamos brigando como bobos por este ou aquele carro/montadora que estao preocupadas realmente apenas em vender mais e mais. Querem carros melhores e com precos justos? Protesto inteligente : PAREM DE COMPRAR!!!!
ResponderExcluirUm monte de gente dando opiniao sobre questoes subjetivas (gosto nao se discute). E outro monte de gente falando sobre questoes tecnicas sem ter feito testes instrumentalizados ou assistencia de enfenharia. Sem contar os que copiam opinioes da imprensa especializada que em muitas vezes emitem pareceres muito questionaveis.... O fato e que somos refens de um sistema onde o CDC nao e respeitado. Modismos seguem, mas o que realmente importa e verdadeira preocupacao com os usuarios e o meio ambiente.. Nenhuma montadora ou governo sao exemplisos disto. Nem mesmo nos consumidores. Ficamos brigando como bobos por este ou aquele carro/montadora que estao preocupadas realmente apenas em vender mais e mais. Querem carros melhores e com precos justos? Protesto inteligente : PAREM DE COMPRAR!!!!
ResponderExcluirO mau do Brasileiro e que ele ve qualidade olhando kkkk,e cada comentario que voce logo ve que a pessoa e muito mau informada.Dizer que o ET!OS nao e um carro bonito tudo bem concordo que o designer não e o seu ATRATIVO agora qualidade e brincadeira, tamanha ignorancia e desinformação falo porque conheço o carro e garanto que no segmento naõ tem nenhum que chegue aos pés na qualidade(Conforto,segurança e desenpenho) que para mim sao os principais fatores,a beleza e outra historia,conheço a fabrica e como ele e produzido.Quando se fala de Toyota logico isso para quem conhece,sim porque VW,GM,FORD e FIAT Puts.A Toyota possue GARANTIA de verdade,ela zela pelo cliente tem respeito.
ResponderExcluirAcabei de adquirir um Toyota Etios XLS 1.5 um perfeito carro, não ligo muito para acabamento de carro o que interessa e a dirigibilidade e economia que este carro está me proporcionando ,Parabéns a Toyota mais uma vez, o seu Pós-venda é excelente também ,pessoal saiam de seus mundinhos e vão fazer um teste drive Abraços a todos
ResponderExcluirBoa tarde Sr Antonio, também possuo um etios 1..5 XLS e só tenho elogios a fazer do carro. Nunca dirigi algo tão prazeroso, considerando que comprei o meu numa promocao...um excelente carro.
ExcluirADOREI O YARIS, FIQUEI LOUCA PARA COMPRAR UM. BEM QUE A TOYOTA PODERIA FABRICÁ-LO, EU COMPRARIA NA HORA. POR FAVOR SENHORES DIRIGENTES DA TOYOTA, PENSEM NESTA POSSIBILIDADE URGENTEMENTE. TENHO CERTEZA QUE ARRASARIA A CONCORRÊNCIA. ESPERO QUE LEIAM E RESPONDAM.
ResponderExcluirTo entre o Yaris e o Cobalt...
ResponderExcluirBom sobre o Toyota Yaris é um carro magnifico. Eu possuo um Yaris RS 2002 automatico e tenho um Sandero Novo 2014/2015. Prefiro mil vezes o Yaris. O carro é magnifico importei ele do Japão com 15 mil km e ja to com 45 mil e nunca tive que mexer em nada nele. Eu tenho ele pois uso ele no paraguay para trabalho. Como moro na fronteira posso usar ele. Mais se tive-se no Brasil pra vender eu iria comprar no Lugar do Sandero.
ResponderExcluirSim o Toyota é um dos melhores carros, o menor índice de defeitos ou problemas. Tenho um Palio 2010 que também é excelente, quase não há reclamações dele, nunca me deu nenhum problema, por isso é o mais vendido, claro é o mais barato, não se pode comparar com o Toyota muito mais completo! Resumindo, para quem quer um carro de tamanho médio, confortável e completo, se tiver o bolso "fundo", compre o Toyota e se o bolso for meio "curto" vá de Palio, coitadinho, mais modesto, mas ótimo carro! rsrsrsrsrs
ResponderExcluirO debiloide do MAN ON THE EDGE deve achar que carro de qualidade é um carro com design bom. Isso é erradsissimo. Muitas empresas sabendo que tem um carro porcaria, põe em cima dele um design arrebatador, mas a engenharia fica muito a desejar. Não importo com o design do Etios já que ele tem uma excelente mecanica. Etios sim é que é um carro de qualidade, design é só enfeite...
ResponderExcluirTenho um Etios.Comprei para uma ex ela era cupim usou 2 anos.
ResponderExcluirSeparei passou para não de outra é usou quase 3 anos.
Com 70mil ano 2013 coloquei aro 17. Nunca deu PROBLEMA.
Para a ex dei um cruze 2013 .embreagem. alternador bateria
Tido estragou.uso o fotos nas obras do durante o dia.o carro não quebra . Achar feio ou bonito é questão PESSOAL
Arob14 nada a ver poe um aro
16 ou 17 vira outro carro.
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