O ano de 2012 representou para a indústria automobilística brasileira uma fase de boas vendas, muitas novidades e lançamentos, sendo que só na Chevrolet foram sete, sendo o mais importante o Chevrolet Onix.

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM

Esse carro compacto promete balançar o segmento disputado por Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Fiesta Rocam, Hyundai HB20 e Toyota Etios, estes dois últimos sendo dois novos concorrentes que chegaram este ano com a mesma missão do Onix. Confira a vídeo avaliação a seguir.


A Chevrolet caprichou no visual do Onix. Projetado no Brasil e feito para substituir o Corsa, as linhas do novo carro global da GM foram um conjunto que deve agradar a um público bastante variado.

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM

Por enquanto, o Chevrolet Onix é o hatch compacto com o maior entre-eixos do segmento, com 2.528 metros, o que garante um bom espaço para cinco adultos. O passageiro que senta na posição central do banco traseiro sofre, porém, com o fim do console central e o túnel no assoalho.

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM - interior

Outro ponto negativo é a falta do cinto de três pontos para o terceiro passageiro do banco traseiro, assim como a falta de apoio de cabeça. Por outro lado, o carro é equipado com airbags frontais e freios ABS.

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM

O porta-malas é apenas razoável, com capacidade volumétrica de 280 litros.

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM

O VRUM testou a versão intermediária LT 1.0, que deverá ser a mais procurada. O carro mostra-se com bom acabamento e materiais corretos, direção hidráulica e vidros e travas elétricas são de série.

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM

E para quem é ligado na conectividade, na versão LT 1.0 já é possível pedir o sistema MyLink, que, além de controlar o som e o celular, o sistema reproduz fotos, vídeos, e interage com smartphones, podendo até baixar um programa GPS.

Mecânica

Na mecânica a novidade não é tão pronunciada. O motor é o 1.0 já usado no Celta e Prima, com aperfeiçoamentos que lhe garantiram mais potência e torque: 80 cv com etanol, e 78 cv com gasolina. O torque é de 9.8 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G).

O resultado é um bom desempenho, dando a impressão de ter uma cilindrada maior. A aceleração de 0 a 100 Km/h é feita em 13,7 segundos com gasolina, e 13,3 segundos com etanol. Já a velocidade máxima é de 162 Km/h com gasolina, e 167 Km/h com álcool.

Uma explicação para a sensação de agilidade proporcionada pelo Onix LT 1.0 é o câmbio manual de cinco velocidades com relações curtas, que permite ao motor trabalhar mais solto e responder melhor em retomadas de velocidade.

As melhorias no motor resultaram em um menor consumo de combustível. Consumo médio de 7,8 Km/l de álcool e 11,3 Km/l de gasolina. Não são números, porém, para ser referência no segmento.

A suspensão foi avaliada pelo VRUM como dona de um bom compromisso entre estabilidade e conforto, mas permite que o Onix incline um pouco mais do que o desejável em curvas fechadas.

Os freios foram considerados com boa progressividade e a direção bem calibrada, se juntam a elevada posição de dirigir para proporcionar prazer ao dirigir.

Preços

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM
Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM - interior
Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM - interior
Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM - interior

Onix LS 1.0 R$ 29.990
Onix LT 1.0 R$ 31.690
Onix LT 1.0 completa - R$ 35.840

Pontos negativos - veja nosso artigo - Chevrolet Onix - problemas e defeitos

Conclusão

Chevrolet Onix LT 1.0 Completo - Teste VRUM

O Chevrolet Onix é um carro moderno e vem com soluções que agradam o consumidor, evidenciando se tratar de um carro com bons predicados, e, inclusive, mostra o caminho para que os concorrentes devem seguir para continuar competitivos no segmento. Fonte: VRUM

20 Comentários

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  1. Acabamento ruim, o ônix? uhm
    Acabamento bom é da volkiswagi, né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    1. Já viu o plástico das laterais do painel que são mal-fixados, as rebarbas dos forro das portas rente aos vidros e o conduíte da fiação mal-fixado no porta-malas?

      Nem Gol e nem HB tem isso.

      Mas como você deve ser fanboy da GM, melhor parar por aqui. Sei que você não aceitará isso mesmo...

      Abraços

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    2. Luiz Henrique Tubalst

      Engano seu, fanboy VW ...rs
      Ando de new fiesta, e em ao menos 4 onix q vi para auxiliar minha filha em uma compra, não notei nada disso. Notei tampa do porta-luvas desalinhada ...
      No gol, eu notei acabamento de porta riscado, tapete insuficiente no porta-malas, falta de acabamento na janela traseira. No HB20, apoio de braço das portas dianteiras (quando sem v.e) cheio de rebarbas, buraco no acabamento ao lado da coluna de direçao ... Nenhum deles é expoente em acabamento, até porque nenhum foi feito pra agradar clientes exigentes demais. Agora falar que é ruim ... se for analisar assim, todos são então. E a do onix se nivela por cima. O tempo e as vendas nos dirão...
      Abraços

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    3. Se tu anda de New Fiesta, deveria ser mais exigente com as coisas, porque esse carro tem acabamento excelente...

      Bom, eu notei vários defeitos de acabamento no Onix. E é ruim sim, do nível da nova Eco ou do Palio.

      Dê uma olhada no link: http://www.car.blog.br/2012/12/chevrolet-onix-problemas-e-defeitos.html#comment-form

      Nos Onix que vi (olhei 2 que tinham disponíveis na concessionária), notei vários problemas de acabamento que citei no link acima.

      Não confunda simplicidade com algo ruim e mal-acabado. São coisas muito distintas. Um carro custa muito caro para que a gente ignore essas coisas. O cara torrar mais de 40k num carro e dizer que acabamento é coisa que não se olha... É difícil.

      Você gostaria de abrir o porta-malas do seu carro e ver um conduíte mal-fixado e aparente? Isso seria algo aceitável se estivéssemos lá pelos idos dos anos 80 e 90... Mas hoje?

      E eu gostaria que entrasse num Gol e olhasse se tem algo mal-encaixado ou com rebarbas, tal como existe no Onix. O Gol é simples (e muito), mas encontrar algo do tipo é quase impossível.

      E reafirmo que o acabamento do Onix é ruim sim. Qualquer GM da década de 90 tinha acabamento mais caprichado e com melhor qualidade. Hoje, só Sonic e Cruze que se salvam da marca, porque o resto... Esquece.

      Abraços

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    4. Luiz Henrique Tubalst

      É sim, man, o acabamento do Fiesta, pelo menos esse importado é muito bom. O acabamento do ônix não é um primor, e depois do que vc falou, procurei por essa falha dos chicotes no porta-malas e não achei ... já o acabamento da lateral das portas mal-fixado eu vi. Na verdade, q qualidade de acabamento declinou de uma forma geral nos carros brasileiros ... me lembro de um kadett q tive e fiquei por ele 7 ano e não ouvia um grilinho sequer ... Os carros da volks podem ser simples como você mesmo disse, mas são bem construídos (o que é diferente de acabamento bom). Enfim ... é preciso mesmo olhar os detalhes para se empregar nosso precioso dinheiro. Principalmente no nosso mercado.
      Abraço man!

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    5. O acabamento do Onix não é ruim. É simples, como em todo veículo dessa categoria. Mas, ao contrário de Palio, Ka, Gol, e etc., no Onix, ele é bem cuidado.

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  2. Não poder abrir o porta-malas com o motor funcionando e não possuir indicador de temperatura foi cruel! Grande mancada da GM. A relação pesoxpotencia desse carro é péssima.

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  3. COMPREI UM HB20, CONTUDO, VISITEI O ONIX E GOSTEI DO ESPAÇO INTERNO DIANTEIRO, GOSTEI DA POSIÇÃO DE DIRIGIR, DO PAINEL - O QUE NÃO GOSTEI FOI: O ESPAÇO - MELHOR DIZENDO - A ENTRADA E SAÍDA DO BANCO TRASEIRO É PÉSSIMA, O PORTA-MALAS É VISIVELMENTE PEQUENO, A TRASEIRA É MUITO GOL. MESMO ASSIM, CONSIDERO AINDA UM EXCELENTE CARRO - MELHOR QUE O AGILE É, MELHOR QUE GOL,AH ISSO É, MELHOR QUE PALIO, TALVEZ; MAS, NÃO MELHOR QUE HB20 - VEJA QUE FUI IMPARCIAL, NA MEDIDA DO POSSÍVEL.

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  4. Falando em Onix e HB20, como será que estão as vendas dos dois em dezembro?

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  6. Não sei se o Onix é uma referência no segmento, mas é um bom carro.
    Junto com o HB20 são as novidades com maior potencial de abalar o segmento dos compactos e já estão fazendo isso, com vendas expressivas.
    O acabamento do Onix é muito bom para a categoria, conforme já avaliado por todas as revistas especializadas do setor automotivo nos comparativos entre os compactos.
    Melhor relação custo x benefício é outra característica forte do Onix quando comparado ao HB20.
    Não existe verdade absoluta e cada um tem seus critérios de avaliação, então, nada melhor que ver o carro pessoalmente e tirar suas próprias conclusões.

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    1. Mike, discordo!
      A matéria é bem objetiva e reflete o sucesso de vendas do Onix.
      Hoje, apesar do seu gosto pessoal contrário, pode sim ser considerado uma referência para muitos consumidores que pensam de forma diferente e querem outras opções de carro compacto completos e modernos. Eu prefiro esperar mais um pouco para excluir o fator "empolgação do lançamento", mas se as vendas se mantiverem em alta, aí sim, o Onix será uma referência, assim como o HB20.

      Gol, Fox, Palio e Uno são os campeões em vendas, mas eu simplesmente me recuso a entrar na concessionária para comprar esses carros para uso pessoal. E tem muita gente que pensa assim. Por isso, Onix e HB20 estão vendendo muito e o novo New Fista também vai vender.

      Questão de gosto!

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    2. O painel do Onix é minimalista, sai da mesmice e acho lindo para um carro compacto.
      A mesma repulsa que você tem pelo painel do Onix, eu tenho pelo painel (conjunto completo) do Gol e do Fox, esses sim, do tempo das cavernas, na minha modesta opinião.

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    3. Discordo.

      Coisa do tempo das cavernas é ver carro sem marcador de temperatura no painel nos dias atuais. E não me venham falar que "a luzinha já basta"... Se isso fosse realmente de pouca importância, creio que muitos carros mais caros também dispensariam esse instrumento.

      E simplicidade e funcionalidade vem antes das formas... É da escola alemã de carros. Design é subjetivo. Painel tem que ser prático e funcional em primeiro lugar...

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    4. Também discordo, rsrs.

      A falta do marcador de temperatura é uma falha, mas nada grave, basta ter atenção para o alarme visual. Eu nunca precisei parar um carro por temperatura elevada nos mais de vinte anos que dirijo. Não me faz falta.

      Agora, "Tempo das cavernas" você deve ter adorado ... rsrs

      Abraço.

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    5. Fábio, não entendi a razão pela qual o meu comentário foi removido.

      Apenas expressei a minha opinião e em nenhum momento fui ofensivo ao blog ou à opinião de algum colega.

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    6. César, reafirmo que o painel do Onix não é digno de GM, assim como o dos primeiros Fox não é digno de VW.

      Realmente é questão de gosto. Só porque o padrão do Gol é antigo não significa que é obsoleto. Fosse assim, 90% dos nacionais o seriam, pois seguem o mesmo padrão.

      Discutir design é meio que discuit o sexo dos anjos. Mas que a GM poderia nos brindar com algo melhor, continuo achando.

      O que você me diz do painel do Etios?

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    7. O maior problema do painel do Etios não é bem a visualização. Pelo menos foi a impressão que tive...

      Eu não achei difícil de ver o velocímetro e o conta-giros. Ruim mesmo é conseguir enxergar o marcador de combustível.

      E os difusores de ar centrais são pessimamente localizados. Isso também é algo ruim naquele painel.

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  8. Mike, comentei sobre isso na matéria Etios x Yaris.
    Dá uma olhada lá que vale a pena.

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