A BMW, como resultado de uma estratégia de marketing, renomeou a nova geração da BMW Série 3 Coupé para BMW Série 4, e o resultado será mais exclusividade e preços mais elevados para a versão esportiva do seu carro mais vendido.
O BMW Série 4 deve chegar ao mercado norte-americano no meio de 2013, seguido do BMW Série 4 conversível, no 3 trimestre de 2013, segundo informações fornecidas pela BMW.
Além disso, a BMW irá colocar no mercado o SUV BMW X4, que entra em produção em 2013 e chega às concessionárias da marca nos EUA no no início de 2014.
As fotos que ilustram este artigo são da BMW Série 4 Conceito, divulgadas hoje, porém sem informações adicionais ou detalhes de preços. O modelo conceitual será apresentado no Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro de 2013.
O novo carro coupé da BMW é mais é mais comprido, largo e mais baixo que o atual BMW Série 3 Coupé - carro que sucederá. Ele também adota um chassi maior, com distância entre-eixos estendido em cerca de dois centímetros, assim como bitolas dianteiras e traseiras ampliadas. Segundo a BMW, essa nova carroceria melhora a habitalidade do interior.
A BMW Série 4 está em desenvolvimento sob o condinome interno F32 - e é baseada na estrutura de alta resistência e na mesma plataforma de aço, e que usa as mesmas partes em alumínio, do atual BMW Série 3.
Além das tradicionais versões com tração traseira, a BMW planeja oferecer configurações do BMW Série 4 com tração nas quatro rodas xDrive, mas a montadora alemã não divulgou a lista de motores que equipará o novo carro.
Outra novidade é que haverá também uma versão de quatro portas da BMW Série 4 Grand Coupe.
A série 3 da BMW, em suas configurações cupê, sedan, conversível e station, é a pedra angular da carteira de produtos globais da BMW e sua maior fonte de lucros.
Trata-se do carro de luxo mais vendido no mundo, com vendas de 382.218 em 2011, o que representa 28 por cento das vendas da marca BMW, que foram de 1,38 milhões no mesmo período, segundo a IHS Automotive.
Com essa alteração na denominação, a BMW parece estar seguindo as práticas de nomenclatura de sua rival Audi, que comercializa um cupê A5 e um conversível com posicionamento de mercado acima do A4. E, também o Audi A7 cupê acima do sedã A6. Os preços do A5 e do A7 são são consideravelmente maiores que os modelos de quatro portas.
Em termos dimensionais, o BMW Série 4 apresenta-se com distância entre eixos de 2.810 mm - 50 milímetros mais longo do que o do Coupe Série 3 atual. A largura é de 1.826 milímetros - sendo 44 mm maior que seu predecessor. E sua linha de teto é 16 mm mais baixo (1.362 mm) e também é mais longo (4.641 milímetros).
As proporções do carro, sua longa distância entre eixos, o longo capô não deixam dúvida quando ao DNA de design BMW. Elementos funcionais, tais como entradas de ar e ventiladores, maçanetas e espelhos exteriores são caraterizadas pela elegância.
A frente do BMW Série 4 é caracterizada por faróis circulares duplos, com um design esbelto e elegante, mas imediatamente reconhecível como um BMW, além de fazer uma ligação com o visual da BMW Série 3.
Os faróis contém uma fileira de LEDs em formato hexagonal. O design dos faróis adota a ligação entre as luzes e grade central, similar ao observado na BMW Série 3.
A lateral ostenta uma silhueta alongada e define um estilo atlético e elegante, com superfícies arredondadas proporcionando uma interação viva de luz e sombra. O teto suavemente inclinado para baixo - um recurso cupê clássico - cria uma transição suave na parte traseira e acentua o apelo esportivo.
As janelas laterais também aderem ao tema esbelto e alongado, com retrovisores exteriores marcantes estendendo o desenho musculoso. O resultado é um projeto esportivo e elegante.
As luzes traseiras em forma de L se harmonizam com o design geral do carro. As luzes se acendem em direção ao centro da traseira, e os elementos internos das luzes traseiras lembram uma escultura de superfícies contorcidas.
O elemento mais marcante é a extremidade traseira do pára-choques, em que um elemento claramente definido na guarnição de alumínio proporciona uma aresta de classe inferior, conforme o carro cai para baixo para a estrada.
Interior
O interior do BMW Série 4 segue a receita tradicional BMW, misturando esportividade e exclusividade elegantemente em um único pacote. O interior envolve o motorista em uma atmosfera tipicamente BMW, focalizada no motorista. Os controles mais importantes para a condução do carro são agrupados em torno do motorista para garantir todas as funções estão ao alcance mais fácil possível.
O detalhamento fino do exterior continua dentro do carro, diversos elementos que refletem a excepcional atenção aos detalhes.
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