O SSangYong Korando é um SUV (Sport Utilities Vehicle) compacto, com carroceria hatch, equipado com motor diesel e preço na casa de R$89.900 reais em sua versão de entrada (GL). A SSangYong é uma montadora de origem sul-coreana, mas que hoje é de propriedade da indiana Mahindra.
O motor do carro é de desenvolvimento próprio da SSangYong, não adotando mais a tecnologia Mercedes-Benz.
Trata-se de uma unidade Diesel 4 cilindros, 16V, 2.0L com 175 cavalos de potência @ 4.000 RPM, acoplado a uma caixa de transmissão que pode ser automática ou manual, em ambos os casos de seis velocidades.
Há também uma opção à gasolina, com os mesmos 2.0L de deslocamento, mas, nesse caso, a potência cai para 145 cv @ 6.000 RPM. As transmissões são as mesmas. A versão a gasolina ainda não esta à venda.
O modelo a Diesel adota sistema de tração 4x4 e o a gasolina é 4x2. O sistema de tração integral é "on-demand", o que significa dizer que ele envia potência às rodas traseiras somente em caso de necessidade. O diferencial central pode ser travado em situações off-road, resultando em distribuição equitativa de tração nas quatro rodas.
É importante anotar que esse conjunto motriz já atende à nova legislação de emissão de poluentes PROCONVE L6. Esse conjunto motriz entrega os seguintes resultados:
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 Km/h em 10 segundos
Velocidade Máxima: 184 Km/h
Consumo
Consumo médio: 9.6 Km/l de disel
Comportamento dinâmico
O SSangYong Korando não tem um padrão de qualidade de carro europeu, mas mesmo assim pode-se dizer que a qualidade do passeio é boa - um pouco saltitante, ocasionalmente, mas nada que não se espere de um SUV compacto.
A direção com assistência elétrica é totalmente estéril, transmitindo poucas informações sobre o que acontece na pista, mas tem uma resposta bastante linear.
As linhas do SSangYong Korando são modernas e atraentes, resultado de um projeto do estilista italiano Giorgetto Giugiaro, onde se destaca faróis e grade com visual agressivo.
A lateral, por sua vez, conta com frisos cromados no contorno da grade e na linha do para-choque, compondo um desenho harmonioso com os para-lamas abaulados.
Na traseira temos lanternas em formato vertical, saídas duplas de escape e mais cromados que emprestam um certo requinte ao carro.
Em termos dimensionais, a carroceria mede 4.410 metros de comprimento, 1.830 metros de largura, 1,710 metros de altura e tem uma distância entre-eixos de 2.650 metros.
O peso do carro em ordem de marcha é de 1.747 Kg e as rodas são de 18 polegadas montadas em pneus 255/55 R 18, e o tanque de combustível comporta 75 litros.
Interior
O interior traz um espaço para passageiros adequado, e como destaque negativo fica a baixa capacidade volumétrica do porta-malas: 486 litros.
O interior traz um espaço para passageiros adequado, e como destaque negativo fica a baixa capacidade volumétrica do porta-malas: 486 litros.
Os itens de série são os seguintes: airbag duplo frontal, freios à disco nas quatro rodas com ABS/EBD, computador de bordo, ar-condicionado digital, kit multimídia com câmera traseira, direção eletricamente assistida, CD Player com entrada USB/MP3, volante multifuncional, sensor de estacionamento, teto-solar elétrica, entre outros itens.
Tabela de preços:
SSangYong Korando GL Mecânica - R$89.900
SSangYong Korando GLS Mecanica - R$94.900
SSangYong Korando GL Automática - R$102.900
SSangYong Korando GLS Automática - R$ 109.900
SSangYong Korando GLS Automática Executive - R$119.900
Concorrentes
Os principais concorrentes do SSangYong Korando são o Hyundai ix35 e o Kia Sportage - ambos mais caros, com motor flex (gasolina + álcool), e sem tração 4x4.
Assim, em termos de custo x benefício, Ssangyong Korando afigura-se vantajoso. Entretanto, é importante considerar que a qualidade geral dos modelos sul-coreanos é superior.
Conclusão
O SSangYong Korando procura se destacar na boa relação custo x benefício, oferecendo um motor diesel associado com tração 4x4 por um preço que seus concorrentes entregam motores flex e tração 4x2.
Ficha Técnica – Ssangyong Korando
- Motor: Diesel, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor com intercooler. Acelerador eletrônico e injeção do tipo Common Rail.
- Transmissão: Câmbio automático com modo manual sequencial de seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral sob demanda. Não oferece controle de tração.
- Potência máxima: 175 cv a 4 mil rpm.
- Torque máximo: 36,7 kgfm entre 2 mil e 3 mil rpm.
- Diâmetro e curso: 86,2 mm X 85,6 mm.
- Taxa de compressão: 16,5:1.
- Suspensão:
- Dianteira independente do tipo McPherson.
- Traseira independente do tipo multilink.
- Pneus: 255/55 R18.
- Freios: A discos sólidos nas quatro rodas. Oferece ABS.
- Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,41 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,71 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série.
"Assim, em termos de custo x benefício, Ssangyong Korando afigura-se vantajoso. Entretanto, é importante considerar que a qualidade geral dos modelos sul-coreanos é superior."
ResponderExcluirO Korando é sul-coreano também, assim como o ix35 e Sportage. O que foi escrito pode levar o leitor a achar que o SsangYong é chinês, como já li por aí. Quanto a qualidade, não acho que ele deixe a desejar quando comparado ao Hyundai ix35 e especialmente ao Kia Sportage. Já entrei em ambos, fiz test drive em ambos, e achei o SsangYong muito superior ao Kia e no mesmo nível do Hyundai quanto ao acabamento interno.
logo no primeiro parágrafo do post colocamos a seguinte oração: "A SSangYong é uma montadora de origem sul-coreana, mas que hoje é de propriedade da indiana Mahindra."
ExcluirAssim, acredito que o leitor não só saberá que a SsangYong tem origem sul-coreana, como atualmente é de propriedade indiana.
Não, de qualquer forma a frase "Assim, em termos de custo x benefício, Ssangyong Korando afigura-se vantajoso. Entretanto, é importante considerar que a qualidade geral dos modelos sul-coreanos é superior." induz o leitor ao erro, pois a frase acaba deixando implícito que apenas ix35 e Sportage são coreanos. O fato de logo no começo ser informado que a SsangYong ter origem sul-coreana não implica que o Korando foi projetado ou é produzido na Coréia do Sul.
ExcluirTexto manipulador realmente... rsrs Quem le vai achar que é indiano.
Excluirnada que se compara em termos de opcionais e motorizaçao diesel ( leia-se toyota sw4 cistando 175.000,00 ) e com menos opcionais de serie, com 114.000,00 compra-se a versao executive com bancos em couro com aquecimento e teto solar, rodas aros 18 em todas as versoes, mais a mecanica Euro V, so falta propaganda e atendimento pos venda, e tambem a montagem da fabrica em linhares - Espirito Santo, ja testei o veiculo e e muito bom, so falta credibilidade da marca, vejam que pais moramos, tal diferença de preço(61.000,00) por um carro que tem mais a oferecer e e mais economico, ja passou da hora das nossas montadoras baixarem os preços e o consumidor parar de ser burro e aceitar pagar o que cobram, isso quando ano pagam ipva duas vezes no ano, quando trocam seu carro logo no começo do ano, apos pagarem seu ipva, quanta moleza para fabricantes, concessionarias, financeiras e o governo que recebe alta carga de impostos, vamos rever nossos conceitos.
ResponderExcluirestou pretendendo comprar 1 korando, fui a revenda em meu estado mas so tem modelo GLS EXECUTIVE 11/12 POR 114900,00 é negocio comprar um carro defasado praticamente 2 anos pelo mesmo preço de um zero do ano?
ResponderExcluiraguardo resposta meu email: drogariavasconcelos@hotmail.com
Pergunta.E em relação as peças no mercado,encontra-se com facilidade?
ResponderExcluirTotalmente decepcionada, pois na primeira chuva forte que caiu em Salvador no dia 10/10/2013 o meu Korando que é 4x4, SUV, à diesel, com 40.000 Km, apresentou problemas de falhamento no motor devido à grande quantidade de poças atravessadas na cidade! Pasmem mais é verdade! Uma decepção!
ResponderExcluirFia. Deve ser um problema entre o volante e o banco... Já passei até por dentro de rio com 80 cm de profundidade!
ExcluirÉ correto que nós brasileiros ainda pagamos caro por bons carros. Acredito que as fábricas das montadoras em nosso país tem proporcionado a boa concorrência, bem como, tem dado oportunidade de escolha ao consumidor. Quero crer que Kia, Hyundai, SSang-Yong e outras tem apresentado evolução tecnológica embarcada em seus veículos e a tendência é de melhoria maior. Porém, ainda prefiro não arriscar mantendo desde 2.010 uso satisfeito do meu Honda CR-V. Em 05.02.14, Marabá-PA.
ResponderExcluirEstou pensando em comprar um Korando GL Automatico 2012 por 60 mil. Vale a pena?
ResponderExcluirFantástico
ExcluirEstou pensando e trocar meu Corolla XLi 2011 Aut. com 55.000km, valor 45 mil, por uma Korando 2012 com 52.000km valor 69 mil.
ResponderExcluirO que vc acham?
Att,
Stefano.
Demorou!! manda Vê!
ResponderExcluirLevei em consideração tudo que foi escrito acima e comprei um Korando..
ResponderExcluirOlá! eu tenho um jeep Renegade flex 1.8 4x2, que faz em media 10 km litro de gasolina, mais a minha próxima aquisição deve ser um Korondo, com o preço de um flex de outra marca, da pra adquirir um motor a diesel 2.0 4x4, que chega praticamente 10 km com 1 litro de diesel, aqui na Região Norte o petróleo é muito caro, o diesel que ainda é mais em conta.
ResponderExcluirola
ResponderExcluirBom dia estou interessado num morando mas sem os impostos tenho problemas na serviços coluna a montadora ou o representante aqui em porto alegre teria uma disponível e quanto tempo leva para a entrega com a receita federal? Grato desde já um abraço a todos,...
ResponderExcluirBoa noite comprei minha Korando a diesel 2011 faz pouco mais de 2 meses, acabei de fazer mais de 10 mil km e afirmo que estou muito contente com a minha compra,otimo desempenho,retomada,baixo consumo,faço em torno de 900km + - com um tanque,,carregado 4 pessoas e ar ligado,, recomendo que esta em duvida para comprar...
ResponderExcluirOlá! Quero comprar um Korando a diesel 2011 inteirão, por 60.000,00. Seria um bom negócio?
ResponderExcluirtenho um korando 2012 gls completao, e estou muito satisfeito , carro forte economico e diesel.pretendo sair dele so para uma pajero full .carro anterior uma pajero sport 2011
ResponderExcluirtenho um korando 2012 gls completao, e estou muito satisfeito , carro forte economico e diesel.pretendo sair dele so para uma pajero full .carro anterior uma pajero sport 2011
ResponderExcluirOlá comprei uma korando 2012 estou muito satisfeito quero ficar um bom tempo com elé.
ResponderExcluirE a questão da manutenção .....alguém já o fez?
ResponderExcluirComo e o custo ??
Carro não quebra, muito bom
ExcluirTenho um a mais de 2 anos.
Está com 160000km
Carro ótimo.
Confiável.
Usando sempre di3sel s10
Trocas de óleo em dia.
É só andar.
Ótimo para viagens e estradas ruins.
Só acho que por ser mecanica a diesel tinha que ter uma autonomia um pouco melhor., o cosumo dela é equivalente a uma dodge ram que tem muito mais peso , é 1 ponto negativo , outro ponto são as peças carissimas e falta delas , outro ponto são o descaso da própria concessionária.
ResponderExcluirbom dia..comprei um korando 2012 otimo carro diesel
ResponderExcluirÉ verdade que o Korando manual é mais econômico do que o Korando automático?
ResponderExcluirOlá pessoal!
ResponderExcluirGostaria de saber sobre valores do IPVA de uma korando 2011?
Também queria. Descobriu?
ExcluirComo faço para poder falar com a direção, para mim poder obter certas informações do motor de gasolina do meu veículo e sua caixa de marca ssangyong korando. Com a referência do motor 2.0l
ResponderExcluirEstou querendo trocar um Onix 2018 num korando 2012. Será um bom negócio?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTenho um Korando 2012 executive desde 2015. excelente carro. Nunca tive problema com peças, apesar de nunca ter dado manutenção. Filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, freios, etc, etc, compro de distribuidor em chapecó que entrega aqui em São Paulo em 4-5 dias. Para mim, preços iguais aos nacionais. Se você deve trocar um Onix pelo Korando? Se o proprietário do Korando for maluco de aceitar, troca correndo.
ExcluirComprei um morando 2011 ,automático , sensacional o veículo, não quebra e confortável, excelente veículo.
ResponderExcluirOla Fábio tudo bem pode me passar o contato do distribuidor de Chapecó. Obrigado
ResponderExcluirSerá minha próxima compra com a ajuda de Deus. Vou verificar na olx.
ResponderExcluirBoa noite...
ResponderExcluirTem Um korando sendo vendido por 45.000 ... manual ... vcs me aconselham a comprar ??
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.