A Toyota desenvolveu o Etios para o mercado indiano e foi pela lógica: deverá vender também no Brasil, outro país em desenvolvimento como a Índia. Agradou na Índia vai agradar no Brasil também. 


O Etios - um carro popular, leia-se: que vende bem em mercados em desenvolvimento seria um modelo para vender como água, dada a credibilidade da marca. Entretanto isso não aconteceu e dos compactos recém lançados no Brasil, o Etios é o que menos vendeu. Suas vendas são inexpressivas perto do Chevrolet Onix, do HB20 e do consagrado VW Gol. 



Decididamente ele não agradou pois tem um estilo que não é unanimidade. Diferente de tudo que a Toyota vende no Brasil e com um preço que não o coloca como ótima relação custo x benefício. O consumidor brasileiro está aos poucos elevando seu nível de exigência, e, hoje, exige além de qualidade construtiva e tradição, também design. 


No primeiro mês de lançamento o Etios vendeu só 300 carros, no segundo mês 1 112 unidade e no terceiro, 1 322 unidades enquanto o rival HB20 vendeu 3 312 unidades no primeiro mês e 8 077 no segundo mês. Sem esforço algum. O Onix vendeu mais ainda. Segundo especialistas o Yaris com certeza seria uma boa opção aqui no Brasil: um compacto-premium.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A Toyota é igual a Yamaha, elas não acredita no potencial do brasileiro em querer o melhor e mais bonito, vé-nos ainda como 3º mundo sem cultura.
    Se o Etios for vendido a 20.000 ainda sim será mico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AÍ vc exagerou né.. um etios a 20k o povo ia vender ate a mãe pra comprar um. O problema foi a toyota querer vender essa feiura no mesmo nivel do onix e do HB20 na casa dos 30 mil..

      Excluir
    2. Independente da beleza, ele é melhor que os outros 2 que você nomeou aí, em praticamente todos os aspectos. De segurança, à qualidade mecânica.

      Excluir
  2. Tomara que todos eles enferrugem nas concessionárias ...ooo carro feio do capeta!

    ResponderExcluir
  3. todos os carros da toyota no brasil sempre foram maus em custo x beneficios, porem so descobrimos que estavamos sendo enganados quando apareceu pickups melhores e mais baratas q a ''toda poderosa'' hiluz, e o vovorola??? coitado...ano q vem tem reestilizacao mas nao acredito q vai encantar totalmente, e o etios, pessimo...horrivel...nao vende pq a certeza de marca de confianca q a toyota tinha ta indo embora...

    ResponderExcluir
  4. Toyota errou feio... brasileiro nao eh taoooooo trouxa assim.... se o gol sair da lideranca eu ainda tenho esperanca.. hehe

    ResponderExcluir
  5. A confiança da Toyota era tanta que lançou o hatch e o sedan junto, coisa rara em nosso mercado,achando que ia abafar, mas então olha no que deu " Um Mico duplo ".....

    ResponderExcluir
  6. O maior problema do Etios não é a simplicidade.

    É a PÉSSIMA qualidade geral dele. Muitos defeitos que seriam imperdoáveis até num carro de 20 anos atrás.

    Nem mesmo Mille, Ka, Gol G4, Celta e Clio são tão ruins como o Etios. Com a vantagem desses modelos custarem bem menos.

    Tomara que se transforme num belo prejuízo pra Toyota... Dó eu tenho de quem comprou essa porcaria acreditando que estava levando algo "da mesma qualidade do Corolla e da Hilux"...

    Sinceramente, é o PIOR "carro" que já vi nos últimos 10 anos. E olha que porcaria nunca faltou no mercado brasileiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc gosta do iron maiden?

      Excluir
    2. Gosto sim. Tenho todos os discos...

      Abraços

      Excluir
    3. Eu suspeitava. Agora tá explicado o Man On The Edge do album The X Factor.

      Concordamos em algo mais.

      Saudações companheiro de Metal! De fã pra fã. Up the Irons!

