A Renault do Brasil lançou oficialmente o Clio 2013, carro que chega com um facelift nas linhas externas, e modificações mecânicas que lhe garantiram o título de carro mais econômico do Brasil - tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica.

carro Novo Clio Renault 2013

As modificações mecânicas introduzidas no motor garantem mais desempenho e economia, sendo que o carro é vendido com três anos de garantia de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro).

carro Novo Clio Renault 2013 - vermelho

Estilo

O Novo Clio passa a apresentar a mesma identidade de estilo usada pela Renault em outros mercados do mundo e conta a opção de kits de personalização, por meio dos quais os consumidores poderão dar um toque pessoal e de exclusividade ao modelo, tanto externa quanto internamente.

carro Novo Clio Renault 2013 - vermelho

São quatro kits de personalização disponíveis, sendo três para o exterior: Sport, Look e Adesivos; e uma para o interior: Kit Estilo. A instalação do Kit Sport faz o hatch ficar com aparência de que está “grudado” ao chão, como convém a um esportivo.

carro Novo Clio Renault 2013 - vermelho

Já o kit Look tenta agregar requinte e modernidade ao design do Novo Clio, por conta do friso lateral das portas com filete personalizável e dos retrovisores externos pintados na cor da carroceria, combinando assim, com os frisos laterais.

carro Novo Clio Renault 2013

Versões

Disponível nas versões Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), vai disputar o concorridos segmento de hatchs de entrada, responsável por cerca de 20% do volume total de automóveis de passeio comercializados no país.

carro Novo Clio Renault 2013 - lateral

Nova identidade visual

carro Novo Clio Renault 2013 - branco

A frente do carro foi modificada, com adoção de novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar. Uma grade estreita liga um farol a outro e converge para o centro, onde está a logomarca da Renault. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal.

carro Novo Clio Renault 2013 - branco

Na traseira, foi incorporado um aerofólio com brake-light. As lanternas, no formato ligeiramente triangular têm as luzes com nova disposição. A tampa do porta-malas ganhou dois vincos horizontais, que partem das lanternas em direção ao centro, onde está o logo da Renault, com a inscrição “Clio” em letras estilizadas logo abaixo, posicionamento que também segue o padrão dos demais modelos da marca.

carro Novo Clio Renault 2013 - por dentro

No interior, o quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo. O conta-giros tem novo grafismo e com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona). O conjunto tem iluminação na cor âmbar, e o volante, de três raios, possui a logomarca cromada da Renault ao centro (versão Expression).

carro Novo Clio Renault 2013 - por dentro

Comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada e estão com padronagem visual alterada. Como em outros modelos da Renault, eles são projetados com sistema antisubmarining (antimergulho).

carro Novo Clio Renault 2013 Expression

carro Novo Clio Renault 2013 Expression

carro Novo Clio Renault 2013 Expression

carro Novo Clio Renault 2013 Expression

carro Novo Clio Renault 2013

carro Novo Clio Renault 2013

O Novo Clio está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme.

Personalização

O Novo Clio é pode ser personalizado interna e externamente com quatro kits de personalização disponíveis: Sport, Look, Estilo e Adesivos. O Kit Sport inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no para-choque dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada.

carro Novo Clio Renault 2013 Branco

Com o Kit Look, é possível personalizar o visual exterior do veículo, acrescentando cores aos frisos laterais das portas e também nas capas para os retrovisores externos. Esse item de personalização está disponível nas cores da carroceria.

carro Novo Clio Renault 2013

Já o Kit Adesivos está disponível em duas opções: Faixas Esportivas ou Desenho Geométricos, instalados no capô e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido.

carro Novo Clio Renault 2013 - faixas decorativas

O adesivo “Faixas Esportivas” procura ressaltar o traços de esportividade presente no design do modelo. São duas faixas longitudinais - nas tonalidades cinza, vermelho ou branco -, que percorrem todo o veículo (capô, teto e tampa do porta-malas).

carro Novo Clio Renault 2013 - branco

Já o adesivo “Desenho Geométrico” é aplicado sobre o teto e apresenta um conjunto de hexágonos, que lembram uma tatuagem.

carro Novo Clio Renault 2013 - interior

O interior também pode ser personalizado com o Kit Estilo. É possível, por exemplo, inserir uma moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de ar e também no console central, onde estão o porta-copos, o porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12 volts. Os consumidores poderão escolher entre molduras nas cores vermelha, cinza ou branca.

