A Bugatti convidou o artista francês Bernar Venet para criar uma obra de arte sobre o Bugatti Veyron Grand Sport, e o resultado é este Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet - carro que combina uma pintura exterior influenciada pela Matemática e o interior que faz alusão à alta-costura.

Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet

Segundo Bernar Venet, o Bugatti já é uma obra de arte em si, uma que transporta tanto quem vê, quanto seu motorista em novas dimensões da realidade. Assim, o francês optou por combinar sua paixão por equações matemáticas e tratados científicos em forma tridimensional no Veyron.

Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet

Desde os anos 1990, artistas internacionais têm se concentrado em explorar a mudança do significado cultural do carro. Isso resultou em respostas esculturais e conceituais como os de Erwin Wurm, Orozco Gabriel, Christoph Keller, Olafur Eliasson e Damian Ortega, que tendem a contextualizar o carro como um paradigma para as alterações sociais e culturais de um mundo globalizado.

Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet

Mas Bernar Venet tem uma abordagem radicalmente diferente destes movimentos. Ele assume o Bugatti Grand Sport e aplica uma solução totalmente original, que se distingue do trabalho mais tradicional de seus antecessores. A aplicação de fórmulas de cálculos matemáticos traduz o enorme poder do motor Bugatti, que lhe permite implementar o caráter auto-referencial inerente a suas pinturas. Ao fazer isso ele presta homenagem à tecnologia, bem como ao know-how alemão de produção de automóveis.

Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet

Neste trabalho para Bugatti, Venet faz uma conexão das representações artísticas pop que usam o carro como uma tela com a utilização de todos os meios técnicos e estéticos disponíveis para projetar o carro mais rápido e caro do mundo de hoje e vao além, incorporando sinais retirados do domínio da produção em sua linguagem visual e cria uma obra de arte total que harmoniza superfície do objeto e exterior, interior, evocando a velocidade emocionante do Grand Bugatti Sport.

Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet

A auto-imagem da marca Bugatti deriva de uma identidade artística que une esboço, desenho de planejamento, técnica e realização em um todo. Bernar Venet honra a marca duplamente, fazendo referência às fórmulas matemáticas usadas pelos engenheiros sem revelar seus segregos. É também uma homenagem ao princípio do diálogo à capacidade humana de questionar e redefinir as fronteiras estabelecidas. Venet está sempre focado no que é essencial e por isso é Bugatti .

Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet

O resultado é que este Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet é, provavelmente, a obra de arte mais rápida de todos os tempos, graças a seu motor W16 8.0 turbo com 1001 cv, que permite atingir 405 km/h de velocidade máxima com capota fechada, e "apenas" 360 km/h com ela aberta.

Bugatti Veyron Grand Sport Bernar Venet

O carro está exposto na galeria Art Basel de Miami, nos EUA e seu preço não foi divulgado.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem