A Volkswagen do Brasil – maior fabricante de veículos do País e líder em exportações do setor automobilístico brasileiro – acaba de atingir o marco histórico de 3 milhões de unidades (automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram início as vendas da marca para o Exterior. A Volkswagen é a primeira indústria automobilística brasileira a alcançar esse volume de exportações. O recorde é representado pelo Novo Gol, que embarcou no Porto de Santos rumo à Argentina, onde a marca é líder de vendas.
Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu mercado de exportações; a marca, no entanto, já vendeu seus modelos para 147 países, nos cinco continentes. Segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Volkswagen do Brasil é a 18ª maior empresa exportadora do País, considerando todos os setores, e a primeira automobilística do ranking; a segunda colocada entre as automobilísticas aparece na 24ª posição geral.
O Gol, que é o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira, totalizou em outubro 1.121.215 unidades exportadas, que já foram enviadas para 66 países. No Brasil, o Gol é líder de vendas há praticamente 26 anos consecutivos.
O Fox é o segundo modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, totalizando 425.016 unidades vendidas, até outubro, para 62 países. O Voyage vem em terceiro lugar no ranking de exportações da Volkswagen do Brasil, com 328.679 unidades vendidas, até outubro, para 58 países.
Com 59 anos de atividades, a Volkswagen do Brasil foi a primeira operação da marca fora da Alemanha e se tornou um importante centro de desenvolvimento de novos veículos. Atualmente, a Volkswagen do Brasil é a terceira maior operação do Grupo Volkswagen no mundo, atrás somente da China e da Alemanha.
Atuais mercados de exportação
A Volkswagen do Brasil exporta atualmente para cerca de 20 países da América Latina, sendo que Argentina e México são os principais mercados, respondendo por 64% e 22% das exportações, respectivamente.
Na Argentina, a Volkswagen é líder de vendas no acumulado de 2012. O Gol é o veículo mais vendido no país, onde já manteve a liderança por 12 anos, sendo 9 anos consecutivos. Também na Argentina, o Voyage alterna entre a 2ª e 3ª posição em vendas no seu segmento. A empresa também exporta para países como Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Equador, entre outros.
Atualmente, a Volkswagen do Brasil utiliza os Portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar automóveis, dada a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Gol: o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira
O Volkswagen Gol - o automóvel mais vendido no Brasil há praticamente 26 anos consecutivos - é o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira, tendo totalizado, em outubro, 1.121.215 unidades vendidas para o Exterior. Com mais de 7 milhões de unidades produzidas no Brasil, um marco conquistado em agosto de 2012, o Gol também é o automóvel mais produzido e vendido da indústria nacional.
Voyage: exportado para 58 países
Com mais de 1 milhão de unidades produzidas ao longo de sua história, o sedã Voyage é o derivado do Gol de maior sucesso. Lançado em 1981, foi totalmente projetado e desenvolvido no País e, ao longo de seus mais de 30 anos de história, já registrou 328.679 unidades exportadas, até outubro, para 58 países, sendo o terceiro modelo mais vendido pela Volkswagen do Brasil para o Exterior.
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage, que significa “viagem” em francês, é que esse nome foi mantido apenas nas unidades exportadas para os países Argentina, Peru, Guatemala e Equador. Nos demais países da América Latina, o automóvel leva o nome de Gol Sedan. Nos Estados Unidos, onde foi vendido de 1987 a 1993, foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas. O Voyage foi o primeiro carro produzido em série, projetado e fabricado no Brasil, exportado para os Estados Unidos.
Ranking dos veículos Volkswagen mais exportados (até outubro de 2012)
1º- Gol 1.121.215 unidades exportadas
2º- Fox 425.016 unidades exportadas
3º- Voyage 328.679 unidades exportadas
4º- Golf 281.172 unidades exportadas
5º- Passat 200.578 unidades exportadas
6º- Parati 168.201 unidades exportadas
7º- Saveiro 155.270 unidades exportadas
8º- Kombi 93.981 unidades exportadas
9º- CrossFox 72.215 unidades exportadas
10º- Fusca 57.726 unidades exportadas
Fatos marcantes
Passat Iraque
Em 1983, teve início uma das primeiras grandes operações de exportação da Volkswagen do Brasil: o Passat, famoso por suas características de durabilidade e estilo, agradou também o mercado iraquiano. O projeto terminou em 1988, com aproximadamente 170 mil unidades vendidas.
O projeto, além de um marco na história de exportações, representou uma grande oportunidade para o Brasil, pois o pagamento pela compra dos veículos era realizado com petróleo, que era repassado à Petrobrás em troca de pagamento monetário. Formou-se assim um contrato triangular.
Projeto 99 - Voyage (Fox) e Parati (Fox Station) EUA e Canadá
O Projeto 99 permitiu à Volkswagen do Brasil conquistar uma importante fatia no mercado automobilístico dos Estados Unidos e Canadá. Com início em 1987, o Projeto 99 teve um ciclo de vida de 7 anos para o Voyage (exportado, na ocasião, com o nome Fox), com 202.062 unidades vendidas, e de 2 anos para a Parati (exportada com o nome Fox Station), com 25.022 unidades vendidas.
O programa para os Estados Unidos foi realizado entre os anos 2000 e 2005, com 137.925 unidades do Golf exportadas; para o Canadá, as exportações foram de 2000 a 2009, com 75.063 unidades.
Gol Rússia
O Gol foi o primeiro carro brasileiro a circular na Rússia. A operação foi um grande desafio e exigiu testes de resistência no automóvel, para enfrentar baixas temperaturas, que podem chegar a 40ºC negativos. Além da umidade relativa do ar entre 20% e 90%, foram simuladas as mais variadas condições climáticas entre 40ºC e 60ºC negativos. Os componentes que receberam avaliação extremamente rigorosa foram elétricos, guarnições, motor e câmbio.
O projeto foi realizado entre 2004 e 2005, com 1.609 unidades exportadas. Nesse programa, o Gol recebeu o nome de Pointer.
Total Flex
A Volkswagen do Brasil iniciou em janeiro de 2009 a exportação de veículos Total Flex para o Paraguai. Após negociações e testes de combustíveis, os veículos foram exportados exatamente nos mesmos padrões dos comercializados no mercado brasileiro. O pioneiro foi o Gol, mas atualmente o país também recebe Voyage, Fox, CrossFox, Golf e Saveiro com motores bicombustíveis. O Paraguai é único país que importa veículos com a tecnologia que permite abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
cresce muito as exportações de manufaturados de produtos brasileiros.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.