Conforme já havia sido antecipado pelo jornalista Fernando Calmon em sua coluna - Presente de Natal -, o governo brasileiro optou por manter reduzido o IPI para os automóveis por mais dois meses.
A má notícia, porém, é que o imposto começará a ser elevado de forma gradual em 2013. A partir de janeiro, o desconto para os automóveis vai ser menor. Para carros de até mil cilindradas (cuja alíquota normal é de 7%), a cobrança deixará de ser zero e passará para 2% entre janeiro e março, e para 3,5% de abril até junho.
Para os carros com motores flex com motores entre 1.0 e 2.0 (IPI normal é de 11%), a alíquota passará dos atuais 5,5% para 7% no primeiro trimestre de 2013 e chegará a 9% no trimestre seguinte.
No caso dos carros movidos à gasolina, que têm IPI normal de 13%, passarão de 6,5% para 8% até março e para 10% até junho.
Em julho de 2013 todas as alíquotas voltam ao seus patamares normais, exceto para o caso dos caminhões, cuja cobrança era de 5%, e vai continuar zerado por tempo indeterminado, visto que é considerado bem de capital, e o governo quer incentivar o investimento.
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