Consumo

Sob o capô no Novo Clio está o motor 1.0 16V Hi-Power, que permitiu ao carro ser credenciado com nota “A” na categoria “Subcompacto” do Programa de Etiquetagem Veicular o INMETRO, tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica.

carro Novo Clio Renault 2013

Quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

carro Novo Clio Renault 2013

O Novo Clio auxilia o motorista com o conta-giros com quatro áreas identificadas com cores diferentes, permitindo ao condutor uma direção mais econômica. A faixa verde indica o momento de menor consumo. A área branca mostra o motor em marcha lenta. Já o espaço delimitado em amarelo significa o momento de maior desempenho do motor.

carro Novo Clio Renault 2013

Outro fator determinante na melhoria do nível de consumo está na adoção de pneumáticos ecológicos. A combinação de novos compostos na confecção da borracha e o desenho da banda de rodagem garantiram aos pneus com menor resistência ao rolamento, sem comprometer a segurança do veículo.

carro Novo Clio Renault 2013

O novo motor do Clio 2013 conta com aumento da taxa de compressão de 10:1 para 12:1; introdução de um sistema de refrigeração do pistão através da injeção de óleo na parte inferior desse componente; nova bomba de óleo, já usada no motor 1.2 16V Turbo (disponível nos modelos Renault Clio, Twingo Wind e Modus mercado europeu); nova Central Eletrônica, com mais velocidade de processamento de informações, além de uma programação desenvolvida para o novo motor, entre outras alterações.

carro Novo Clio Renault 2013

Com isso, o novo propulsor Hi-Power que passa a equipar o Novo Clio anotou ganho de potência, tanto com etanol (E100), quanto com gasolina (E22). São 80 cv e 77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque agora é de 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.

carro Novo Clio Renault 2013 - Rio de Janeiro

O Novo Clio acelera de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.

carro Novo Clio Renault 2013

O Novo Clio virá equipado com rodas de 13 polegadas e pneus na medida 175/70 R13.

Versões e equipamentos

O Novo Clio passa a ser comercializado em duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), desenvolvida para atender aos anseios dos clientes desse segmento, oferecendo os itens de conforto e comodidade mais valorizados pelos clientes.

carro Novo Clio Renault 2013

A versão Authentique traz de série: computador de bordo com oito funções (combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona), relógio digital e brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado.

carro Novo Clio Renault 2013

A versão Expression agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais. Em ambas as versões, é possível instalar, como acessório: alarme, vidros e travas elétricas. O serviço pode ser feito rapidamente em qualquer concessionária autorizada a um custo acessível e com garantia.

carro Novo Clio Renault 2013

A conectividade também está presente no Novo Clio, que pode ser equipado com sistema de som que reproduz CD e arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar, do tipo USB.

carro Novo Clio Renault 2013

carro Novo Clio Renault 2013

carro Novo Clio Renault 2013

carro Novo Clio Renault 2013


carro Novo Clio Renault 2013


carro Novo Clio Renault 2013

carro Novo Clio Renault 2013

Renault Assistance

Ao adquirir o Clio, o proprietário ainda tem à sua disposição o “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas. 

carro Novo Clio Renault 2013

O “Renault Assistance” providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.

Tabela de preços

Modelo
Opcional
Preço sugerido
Novo Clio Authentique 1.0 16V Hi-Power (2 Portas)

R$ 23.290,00

Pintura metálica
R$ 710,00

Ar condicionado
R$ 2.500,00
Novo Clio Expression 1.0 16V Hi-Power (2 Portas)

R$ 24.290,00

Pintura metálica
R$ 710,00

Ar condicionado
R$ 2.500,00
Novo Clio Expression 1.0 16V Hi-Power (4 Portas)

R$ 24.950,00

Pintura metálica
R$ 710,00

Direção hidráulica
R$ 1.100,00

Ar condicionado
R$ 2.500,00

Ar condicionado + Direção hidráulica
R$ 3.600,00

Preços dos kits de personalização:

Personalização
Interna
Kit Estilo
R$ 449,00

Externa
Kit Look
R$ 632,00
Kit Adesivos
R$ 299,00
Kit Sport
R$ 1.405,00

Interna
Kit Estilo
Capas para o Painel central + Console central + Saídas de ar laterais
Cores disponíveis:
Branco, Vermelho e Cinza


Externa
Kit Look
Capa dos retrovisores externos + Friso de proteção lateral das portas com filete personalizável
Cores disponíveis:
Branco, Vermelho e Cinza

Kit Adesivos
Geométrico ou Faixas Esportivas

Kit Sport
Spoiler nos para-choques dianteiro e traseiro + Saias laterais + Máscara de revestimento dos faróis de neblina
Cor disponível:
Nas cores da carroceria



Ficha Técnica

Novo Clio 1.0 16V Hi-Power

Authentique
Expression
Arquitetura
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 2 ou 4 portas
Motor
1.0 16V Hi-Power - Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha e 16 válvulas
Tração
Dianteira
Cilindrada
999 cm³
Diâmetro x curso
69,0 mm x 66,8 mm
Taxa de compressão
12,0:1
Potência máxima (ABNT)
80 cv (etanol) @ 5.750 rpm  / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT)
10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm / 10,1 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm
Alimentação
Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas
Aço Estampado
Pneus
175/70 R13
Suspensão dianteira
Tipo MacPharson, triângulos inferiores e amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Suspensão traseira
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios
Duplo circuito em “X”, discos ventilados dianteiros, com 238 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro
Direção
Mecânica, diâmetro giro 10,3 m
(direção hidráulica disponível opcionalmente)
Câmbio
Mecânico, 5 velocidades e marcha ré
Relações de marcha
1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,79:1
Ré.....................2,36:1
Diferencial.........4,36:1
Tanque de combustível
50 litros
Porta-malas (litros) min/max
255 / 596
Peso (em ordem de marcha)
912 kg
Entre eixos
2.472 mm
Comprimento
3.811 mm
Altura
1.417 mm
Largura / Largura com retrovisores
1.639 mm / 1.940 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
13,7 s (etanol) / 14,3 s (gasolina)
Velocidade máxima
168 km/h (etanol) / 167 km/h (gasolina)
Carga útil
525 kg

Lista de equipamentos de série:

Novo Clio 1.0 16V Hi-Power

Equipamentos
Authentique
Expression
2 Portas
4 portas
4 portas
Alarme sonoro de advertência de luzes acessas
Série
Série
Apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura
Série
Série
Apoios de cabeça traseiros (2) reguláveis em altura
Série
Série
Ar condicionado
Opcional
Opcional
Ar quente
ND
Série
Banco traseiro rebatível
Série
Série
Barras de proteção lateral nas portas dianteiras e traseiras
Série
Série
Botões do painel central com acabamento cromado
ND
Série
Brake light
Série
Série
Calota das rodas integrais
Série
Série
Computador de bordo com oito funções
Série
Série
Conta giros com zona demarcada para economia de combustível (Eco-Monitoramento)
Série
Série
Desembaçador do vidro traseiro
ND
Série
Direção hidráulica
ND
Opcional
Fechadura inviolável (giro-falso)
Série
Série
Hodômetro total e parcial digital
Série
Série
Iluminação interna central dianteira
Série
Série
Limpador de parabrisa com temporizador e cadência variável
Série
Série
Limpador / lavador do vidro traseiro e cadência fixa
ND
Série
Manopla do câmbio com acabamento em alumínio
ND
Série
Para-choques dianteiro e traseiro na cor da carroceria
Série
Série
Porta-luvas com dois porta-copos
ND
Série
Porta-objetos nas portas dianteiras
ND
Série
Porta-objetos no painel de bordo e console central
Série
Série
Pré disposição para rádio (antena e cabos até o local 
de instalação dos alto-falantes dianteiros e traseiros)

Série

Série
Relógio digital
Série
Série
Revestimento dos bancos em tecido “Kario”
Série
ND
Revestimento dos bancos em tecido “Bertone” e filete amarelo
ND
Série
Retrovisores externos com regulagem manual interna
Série
Série
Travas de segurança nas portas traseiras
Série
Série
Tomada 12V
Série
Série
Vidros verdes
Série
Série
Volante com o contorno central do logo cromado
ND
         Série

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. na verdade ate que ficol bonito mas a trazeira era pra ter mudado o estilo e o mesmo do anterior não gostei mas a frete ate q ficou boa...

    ResponderExcluir
  2. A frente imitou um pouco o estilo wolks de faróis, tipo do novo gol, mas a traseira continua a mesma de sempre... FEIA!!

    ResponderExcluir
  3. tava pensando em pegar um 2 portas, mas não TEM NEM OPÇÃO de escolher DH na versão Authentique, ou seja Clio está SUMARIAMENTE DESCARTADO das minhas opções !

    ResponderExcluir
  4. FICOU BONITO MAS A TRAZEIRA ERRA PARA TER MUTADO MAIS. FOI MUDADO MUITO POUCA FICOU MUITO A DEZEJARRRRRRR. MAIS NADA Q UM BOM RODAO NAO REZOVA.....

    ResponderExcluir
  5. É triste ver esse modelo ser lançado no Brasil, enquanto os europeus levam esse pra garagem: http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/07/renault-revela-nova-geracao-do-clio.html

    ResponderExcluir
  6. TA BOM PARA CONCORRER COM MILLE , KA , CELTA .ESTA NA MEDIA DOS OUTROS

    ResponderExcluir
  7. Eu morei na Europa, e se virem o Clio de lá, vão chorar. O Clio Europeu 2013 então, nem se compara com esse lixo daqui. Se contar o preço, lá o carro é barato e de qualidade (design, segurança, material, etc). Os altos impostos aqui no Brasil existem, mas tem sido uma desculpa para não mudar essa situação de exploração dos brasileiros, que tem sua culpa também, pois pagam caro por essas carroças!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem