A Renault do Brasil lançou oficialmente o Clio 2013, carro que chega com um facelift nas linhas externas, e modificações mecânicas que lhe garantiram o título de carro mais econômico do Brasil - tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica.
As modificações mecânicas introduzidas no motor garantem mais desempenho e economia, sendo que o carro é vendido com três anos de garantia de fábrica (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro).
Estilo
O Novo Clio passa a apresentar a mesma identidade de estilo usada pela Renault em outros mercados do mundo e conta a opção de kits de personalização, por meio dos quais os consumidores poderão dar um toque pessoal e de exclusividade ao modelo, tanto externa quanto internamente.
São quatro kits de personalização disponíveis, sendo três para o exterior: Sport, Look e Adesivos; e uma para o interior: Kit Estilo. A instalação do Kit Sport faz o hatch ficar com aparência de que está “grudado” ao chão, como convém a um esportivo.
Já o kit Look tenta agregar requinte e modernidade ao design do Novo Clio, por conta do friso lateral das portas com filete personalizável e dos retrovisores externos pintados na cor da carroceria, combinando assim, com os frisos laterais.
Versões
Disponível nas versões Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), vai disputar o concorridos segmento de hatchs de entrada, responsável por cerca de 20% do volume total de automóveis de passeio comercializados no país.
Nova identidade visual
A frente do carro foi modificada, com adoção de novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar. Uma grade estreita liga um farol a outro e converge para o centro, onde está a logomarca da Renault. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal.
Na traseira, foi incorporado um aerofólio com brake-light. As lanternas, no formato ligeiramente triangular têm as luzes com nova disposição. A tampa do porta-malas ganhou dois vincos horizontais, que partem das lanternas em direção ao centro, onde está o logo da Renault, com a inscrição “Clio” em letras estilizadas logo abaixo, posicionamento que também segue o padrão dos demais modelos da marca.
No interior, o quadro de instrumentos é novo, com marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais, além do computador de bordo. O conta-giros tem novo grafismo e com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona). O conjunto tem iluminação na cor âmbar, e o volante, de três raios, possui a logomarca cromada da Renault ao centro (versão Expression).
Comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões, de formato mais anatômico e com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada e estão com padronagem visual alterada. Como em outros modelos da Renault, eles são projetados com sistema antisubmarining (antimergulho).
O Novo Clio está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme.
Personalização
O Novo Clio é pode ser personalizado interna e externamente com quatro kits de personalização disponíveis: Sport, Look, Estilo e Adesivos. O Kit Sport inclui saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no para-choque dianteiro, com máscara do farol de neblina integrada.
Com o Kit Look, é possível personalizar o visual exterior do veículo, acrescentando cores aos frisos laterais das portas e também nas capas para os retrovisores externos. Esse item de personalização está disponível nas cores da carroceria.
Já o Kit Adesivos está disponível em duas opções: Faixas Esportivas ou Desenho Geométricos, instalados no capô e no teto do veículo, de acordo com o modelo escolhido.
O adesivo “Faixas Esportivas” procura ressaltar o traços de esportividade presente no design do modelo. São duas faixas longitudinais - nas tonalidades cinza, vermelho ou branco -, que percorrem todo o veículo (capô, teto e tampa do porta-malas).
Já o adesivo “Desenho Geométrico” é aplicado sobre o teto e apresenta um conjunto de hexágonos, que lembram uma tatuagem.
O interior também pode ser personalizado com o Kit Estilo. É possível, por exemplo, inserir uma moldura colorida ao redor do rádio e das saídas de ar e também no console central, onde estão o porta-copos, o porta-moedas, o botão do pisca-alerta e a tomada 12 volts. Os consumidores poderão escolher entre molduras nas cores vermelha, cinza ou branca.
Consumo
Sob o capô no Novo Clio está o motor 1.0 16V Hi-Power, que permitiu ao carro ser credenciado com nota “A” na categoria “Subcompacto” do Programa de Etiquetagem Veicular o INMETRO, tanto na versão de entrada como na equipada com ar-condicionado e direção hidráulica.
Quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica anota 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).
O Novo Clio auxilia o motorista com o conta-giros com quatro áreas identificadas com cores diferentes, permitindo ao condutor uma direção mais econômica. A faixa verde indica o momento de menor consumo. A área branca mostra o motor em marcha lenta. Já o espaço delimitado em amarelo significa o momento de maior desempenho do motor.
Outro fator determinante na melhoria do nível de consumo está na adoção de pneumáticos ecológicos. A combinação de novos compostos na confecção da borracha e o desenho da banda de rodagem garantiram aos pneus com menor resistência ao rolamento, sem comprometer a segurança do veículo.
O novo motor do Clio 2013 conta com aumento da taxa de compressão de 10:1 para 12:1; introdução de um sistema de refrigeração do pistão através da injeção de óleo na parte inferior desse componente; nova bomba de óleo, já usada no motor 1.2 16V Turbo (disponível nos modelos Renault Clio, Twingo Wind e Modus mercado europeu); nova Central Eletrônica, com mais velocidade de processamento de informações, além de uma programação desenvolvida para o novo motor, entre outras alterações.
Com isso, o novo propulsor Hi-Power que passa a equipar o Novo Clio anotou ganho de potência, tanto com etanol (E100), quanto com gasolina (E22). São 80 cv e 77 cv, respectivamente, a 5.750 rpm. O torque agora é de 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.
O Novo Clio acelera de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.
O Novo Clio virá equipado com rodas de 13 polegadas e pneus na medida 175/70 R13.
Versões e equipamentos
O Novo Clio passa a ser comercializado em duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), desenvolvida para atender aos anseios dos clientes desse segmento, oferecendo os itens de conforto e comodidade mais valorizados pelos clientes.
A versão Authentique traz de série: computador de bordo com oito funções (combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros com Eco-monitor (zona demarcada para indicar as zonas de rotação do motor de acordo com o nível de economia de combustível que ela proporciona), relógio digital e brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado.
A versão Expression agrega limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, volante com o contorno central do logo cromado e botões do painel com acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais. Em ambas as versões, é possível instalar, como acessório: alarme, vidros e travas elétricas. O serviço pode ser feito rapidamente em qualquer concessionária autorizada a um custo acessível e com garantia.
A conectividade também está presente no Novo Clio, que pode ser equipado com sistema de som que reproduz CD e arquivos em MP3 e MWA, além de oferecer conexão via Bluetooth e entrada auxiliar, do tipo USB.
Renault Assistance
Ao adquirir o Clio, o proprietário ainda tem à sua disposição o “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas.
O “Renault Assistance” providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.
Tabela de preços
Modelo
|
Opcional
|
Preço sugerido
|
Novo Clio Authentique 1.0 16V Hi-Power (2 Portas)
|
R$ 23.290,00
| |
Pintura metálica
|
R$ 710,00
| |
Ar condicionado
|
R$ 2.500,00
| |
Novo Clio Expression 1.0 16V Hi-Power (2 Portas)
|
R$ 24.290,00
| |
Pintura metálica
|
R$ 710,00
| |
Ar condicionado
|
R$ 2.500,00
| |
Novo Clio Expression 1.0 16V Hi-Power (4 Portas)
|
R$ 24.950,00
| |
Pintura metálica
|
R$ 710,00
| |
Direção hidráulica
|
R$ 1.100,00
| |
Ar condicionado
|
R$ 2.500,00
| |
Ar condicionado + Direção hidráulica
|
R$ 3.600,00
|
Preços dos kits de personalização:
Personalização
Interna
| |
Kit Estilo
|
R$ 449,00
|
Externa
| |
Kit Look
|
R$ 632,00
|
Kit Adesivos
|
R$ 299,00
|
Kit Sport
|
R$ 1.405,00
|
Interna
| |
Kit Estilo
| |
Capas para o Painel central + Console central + Saídas de ar laterais
| |
Cores disponíveis:
|
Branco, Vermelho e Cinza
|
Externa
| |
Kit Look
| |
Capa dos retrovisores externos + Friso de proteção lateral das portas com filete personalizável
| |
Cores disponíveis:
|
Branco, Vermelho e Cinza
|
Kit Adesivos
|
Geométrico ou Faixas Esportivas
|
Kit Sport
| |
Spoiler nos para-choques dianteiro e traseiro + Saias laterais + Máscara de revestimento dos faróis de neblina
| |
Cor disponível:
|
Nas cores da carroceria
|
Ficha Técnica
Novo Clio 1.0 16V Hi-Power
| ||
Authentique
|
Expression
| |
Arquitetura
|
Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 passageiros, 2 ou 4 portas
| |
Motor
|
1.0 16V Hi-Power - Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha e 16 válvulas
| |
Tração
|
Dianteira
| |
Cilindrada
| ||
Diâmetro x curso
|
69,0 mm x 66,8 mm
| |
Taxa de compressão
|
12,0:1
| |
Potência máxima (ABNT)
|
80 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
| |
Torque máximo (ABNT)
|
10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm / 10,1 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm
| |
Alimentação
|
Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
| |
Rodas
|
Aço Estampado
| |
Pneus
|
175/70 R13
| |
Suspensão dianteira
|
Tipo MacPharson, triângulos inferiores e amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
| |
Suspensão traseira
|
Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
| |
Freios
|
Duplo circuito em “X”, discos ventilados dianteiros, com 238 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro
| |
Direção
|
Mecânica, diâmetro giro 10,3 m
(direção hidráulica disponível opcionalmente)
| |
Câmbio
|
Mecânico, 5 velocidades e marcha ré
| |
Relações de marcha
|
1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,79:1
Ré.....................2,36:1
Diferencial.........4,36:1
| |
Tanque de combustível
|
50 litros
| |
Porta-malas (litros) min/max
|
255 / 596
| |
Peso (em ordem de marcha)
|
912 kg
| |
Entre eixos
|
2.472 mm
| |
Comprimento
|
3.811 mm
| |
Altura
|
1.417 mm
| |
Largura / Largura com retrovisores
|
1.639 mm / 1.940 mm
| |
Aceleração 0 a 100 km/h
|
13,7 s (etanol) / 14,3 s (gasolina)
| |
Velocidade máxima
|
168 km/h (etanol) / 167 km/h (gasolina)
| |
Carga útil
|
525 kg
|
Lista de equipamentos de série:
Novo Clio 1.0 16V Hi-Power
| |||
Equipamentos
|
Authentique
|
Expression
| |
2 Portas
|
4 portas
|
4 portas
| |
Alarme sonoro de advertência de luzes acessas
|
Série
|
Série
| |
Apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura
|
Série
|
Série
| |
Apoios de cabeça traseiros (2) reguláveis em altura
|
Série
|
Série
| |
Ar condicionado
|
Opcional
|
Opcional
| |
Ar quente
|
ND
|
Série
| |
Banco traseiro rebatível
|
Série
|
Série
| |
Barras de proteção lateral nas portas dianteiras e traseiras
|
Série
|
Série
| |
Botões do painel central com acabamento cromado
|
ND
|
Série
| |
Brake light
|
Série
|
Série
| |
Calota das rodas integrais
|
Série
|
Série
| |
Computador de bordo com oito funções
|
Série
|
Série
| |
Conta giros com zona demarcada para economia de combustível (Eco-Monitoramento)
|
Série
|
Série
| |
Desembaçador do vidro traseiro
|
ND
|
Série
| |
Direção hidráulica
|
ND
|
Opcional
| |
Fechadura inviolável (giro-falso)
|
Série
|
Série
| |
Hodômetro total e parcial digital
|
Série
|
Série
| |
Iluminação interna central dianteira
|
Série
|
Série
| |
Limpador de parabrisa com temporizador e cadência variável
|
Série
|
Série
| |
Limpador / lavador do vidro traseiro e cadência fixa
|
ND
|
Série
| |
Manopla do câmbio com acabamento em alumínio
|
ND
|
Série
| |
Para-choques dianteiro e traseiro na cor da carroceria
|
Série
|
Série
| |
Porta-luvas com dois porta-copos
|
ND
|
Série
| |
Porta-objetos nas portas dianteiras
|
ND
|
Série
| |
Porta-objetos no painel de bordo e console central
|
Série
|
Série
| |
Pré disposição para rádio (antena e cabos até o local
de instalação dos alto-falantes dianteiros e traseiros)
|
Série
|
Série
| |
Relógio digital
|
Série
|
Série
| |
Revestimento dos bancos em tecido “Kario”
|
Série
|
ND
| |
Revestimento dos bancos em tecido “Bertone” e filete amarelo
|
ND
|
Série
| |
Retrovisores externos com regulagem manual interna
|
Série
|
Série
| |
Travas de segurança nas portas traseiras
|
Série
|
Série
| |
Tomada 12V
|
Série
|
Série
| |
Vidros verdes
|
Série
|
Série
| |
Volante com o contorno central do logo cromado
|
ND
|
Série
|
trágico
ResponderExcluirna verdade ate que ficol bonito mas a trazeira era pra ter mudado o estilo e o mesmo do anterior não gostei mas a frete ate q ficou boa...
ResponderExcluirA frente imitou um pouco o estilo wolks de faróis, tipo do novo gol, mas a traseira continua a mesma de sempre... FEIA!!
ResponderExcluirtava pensando em pegar um 2 portas, mas não TEM NEM OPÇÃO de escolher DH na versão Authentique, ou seja Clio está SUMARIAMENTE DESCARTADO das minhas opções !
ResponderExcluirFICOU BONITO MAS A TRAZEIRA ERRA PARA TER MUTADO MAIS. FOI MUDADO MUITO POUCA FICOU MUITO A DEZEJARRRRRRR. MAIS NADA Q UM BOM RODAO NAO REZOVA.....
ResponderExcluirÉ triste ver esse modelo ser lançado no Brasil, enquanto os europeus levam esse pra garagem: http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/07/renault-revela-nova-geracao-do-clio.html
ResponderExcluirTA BOM PARA CONCORRER COM MILLE , KA , CELTA .ESTA NA MEDIA DOS OUTROS
ResponderExcluirEu morei na Europa, e se virem o Clio de lá, vão chorar. O Clio Europeu 2013 então, nem se compara com esse lixo daqui. Se contar o preço, lá o carro é barato e de qualidade (design, segurança, material, etc). Os altos impostos aqui no Brasil existem, mas tem sido uma desculpa para não mudar essa situação de exploração dos brasileiros, que tem sua culpa também, pois pagam caro por essas carroças!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.