      Excluir
    4. Discordo q o etios seja ruim em performance geral. Ele é um desastre no desenho e no painel. Quanto a motor e mecanica é sem duvida melhor q os concorrentes do mesmo segmento.

      Excluir
    5. Correção:

      É um desastre sim em qualidade geral. Montagem péssima, acabamento péssimo, materiais de qualidade (bem) inferior nos bancos... Tiveram a pachorra de economizar até na tinta.

      Na mecânica, o que há de inovador? São motores que não tem nenhuma tecnologia avançada... 1.3 16v e 1.5 16v? Motores multiválvulas já existem há vários anos. Não tem sequer o VVTI usado no motor do Corolla ou coletor variável...

      Desculpe, mas o Etios é um carro bem abaixo do que a Toyota pensa que é.

      Excluir
    6. Up The Irons também pra você, Mike!

      Abraço

      Excluir
    7. Não fale besteira cara. Você quer comparar um Étios com um mile? Ka? e ainda falar mal da mecânica. Qual desses que você sitou tem duplo comando por corrente, direção elétrica, bloco de alumínio, torque máximo em 3 mil rpm? Velas de irídium, escapamento em aço inox? É verdade que não tem um comando variável, mas ainda sem um, tem torque em rotação mais baixa que o HB20 que usa um, isso em contar que os outros carros que você citou também não tem. Você não sabe nem o que fala brother. Coloca sua primeira impressão superficial do carro em forma de um comentário pejorativo sem nenhum critério. Dirija um GOL e um Etios e depois você me fala. É cada um que me aparece.

      Excluir
  7. vc gosta do iron maiden?

    ResponderExcluir
  8. Ainda acho que já nasceu micado, ao invés de não ter empolgado...

    ResponderExcluir
  9. man, eu concordo com vc, esse carro é muito sem graça muito sem sal, sei lah, nao tem como comparar com um gol que é tradiçao, e muito menos com um HB20 que tem outra postura, parecendo ser um carro mais do que é, agora o toyota nao agradou, melhor so fabricar na india...

    ResponderExcluir
  10. A Toyota está acostumada a vender o Corolla com o mínimo de acessórios e com um valor bem acima do real, pois não se compara aos acessórios que são oferecidos no cruiser ou fluence, por ser líder em vendas com essa linha, eles acham que todos irão comprar o etios pela tradição sem muito esforço. É bom acordar pois os coreanos já chegaram com os olhos mais abertos que os japas.

    ResponderExcluir
  11. O povo brasileiro precisa de respeito e as montadoras que entenderem isso se sairão bem no mercado.. A Toyota pisou na bola feio com esse lançamento do Etios..Tomara que encalhe tudo mesmo e que apresentem algo que realmente merecemos..Salve HB20 e Onix (apesar do preço ainda salgado)..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, e vamos torcer para a Ford também lançar o New Fiesta Hatch nacional na mesma faixa de preço de HB e Onix ...

      Excluir
  12. Nunca compraria essa coisa.

    Quizeram lucrar muito, achando que compraríamos qq coisa so pela marca.

    Quem lembra do Corolla 1998 que foi um mico, esse restios tá no mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  13. Se essa carroça tivesse lançado em Cuba até eu ficaria calado, mas em um pais em desenvolvimento é ridículo.
    Pense num painel feio. era melhor se não tivesse nada.
    Tenho um amigo que se empolgou e comprou um no dia do lançamento, a turma tira uma onda da porra com ele.
    Ja botou a venda.
    Quer comprar? ele vende por metade do preço, mas ninguem quis.
    NITEROI-RJ

    ResponderExcluir
  14. Esse é um autêntico MICO. Aliás 2 MICOS, o hatch e sedan.

    Pior é depois, qdo for tentar se livrar desse mico.

    ResponderExcluir
  15. TOYOTA minha filha pede desculpa lá pros executivos japoneses pelo erro da previsão de VENDAS e coloque o carro a 22 mil pra gente comprar né... rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem