O novo Toyota RAV4 2013 fez sua estréia mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles, sendo a quarta geração da SUV japonês, que agora adota a plataforma e os conceitos de estilo do Toyota Avalon 2013.
O motor do RAV4 2013 ficou mais eficiente e agora é acoplado a uma nova transmissão de seis velocidades.
O design do carro mostra que a Toyota está dando mais atenção a esse item em seus carros, pois o RAV4 2014 ficou mais marcante, além de mais seguro, graças aos oito airbags de série.
Nos EUA o Toyota RAV4 será vendido em três versões: LE, XLE e Limited, que poderão ser equipados com o motor 2,5-litros da Toyota, de quatro cilindros, que vai produzir 176 cavalos de potência a 6.000 rpm. O V6 opcional do RAV4 da geração anterior não será mais oferecido.
A nova transmissão automática será de seis velocidades com Sequential Shift. Relações de marchas primeira e segunda será otimizado para melhor desempenho em cidade. Para manter as rotações do motor mais baixa em velocidades de estrada e melhorar o consumo de combustível, as engrenagens quinta e sexta agora são do tipo overdrive.
Consumo
O consumo Toyota RAV4 de tração dianteira é de 10,2 Km/l em cidade e 13,1 Km/l em estrada. Já o modelo equipado com tração AWD (4x4) fica em 9,35 Km/l em cidade e 12,3 Km/l de gasolina em estrada.
A Toyota RAV4 tem uma suspensão dianteira MacPherson e suspensão traseira duplo-wishbone, freios a disco nas quatro rodas. A LE vai andar sobre rodas de 17 polegadas de aço, XLE contará com 17 polegadas de liga-leve e a LTD será equipado com 18 polegadas.
Controle Dinâmico de Torque
As versões AWD agora contam com o sistema de controle dinâmico de torque, que distribui de forma ótima a força enviada às rodas traseiras para melhorar o desempenho nas curvas. Além disso, o carro pode ser conduzido em modos Sport, Normal e Eco. No modo automático, Fornece energia principalmente para as rodas dianteiras na maioria das condições de condução, alternando automaticamente para AWD somente quando necessário.
No modo de bloqueio em velocidades mais baixas, a Toyota RAV4 tem essencialmente um sistema de tração integral AWD com potência entregue a todas as quatro rodas. Em velocidades abaixo de cerca de 25 mph em modo de bloqueio, até 50 por cento da potência do motor é enviada para as rodas traseiras, melhorando a tração, ajudando a RAV4 lidar com condições de areia ou lama. Modo de bloqueio volta ao modo automático quando a velocidade do veículo passa de 25 mph.
No modo Sport, o sistema AWD também pode repartir a potência com base na entrada do ângulo de direção e sensores da taxa de guinada do sistema de Controle de Estabilidade do Veículo. Ao virar para dentro da curva, a informação é enviada para as rodas traseiras para maximizar a tração disponível em cada um dos quatro cantos do veículo. Na frenagem em uma linha reta no modo Sport, a entrega de potência para as rodas traseiras podem ser momentaneamente suspensa para aproveitar melhor os benefícios do ABS e do VSC.
Estilo
O design do novo Toyota RAV4 transmite a ideia de agilidade. Sofisticada e dinâmica, a silhueta tem uma linha progressiva, que se harmoniza com a linha descendente do teto. O interior do novo RAV4 tem um olhar sofisticado, com materiais de torque suave e instrumentos e controles centrados no motorista.
A Toyota RAV4 persegue os objetivos de design definidos pelo presidente da Toyota, Akio Toyoda, com frente agressiva e pára-lamas traseiros e luzes traseiras que definem a presença de um estilo atlético do RAV4.
Em uma importante ruptura com o seu passado, a RAV4 muda a porta traseira de abertura lateral por outra com abertura vertical, sendo que o estepe, agora, fica armazenado sob o piso de carga.
Como em outros carros da Toyota recentemente introduzidos, os engenheiros da RAV4 deram especial atenção à aerodinâmica, sendo o detalhe mais óbvio os pequenos geradores de vórtices moldados nas lanternas traseiras. Menos óbvias são os direcionadores abaixo da cabine de passageiros que ajudam a manter o fluxo de ar suave e controlado.
Compartilhando os mesmos princípios que estrearem no Camry 2012 e e no Avalon 2013, a estrutura do RAV4 adota aço de alta resistência para ajudar a alcançar vários objetivos significativos, incluindo uma plataforma robusta e rígida que aumenta a precisão da condução. Os engenheiros da Toyota RAV4 usaram diversos tipos de aço de alta resistência para formar componentes estruturais no teto, compartimento do motor e portas. As reduções de pesos decorrentes desses processos foram investidos em materiais de amortecimento de som e em um pára-brisa acústico.
Interior
O painel do novo Toyota RAV4 é centrado no motorista, com controles primários e secundários todos de fácil acesso. No lado do passageiro, o painel de instrumentos esculpido cria uma sensação de espaço.
O painel da Toyota RAV4 agora adota medidores com iluminação em azul claro, que fornece visibilidade nítida na maioria das condições de iluminação do ambiente, e uma aparência unificada e coerente à noite.
Toyota RAV4 virá de série com coluna de direção de inclinação manual / telescópio. As versões básicas contam com volante revestido em plástico, enquanto a Limited adota o couro. Todos as versões da RAV4 contam com controles de áudio, Bluetooth, telefone e do sistema de informação Multi-Display (MID).
Todos Toyota RAV4 agora contam com bancos do condutor e passageiro da frente com encostos altos. O banco do motorista da RAV4 LE tem seis modos de ajuste, incluindo a altura do assento.
Já a versão XLE conta com assentos premium, com configuração esportiva de maior apoio lombar.
A Limited tem o mesmo painel da XLE, mas também virá equipado com um banco do motorista com ajustes elétricos e memórias, além de aquecedores dos bancos dianteiros. Todos os assentos da RAV4 Limited são revestidos com couro.
Todas as versões do RAV4 conta m com assentos traseiros dobráveis na proporção 60/40.
Os demais itens de série presentes são cruise control, espelhos elétricos, travas elétricas das portas e vidros elétricos. Toyota RAV4 XLE e Limited contam com ar-condicionado dual-zone automático, faróis de neblina integrados, teto solar, entre outros .
Sistema de áudio
Padrão em todos os modelos RAV4 é um sistema de áudio com tela de 6,1 polegadas LCD touchscreen, que conta com câmera de visão traseira.
As versões XLE e Limited oferecem sistema de navegação GPS integrado e potência de saída de 576 Watts, com 11 alto-falantes;
Segurança
As versões XLE e Limited oferecem sistema de navegação GPS integrado e potência de saída de 576 Watts, com 11 alto-falantes;
Segurança
Todos os Toyota RAV4 2013 contam com oito airbags como equipamento padrão. Além disso, contam com Controle de tração, Distribuição de Frenagem Eletrônica, Controle de Estabilidade, ABS e sistema Start/Stop.
Parabéns! Precisamos saber informações do veículo sobre o custo para se manter um carro... ficar mostrando foto e dados que só a NASA entende é coisa cretina!
ResponderExcluirAGRADECEMOS POR TRAZEREM INFORMAÇOES ÚTEIS
Estranho esse texto. Parece que foi traduzido pelo Google, com expressões em português de Portugal, como tejadilho e acentos agudos no lugar dos circunflexos.
ResponderExcluirAgora sim, o texto ficou mais coerente. Obrigado.
ResponderExcluirMuito bom, mas não é FLEX. Que pena
ResponderExcluirO que interesa: qual será o PREÇO??
ResponderExcluirCopiou o estilo Hyundai com volante do Civic. vocês perceberam,com um preço camarada aff
ResponderExcluirSim ela é flex...
ResponderExcluirÉ não!
ExcluirÉ bonito ;)
ResponderExcluirBonita é demais. 👍
ResponderExcluirFlex não!
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.